sábado, 12 de setembro de 2015

VOZ E VIOLÃO: CUIDADOS E TÉCNICAS NA HORA DA GRAVAÇÃO

Muitos músicos são adeptos das gravações ao vivo de voz e violão. Cansados da famosa higiene sonora trazida pelas gravações em pista, os músicos preferem deixar o registro mais “humanizado” por meio de um bom conhecimento técnico dos microfones e do posicionamento de captação. Confira umas dicas bacanas para gravar “voz e violão”
1)Conforto: Antes de pensar em posição de microfones, posicione-se da maneira mais confortável. Alguns preferem ficar de pé, outros sentados. Tem ainda alguns músicos que se adaptam com fones e outros com retorno ou track de click. O importante é ficar à vontade.
2)Cuide dos barulhos indesejados: Cuidado com os acessórios e os “pequenos” movimentos que podem fazer com que o violão, fivelas e botões batam no mic ou poluam a sonoridade.
3) Posição do mics: Você pode usar microfones separados para a voz e violão ou tratar a voz e violão com uma única fonte de som. No primeiro caso, você pode trabalhar os timbres na mixagem e no segundo  conseguirá uma sonoridade mais retrô.
Obs: Por mais que você posicione um único microfone de forma equilibrada é bastante complicado conseguir uma sonoridade moderna usando apenas um mic para registrar “mic + voz”. Isso não necessariamente é pior ou melhor. Vale a preferência de cada registro.
4) Captação separada: Primeiro, é preciso entender a natureza do músico. Alguns possuem a mão mais pesado outros já equilibram naturalmente as batidas da mão direita. Isso é determinante para gravar ao vivo. Adequar cada mic para captar a frequência preferida (voz e violão) é importante.
            
              Microfonar a voz: O segredo é tentar minimizar a captação do violão. Se usar um condenser de diafragma grande convencional, próximo da boca, e tiver uma grande projeção na voz, sem mexer muito, é bem provável que consiga captar com o mínimo vazamento do violão.
Se usar um condenser multipadrão é só mudar o formato cardióide para a figura de oito para diminuir o vazamaneto. Porém, os timbres da voz respondem de uma maneira diferente nos tipos de mics (Omni e cardioide e figura de 8). A solução pode estar no padrão cardióide, mas com a pessoa cantando bem próxima em um condenser comum ou um dinâmico.
                Microfonar o violão: Você pode captar de várias maneiras. Se quiser reduzir o volume, sem perder a qualidade do som, use microfones cardióides de diafragma pequeno e aponte a cabeça um pouco mais para baixo.
É importante também testar em qual parte do corpo o mic vazará menos a voz (perto da junção do braço ou corpo). Não tenha medo de mudar o microfone de acordo com os arranjos do violão. Cada música e estilo de técnica do violão valorizam frequências diferentes. Mudar de microfones condensadores por outros de fita e dinâmicos podem também mudar bastante o som do instrumento.
Fonte: Portal Serenata

Sem comentários:

Enviar um comentário