sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Pra quem não sabe o que diz...

Tem coisas que só acontecem comigo.
Muitos acham que sou contra o Tradicionalismo. Quem me conhece mesmo sabe que não, tenho orgulho da Tradição, de nascer e crescer num fundo de campo. Orgulhos do meu Pai, apesar de ser esquecido, ter ajudado a criar e levantar o CTG Tropeiro das Missões(o certo seria Tropeiros das Missões, pois ninguém tropeia sozinho) e de ter feito parte do Departamento Cultural do CTG Negrinho do Pastoreio, que além de criar uma sala de troféus, uma biblioteca, que não existe mais, ter feito a lenda do Pastoreio no Palco do CTG, coisa que nunca aconteceu em lugar algum. Posteriormente fui o idealizador e criador da Querencia do Bugio, festival esse que alavancou a cultura da minha cidade
Bueno, apesar de tudo isso, ainda tem gente que acha que sou contra o Tradicionalismo. Mas não sou. Sou contra as regras impostas por um Movimento elitista e preconceituoso, onde quem tem dinheiro tem valor e que não tem vai lavar panela ou lidar na mangueira e na Semana Farroupilha é o que mais se vê, pobre trabalhando e os ricos desfilando de Patrão.
Recebi alguns convites para semana farroupilha, como em todos os anos recebo, mas não fui e não vou em nenhum. Agradeço aos meus amigos músicos ou responsáveis por piquetes que me convidam, mais pela nossa amizade do que pela minha presença, que não soma em nada.


Gostaria de dizer aos mal educados e sem cultura que estão desfilando dentro de entidades e achando que são mais que os outros que, cultura não veste bombacha, não usa lenço. O maior de todos os Tradicionalistas, o Sr. Barbosa Lessa não usava bombacha, e não deixou de ser o grande "cérebro" dessa Tradição. 
Que a bombacha que tu dizes ser castelhana, vou te informr que toda nossa Tradição é castelhana porque, quando pensaram em criar algo aqui, no Chile, na Argentina e no Uruguai, ja faziam a mais de 50 anos antes e não pensem os senhores, intendidos, que o Sr. Paixão Cortes e o Sr. Barbosa Lessa, os dois mais expressivos, tiraram tudo da sua "cachola". No México e estados Unidos de onde foi a raiz dessa cultura, tanto nas pilchas, com alguma diferença numa coisinha ou outra, por motivo de aclimatação, ha mais de 400 anos ja existe.

Então, quando quiseres falar que minha bombacha, que meu lenço, é castelhano ou americano, lembra-te que tudo o que usar veio de lá, e que tua camisa, tuas cuecas, teu chapéu, a guaiaca, as botas, vestido das prendas, das Patroas, tudo é cópia dos americanos, basta olhar um filme de cowboy e ser um pouquinho inteligente. 
Ah! inteligencia, essa sim é uma palavra escassa no meio, onde algum preferem andar de a cabresto, colocando tarja e achando-se acima da humildade e da cultura de muitos.

Mas esse é o meu modo de pensar e por isso não faço parte dessa tradição de regras, soberba, autoritarismo e ignorância.,

Sem comentários:

Enviar um comentário