sábado, 25 de agosto de 2012

Projeto Parque de Eventos Coração do Rio Grande


Achei a ideia de projeto a que me referi na matéria anterior, feito em 2006 e que infelizmente não saiu do papel, mas está aqui se alguém quiser copiar a ideia, é uma coisa de certa forma, fácil de fazer se tiver boa vontade.              

PROJETO PARQUE DE EVENTOS CORAÇÃO DO RIO GRANDE

            Somos da Associação Cultural Coração do Rio Grande, sociedade sem cunho lucrativo e temos a proposição para a Criação de um Parque de Eventos que se chamará PARQUE DE EVENTOS CORAÇÃO DO RIO GRANDE. Local exclusivo para a projeção e culto a Cultura do Rio Grande do Sul, em todas as suas formas. Parque esse, aberto ao público diariamente e com eventos exclusivos em datas especifica;
           
            Propomos:
1º A Criação de um Parque de Eventos voltados para cultura Regionalista do Pampa, com vida permanente, aberto ao público, diariamente.

2ª O Parque terá:
 - Pista de Rodeio, em forma de ferradura, com toda a infraestrutura como: Bretes, mangueira, pista de laço, potreiros, recuador do gado, local para arquibancadas, Cabines de rádio e TV;
- Local para acampamentos com infraestrutura de sanitários e churrasqueira;
- Local próprio para equitação  e escola de equitação para crianças, adultos e de necessidades especiais;
- Centro de eventos para shows, com Centro de Tradições, museu, biblioteca, galpão com fogo de chão, bolicho campeiro , restaurante campeiro com fogão de lenha e local para churrasco onde o público se serve;
- Casas antigas feitas de barro e capim, com móveis da época;
- Galpão com potreiros para ovelhas, com local para esquila e garreio de lã;
- Casa de moradia com espaço para artesanato, como, criação de palas, bacheiros, roupas de lá, botas, bombacha, lida com couro, criação de balaio, pilão, soque de erva mate...
- Local para carreteada, cavalgada, passeios de charrete, aranha...
- Local aberto para apresentação de peças teatrais com palco próprio para tal;
- Local para Cancha de bocha de chão batido e cancha para o jogo da tava;

2ª Todos os locais serão terceirizados com pagamento de aluguel pelos restaurantes, e locais que obtém lucro.

3ª Espaço de rodeio com aluguel para manutenção dos mesmos;

4º Cobrança de um valor pequeno para entrada no parque durante a semana para visitação e de um valor maior em dias de shows;

5ª Será criada uma associação para a administração do Parque com diretoria completa;

6ª Local para exposição de ovino, bovinos e equinos de raça;

7º Local de acampamento será cobrado;

8º Fica vedado à entrada de qualquer outro tipo de comércio que não os projetodos pelo parque;

EVENTOS:
Serão feitos diversos eventos por ano, com datas especiais e com calendário pré-definido.
Na Semana Farroupilha será aberto para o acampamento farroupilha, com rodeios, shows, apresentações artísticas e culturais, valendo como prêmio do Rodeio.

COMO SERÁ O RODEIO:
- Serão convidadas equipes que possam apresentar parte campeira e cultural, independente de ser de algum CTG ou Piquete;
- Será o vencedor do rodeio aquela equipe que tiver o maior nº de premiação nos seguintes eventos:
PARTE CAMPEIRA:
          a) TIRO DE LAÇO: O tiro de laço será da seguinte forma, será colocada uma tropa de gado, de umas 15 cabeças dentro da pista, e três laçadores serão escolhidos  pela equipe e será vencedora o que apartar e laçar a rês certa no menor prazo de tempo, O Cronômetro será ligado na hora do aviso, e o laçador terá que desatar o laço, fazer a armada pré marcada, apartar  rês e laçar, vencerá o que fizer em menor tempo; Isso será repetido com os dois demias;
         b) TOMBULA MUSICAL: Vencerá aquele que ficar por último. Será dado nota a todos os participantes;
         c) PROVA DE RÉDEAS: Vencerá aquele que fizer em menor tempo e sem derrubar ou tocar nas lanças; Será dada notas a todos os participantes;
        d) ESTFETA: Será enviado um recado para alguém ou em algum lugar e o estafeta tem que achar o lugar e a pessoa certa. Será dado nota a todos os participantes;
        e) PEALO: Serão escolhidos três pealadores apé e três mangueadores acavalo que deverão apartar a rês selecionada pela comissão e pealada e derrubada; Será dada  nota por tempo e pela perícia;
        f) DOMA: Será sorteado um potro que será encilhado campo afora, e montado pelo ginete. Nessa prova poderão participar até 7 pessoas, sendo: 3 apé, 3 acavalo e mais o ginete; - Será dada nota por tempo e pel perícia; não necessariamente que pela gineteada;
           g) PALETEADA: Vencerá a dupla que melhor desempenhar e paleteada e fizer a rês passar por entre duas balisas num local definido;  Será dado nota por desempenho e perícia;

PARTE CULTURAL:
a)     A Equipe terá que ter alguém que lide com tento, como trança, arremendar um laço, lonquear um couro; Será dato nota pela perícia e conhecimento;
b)    A equipe terá que ter alguém que entenda de tricô, crochê, remendo de roupas, artesanato; Será dada a nota pela perícia.
c)     A Equipe terá que ter um trio para truco, bocha e um componente para o jogo da tava – Será dada a nota pela habilidade do jogador;

PARTE ARTÍSTICA:
a)     A Equipe terá que apresentar parte artística, como Invernada de danças, Chula, Trova, Interprete vocal, Poesia e instrumental – Será dada nota individual para cada apresentação;

OBS: Aquela equipe ou entidade que apresentar alguma coisa a mais que não está no regulamento poderá ganhar nota extra, esta nota poderá ser usada em forma de desempate, caso isso venha acontecer;

QUEM PODERÁ PARTICIPAR;
a)     Toda aquela sociedade que se comprometer a usar a indumentária especifica do gaúcho, para cada evento; indumentária habitual no uso diário para a parte campeira, e indumentária ideal para parte artística e cultura, sem exageros;
b)    Que se comprometam a participar de todos os eventos, campeiros, artísticos e culturais;
  
GINETEADA:
            - Evento aberto para ginetes de todos os Paises, nos 3 estilos, Pêlo, basto argentino e gurupa – Com inscrições ilimitadas dêsde que sejam feitas até 30 dias, antes do evento – com premiação para os 3 melhores em cada modalidade;
  
CUSTOS:
            Os custos deverão ser analisados pelo local e pelas necessidades do local, mas serão:
- Premiações,  Despesa com gado, shows, som, palcos móveis com lonão, equipe de gente para trabalho, cavalos para gineteada e demais despesas menores;

JULGAMENTO DAS PROVAS:
- Serão convidadas três pessoas de renome e caráter, com conhecimento, para cada prova, pessoas que serão responsáveis pelas notas;
- Os Casos omissos serão discutidos com uma comissão pré-selecionada que tirará todas e quaisquer dúvidas sobre cada prova;


                                              Santa Maria, 12 de Abril de 2006



                                                           Paulo Ricardo Costa


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