sexta-feira, 31 de agosto de 2012

NOTÍCIAS DA SESMARIA DA POESIA GAÚCHA


Gravura de Marciano Schimitz

Por ser um dos avaliadores da Sesmaria da Poesia Gaúcha, da cidade de Osório, muitas pessoas ficam me perguntando quando será feita a triagem dos poemas concorrentes. Pois bueno, temos algumas notícias á todos os poetas, amadrinhadores, declamadores, enfim, aos apaixonados pela arte poética.
A comissão avaliadora, composta por Jadir Oliveira, Joaquim Moncks e Léo Ribeiro (este seu criado) se reunirá na segunda-feira, dia 03, para selecionar os poemas que subirão ao palco no final de setembro. Ao que parece, 318 trabalhos foram inscritos.
Para vocês terem uma idéia da responsabilidade que temos e da dificuldade que enfrentaremos, se colocarmos, em média, duas páginas para cada poesia inscrita, seria como ler um livro de 636 páginas num dia.
E não é só ler. Tem que ler, analisar conteúdo, alcançar o que o escritor está nos dizendo, ver métrica (se for o caso), diversificar a temática (imaginem 10 poesias falando sobre cavalo), observar se a poesia alcança os ideais do festival, imaginar como ficaria tal verso em cima do palco, no CD....
Nos concursos de poesias, na triagem, não vem identificado o nome do autor. Sinceramente, como conheço quase todos, até preferiria saber quem escreveu a obra para profetizar assim: - Será que fulano não poderia fazer melhor? Ou assim: - Ôpa! Fulano se superou!
Mas tudo bem. Faço este trabalho com o maior gosto e prazer. Me realizo analisando poesias pois passa diante de meus olhos a certeza de que nosso Rio Grande poético e belo demais.
Certa feita escrevi uma letra que foi musicada, não me recordo se pelos Tiranos ou Porca Véia, e que dizia assim: "...Quem quiser me ver contente / me convide pra uma festa / que eu possa entrar de bombachas / chapéu quebrado na testa".
Se fosse escrever a mesma letra, hoje, faria assim: "...Quem quiser me ver contente / transbordando de alegria / me convide pra um evento / que role verso e poesia".

Fonte: blog Léo Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário