terça-feira, 20 de março de 2012

DVD do Galpão

Que bom ver o reconhecimento da imprensa para esse trabalho que é árduo, mas com certeza muito especial. O DVD da Poesia Gaudéria tendo o merecido reconhecimento.


20/03/2012 | N° 3093

CULTURA GAÚCHA

Poesia gaudéria

Grupo de declamadores de Santa Maria cria o primeiro DVD de arte nativista declamatória do projeto Galpão da Poesia

Um grupo de amigos que não quer deixar os costumes gauchescos caírem no esquecimento. E que faz isso por meio da declamação. Esse é o Galpão da Poesia Crioula de Santa Maria, entidade que pertence à 13ª Região Tradicionalista (RT) e que lançou, recentemente, seu primeiro DVD de arte declamatória.

O trabalho, intitulado Uma Janela para a Poesia, reúne 10 artistas de Santa Maria apaixonados pela cultura gaúcha. O grupo foi criado com o objetivo de ajudar na preservação e na divulgação da arte declamatória e da poesia do Rio Grande do Sul.

– A herança tradicionalista da cultura gaúcha é muito mais verbal do que escrita. A poesia declamada foi uma das primeiras origens do culto pela tradição gaúcha. Com certeza, esse trabalho vai se somar aos outros tantos que o Galpão já apresentou ao público admirador da bela poesia. A gravação do DVD é a realização de um sonho de mais de 15 anos – explica Carlinhos Lima, coordenador da 13ª RT e ex-presidente do Galpão da Poesia.

No DVD, que contém 10 faixas, 10 artistas declamam poesias nativistas, a maioria delas de autoria dos próprios declamadores. De acordo com Aline Linhares, uma das representantes da ala feminina do Galpão, a seleção dos textos que são apresentados no DVD não foi difícil.

– Cada artista escolheu a poesia com que mais se identifica e mais gosta de interpretar – afirma.

Para produzir o DVD, desde a escolha das poesias até o processo de finalização, o grupo não mediu esforços. Conforme Francisco Miguel Scaramussa, idealizador do grupo, a gravação do vídeo foi feita em um só dia:

– Juntamos todos os integrantes que iriam participar do DVD e gravamos tudo em um dia para não haver nenhuma diferença entre uma declamação e outra, como, por exemplo, as condições climáticas.

Apesar de não ter sido lançado oficialmente, o DVD já pode ser adquirido na sede da 13ª RT, localizada no Parque Itaimbé, ou com os integrantes do grupo de declamadores.

Atividades – O Galpão da Poesia é composto por 22 integrantes e irá completar 19 anos de trabalho em setembro. A iniciativa, que foi desenvolvida a partir de uma reunião de amigos interessados em propagar a cultura gaúcha, já se espalhou pelo Brasil.

– O Galpão se expandiu por todo o país e é referência nacional. Já promovemos atividades em diferentes locais do Brasil, como Bahia, Goiás e Brasília – afirma Carlinhos.

Entre as atividades, estão as oficinas de declamação. As aulas são destinadas a pessoas que queiram desenvolver a arte de declamar ou somente conhecer um pouco sobre a cultura tradicionalista do Estado. Os participantes ainda realizam encontros quinzenais para planejarem os trabalhos que serão desenvolvidos no decorrer do ano.
ANDRESSA OLIVEIRA|ESPECIAL
EM RESUMO
Uma Janela Para a Poesia
- Artistas: Aline Martins Linhares, Bianca Bergman, Carlos Omar Villela Gomes, Fabrício dos Santos Vargas, Francisco Miguel Scaramussa, Gisele de Lima Gai, Jorge Farias Silveira, Juliano Costa dos Santos, Lurdes Morales Dallacosta e Thenaís Quinhones Maciel
- Lançamento: Ensaio Produtora, 10 faixas
- Gênero: tradicionalista gaúcho
- Preço: R$ 30

Sem comentários:

Enviar um comentário