segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Microfones - Polaridade

Neste segundo post sobre Microfones, vamos falar mais detalhadamente sobre os tipos de polaridades de microfones e alguns problemas que ocorrem no posicionamento dos microfones na hora da captação.

Vamos focar nos 4 principais tipos de polaridade de microfones:
Cardióide - Apropriadamente chamado assim pelo seu formato de coração, este é o padrão mais comumente usado em estúdio. Ele fornece rejeição de boa parte de trás do microfone enquanto captura o som que vem no eixo da frente.

Hipercardióide - Muito útil em situações ao vivo, hipercadióides são melhores utilizados quando o vazamento de som em torno do microfone causa o “feedback” (realimentação). A desvantagem no uso em estúdio é de que os pequenos movimentos do artista intérprete pode ocasionar em mudanças no nível sonoro. Sua captação é mais estreita que em relação ao cardióide.

Omnidirecional - Como o próprio nome indica, os microfones omnidirecionais captam as ondas sonoras se aproximando do microfones em todas as direções. Muito utilizado em gravações de grupos corais, coro, quando o objetivo for captar ambiência natural.

Figura de 8 - O microfone bidirecional, também conhecido como figura de 8, possui duas frentes com as mesmas características, de modo que o microfone capta igualmente bem de frente ou de costas. O microfone bidirecional é utilizado, principalmente em rádio, para entrevistas onde o repórter e o entrevistado se colocam frente a frente. Outra aplicação para o bidirecional é a técnica de captação M-S, que veremos mais adiante.



Posicionamento de Microfones - Problemas
Agora que você já conhece um pouco sobre os tipos de microfones e suas polaridades, você está pronto para a ação, considere o seguinte:

Efeito da Proximidade - Os microfones condensadores, desde os cardióides até os padrões figura 8, apresentam um excesso de ganho na região de baixas freqüências quando estão muito próximos a fonte sonora. Apenas os microfones omnidirecionais não apresentam este efeito, eles possuem a mesma resposta de freqüências em qualquer distância. Alguns cantaores experientes sabem utilizar este efeito de maneira muito proveitosa, porém, certifique-se de colocar um microfone direcional longe o suficiente para evitar o “uivo” ou a resposta de graves excessivas.

Ruído de pedestal e piso - Qualquer vibração que viaja através de um pedestal (stand mic) vai ser transferida através do seu microfone em todo percurso do sinal. Mantenha os cabos presos ou envolvidos para evitar de chacoalhar contra o microfone. Posicione o pedestal do microfone para que ele não transfira vibrações que viajam pelo chão (pegada, bumbo da bateria, amplificadores de baixo, etc). Devido à sua sensibilidade, utilize sempre o shock mount (aranha) durante a gravação com microfones a condensador. Utilizar um filtro de graves pode ser útil para estas situações também.

Problemas de fase - Cancelamento de fase acontece quando utilizamos múltiplos microfones na mesma fonte sonora (guitarras, violões, baterias) em distâncias diferentes. Para minimizar o efeito de cancelamento de fase utiliza-se a técnica 3:1 (três para um). Consiste no seguinte: se dois microfones estão apontando para a mesma fonte sonora, e são mixados com o mesmo ganho, então o mais afastado deverá estar a uma distância da fonte sonora pelo menos três vezes maior que a distância do outro microfone à fonte. Com isto, garante-se que o nível sonoro captado por um microfone seja pelo menos 9 vezes maior que o do outro, não produzindo assim cancelamentos audíveis.

Bibliografia:

www.uaudio.com

Sem comentários:

Enviar um comentário