sábado, 31 de março de 2012

Origens...de onde vim!

Que sabe de onde vem, também não sabe para onde vai!
Estive buscando, pela internet conhecer melhor a minha história e a certamente a história de muitos dos meus,e cheguei à essa ilustre cidadão e acho que começa aqui um pouco de mim!
É minha a tradução do espanhol, se conter algum erro, perdona-me!

Juan Moreira (-? Abril, 1874) é uma figura bem conhecida na história da Argentina , um bandido, gaúcho e herói popular, era de fato um dos mais renomados argentinos bandidos rurais.

Moreira nasceu na área administrativa de La Matanza , na Província de Buenos Aires , Argentina . Os primeiros trinta anos de sua vida eram relativamente tranquila, trabalhando nas áreas rurais, até que ele poderia comprar sua própria fazenda, algumas cabeças de gado e terras para a agricultura. Uma característica que o distinguia dos outros era que ele raramente bebia. Moreira dedicou o seu tempo livre para aperfeiçoar sua habilidade na guitarra, o que atraiu a atenção de Vicenta, a filha de um fazendeiro local. Ela se apaixonou por Moreira e, eventualmente, se casou com ele, com o pleno consentimento de seu pai.
Pouco depois de Moreira ter casado com Vicenta, seus problemas começaram. O vice-prefeito da região, conhecido como Don Francisco, também havia se apaixonado por La Vicenta, assim como uma forma de vingança, ele começou a cobrar multas a Moreira, por tudo que ele poderia pensar, real ou imaginário. A primeira coisa que fez foi responsabilizá-lo em 500 pesos por ter sua festa de casamento sem a devida autorização.
Naquela época, Moreira tinha emprestado o Sr. Sardetti, proprietário de uma mercearia, a soma de 10.000 pesos para comprar mercadorias. Farto de pedir seu dinheiro de volta, Moreira foi para o vice-prefeito, sem qualquer documentação, como era costume na época, entre os homens de sua palavra, e relatou o que havia acontecido na esperança de que o vice-prefeito insistia que Sardetti pagar-lhe de volta. Não está claro se Sardetti e Don Francisco estavam conspirando contra Moreira, mas Sardetti negou a história, e Moreira foi jogado na prisão por 48 horas para uma forma de tentativa de assalto.
Esta situação fez com que Moreira com tanta raiva, jurou que iria esfaquear Sardetti para cada peso único que havia perdido. Moreira cumpriu seu juramento quando e matou o Sr. Sardetti. Voltando para casa após uma noite de errante, encontrou Don Francisco e outros quatro soldados esperando para prendê-lo. Ele resistiu e durante a luta, Don Francisco e dois soldados foram mortos.
Ali começou a parte infeliz da vida Moreira. Extremamente capaz, Moreira venceu todos eles, mesmo contra mais de uma pessoa. Ele ganhou tal fama por isso que os homens olharam para ele e arrumava brigas com ele para ganhar a glória de derrotá-lo, mas ele nunca perdeu. Ele evitou brigas, sempre que podia e só matou após provocação repetida ou em auto-defesa. Eventualmente, ele serviu como guarda-costas de políticos poderosos que prometeram limpar a reputação Moreira, mas eles nunca o fizeram.
Ele passou muito dessa parte de sua vida vagando por diferentes cidades e cidades da Província de Buenos Aires, Argentina, incluindo Navarro , Las Heras , Lobos , de Veinticinco de Mayo e as terras do índio Cacique Coliqueo .

Morte
Em abril de 1874, Casimiro Villamayor, o juiz de paz em Lobos, foi ordenada por Mariano Acosta , governador da Província de Buenos Aires , para enviar um pelotão liderado pelo Comandante Bosch do departamento de polícia de Buenos Aires para prender Moreira. Eles cercaram a mercearia e salão ( pulpería ) chamado La Estrella Moreira, onde estava escondido. Moreira lutou como um animal selvagem contra a polícia, e ele estava a ponto de saltar sobre a parede que o separava de seu cavalo quando tinha uma baioneta no pulmão esquerdo por um dos policiais, o sargento Chirino. Moreira conseguiu atirar em Chirino, que perdeu um olho, bem como para ferir um outro policial antes de morrer. Ele foi socorrido por sua esposa e um filho, também chamado Juan. Ele foi enterrado no cemitério de Lobos.

Legado
Juan Moreira é uma das figuras mais importantes da história popular da Argentina. Sua vida estava carregada com a violência e a injustiça que caracteriza o tratamento injusto recebido pelos gaúchos, o tratamento que levou à sua morte. Seu crânio e alguns pertences pessoais pode ser visto no Museu Juan Domingo Perón. Sua vida inspirou um romance muito popular do autor Eduardo Gutiérrez, que por sua vez inspirado, pelo menos, quatro filmes biográficos direito Juan Moreira. O mais importante desses filmes, Juan Moreira (1973 filme) foi dirigida por Leonardo Favio , estrelado por Rodolfo Bebán como o personagem-título. A noite de sua morte foi ficcionada por Jorge Luis Borges em uma história curta, La noche de los Dones .

Sem comentários:

Enviar um comentário