segunda-feira, 28 de maio de 2012

Chão de Areia na finalista do Viola de Todos os Cantos

Araraquara conhece os vencedores da etapa do Viola de Todos os Cantos
Violeiros Matutos e Chão de Areia garantiram vaga para a grande final.

Viola de Todos os Cantos”. O evento foi realizado no Centro de Convenções Dr. Nelson Barbieiri, na noite deste sábado (26), em Araraquara (SP). Os dois classificados garantiram vaga para a grande final em Poços de Caldas, no dia 22 de junho.
Ao todo, 12 canções concorreram nas categorias Regional e Raiz. Os vencedores ganharam um prêmio de R$ 1mil cada. O violeiro Mazinho Quevedo e a cantora Jayne animaram o público que compareceu ao festival.
Grupo Chão de Areia, vencedor na categoria
Regional (Foto: Reprodução/EPTV)

Com a música Minha Sina, o grupo Violeiros Matutos superou outros cinco concorrentes na categoria Raiz. “Foi uma sensação indescritível. Nunca tínhamos chegado a uma final. Não esperava vencer, porque estávamos concorrendo com grandes músicas”, diz o compositor da canção vencedora, Sérgio Machado da Silva, o Sérgio Penna.

Criado em 2002, o grupo é formado por Fabiola Mirella (cantora/compositora), Cláudio Rugene (cantor/compositor), Vinícius Almeida (baixista), Élcio Paulo (percursionista), além de Penna, e já tinha participado da edição de 2009 do festival. “Foi um prêmio de aniversário pelos nossos dez anos de estrada”, destaca Penna.

O compositor recorda que criou Minha Sina em apenas meia hora. “Peguei a viola e já saíram música e melodia. Foi um desabafo pela saudade da minha terra, da família e dos amigos que ficaram em Minas Gerais. Vim para São Paulo em busca da carreira de músico. E me sentia um peixe fora d’água, pois a cidade é muito diferente de onde eu vim. Mas não podia desanimar”, observa ele, que é natural de Santa Rita do Jacutinga.

Para ele, a classificação para a final abrirá novas portas. “É um festival de muita visibilidade. Vamos ter novos caminhos daqui para frente. Quero parabenizar toda a organização da EPTV, porque faz do Viola de Todos os Cantos um festival um muito sério”, pontua.

Grupo tradicional
Na categoria Regional, o grupo gaúcho de Tramandaí (RS) conquistou o primeiro lugar com a música De Volta a Sorocaba. A canção foi composta por Mario Tressoldi, Chico Saga e Ivo Ladislau.

O grupo é formado por Tressoldi, Saga e Flávio Junior. "É sempre uma grande emoção participar do Viola de Todos os Cantos. Estivemos em todas as dez edições e chegamos à final em cinco poportunidades. Já ficamos amigos do pessoal da banda", diz Tressoldi.

O cantor e compositor acredita que chegou a hora de conquistar o título do festival. "Fomos vice-campeões no ano passado. Está na hora de vencermos. É sempre bom subir ao palco em Poços de Caldas. É um festival que nos dá muita projeção", afirma.

De Volta a Sorocaba relembra a época da tropeada de mula, muito comum no Rio Grande do Sul. "Antigamente, buscavam-se mulas no Rio Grande do Sul e levavam para Sorocaba, que fazia o caminho tropeiro. Hoje, o tropeiro foi substituído pelo caminhoneiro. Trazemos uma história que passava de pai para filho e para o neto", explica.

Para ele, o grupo resgata a viola gaúcha. "Quando se pensa em música do Rio Grande do Sul, lembra-se da gaita. Mas a viola é um instrumento que surgiu há 260 anos no estado", observa.
Grupo Violeiros Matutos, vencedor na categoria Raiz do Viola de Todos os Cantos (Foto: Reprodução/EPTV)
tópicos:

Fonte: G1 Araraquara

Sem comentários:

Enviar um comentário