quinta-feira, 22 de março de 2012

Quem sabe, opina!

O conhecimento não é estanque e nunca foi... por nada que nosso meio é chamado de MOVIMENTO! As pessoas devem se dar conta deste fato. Nossa cultura não é apenas e muito menos somente ser vivido de passado. Todos os modos de aprendizado se somam, chegando em um denominador comum, do qual agrega e muito ao nosso conhecimento. 
Falando em folclore, a análise não é somente passada ou única, e muito menos estanque (o que seria um pecado enorme e errôneo - consultem etnologia das palavra PESQUISA, por exemplo), onde se tem que ter o maior cuidado (e a humildade de ver e rever os itens constantemente) para não passar "enganos" ou "mentiras" ao nosso povo, ou devolve-los. É algo de extrema responsabilidade para se analisar rapidamente e devolver incompleta a todos. Estar preso a somente um fato é prejudicial a todo um conhecimento e um contexto enorme, da qual o pessoal só se fixam em musicas, danças e pilchas! Elementos mínimos de um todo da qual tem muito mais importância: um todo que gerou os itens citados! ...Personalidade e valores se joga fora, pois não esta em notas de concursos ou em itens de planilhas! Não interessa! Análises e conclusões folclóricas e de povo não possuem prazos de validade, da mesma maneira como tudo o que escutamos, lemos e revemos agora é mais maduro do que o mesmo acontecido há tempos passados. 
Folclore não é estanque, e elementos se agrupam, chegando cada vez mais perto de um "fim", que esperamos NUNCA SER UM FIM! Quero aprender sempre. Não quero um manual, com normas prontas. Quero raciocinar e pensar. Evoluir o intelecto. Infelizmente as pessoas preferem MANUAIS ao CONHECIMENTO... 
Que mundo é esse? ...onde se privam do maior dom que Deus regalou a um homem, que é o pensar. O corpo enfraquece, a cabeça evolui! Devemos pensar com responsabilidade, com análise e com humildade de melhorar sempre. Folclore não é para se ter regras, muito menos para concorrer: é para ser sentido, dentro de elementos que o CARACTERIZAM (responsavelmente)! 
Regras erroneamente é o caminho mais fácil... e ao menos tempo o que menos ensina!
Boa tarde a todos e reflitam, já que os mais velhos estão ai para nos ensinar e para serem RESPEITADOS, acima de tudo!
COMPROMETIMENTO, RESPEITO e RESPONSABILIDADE!

Diego Muller

Sem comentários:

Enviar um comentário