quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MULHER - MÚSICA GAÚCHA e PRECONCEITO


Por pensar sempre no que pode ser, de muito que está sendo, que me revolto e ao mesmo tempo tenho mais força pra seguir, e é por isso que certas coisas não encaixam da maneira que acontecem na minha pequena fábrica de acreditar.

Quando vejo talentos, incríveis talentos, não atingirem o seu lugar de direito a muito quietinho esperando só para dar as boas vindas, e sei que não atingem por causa de sentimentos que rondam e se enfiam em mentes retrógradas e podadas eternamente, e que assim impedem travando o passo de um degrau acima, quando isso acontece, realmente eu desanimo, sinceramente, mas aí eu penso que existe jeito, que a vida é linda, que vale a pena, e acredito de novo, e é assim que se faz as vitórias, tanto nossas vitórias como as de quem a gente ama e torce sempre, é por se acreditar nos vitoriosos que se entende cada batalha.

A mulher gaúcha é assim, uma guerreira como toda mulher, vencedora, e em vários acordes perfeitos na mesma sintonia, e muitas, muitas, muitas dedilhadas em um tom que só quem sente desse jeito pode ouvir, elas estão conquistando seu espaço nos palcos gaúchos com muito esforço e profissionalismo, apesar de todas as dificuldades.

Já contei aqui como me sinto vendo uma guerreira gaúcha cantar em um palco gaudério deste Rio Grande, a emoção, a batida do coração que muda e o desejo de que sempre de tudo certo pra ela, que Deus a proteja e abençoe sempre, mas, este texto agora é sobre vitória em cima de algo pra mim pelo menos repugnante até para escrever, o tão praticado PRECONCEITO, escancarado preconceito, e que muitos acham que se pode esconder, o tal sentimento que se você tem não se livra dele facilmente, se não, pelo menos, tentar renascer pela mente, jogar tudo fora e começar de novo.

Perguntei pra um amigo o porquê de muitas mulheres gaúchas que cantam muitooo não estarem no top dos sucessos estaduais e nacionais, não estarem com música em novela, com participações em programas famosos, de não terem estourado nacionalmente, e sei que muitas pessoas também não entendem isso, e ele com a sinceridade de sempre me falou com estas palavras: PRECONCEITO Deya, é isso.

É amigo, realmente e infelizmente é isso, porque não é só achar bonitinho a mulher estar num palco cantando e tocando, que por sinal em muitos casos melhor que vários homens, é também apreciar, incentivar, dar espaço e reverenciar sim, porque não, afinal não é todo dia que nascem talentos, não é todo dia que estes talentos não desistem e lutam contra as dificuldades sem abrir mão da paixão pela música em sua vida.

Elas cantam, tocam, produzem, compõem, dão aulas sobre o que entendem e estão sempre querendo aprender mais, sem deixar nada abalar um sorriso na hora certa pra dar mais um fôlego naquela energia e empenho que passam em cada show.

A alegria única que vi e vejo nestas atletas da música, a união, o profissionalismo, talento e desejo de vencer eu não vi em muito tempo, em muitos shows, como vejo nos dias de hoje, em muita coisa que esquecem de colocar também como parte de tradição e regionalismo.

O dia que alguns tapumes forem retirados e pessoas encravadas em seu mundinho enxergarem que a tradição maior de um Estado ou de uma existência é também deixar o novo e o apaixonante tomar conta da sua vida e da vida dos outros abrindo portas para estar feliz com o que se constrói de alma e coração, neste dia talvez eu ouça dizer por aí que a mulher conquista o mundo não pela beleza e sim porque tem gente inteligente que sabe ver, perceber e aplaudir o que já é pra estar em um nível além.

A mim resta dizer que tem alguns que não tem idéia do que estão perdendo e tenho a certeza que verei e ouvirei ainda muita coisa linda sobre alguns nomes que já estão despontando para o sucesso, travando batalhas todos os dias e também saberei dizer com todo orgulho: eu já sabia!

#prontofalei#

Fonte Facebook Deya Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário