quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

POETA MOISÉS MENEZES EM NOVO LIVRO

Tupanciretã-Tempo de (In)Confidências
Poeta e escritor Moisés Menezes

Dia 21 de Dezembro à noite entre outras atividades comemorativas dos 84 anos de Tupanciretã aconteceu o lançamento do Livro Tupanciretã-Tempo de (In)Confidências.

A obra que era aguardada com muita expectativa surgiu do Projeto Raízes de Tupanciretã, protagonizado pela Prefeitura Municipal através do Prefeito Luis Adolfo Bitencourt Dias, da Secretária de Educação Ana Genro e da Dirigente Cultural Luciana Brum, através de reuniões para contação de estórias com vários convidados da nossa sociedade. A primeira dessas reuniões, aconteceu em 6 de maio de 2011 - 9ª Semana Nacional de Museus - Museu Municipal Dr. Hélio Franco Fernandes. Municipal Dr. Hélio Franco Fernandes. A 27 de junho de 2011, foi na real-izada a segunda reunião na sede da Multirural por deferência de seu proprietário Pedro Luiz Herter, outras foram realizadas na sede da entidade Nativista Taquarembó, dia 14 de setembro de 2011 durante a Semana Farroupilha e a derradeira no Museu Municipal Dr. Hélio Fernandez no dia 10 de maio de 2012 por ocasião da 10ª Semana Nacional de Museus.

Segundo o Prefeito Municipal Dr. Luís Adolfo Bittencourt Dias:
-Revivenciar estes momentos e memorizá-los em livro é, certamente, uma forma de homenagem e de contribuição ao conceito forte de cultura, no dizer de Zigmunt Bauman. A história da vida privada, não oficial, aquela que não consta em estatísticas e documentos oficiais, é preciosa e, talvez, o que tenhamos de imprescindível e que deve ser legado às novas gerações. Dizem os africanos que “quando morre um velho da tribo, incendeia-se uma biblioteca.” Pois o Moisés Menezes contribui para que a biblioteca permaneça viva, à prova do fogo e do tempo.

Para o Prof. Pedro Brum da UFSM:
- Além de resgatar o valor histórico e cultural do torrão comum, o amigo Moisés Menezes nos alcança, com a presente obra, um poderoso instrumento de afirmação da memória coletiva. Coletiva porque construída através da soma de muitas vozes. O próprio autor registra a participação que teve nos encontros chama¬dos e realizados em diferentes ocasiões – todos eles abertos à comunidade em geral -, com o objetivo de reunir testemunhas, memorialistas e mesmo protagonistas de histórias ricas em façanhas as mais pitorescas e inusitadas. A essa recolha de matéria viva de dimensão oral da nossa Tupanciretã, Moisés cuidou de acrescentar – nas suas próprias palavras, como forma de reconhecimento e homenagem – os registros de livros que, antes dele, já haviam se debruçado sobre o tema, a demonstrar o quanto nossa terra tem sido zelosa na preservação das experiências cotidianas e familiares – estas que muitas vezes atravessam os tempos sem alcançarem o benefício da palavra impressa.

Memória coletiva, também, pela amplitude, posto que é multiplicador o gesto de incorporar gentes, tempos e lugares de tudo quanto é jeito e matiz: de casa, de fora, da campanha, da cidade, da gauchada, do futebol, da política, do rico, do pobre, da ordem, da desordem, da mocidade, da velhice, de hoje e de ontem. Incorpora¬ção que, na obra que se apresenta, se desdobra na riqueza de detalhes, tramas e desfechos; no pitoresco de personagens, ambientes e paisagens e no bom tom da voz do narrador/organizador, qualidades literárias desse conjunto, através do qual somos levados por verdadeiros painéis da querência, num resgate que é, ao mesmo tempo, escoadouro e fonte de um sentimento de pertença e identificação. E esse é mais um sentido para o aspecto coletivo do presente texto: ao alimentar-se dos casos ouvidos e recolhidos, serve de inspiração para que outros tantos casos sigam sendo recolhidos – e contados.

Fonte: Blog Léo Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário