quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Lida Gaúcha...Isso é tradição!

Num tempo em que estão querendo acabar com os rodeios e tenho certeza que não acabarão, mas que tem que mudar muita coisa, isso tem. Os rodeios, infelizmente, viraram um comércio desvairado, um caça níquel para os já falidos CTG e ganhos enlouquecidos dos grande e poderosos Centros de Tradições.
Conheço gente que põe em seu currículo que já ganhou, não sei quantas motos, tantos carros e tem locais que viram noite e dia laçando. O que sou totalmente contra, diga-se de passagem. 
Tem alguns mais exagerado que estão dizendo que vão acabar com a nossa tradição. Mas que tradição eu pergunto? Tradição é essa da foto, um taura, solito, curando um terneiro e o cavalo cinchando, para ir pelo laço, derrubá-lo e curá-lo, enquanto os cachorros ficam cuidando a vaca. 
Saltar da boca de um brete, numa cancha de areia, pesada, com cavalos amilhados e um laço chumbado, isso eu também faço, que vivo em apartamento.
O mundo está evoluindo assim como a lida também evolui e nada se perde, tudo é um aprendizado não podemos nos escorar na tradição para argumentar tudo, até porque a "degola" era tradição, a não entrada de negro em baile de branco era tradição, coisas que felizmente não existem mais... Não sei porque esses que falam tanto em tradição não cobram o desaparecimento da prova de rédea, do chasque, da tômbula, da estafeta, da prova do couro, do baile campeiro, das rodas de viola, poesia e cantoria e de tanta outras provas que morreram para dar lugar a somente ao tiro de laço.
Mas tenho certeza que para tudo, dar-se-á um jeito e que os rodeios ganharão uma nova forma e algo mais atrativo e menos lucro financeiro, assim poderemos bater no peito e dizer que temos tradição.

1 comentário:

Vitor Reis disse...

Paulo,
Parabéns pela reflexão!!!
http://100viagensnoolhar.blogspot.com.br/2013/02/mas-bah-tche-pode-mete-ficha.html

Enviar um comentário