quarta-feira, 14 de março de 2012

Poesia Gauchesca

Nasce século XVIII e começa a se desenvolver no território, em seguida, do River Plate, um tipo de literatura popular, inicialmente anônimos, cuja característica geral é projetar para as áreas rurais do país, os costumes dos homens do campo, seus personagens típicos, toda a sua tradição e seu vocabulário. Chamamos de literatura gaúcha, uma prática que atinge o último terço do século XIX. Reflete atitudes derivadas da educação espanhola, como o culto das armas, a habilidade do homem e o sentido implícito de liberdade. Muito tem sido feito no segundo, como resulta do mesmo tipo de característica da vida do homem gaúcho solitário, das planícies do deserto que tem de aprender a lidar com a independência um estilo de vida condizente, vagando em uma área como a dos pampas, parecia oferecer a ele como um horizonte sem limites ou restrições. 
A história parece ter tomado no gaúcho épico contra os espanhóis, sob a liderança de Guemes e por isso, tomei a literatura através de Lugones, por exemplo, A Guerra Gaúcha. Mas, na realidade, o gaúcho também tem seu nome ligado com muitos episódios de nossa guerra de independência e esteve presente nas campanhas dos Montoneros, senhores da guerra, na luta para a organização nacional, sem excluir o período de Rosas, com o Colorado Monte-up, quando a campanha começa a resolver os estrangeiros, gringos, como ela chamava e vendo como intrusos o movimento proposto. 
Mesmo dentro da dinâmica global da nossa emancipação da Espanha, o uso da linguagem rústica, rural, em nossa literatura era um sinal de independência. O desejo de fugir da tradição peninsular unificação com o solo, para construir uma nova casa, contribuiu para o desenvolvimento da literatura na formação. Foi assim que, através do romance, o gaúcho aproveitou a paisagem rural, costumes muito diferentes dos seus habitantes, com tendência a esquecer a cidade e tentar capturar o popular, algumas vezes com a colaboração de música, tanto dentro e nas áreas circundantes e províncias. Esta literatura também procurou ir um público maioritariamente analfabetos, o que está em êxtase com a notícia e eventos relacionados com os poemas e cartas em um tom menor. O dialeto veio com facilidade porque era algo que não requerem atenção antes. 
Ser interpretado, e, de fato, você percebeu que não foi dito explicitamente. E enquanto nos cidadãos o núcleos desta linguagem soava de forma acentuada e caiu em formas letradas no ambiente, podendo de forma crescente ter uma penetração popular no desenvolvimento cada vez mais saturado com o consentimento ativo. Nada parecia oferecer resistência a este modo de expressão. O poema gaúcho veio com tudo para a cidade. Seus autores sabiam que o conteúdo, em payadas nas trovas literária. Como havia um fluxo concentrado, começaram a oferecer peças de toque político, e continuou nessa direção. E assim foi com a Hidalgo , Ascasubi ou Jose Hernandez . Mas isso deveu-se oportunamente.

Poesia Gaúcha e da poesia tradicional.

Não deve ser confundido a  poesia gaúcha com a poesia tradicional, latente desde o tempo da colonização. No segundo, ficamos enraizada nos velhos romances de bandidos, rodadas, hinos e canções, as faixas com heróis lendários e cavaleiros, reis e pastores, etc. Poesia tradicional baseia-se no anonimato, refletindo uma arte impessoal, que foram coletados pelos livros de cordel, as antologias, folhas soltas, ou memória de acesso aleatório e tradição oral. Esses elementos tradicionais estão contaminados em solo americano, são trabalhados em palavras, maneiras, acidentes, nomes, que lhe dão um pouco de cor local, mas sempre puras raízes históricas. 
No primeiro terço dos poetas do século XIX surgem entre nós, anônimos os menestréis, improvisadores ou memorizantes de poemas e rimas, que disseminados através de oito sílabas versos e acordes de guitarra deste tipo de poesia. Tons da sua pobreza melódica não oferecem uma grande variedade. Mas adaptar a várias formas de peças, a partir dos romances para décimas. Com os menestréis, revelação estética da poesia "não era tanto conforto, tais como notícias, profético, moralizar, idealizando e didática. Em um ambiente social sem escrever, nenhuma igreja, nenhuma escola, nenhuma pressão social (na verdade uma espécie de comunidade esparsa), o menestrel era o advogado, professor, jornalista, conselheiro. "Deve ser acrescentado que era dever inevitável, quando confrontado com dois cantores, o contraponto ou Payada.

Desenvolvimento da poesia Gáucha

Chamado de poesia Gaúcha, um gênero que surgiu na área do River Plate, tem-se mantido marca indiscutível na literatura platina. Desde o seu nascimento foi um elemento de consulta e de forma confidencial para falar entre as pessoas comuns. Esta declaração verbal, que acentuou o ladino e o evento episódico, histórico jogado apenas no momento do evento, todos lançados pela cantora. Enquanto os menestréis tinham imbuído suas composições com improvisação ou lembrada na mente popular, o gênero gaúcho jovem sofreu mais alterações. 
Dizendo tornou-se realista, cru e convincente, que, sendo repetido pelo canto da guitarra tornou-se notícia acrobata ou jornal solta aprendido refrão ou melodia. E Bartolomé Hidalgo (1788-l822) foi com sua " cielitos "a canção de combate, enquanto brincava com seus" diálogos "entre compatriotas numa conversa agradável. 
Estes dois elementos serão então desenvolvidos pela literatura gaúcha através de seus seguidores -até o mesmo menestréis, notícias ou professores dentro das comunidades de menor, cujo desenvolvimento já está declarado em uma tradição. 
Em muitos casos, que foi marcada pela reflexão humorística ou comentário. Nem todos os camponeses foram expressos entre lances verbais ou feriados elogios, mas a queixa foi igualmente contundente, várias reclamações com fatos citados para confirmação. Não queria usar a música como um jogo lírico ou puro entretenimento. Não foi a dor que estava flutuando na privacidade do verso, de modo que o poeta deu comparações aproximados da linguagem rural e impôs a obrigação de dar testemunho da verdade, sofrimento, as lutas pela independência. A política ou não deixou nenhum registro de graça social de estilo, mas agiu em primeiro plano. 
As pessoas entenderam isso, e aprendeu a história do seu país ou região, através da "beading nativa" poema sobre guitarras. Assim, o gaúcho cresceu tanto saboreando o verso na linha polemica. O descritivo de Bartolomé Hidalgo continuou com o poeta Hilary Ascasubi (1807-1875), que é o autor de uma extensão lírica, em seguida, recolhido pelo autor em três grossos volumes publicados em Paris em 1872. O costume de utilizar pseudônimos,  tão difundida na época, foi seguido não só por Ascasubi mas também, posteriormente, Estanislau del Campo (1834-1880), autor de Fausto (1866). Se Hidalgo deu em seu principal tom de voz Cielito e Ascasubi com Santos Vega frisou de uma campanha completa com foco. Aires na história de gêmeos, Campo traz para a fruição do jogo falando de poetas gaúchos. Tudo em um processo conducente à Hernandez em um pedaço superior da literatura gaúcha : o Martín Fierro . A partir daqui e ser bem marcado o curso definitivo da literatura gaúcha, não só para o verso, mas também para a prosa, incluindo tentativas de ser incluídos dramático ou narrativo. Isso vai acontecer mais tarde, Ricardo Gutierrez, Martiniano Leguizamón, Benito Lynch,Georges Braque sobre este lado da Plata , enquanto nas outras figuras emergem como de Viana Javier Eduardo Acevedo Diaz, Reyles Carlos e assim por diante. 

Texto em espanhol que tentei traduzir à meia boca, que fala da literatura poética do Plata, que posteriormente influenciou na literatura poética do Rio Grande do Sul, com nomes como Jaime Caetano Brau, Aparício Silva Rillo, Aureliano de Figueiredo Pinto entre outros. 

Esse texto foi escrito por:
Prof. Juan A. Bergueríe, Prof. Mario G. Bilbao, Aldana Márquez, Ana A.Portella,

1 comentário:

Enviar um comentário