terça-feira, 15 de setembro de 2015

Segunda edição do Esteio da Poesia será lançada no próximo sábado

A Prefeitura de Esteio lança no próximo sábado (19), a partir das 19h30min, o 2º Esteio da Poesia Gaúcha, festival de poemas inéditos promovido pelas secretarias municipais de Arte e Cultura (SMAC) e de Comunicação Social (SMCS). A solenidade será junto ao palco de apresentações da Semana Farroupilha esteiense, que está sendo realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, e contará com a apresentação de Silvana Andrade, melhor declamadora da primeira edição do festival.

A final do 2º Esteio da Poesia Gaúcha será realizada no dia 27 de fevereiro de 2016, a partir das 20h, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. As inscrições de trabalhos, que devem abordar a temática regional gaúcha, poderá ser realizada entre os dias 21 de setembro e 27 de novembro pelo e- mail esteiodapoesia@gmail.com. A divulgação dos 10 trabalhos finalistas será no dia 13 de dezembro. A triagem será feita por uma comissão avaliadora com nomes da poesia gaúcha, que será divulgada a partir de 21 de setembro, junto com o regulamento completo do evento, pelo perfil do evento no Facebook (www.facebook.com/esteiodapoesia) e pelo site a Prefeitura de Esteio: www.esteio.rs.gov.br.

As 10 poesias classificadas para a final receberão ajuda de custo, serão gravadas em CD e impressas no livreto. Os três melhores poemas, declamadores e amadrinhadores, e a melhor apresentação em palco, vão ganhar troféus e prêmios em dinheiro. Além disso, todos os campeões ganharão duas diárias para casal na Hospedaria Provençal, em Canela.

Além das apresentações das poesias classificadas, a final do festival contará com apresentações de artistas locais, na abertura, e com um show de encerramento com um grupo ou artista da música gaúcha de projeção estadual a ser definido.

A primeira edição do Esteio da Poesia Gaúcha recebeu a inscrição de 343 poemas, de cem poetas diferentes. Foram 50 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná representadas. A Melhor Poesia foi Relicário, de Marcelo Domingues Dávila (Santana do Livramento). Silvana Andrade (Portão) conquistou o primeiro lugar como declamadora e Valdir Verona (Caxias do Sul) foi considerado o melhor amadrinhador. O melhor trabalho em palco foi para Três Rosas e um Cabaré, de Joseti Gomes (Gravataí), interpretado por interpretado por Amanda de Souza (Caxias do Sul), Yasmin Barbosa (Estância Velha) e Romila Hoffman do Amaral (Caxias do Sul), com amadrinhamento de Valdir Verona (Caxias do Sul)

2º Esteio da Poesia Gaúcha
Lançamento: Sábado (19), a partir das 19h30min, no palco da Semana Farroupilha de Esteio (Parque de Exposições Assis Brasil – Entrada pelo Portão 7, na Avenida Celina Kroeff)
Inscrições de poemas: De 21 de setembro a 27 de novembro pelo e-mailesteiodapoesia@gmail.com
Triagem: 12 de dezembro
Divulgação dos finalistas: 13 de dezembro
Final: 27 de fevereiro de 2016, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya

Resultados do 1º Esteio da Poesia Gaúcha
Poesia
1º lugar – Relicário, de Marcelo Domingues Dávila (Santana do Livramento)
2º lugar - Em Nome do Pai, de José Luiz Flores Moró (Farroupilha)
3º lugar - Três Rosas e um Cabaré, de Joseti Gomes (Gravataí)

Melhor Declamador
1º lugar – Silvana Andrade (Portão), com o poema É Bem Assim lá no Campo, de Jadir Oliveira (Portão), amadrinhada por Jadir Oliveira Filho (Portão)
2º lugar – Pedro Júnior da Fontoura (Bento Gonçalves), com o poema O Outro do Espelho, de Guilherme Suman (Porto Alegre), amadrinhado por Geraldo Trindade (Porto Alegre)
3º lugar – Kayke Mello (Júlio de Castilhos), com o poema A Maldição de Frederico, de José Mauro Ribeiro Nardes (Entre-Ijuís) e Francisco Carneiro Neto (Entre-Ijuís), amadrinhado por Fabricio Vargas (Santa Maria) e Zulmar Benitez (Santa Maria)

Melhor Amadrinhador
1º lugar – Valdir Verona (Caxias do Sul), no poema Três Rosas e um Cabaré, de Joseti Gomes (Gravataí), interpretado por Amanda de Souza (Caxias do Sul), Yasmin Barbosa (Estância Velha) e Romila Hoffman do Amaral (Caxias do Sul)
2º lugar – Zulmar Benitez (Santa Maria) e Fabricio Vargas (Santa Maria), no poema A Maldição do Frederico, de José Mauro Ribeiro Nardes (Entre-Ijuís) e Francisco Carneiro Neto (Entre-Ijuís), interpretado por Kayke Mello (Júlio de Castilhos)
3º lugar – Jair Silveira (Cachoeirinha), com o poema A Dor da Perda, de Maximiliano Alves de Moraes (Alegrete), interpretado por Neiton Bittencourt Perufo (Alegrete)

Melhor apresentação em palco
Três Rosas e um Cabaré, de Joseti Gomes (Gravataí), interpretado por Amanda de Souza (Caxias do Sul), Yasmin Barbosa (Estância Velha) e Romila Hoffman do Amaral (Caxias do Sul), com amadrinhamento de Valdir Verona (Caxias do Sul)
---------------------
Atenciosamente,
Djalma Corrêa Pacheco
Assessor de Imprensa - Prefeitura de Esteio
Secretaria Municipal de Comunicação Social
(51) 3433-8125
(51) 8427-7512
(51) 9151-3893 

Sem comentários:

Enviar um comentário