quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Tudo pronto para o início da Semana Farroupilha


Ildo Wagner, coordenador da 13ªRT, prepara os últimos detalhes. Foto: Leonard Wilhelm / Portal Extra

O homenageado local é Cezimbra Jacques, patrono do tradicionalismo
Oficialmente neste sábado, 14, começam as atividades da Semana Farroupilha 2013, na 13ª Região Tradicionalista (RT). As festividades que relembram os feitos históricos dos gaúchos durante a Revolução Farroupilha que aconteceu entre 1835 e 1845, representa toda luta de um povo que “peleou” por seus direitos e por suas terras de maneira heroica.

Tudo começou em 1947, quando oito alunos do Colégio Júlio de Castilhos de Porto Alegre, fundaram um Departamento de Tradições Gaúchas dentro da instituição. Entre eles, a liderança de Paixão Cortês, que até hoje, com 86 anos, pesquisa a origem dos costumes do gaúcho.

Neste ano, as festividades homenageiam o músico Nésio Alves Correia, o “Gildinho”, do Grupo Os Monarcas. O tema estadual, “O Rio Grande do Sul no imaginário Social”, abrange as lendas, mitos e histórias que envolvem o estado. Já o tema local é a “Carta de Princípios” de Glaucus Saraiva, documento que norteia a vida dos tradicionalistas. Já o homenageado em Santa Maria é o militar Cezimbra Jacques, o santa-mariense que é patrono do tradicionalismo, pois em julho deste ano, completou 165 de seu nascimento.

Para o coordenador da 13ª RT, Ildo Wagner, este é um momento importante para o resgate e a valorização de uma cultura própria. “Uma grande programação está sendo feita. Aqui nos trabalhamos junto com as pessoas de maneira democrática. Serão cinco entidades por dia fazendo a ronda e mostrando diversas atividades artísticas”, explica Wagner, que acompanha todos os preparativos de perto.

A Casa do Gaúcho, sede da 13ª RT, que fica no Parque Itaimbé, deve receber visitas de escolas, comunidade e tradicionalistas. Para isso está sendo organizado uma completa “Mostra Cultural”. Segundo Aline Rigão de Vargas, Diretora do Departamento Cultural, prendas e peões mostraram um pouco do seu trabalho. “Teremos uma Biblioteca e um Brinquedoteca, onde quem participa conhece um pouco sobre os brinquedos antigos, como o bilboquê, por exemplo”, destaca Aline.

A solenidade de abertura da Semana Farroupilha será na Basílica da Medianeira, a partir das 10h deste sábado. Durante o ato será distribuída uma centelha da Chama Crioula a todas as entidades tradicionalistas de Santa Maria.

Fonte: Portal http://extrasm.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário