sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Vamos nos encontrar em São Chico?

O que vocês acham de fazermos um encontro de ASSISENSES em São Chico de Assis... Já pensou uma final de Semana revendo os velhos amigos, amigos novos, amigos do face, quantas histórias? e mais com shows de assisenses, churrasco, bebida, e uma confraternização de "derrubar os butiá do bolso".   Mas ATENÇÃO é só para assisenses e seus familiares que residem fora. O QUE TU ACHAS? Se estiver de acordo, compartilhe, vamos fazer uma lista de e quem sabe programar esse encontro. SÃO CHICO, NOS ESPERA!

A ideia está lançada, agora vamos ver quem se habilita.

Tertúlia começa hoje

Começa, hoje, mais uma Tertúlia Nativista de Santa Maria e nós estaremos, juntamente do  Fabrício Vargas transmitindo pela Rádio Santamariense - Acesse ai e fique na escuta, deixaremos um telefone à disposição para receber os comentários dos amigos... http://www.radiosantamariense.com.br/ 

Grupo Vistaço - A essência campeira do Rio Grande


              A velha Querência do Bugio, um berço da arte e da cultura do Rio Grande do Sul, a minha São Francisco de Assis entrega ao mundo mais um grupo musical, dessa vez o GRUPO VISTAÇO.
            Quando o tempo guarda momentos quais à este, a música ganha forma de Arte. Quando a experiência e a juventude se mesclam, para em forma de canção, levar aos palcos do Rio Grande do Sul a beleza plena da arte, o tempo se debruça em floreio e a alma bota um Vistaço na emoção.
            São Francisco de Assis mais uma vez faz da magia da música o elo que une os grandes do passado, aos sonhos do futuro e traz para o palco a grandeza de gente que, por um tempo, deu o tempo necessário para reformular os sonhos, florir a vida e refazer o espaço entre o canto, o verso e a melodia.
             São Chico nos entrega, hoje, uma nova proposta, uma nova confraria de amigos e uma nova forma de levar o nome da música gaúcha pelos palcos do Rio Grande. Que esse sentimento que emana de cada um de nós, seja a força e a forma de levar adiante o que a vida nos ensinou.
             Pois se o vento traz versos, se as flores bailam ao compasso do tempo, se o campo engrandece há cada melodia, botamos um VISTAÇO na tropa dos sonhos e encilhamos horizontes aos olhos de Deus, na fé que vem do coração de cada um de nós, para entregar á vocês o que de melhor sabemos fazer, que é o amor pelos palcos, o amor pela música e o amor pela vida.
                          
                 - Bem vindo o Grupo VISTAÇO que trás na bateria e vocal a experiência de EDSON  SOARES - Começou no antigo grupo Os Missioneiros depois passou pelos Crioulos, Ases do Fandango, Sistema Antigo e Alma de Gaiteiro

                  - Soma-se ao Grupo a experiência de ADÃO LIMA guitarra e vocal, também fez parte do grupo Os Crioulos, além de Os Mateadores, Ases do Fandango e Alma de Gaiteiro 

                  - Chega a Juventude de VALDEMAR AIRES, Baixo e Vocal - Fez parte  de grupo Sul Nativo, Ases do Fandango, da dupla Anderson e Valdemar 

                  - ROGER FRESCURA - Gaita e vocal - fez parte dos grupos Jeito GaÚcho e Tchê Piá 

                 -  EMERSON DOS SANTOS - Gaita Ponto e Vocal - Já fez parte dos grupos Embalo do Pampa, Vento Xucro, Tchê Gaitaço, Piazitos do Fandango e Sul Nativo 

                - Estreando nos palcos LEANDRO RODRIGUES - Esse estreia pelos palcos em grupos, mas com certeza será uma grata surpresa, pois já e grande conhecedor e estudioso de música, além de amante da arte fandangueira 

              - E para finalizar a competência de WLADIMIR BERGUEMAIER - Voz solo - Foi um dos criadores de Os Piazitos do Fandango e ainda fez parte dos grupos Ases do Fandango, sistema Antigo e Alma de Gaiteiro


                E já no dia 15 de Dezembro, à partir das 21hs no CTG Pedro Telles Tourem. jantar baile de lançamento do grupo, com valores de R$15,00 a dupla ou R$10,00 individual. Haverá sorteio de camisetas personalizadas do grupo.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Duas relíquias de Os Mateadores

Bisbilhotando no Face do Beto Frizzo achei essas duas relíquias que "roupartilho" com todos, pois isso é história, isso é tradição, que fizeram de Os Mateadores, se tornarem o  grande grupo que enche os bailes por onde tocam. Desculpa ai, meu amigo Beto Frizzo.

Aos amigos e fãs dos Mateadores, esta foto é uma reliquia, datada de 1985 quando da gravação do 1° LP, no estudio ISAEC 8 canais, na Carlos Gomes, em Porto Alegre. LembraAguinaldo Paz??? da esquerda para direita. João Artidor nosso gaiteiro na época, Alvaro Feliciani, que ajudou nos arranjos e gravação. o produtor Leonir Marques,Adão Marcirio,Guitarra, Edson Vargas, Beto Frizzo(ajoelhado) Nenéco e Neiderlan Padilha(Neide) faltou na foto o Marcelo Frizzo que tocava contra baixo na época.


Com muito carinho guardo esta foto, fazem 30 anos, por ocasião da primeira visita que fizemos aos Monarcas na festa do Chimarrão em Erechim, 1982, ainda nem era Os Mateadores, e sim Os Coringas do Rio Grande, e nesta época já tínhamos o incentivo do Gildinho e do Chiquito, grandes amigos que cultivamos até hoje. Na ocasião estavam o Miro Matos, nosso empresário e o Nascir A. da Siqueira, Patrão d
o CTG Invernada do Chapadão de JAGUARI-RS ambos ja partiram para a estância do Além deixando saudades.( eu sou o mais alto de chapéu no meio) Estavam ainda O João Artidor nosso gaiteiro, O Dominguinho meu irmãos guitarrista, O Luiz Lanfredi, Nelson Falkembach, e o pessoal da rádio , onde Os Monarcas tinham um programa.

UM FATO LAMENTÁVEL

"Meu filho ontem, chegando do colégio, me disse que lá esteve uma certa pessoa dando uma palestra sobre tradicionalismo, se intitulando o mestre da sabedoria, por sinal. Vejam só isso. E começou a desenrolar o pode e não pode, o certo e o errado. Mulheres não podiam usar chapéu, muito menos bombacha, homens não podiam usar bombacha estreita e muito menos se fosse preta porque significava luto; e ainda foi de bombacha bem larga e disse que essa sim era a certa... Regras que eu conheço sobre roupas, tem sim. Uniforme que se encontra em empresas, escolas, quartéis, conventos etc. Mas pilchas gaúchas pra mim a correta é aquela que a pessoa gosta e se sente bem e está ali nas lojas de hoje pra todos os gostos. Nunca esquecendo que o passado também foi presente e o RS não é um quartel. Aí eu pergunto... Onde disseram pra esse sei lá o nome, que isso era o certo? Em que escola ensinaram isso pra ele? Ou existe alguma lei que obrigue os gaúchos a andarem vestidos iguais e com uma roupa que nem nossa é? A escola que meu filho estuda é particular e pago caro pra mantê-lo lá. Acho uma perda de tempo a falta de respeito para com os estudantes e conosco, pais, pra ouvir tanta besteira. O grau de um homem se mede pelas suas atitudes e não por sua vestimenta. Abraço a todos."
 

Quando vejo um fato desses, relatado por pessoas que tem conteúdo, qual ao grande Leonel Gomez, é que vejo o quanto nossa cultura está nas mãos de pessoas ignorantes. Onde está escrito que a vida tem quer ser assim ou assado. Que a vestimenta tem que ser desse ou daquele jeito. Que direito tem um "pseudo" conhecedor ir numa escola para dizer o que é certo e o que é errado, no meio social, talvez porque alguém escreveu um dia num "pasquim".
A minha sociedade eu faço. Tradição não é regra é conhecimento, de nada vale andar vestido como querem os "boçais" do MTG e ao tirar as pilchas ser um antagônico, desprezível e incapaz de ao menos servir um mate. Tradição não é pilcha, é vivência, é conhecimento. E não é por usar uma bombacha larga que tu sejas mais tradicionalista, porque se te pedires para encilhar um cavalo é capaz de por o freio na cola... se pedir um verso, só conhece Lady Gaga... se te pedires para pontear um violão, são sabe nem pegar. Tradição é um todo e não apenas parte de um todo. E só fica batendo em pilchas os que só sabem se vestir, mas que de restos não conhecem nada.
Mas são figuras como essas, verdadeiros "traças" de livros que ficam querendo fazer nome, falando besteiras, agora, pelos colégios. Não me falta mais nada!

Canções pela Vida

CONVITE
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Que tal juntos, ajudarmos a fazer um novo fim para a história de centenas de pessoas que estão lutando contra o câncer? 
Juntamente com Luiz Marenco, Joca Martins, Aluísio Rockembach, Cândida Guidace Cardona e muitos outros amigos, estaremos no Auditório da UCPel dia 5/12 para este show beneficente - Canções Pela Vida.
Todos convidados!

19º Rodeio do Conesul

Fundada em 30 de outubro de 1955, a Associação Tradicionalista “Estância do Minuano” é considerada um dos pontos turísticos de Santa Maria, pela sua localização e beleza natural de seu Parque de eventos. Situa-se a poucos quilômetros do centro da cidade e com fácil acesso, em sua vasta área arborizada, promove eventos campeiros, hípicos, artísticos, culturais e mantém atividades de eqüoterapia.
Considerado o maior Rodeio de Laço comprido do Brasil, no 19º Rodeio do Conesul já está sendo muito esperado pelos laçadores do Brasil, visto que participam equipes de diversos estados brasileiros. Além de tiro de laço, tem a tão esperada Gineteada Internacional com os mais pontuados ginetes da Latino América, Shows, prova de laço do Cavalo quarto de milha e prova de lado de Cavalo Crioulo. 
A infra estrutura do parque de rodeis da Estância do Minuano oferece o que tem de mais moderno e melhor, com arquibancadas cobertas para o público, restaurantes, lojas, locais para acampamento, bem próximo à pista, com sombra e boa a água, tudo isso, dentro de Santa Maria.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A Tertúlia Livre está de volta com praça de alimentação e palco livre para apresentações artísticas



As antigas edições da Tertúlia Musical Nativista tinham como marca registrada o palco livre montado na Estância do Minuano, entidade fundadora do certame, que permanece como co-promotora do festival. Juntamente com a “Cidade de Lona”, a Tertúlia Livre atraía um público de milhares de pessoas às noites da sede campestre do Passo das Tropas.

O palco da Tertúlia Livre, comandado pelo radialista Leonel Côlvero, representou a primeira oportunidade e a primeira experiência diante de um grande público para muitos dos grandes nomes do nativismo atual, sobretudo para uma geração de músicos santa-marienses que passaria a brilhar no cenário dos festivais nativistas de todo o estado.

Pois, atendendo o desejo do prefeito Cezar Schirmer, a Tertúlia Livre está de volta este ano, numa nova formatação, adequada à realidade do festival, que, desde seu resgate, em 2010, vinha sendo realizado na Gare da Estação Ferroviária e, neste ano, realiza-se no Centro Desportivo Municipal (CDM).

“Teremos um palco livre, na Praça de Alimentação, para receber os músicos profissionais e amadores que queiram brindar o público com sua arte”, revela a secretária de Município da Cultura, Iara Druzian. De acordo com ela, a estrutura estará funcionando por até duas horas após as apresentações oficiais da XX Tertúlia Musical Nativista.

Estrutura
A montagem da estrutura onde será realizada toda a programação da XX Tertúlia Musical Nativista começa a tomar forma no CDM. Nesta quarta-feira (28), começou também a montagem do cenário onde irão se apresentar artistas convidados e concorrentes. Toda a estrutura de som e luzes também está sendo preparada para ser instalada no palco do festival.

Solidariedade
Para assistir a vigésima Tertúlia, o público deve contribuir com um quilo de alimento não perecível por pessoa, a cada noite do festival, não havendo necessidade de retirada prévia de ingressos. Os portões do Centro Desportivo Municipal estarão abertos a partir das 19h e as atrações iniciam às 21h. A XX Tertúlia Musical Nativista acontece dias 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro.

Texto: Fabricio Minussi e Ludwig Larré/Especial/Prefeitura
Fotos: Fabricio Minussi/Prefeitura

E nós estaremos lá transmitindo Sexta, Sábado e Domingo pelas ondas da Rádio Santamariense www.radiosantamariense.com.br Com Fabrício Vargas e Adolar Martins

1ª Cavalgada José Claudio Machado


Do Pago a Querência!
O evento em homenagem ao primeiro ano de morte do cantor compositor e músico regionalista gaúcho, será da forma que ele mais gostava, a cavalo, unindo Tapes e Guaíba. Assim dia 7 de dezembro será a concentração em Tapes, com missa crioula campal na praça ás 20h com música e confraternização.
Dia 8 partirão rumo a Barra do Ribeiro, onde pernoitarão, chegando dia 9 em Guaíba, quando se repetirá o ato da partida com missa crioula no Cipreste Farroupilha.
O evento é inciativa da Arquiteta Mirian Quadros, viúva do artista, com apoio dos familiares e amigos, amadrinhados pelo Instituto Cavaleiros Farroupilhas, Sistema Tarca de Comunicação e Rádio Tapense.
A participação de cada cavaleiro é por conta, e as inscrições estão abertas na Rádio Tapense com Enon Cardoso, chefe de apoio do evento, pelos telefone (51) 3672.1031 (51) 96034914 ou pelo e-mail rt@conectsul.com.br
Te arremanga e vem, “são grito de vamo cavalo, toca, toca, era, era!”

Fonte: http://chasquepampeano.blogspot.com.br

Projeto de lei pode acabar com rodeios

Projeto de lei, 2086/2011, que tramita na Câmara Federal, pode acabar com uma das mais antigas atividades campeiras do povo gaúcho. A autoria é do Deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP). Veja o resumo:
Art. 1º - Esta Lei proíbe perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animal em rodeios ou eventos similares, e estabelece as sanções aplicáveis aos infratores dessa determinação.

Art. 2º - Fica proibida a execução de prova ou apresentação de qualquer modalidade que consista em perseguição, seguida de laçada ou derrubada de animal, em rodeios ou eventos congêneres. 

Art. 3º - Considera-se infrator o responsável consignado na licença, ou alvará, que autorizou a realização do evento em que foram executadas as práticas de que trata o art. 2º, bem como a autoridade, agente ou servidor que concedeu alvará ou licença ao referido evento.

Art. 4º - A Administração Pública, por seu órgão competente, aplicará pena de multa no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), ao infrator, que será intimado a fazer cessar, de imediato, as práticas de que trata o art. 2º, sob pena de interdição do evento.
§ 1º - Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro. § 2º- A sanção prevista neste artigo será aplicada sem prejuízo do disposto no art. 32 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e seu regulamento.

Durante uma prova de perseguição seguida de derrubada na arena da 56º Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, um garrote teve de ser morto, em virtude da paralisia permanente provocada pelo peão que lhe quebrou a coluna vertebral.
O fato, entretanto, não é incomum, uma vez que as provas de perseguição, seguidas de laçadas e derrubadas , não só submetem os animais a sofrimento físico e psíquico, mas a risco de lesões orgânicas, rupturas musculares e paralisia gerada por danos irreversíveis à coluna vertebral.

Na prova denominada “bulldogging”, o peão desmonta de seu cavalo, em pleno galope, atirando -se sobre a cabeça do animal em movimento, devendo derrubá-lo ao chão, agarrando-o pelos chifres e torcendo lhe violentamente o pescoço, o que pode ocasionar ao animal deslocamento de vértebras, rupturas musculares e diversas lesões advindas do impacto recebido em sua coluna vertebral.

É o que ensina também o Prof. Dr. Duvaldo Eurides da Universidade Federal de Uberlândia, em seu livro “Métodos de Contenção de Bovinos”, p. 44 (Rio Grande do Sul, Editora Agropecuária, 1998), ao abordar a questão da derrubada, recomendando que:
“para realizar tratamentos clínicos em bovinos torna-se necessário derrubá-los e escolher um local adequado: solo plano e macio, coberto com colchões de espumas ou em cama de capim, pois em terrenos duros podem ocorrer graves traumatismos ou até mesmo lesões irreversíveis do nervo radial, causando paralisia permanente”.
Se as laçadas e derrubadas são condenáveis até mesmo nas fazendas, onde são executadas por necessidade, com muito mais razão não podem ser admitidas como mero entretenimento.

fonte: Blog Rogério Bastos

Os Festivais

Os Festivais já foram o sonho de muita gente... Já teve o encantamento de esperar abrir, de escrever um poema, musicá-lo e ficar na expectativa de seu exito... Já foi esperança de muita cidade e de muita gente, de ter um palco para mostrar sua arte. Tenho saudade desses festivais, quando, com um radinho pilha, por entre o chiado das ondas AM tentávamos encontrar a voz de um César Passarinho, de um Leopoldo Rassier, de um José Claudio Machado.
Mas o tempo muda, as coisas mudam e vem o modernismo esculachado e esculhambando com o encantamento que a gente tem. E os festivais que tanto nos trouxeram alegria, vira um conchavo de amigos, um encontro de interesses, uma "prostituição" musical. Não sei se os Homens do passado que tinham vergonha ou se os Homens de hoje esqueceram-na no passado.
Estamos às portas de mais uma Tertúlia, mas ninguém fala nela... ninguém lembra dela. Há! com ingressos de graças, talvez mil pessoas estarão lá, olhando os mesmos, ouvindo os mesmos que se revezam, como a sala de sua casa onde entra os que "eles" querem. 
Alguém lembra quem venceu a última Tertúlia? O que diz a música que venceu? Quem foi o melhor instrumentista? Pois é, nem vou perguntar das outras Tertúlias, dos outros festivais... Porque a música é isso, colocar um dinheiro no bolso e esquecê-la no CD ou DVD de um festival, pois, até aqueles que fazem, são sabedores que aquela música só foi feita para estar naquele dia, naquela hora, naquele palco... e morrerá por ali, assim como morreu o sonho de tanta gente, que ficaram pelo meio do caminho sonhando com festivais de verdades.
Boa tertúlia a todos, estarei lá sim, pois sou um amante dos festivais que tenho guardado numa "chúria" chamado de coração.

Invernada Juvenil do Coxilha de Ronda

Invernada Juvenil do Coxilha participou do Rodeio Internacional do Mercosul

A Invernada Juvenil Ronda Crioula, do CTG Coxilha de Ronda, de Santiago, participou no final de semana do 17º Rodeio Internacional do Mercosul em Gravataí. No evento, participaram as 20 melhores invernadas do Rio Grande do Sul. A apresentação de Santiago conquistou o 7º lugar.


Fonte: Blog Rafael Nemitz

Há tempos!

Há tempos que eu ando revirando os mates...
Provocando uma saudade aquerenciada no galpão,
Que ando buscando pelo fio da tarde quieta...
E fingindo-me de poeta para tê-la em canção;

Os teus olhos, que são lua e sol de outono...
Já me roubaram o sono sem ao menos me pedir,
Enquanto o orvalho perfumado, me acena...
Por saber que tu morena deixou sonhos por seguir;

Há tempos que te espero e tu não chegas...
Embalando a noite negra sem encanto e nem luar,
Há tempos que te espero, minha linda...
Pois o amor nunca finda num peito que sabe amar;

Há tempos que te guardo, flor morena...
Recitando nas cantilenas os versos que fiz pra ti,
Há tempos que este peito anda vazio...
Sem o amor que partiu, talvez, por cansar daqui! 


Há tempos que me enforquilho no basto...
E saio campeando o rastro do teu rancho coração,
E por saber que a lua anda com ela...
Debruçada na cancela pelo fundo d'algum rincão;

Se os caminhos são estreitos pra quem ama...
A lembrança é a chama que aquece o meu ser,
Pois o tempo não dá tempo para os medos...
E o amor não é segredo pra quem gosta de viver;

Faço minha, as tuas palavras!

O dançar é uma ARTE e não uma ação matemática, mecanizada, robotizada, de "ordem unida" militarizante... de "não poder fazer isto", "não poder fazer aquilo", "tira ponto aqui, desconta ali", nivelando por baixo, pelo negativo a qualidade do motivo temático. Isto não é dançar e nem ARTE; é mediocridade... A ALMA do povo se sente e não se dimensiona sua inspiração gestual com inimagináveis "regras", ou com sistema métrico, em centímetros... O importante é REALMENTE interpretar a dança e não querer "medir" sentimentos!!!...

João Carlos D´Ávila PAIXÃO CÔRTES

E isso vale para a Poesia, onde o que mais importa é o sentimento transfigurado na solidez do poema.  Onde exista a verdade e não apenas uma repetição de gestos, estilos e técnicas inventadas pelos que nunca, na verdade, souberam o que é um poema.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

1ª Porteira da Dança Gaúcha - Programação





               Clique nas imagens para ampliá-las!

Fonte: blog Identidade Campeira

Um Poncho Pra teus olhos.

Deixo aqui este video lindo, feito pela minha miga e blogueira Elenir Oliveira que com muita criatividade, paciência e sabedora deu vida a essa música do Miguel Marques que tem letra nossa e melodia do saudoso Valdor Alves de Moraes - O Pai - que partiu tão novo e que ainda nos deixa saudades. Obrigado Elenir por trazer essas boas recordações para a gente. UM PONCHO PRA TEUS OLHOS esteve no paco da Querência do Bugio em São Francisco de Assis, que deu o Pr~emio de Melhor interprete ao grande Élio Augusto.


Priscila Morais Campeã da Declamação Feminina do Enart 2012

Priscila Soares Morais é natural de Guaiba, Professora de Teatro, Graduanda no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Como declamadora, premiada no rodeio internacional do Mercosul do CTG Aldeia dos Anjos, Charqueadas, Xangrilá e Osório e finalista em diversas edições do ENART. Campeã em declamação no ENART 2012 representando o DTG Caiboaté

- Como tu estrastes na Poesia?
Sempre gostei de poesia! Os primeiros livros que li na infância eram de poesia e desde então me apaixonei... Comecei a me interessar pela declamação logo que comecei a participar e frequentar o CTG, isso foi na adolescência a partir dai veio uma longa, difícil e prazerosa estrada!

- O que é a Poesia para ti?
A poesia é o que move a vida! Há poesia em tudo, nas pessoas, nos lugares, nos muitos caminhos que vamos trilhando a cada dia. Sem poesia nada é. A poesia é a celebração da vida em plenitude!

- Qual a importância da poesia na tua vida?
É uma importância enorme. Pela paixão que trago por esse gênero literário e pela paixão que trago pela declamação. Declamar é um momento único de expressão da alma e isso é maravilhoso é mágico!

- Quem são os poetas que tu declamas e ou que tu admiras?
Apparicio Silva Rillo. O grande poeta que soube como ninguém traduzir a beleza da vida e seus detalhes em palavras! Foi morador de Guaíba minha cidade natal, o que torna mais satisfatório ainda dar voz a qualquer poema dele. Admiro muito também poetas atuais como Vaine Darde, Henrique Fernandes, Moises Silveira de Menezes, Lorezoni Barbosa e Colmar Duarte dois quais trago versos em meu repertório.
- Como foi Participar do ENART?
Participar do ENART é sempre uma emoção! Esse foi o terceiro ano consecutivo em que participei e sempre tive a alegria de estar entre as 10 finalistas, mas essa edição com certeza foi a mais especial. Foi a culminação de um ano de preparação e dedicação, muito trabalho e muito ensaio, e ter sido campeã não tem preço! 

- Qual a importância de Vencer o ENART?
Muito se aprende vendo e ouvindo. Foi preciso amadurecer muito, aprender e entender muito até ter condições de estar no palco do ENART e esse aprendizado não acaba nunca. Acredito que a importância dessa conquista se encontra no reconhecimento de um trabalho árduo que não para por aqui, ainda há muito chão pela frente, muito mais a aprender. As demais concorrentes com certeza mereceram estar lá naquele domingo da final e todas fizeram lindos trabalhos, portanto ter recebido o 1º lugar é uma honra imensa! Receber o carinho dos amigos e do público que prestigiou a final, ouvir de cada um que foi uma vitória merecida é a prova de que aquele público estava junto comigo vivendo como nunca cada linha do poema, essa é a maior satisfação. Quando se está no palco nunca se está sozinho, a beleza de ser artista é poder compartilhar o mesmo ar, a vida e a morte com aqueles que ali estão. Aquele momento em que declamei Romance de Dona Moça foi único, nunca mais se repetirá; efêmero como a vida. Uma emoção sem igual.

- Quem são os teus espelhos na Poesia?
Sem a dúvida a declamadora que mais admiro é a querida Liliana Cardoso, Liliana entende e domina como ninguém a arte declamatória. Também admiro muito o trabalho do querido Luís Afonso Torres, por sua sensibilidade e verdade com que declama, excelente declamador. Dois grandes artistas que sem dúvida merecem nossa admiração e carinho!

Para finalizar, a alegria dessa conquista é imensa e preciso agradecer a todos que me deram apoio e suporte nessa caminhada: minha mãe Maria Eulália, meu irmão grande amadrinhador Marcus Morais, meus amadrinhadores Pedro Luis Lemos e meu também irmão Lucas Morais. E especialmente ao meu DTG Caiboaté que foi fundamental nessa trajetória. Obrigada!!

Deixo aqui o vídeo da Campeã da Declamação Feminina Enart 2012... Priscila Morais amadrinhada por Lucas Morais no violão e Pedro Lemos no violino... Poema de Apparício Silva Rillo "Romance de Dona Moça"...

Delci Taborda show uma prévia de Natal

Imperdível!..simplesmente imperdível o show que Delci Taborda está preparando para esse final de ano no Moínhos Bar, ali na Angelo Bolson, quase centro de Santa Maria, no próximo dia 12 de Dezembro, a partir das 21 hs e 30 min.
Com uma acústica e um ambiente sensacional o Moinhos Bar vem se destacando na noite de Santa Maria, sempre com grandes shows e como o Delci Taborda fez sucesso na sua última apresentação, a casa pediu e ele volta, com o seu carisma e musicalidade.
A interação é um diferencial que me encanta nos shows do Delci Taborda, ele que canta de tudo, desde nativismo, passando por samba, sertanejo de raiz, MPB, além das músicas dele desde os tempos das Califórnias e Tertúlias, até o mais recente CD gravando com poemas de Maria Erter Vidal.
Portanto todos estão convidados, para essa noite inesquecível. 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Arison & Emerson uma estrela que brilha

Depois de serem descobertos, após vencerem a 10ª Viola de todos os Cantos em Maio de 2010, Arison & Emerson  voltam ao ginásio onde tudo aconteceu, na bela cidade de São Carlo, em São Paulo, onde mais de 15 mil pessoas assistiram e cantaram junto os sucessos deles. 

- A emoção foi grande, disse-me o Arison, vi um filme passar na cabeça e ver a nossa vida mudada depois daquela final do Viola. Voltar e hoje ser reconhecido, num show especial da Rádio Clube FM de São Carlos, no meio de outros grandes nomes como: Edson & Hudson, Alexandre Pires, NX Zeroo, João Bosco & Vinicius, para nós foi um sonho.

- Quando cantamos EU E O JOÃO DE BARRO, as pessoas cantavam juntos, pareciam enlouquecidas. Nunca imaginei que um dia isso fosse acontecer - Confessou-me o Emerson.

São fatos assim que me deixam muito feliz, pois saber que o trabalho, quando bem feito um dia é reconhecido e esses meninos merecem todo o sucesso do mundo, porque a humildade deles é quase que contagiante e a bondade do coração, mais ainda.
Vídeo desse show em São Carlos, São Paulo
Deixo aqui algumas fotos desse grande show.

IIº Rodeio Beneficente ESPORA SOLIDÁRIA

Dia 08/12 tem II Rodeio Beneficente ESPORA SOLIDÁRIA em Santa Maria!
E estão todos convidados para o show do Lisandro Amaral e logo após baile com a Comparsa Sureña.
Vai ser uma grande festa no CTG Sentinela da Querência.
Esperamos todos!

sábado, 24 de novembro de 2012

5º Canto do Jacaquá em Saõ Francisco de Assis

Nos dias 25, 26 e 27 de Janeiro de 2013 todos os olhos estarão voltados para a Praia do Jacaquá em São Francisco de Assis - onde acontecerá o 5º Canto do Jacaquá, um festival de Convidados às barrancas do Rio Ibicuí, com toda a infra estrutura de acampamentos, é só levar barraca e forro de cama. Esse ano estaremos limitando o número de convidados, portanto os que quiseres fazer parte do festival terão que confirmar presença antecipado. Posteriormente estaremos dando o endereço para confirmação. 
Haverá CANTO, POESIA, COM PRÊMIO PARA MÚSICA INEDITA, PARA MÚSICA DO TEMA E PARA MUSICA MAIS POPULAR.
O Festival é ao molde de todos os outros festivais de convidados, só com alguma diferença, é aberto ao público que assiste a tudo atentamente e alguns ainda podem participar como convidados. 
A boa infra estrutura fornecido pela Prefeitura de São Francisco de Assis, com o apoio da Brigada Militar, faz com que esse festival já faça parte do Calendário de Eventos do Município.
Todos os anos contamos com shows de amigos que estão sempre junto conosco e sabem da importância de levar nossa musica nativista a todos os cantos.
Deixo ai um vídeo do 4º Canto do jacaquá para que possam conhecer o local desse evento.

Bela mensagem.


SEI QUE POUQUÍSSIMAS PESSOAS LERÃO ISTO,MAS ATENÇÃO:

VALE MUITO A PENA LER

A NOTA DE R$ 100,00


Um famoso palestrante começou um seminário numa sala com 200 pessoas, segurando uma nota de R$ 100,00.

Ele perguntou: 

“Quem de vocês quer esta nota de R$ 100,00?” 

Todos ergueram a mão...

Então ele disse: 

“Darei esta nota a um de vocês esta noite, mas primeiro, deixem-me fazer isto...” Então, ele amassou totalmente a nota. 
E perguntou outra vez: “Quem ainda quer esta nota?” 
As mãos continuavam erguidas. E continuou: “E se eu fizer isso...” Deixou a nota cair no chão, começou a pisá-la e esfregá-la. Depois, pegou a nota, agora já imunda e amassada e perguntou: “E agora?” “Quem ainda vai querer esta nota de R$ 100,00?” Todas as mãos voltaram a se erguer. O palestrante voltou-se para a platéia e disse que lhes explicaria o seguinte: “Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês continuaram a querer esta nota, porque ela não perde o valor.

Esta situação também acontece conosco. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos nos sentindo sem importância. Mas não importa, jamais perderemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros ou gordos, altos ou baixos, nada disso importa! Nada disso altera a importância que temos. O preço de nossas vidas, não é pelo que aparentamos ser, mas pelo que fizemos e sabemos.”

Agora, reflita bem e procure em sua memória:
Nomeie as 5 pessoas mais ricas do mundo.
Nomeie as 5 últimas vencedoras do concurso de Miss Universo.
Nomeie 10 vencedores do prêmio Nobel.
Nomeie os 5 últimos vencedores do prêmio Oscar, como melhores atores ou atrizes.
Como vai? Mal, né? Difícil de lembrar? Não se preocupe. Ninguém de nós se lembra dos melhores de ontem.
Os aplausos vão-se embora. Os troféus ficam cheios de pó. Os vencedores são esquecidos.

Agora faça o seguinte:
Nomeie 3 professores que te ajudaram na tua verdadeira formação.
Nomeie 3 amigos que já te ajudaram nos momentos difíceis.
Pense em algumas pessoas que te fizeram sentir alguém especial.
Nomeie 5 pessoas com quem transcorres o teu tempo.
Como vai? Melhor, não é verdade?

As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, com mais dinheiro, ou os melhores prêmios.
São aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado.

Reflita.










Um famoso palestrante começou um seminário numa sala com 200 pessoas, segurando uma nota de R$ 100,00.

Ele perguntou: 
“Quem de vocês quer esta nota de R$ 100,00?” 
Todos ergueram a mão...
Então ele disse: 
“Darei esta nota a um de vocês esta noite, mas primeiro, deixem-me fazer isto...” Então, ele amassou totalmente a nota. 
E perguntou outra vez: “Quem ainda quer esta nota?” 
As mãos continuavam erguidas. E continuou: “E se eu fizer isso...” Deixou a nota cair no chão, começou a pisá-la e esfregá-la. Depois, pegou a nota, agora já imunda e amassada e perguntou: “E agora?” “Quem ainda vai querer esta nota de R$ 100,00?” Todas as mãos voltaram a se erguer. O palestrante voltou-se para a platéia e disse que lhes explicaria o seguinte: “Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês continuaram a querer esta nota, porque ela não perde o valor.



Esta situação também acontece conosco. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos nos sentindo sem importância. Mas não importa, jamais perderemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros ou gordos, altos ou baixos, nada disso importa! Nada disso altera a importância que temos. O preço de nossas vidas, não é pelo que aparentamos ser, mas pelo que fizemos e sabemos.”

Agora, reflita bem e procure em sua memória:
Nomeie as 5 pessoas mais ricas do mundo.
Nomeie as 5 últimas vencedoras do concurso de Miss Universo.
Nomeie 10 vencedores do prêmio Nobel.
Nomeie os 5 últimos vencedores do prêmio Oscar, como melhores atores ou atrizes.
Como vai? Mal, né? Difícil de lembrar? Não se preocupe. Ninguém de nós se lembra dos melhores de ontem.
Os aplausos vão-se embora. Os troféus ficam cheios de pó. Os vencedores são esquecidos.

Agora faça o seguinte:
Nomeie 3 professores que te ajudaram na tua verdadeira formação.
Nomeie 3 amigos que já te ajudaram nos momentos difíceis.
Pense em algumas pessoas que te fizeram sentir alguém especial.
Nomeie 5 pessoas com quem transcorres o teu tempo.
Como vai? Melhor, não é verdade?

As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, com mais dinheiro, ou os melhores prêmios.
São aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado.


Viagem ao Festival do Chamamé na Argentina

Uma viagem cultural à Argentina para assistir ao maior festival de chamamé?

Festival do Chamamé em Corrientes- janeiro de 2013 -
Grupo único!!! Saída dia 15 de janeiro de 2013.. horários e cidades...
Saída de Passo Fundo 9:00 na Frente do Turis Hotel (Bento Gonçalves 556).
Saída de Porto Alegre as 14:00 (local a combinar)
Saída de Santa Maria as 19:00 (local a combinar)
Saída de Santiago as 21:00 (local a combinar)
Saída de São Borja as 23:30 (na Ponte Internacional da Integração))

1ºdia: 15 janeiro/2013 (TERÇA) - Saída de Erechim as 7:00, passando por Passo Fundo (9:00) /Porto Alegre (14:00)/ Santa Maria (19:00) /Santiago (21:00) / São Borja (23:30) com o ônibus da empresa Borgetur , Double-decker, leito , 44 lugares equipado com TV, DVD, ar condicionado, frigobar, WC, microfone e 2 motoristas. Com destino a /Porto Alegre / Santa Maria / Santiago / São Borja.

2ºdia: 16/janeiro /2013 (QUARTA) - Previsão de chegada em Corrientes as 10:00 da manhã. O check in do hotel inicia 11:00. Tarde livre e a noite 20 horas deslocamento para o evento. (1ºDiária).

3ºdia: 17/janeiro /2013 ( QUINTA) - Manhã livre. Após o almoço as (14:00) iniciaremos o city-tour. A noite 20 horas deslocamento para o evento. (2º Diária).

4ºdia: 18/janeiro /2013 ( SEXTA) -Manhã livre. As 11:00 deslocamento para almoço e "Bailanta" em Poente Pexoa até as 19horas, depois seguiremos para o evento. As a noite 20 horas deslocamento par o evento. (3º Diária).

5ºdia:19/janeiro /2013 (SÁBADO) -Manhã livre. A noite 20 horas deslocamento par o evento. (4º Diária).

6ºdia:20/janeiro /2013 (DOMINGO) :Após o café da manhã, check out do hotel. Iniciaremos o regresso voltando por São Borja/ Santiago / Santa Maria/ Porto Alegre e Passo Fundo.

Observações importantes!
-As carteiras de identidades devem ter menos de 10 anos, foto colorida, devendo estar em perfeitas condições, sob pena de não adentrar em território argentino. Em caso de cancelamento, desistência ou não embarque por falta de documentação correta (passaporte original ou carteira de identidade civil e em condições perfeitas, emitidas pela Secretaria de Segurança Pública), não dará direito a reembolso. Valores sujeitos a alteração sem prévio aviso e a disponibilidade de lugares. O viajante menor de idade deverá apresentar autorização do juiz junto a empresa 48 horas antes do embarque.

O pacote inclui :
-Transporte em ônibus Double Decker.
- 04 pernoites em hotel categoria turistica.
-Acompanhamento em processo de imigração Brasil/Argentina/Brasil, taxas alfandegárias e city tour com guia.
-Nas referidas cidades, os passageiros deverão esperar no trevo ou num posto de combustível a combinar.
-Não estão incluídas despesas de caráter pessoal e as entradas do evento (média de 20,00 cada dia)

Investimento:
Embarque em Passo Fundo e Porto Alegre: R$ 1.120,00 (em até 4 vezes (novembro/dezembro/janeiro e fevereiro).
Embarque em Santa Maria: R$ 1.060,00 (em até 4 vezes (novembro/dezembro/janeiro e fevereiro).
Embarque em São Borja: R$ 990,00 (em até 4 vezes (novembro/dezembro/janeiro e fevereiro).

A viagem só ocorrerá com no mínimo 30 passageiros.
Jamil Khoury- Avenida Brasil 461-sala 5- Passo Fundo-RS
(54) 3313 1703 esc / (54) 9964 -4403 //. jamilmil@pop.com.br jamilmilmil@gmail.com
MSN= jamilmagical@hotmail.com e site www.jamilmagicbus.com.br

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Nossa história está se perdendo


O Sinuelo dos tauras, 
Bandeira dos livres, 
Eu sinto que vives 
Flaneando nas almas 
Inspira e acorda 
Com a luz que recorda 
O berço e a origem.

Não me fiz de rogado e como padre que vai a Roma não deixa de ir no Vaticano, dei um jeito de conhecer a casa onde nasceu o Jaime. o que, para mim, é a Catedral Missioneira do Verso Xucro.
Já Conhecia a Lápide em homenagem à Cenair, em Santo Ângelo e a Estátua do Jaime, no acesso a São Luiz Gonzaga.
Fiquei conhecendo o Túmulo-Monumento em homenagem ao Noel e, como disse anteriormente, procurei conhecer o Monumento ao Jaime, que em sua infinita sabedoria, o Arquiteto do Universo, sendo Justo e Perfeito e Sabedor do Ontem, do Hoje e do Amanhã, já, por meio dos homens, projetara.
Ao pisar naquele Santuário, a emoção foi realmente incomensurável.
Era sexta feira, dia dos finados, no meio da tarde. De repente, e não mais que isso, um vento sudeste, insistente e morno começa a varrer as coxilhas e levantar o pó da terra vermelha que se depositara sobre o lajeado, por causa das fortes chuvas da semana passada.
Para me proteger deste surpreendente fenômeno, caminhei em direção da porta, que nesta altura começava a bater fortemente no marco, e num upa estava eu, sobre o chão sagrado daquela morada.
Quando entrei, uma janela de folha arrevezada fazia o vento assobiar.
Até fiquei com uma dúvida: que estranho, eu conheço este assobio e não parece ser do vento.
O tempo foi passando e o tal do vento foi diminuindo, diminuindo, foi ficando num sussurro. De sopetão, recrudesce novamente e do quarto dos fundos, onde o Jaime nascera, eu juro que ouvi, como uma voz que surgia daquelas paredes: e a china, tchê??
Bueno, correu um arrepio que levantou os pelos da paleta até o fim do espinhaço. Me mandei a lá cria e, ainda meio assoleado, sentei num cepo de guajuvira e fiquei na sombra de um frondoso cinamomo sobrinha, que - soube depois - fora um dos que o Jaime plantou na adolescência.
Toda essa emoção me deixara de goela seca e como percebi que havia um poço, ainda mais velho que a casa, resolvi me refrescar e matar a sede.
Vi um monte de telhas e sobre elas, ajoujado a uma lonca de couro cru, uma cambona velha - provavelmente contrabandeada da Argentina por algum chibeiro - pois ainda se podia ler: Aceite Cocinero, Producto Argentino, producción 1947.
Peguei a dita, mandei prá dentro do poço e de lá retirei água fresca para me refrescar e beber. Quando fui botar a tal da cambona no mesmo lugar, senti curiosidade de saber de onde vinham as telhas.
Foi aí que o posteiro me disse: são da casa do Jaime. Então reparei que a casa estava coberta com telhas de amianto.
Na prosa com o peão, ele me explicou que haviam feito a troca no dia anterior, porque uma semana antes havia ventado e chovido muito e começaram a aparecer goteiras, e a dona resolveu o problema trocando a cobertura.
Ao retornar ao CTG Sombra de Carreteiro, comentei com os aparentados e percebi que eles não estavam ao par do acontecido.
Quando cheguei à Porto alegre, rememorando os fatos, foi que me dei conta do que estava acontecendo: A casa do Jaime - Catedral Missioneira do Verso Xucro, prá mim - estava desaparecendo e se algo não fosse feito, o Monumento, certamente inspirado pelo Criador, mesmo antes do Payador nascer, desapareceria.
E, de nada adianta a construção de mausoléus e estátuas, se deixarmos morrer o que ainda resta de original e verdadeiro. É como plantar um belo e florido jacarandá, sem raiz. Ele morre, assim como irá morrer o que ainda resta da Cultura Missioneira.
Ainda é tempo. Todo o material está em volta da casa e talvez se precise de algum esforço para recolocá-lo, mas se todos se unirem acredito que isso seja possível.
Reconheço que a casa é propriedade particular, bem como o terreno em que ela se encontra. Por isso entendo que não temos nenhum direito de meter a mão, mas temos todo o dever de exigir que a memória do Jaime seja respeitada e este respeito, sem dúvida, passa pela preservação das poucas coisas que ainda permanecem quase inteiras.
Para ilustrar o que te disse te envio duas fotos: uma, com as telhas originais, tirada há menos de um mês e a outra, que eu mesmo fotografei no dia 02/11, já com as telhas de amianto.
Se necessitares alguma confirmação, acredito que a patronagem do CTG - Srª. Soeli Antunes e seu esposo Carlos Antunes, (masoeli@hotmail.com) - não te negará, mesmo sendo parentes da atual proprietária a Profª. Ana Tereza.
Bueno, como o chasque tá mais comprido que discurso de gago, vou finalizar. E,sabedor que o teu blog retumba em todos os cantos deste estado, te proponho que, se achares por bem, iniciemos um movimento que grite, para impedir que esta devassa continue e que, se possível, permaneça em pé e sem qualquer descaracterização a Catedral Missioneira do Verso Xucro.

Amigo, será que esta luta vale a pena?

Com Saudações Gaudérias.

Juarez (O Xirù)


Casa de Jayme Caetano com o telhado original - outubro de 2012

Casa de Jayme Caetano com o novo telhado - novembro de 2012


Não podemos deixar a história de um Homem morrer no marasmo de nossas autoridades. Escrevi aqui um dia, o que estão fazendo com a casa do grande Jaime Caetano Braun, lá na Timbaúva, interior de Bossoroca e não fiz nada mais do que me preocupar com o desleixo de gente que poderia e que ainda podem fazer alguma coisa. Hoje recebi um e-amil do Xiru e fiquei muito feliz, pois vou postar na integra, por sei que ele é tão ou mais preocupado com esse fato e que juntos poderemos, quem sabe dar um sopro no mente dos poderosos e quem sabe eles acordem para esse fato triste.

Caro Paulo,

Andei ciscando no quintal do teu Blog e fiquei mais inzibido que guri quando ganha "as deva" num Campeonato Mundial de Bolitas, disputado num repecho de coxilha.

Esta alegria tem um fundamento só: A tristeza que senti ao ver o rumo que o vento da ignorancia e da menos valia dava à Casa do Jaime Caetano Braum - no meu entender a Catedral Missioneira do Verso Xucro - já tinha um alento.

Este ânimo, me faz ver, e ter a certeza, que eu não estou solito. Que há outros taitas, repontando comigo o mesmo amor pelas coisas terunhas do meu Pago. Vi meu grito quero-querear e parceiros, como tu e o Léo, me estribaram, carregaram na garupa e, principalmente deram eco ao meu chamamento.

Como digo no chasque que engarupaste: "de nada adianta a construção de mausoléus e estátuas, se deixarmos morrer o que ainda resta de original e verdadeiro", mas, quando parceiros, que de forma expontânea, batem estribo ou vem sorver um amargo e, principalmente, ombrear conosco na luta pela preservação da nossa memória cultural e da nossa mais autêntica e verdadeira história, sentimos que nem tudo está perdido.

Ainda há esperança. Podemos, pelas circunstância, não fazermos muita coisa, mas certamente estaremos, todos juntos, fazendo carga lança na peleia pelos ideais gaudérios, que, afinal de contas, são essência que mantém viva a nativa imagem e a tradição do Povo Gaúcho.

Por tudo, Parceiro - permita-me assim chamá-lo - Muitíssimas Gracias e Saludos.

Com Gauchescas Saudações,

Juarez. (O Xirú)

AT Poncho Branco um exemplo a ser seguido

Esse é um exemplo que não se precisa de dinheiro se tem trabalho e dedicação para alavancar uma Entidade Social. O AT Poncho Branco um associação simples, modesta e de certa forma pobre, que fica num bairro da cidade de Santa Maria, mas vem se destacando pelos locais que passa. As idéias e o trabalho que traz a frente o Patrão Adriano Mello, um batalhador pela cultura fez com que  essa associação saísse do marasmo de ser apena um local de dança e se tornasse uma força no meio cultural da 13ª Região Tradicionalista.
Esse ano, na força B do Enart, na parte de danças, foi a entidade de Santa Maria melhor colocada. Com uma pegada forte e uma gurizada com sangue nos olhos trouxeram orgulho para a Patronagem dessa entidade. 
Na Poesia Mariana Brondani de Mello vem se destacando pelos palcos onde tem levado o nome dessa entidade. Ainda Juvenil mas com gana de adulto, vem estudando muito a arte da declamação e com certeza será um dos grandes nomes do estado, em bem pouco tempo.
Está findando a gestão dessa Patronagem e espero que o Adriano continue a frente dessa entidade, pois o fruto plantado em sua gestão certamente dará muito frutos, desde que seja regado com o mesmo afinco e trabalho com que eles se dispuseram a fazer nesses anos passados.
Nessa semana farroupilha aconteceu um caso muito interessante no AT Poncho Branco e é o que me faz pensar por isso que eles são grandes:
- Tem um casal de vizinho, que nunca foram a CTG, não tem pilchas e nessa semana farroupilha que passou, eles estiveram em alguns CTGs, onde foram barrados por não usar pilcha. Convidados por um amigo foram no AT Poncho Branco, onde jantaram e depois começou uma bailanta. O Peão andava de bota e bombacha, mas não tinha guaiaca e nem lenço e a prenda andava esporte. Não é que ele arrumaram lenço e guaiaca para o índio e uma saia de ensaio da invernada de danças e os dois puderam dançar a noite inteira. Ela me contou isso com uma alegria incomparável, pois achou o máximo o que fizeram. 
Agora eles compraram pilchas e vão frequentar o AT Poncho Branco e querem me levar. Vou ter que dar um jeito de ir ver se eles dançam mesmo. 
Parabéns a quem fez essa grandeza, certamente são casos assim os tornam tradicionalista diferenciados, que só os grandes de alma, coração e sentimentos podem conhecer.

Poemas da Seleta da Poesia da Bossoroca

Aconteceu nesse mês de Novembro, lá na Timbaúva, na Bossoroca, terra de Jaime Caetano Braun e 1ª Seleta da Poesia, com a participação de 30 poemas que foram ao palco e que nos trouxeram além de um 2º Lugar, o Prêmio de ter estado naquele chão pesado de história.
Deixo aqui os vídeos dos Poemas para que possam conhecer um pouco mais desse evento e do que estamos fazendo pelos Palcos do Rio Grande.

PUNHAIS:
Autor Paulo Ricardo Costa
Declamação: Priscila Alves Colchete
Amadrinhamento: Derlimar da Costa



MOIRÃO
Autor: Fabrício Vargas
Intérprete: Fabrício Vargas
Amadrinhador: Derlimar da Costa

QUANDO UM POETA SE CALA
Autor: Fabricio Vargas
Intérprete: Natália Fonseca
Amadrinhador: Derlimar da Costa


SONHOS IMIGRANTINOS
AUTOR: Ari Pinheiro
INTÉRPRETE: Francisco Miguel Scaramussa
AMADRINHADOR: Henrique Arboitte Torrer de Bail

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Grácias Léo Ribeiro

Recebi, hoje, na simplicidade do meu rancho um baita "regalo" o CD Do Jeito Serrano do grande amigo Léo Ribeiro, com 18 músicas gravadas pelos grupos Os Tiranos, Os Monarcas e Os Mirins. 
Tive todo o cuidado de escutar uma por uma com muito afinco, pois sou sabedor dos versos escritos por Léo Ribeiro e não poderia deixar de sentir esse cada versos adentrando pela alma e indo acomodar-se na sombra grande do coração, como um orgulho que ronda da minha Pátria Grande do Sul.

Num tempo em que vivemos ouvindo tanto "lixo musical" e com tanta gente se "prostituindo" na busca de um sucesso imediato, ouvir trabalhos dessa grandeza me dão a certeza que o Rio Grande é exemplo para o mundo e para quem anda em busca da verdadeira música gaúcha. 
Essa coletânea de versos puros que trazem a magnitude desses três grupos que tanto nos orgulham, me dão a certeza que sempre vale a pena pelear pelas coisas boas da Pátria Grande do Sul. 
Só tenho uma certa inveja que teima em me atormentar, porque o Patrão da querência grande do Céu escolheu São Francisco de Paula para nascer um taura dessa grandeza. Mas se um dia, meu amigo, essa terra não te tratar a altura que mereces, vem para São Chico de Assis, que todos te receberemos de braços abertos, pois gente grande de alma e coração, sempre tem espaço na minha querência amada.
Vou ficar na torcida que esse seja mais um trabalho que veio para ficar, pois os palcos do Rio Grande estão necessitando de obras desse tamanho.
Grácias, amigo, pelo regalo...

II Rodeio Beneficente ESPORA SOLIDÁRIA

Dia 08/12 tem II Rodeio Beneficente ESPORA SOLIDÁRIA em Santa Maria!
E estão todos convidados para o show do
 Lisandro Amaral e logo após baile com a Comparsa Sureña.
Vai ser uma grande festa no CTG Sentinela da Querência.

Fonte: Comparsa Sureña

Anderson Fonseca Campeão da Declamação no ENART 2012

Conheça um pouco da vida poética desse parceiro, amigo, irmão de arte e luta por uma Rio Grande melhor, mais culto, com amor à arte e ao verso,  Anderson Fonseca formado pela Faculdade de Educação Física de Santa Cruz do Sul e residindo na bela Encruzilhada do Sul, casado com a dona Marama Rodrigues Viegas, poeta de músicas e poesias, premiado em aproximadamente 50 rodeios nacionais e internacionais de poesia, avaliador de poesia de diversos rodeios, 2ª Lugar na Querência Amada da Poesia de Rolante, ganhou nesse final de semana um dos seus maiores prêmios, consagrando-se vencedor da Arte Declamatória do Enart 2012.
- "Eu na verdade aprecio a muito tempo, mas estou nos palcos a recentes anos atrás em vista de muitos amigos que começaram com mirins ou juvenis a declamar. Eu tenho essa carência e sinto falta dessa “estrada”. E pela primeira vez na minha humilde história eu pisei no palco do domingo em Santa Cruz." Disse-me ele.

Como começou a tua trajetória na poesia?
- Eu comecei a declamar em 2003 e me lembro que naquele ano na minha regional tinham 8 participantes e passavam 7 pra inter regional... adivinha em que posição eu fiquei... hehehe... é, em último. Acabei não passando. Mas depois a coisa foi fluindo. Amigos muito queridos que me ajudaram muito a sair de uma treva de ignorância em relação ao verso crioulo para um estágio onde eu passei a não me envergonhar mais ao apresentar um verso em algum lugar. Tenho aquele primeiro vídeo até hoje... Che... pense num troço horríviii!!!

O que tu sente quando declama um poema?
- A poesia pra mim representa muitas coisas. É paz quando meus dias são muitos turbulentos, é descanso quando o cansaço da semana e do trabalho parecem tomar conta de todo o corpo, é alento quando to triste... mas principalmente é um elo de ligação entre almas que não se pode explicar. Fiz tantos amigos (verdadeiros) por conta do verso que mesmo que eu nunca mais pise num palco, eu deixarei o verso de lado. Paulo, nossa amizade (virtual ainda mas verdadeira) é um exemplo disso. Tenho certeza que quando te vir vou dar um abraço engarrafado num amigo que parece ser de anos. Essa é a sinceridade que consigo ver nas pessoas POR CAUSA DO VERSO. 

Como tu escolhe os teus poemas?
Eu analiso muito uma ligação que eu possa ter com o verso, pegando minha bagagem histórica, minhas vivencias de campo (porque venho dele), um momento que esteja vivendo ou que já tenha vivido. Isso tudo eu vejo que facilita a o transporte da mensagem do verso para quem está escutando. Facilita a tua interpretação. E todos os versos que eu já peguei tem uma história. Por isso custo muito a achar versos que me agradam.

Quais os teus Poetas preferidos ou que declamas?
Dentre poetas nós temos um estoque muito vasto de almas buenas que sempre leio. Destaco APARÍCIO SILVA RILLO, AURELIANO DE FIGUEIREDO PINTO, ERON VAZ MATOS, CARLOS OMAR, ARI PINHEIRO, ANTONIO AUGUSTO FERREIRA, MOISÉS MENESES E GUILHERME COLLARES. Poetas da Nova geração como o CHICO ROLOFF e o HENRIQUE FERNANDES entre outros trazem em seus versos a mesma qualidade que os que citei inicialmente e com certeza escreverão seus nomes nos anais da história poética gaúcha.

Como é Vencer o Enart? É tudo isso que falam?
Che... ano passado eu acabei não concorrendo porque estava meio aborrecido com o movimento (mtg) por conta de coisas que eu não me agradava e não aceitava. Mas refleti muito... estudei muito mesmo... busquei um pouco de informação para tentar sanar os inúmeros defeitos que eu apresentava no palco.
No inicio do ano eu me propus realmente a fazer a diferença neste ano. Nunca sonhava com o título... mas gostaria muito de passar para o domingo e de não fazer feio. E pra provar que declamação é MOMENTO... o final de semana conspirou aVer blogue meu favor... acontecimentos fora do palco me deram a calma e a serenidade necessária para chegar ao domingo... e no domingo fiquei apreensivo (como creio que aconteça com todos) antes de subir no palco... mas quando cheguei lá em cima... bah... quando cheguei lá em cima em senti muito a vontade. Desci do palco consciente que tinha dado tudo de mim. Que minha boca refletiu o que minha alma tava sentindo. 
E na hora da premiação foi maravilhoso ouvir o nome como o primeiro colocado. 
Mas também há outro sentido na vitória pra mim Paulo... o da RESPONSABILIDADE. Eu sei que agora não sou mais anônimo... embora eu tenha asco das pessoas que se aproximam de mim por causa deste titulo. Mas sei que minha responsabilidade com o verso crioulo terá que ser revista e terei que me portar como tal em todo canto que eu vá. Penso que amadureci muito... que hoje tenho um entendimento mais aguçado do verso... hoje sei estudá-lo, sei decifrá-lo e consigo, com minhas limitações, transmitir um pouco melhor. 

Então, já que tudo isso é especial, a quem tu dedicas esse título?
Eu dedico este título a todos que de uma forma ou de outra contribuíram para o MEU CRESCIMENTO PESSOAL... crescimento como ser humano... que foi o que me fez ver o mundo, hoje, de uma forma mais bonita. 
Forte abraço meu amigo... te agradeço muito pelo teu carinho... te admiro muito mesmo meu irmão... pela pessoa que é, pela tua arte, e pela contribuição que dá fora dos palcos pra cultura gaúcha. Foi um enorme prazer

Deixo aqui o Poema: 
"Aos olhos de quem mateia solito"
Letra: Matias Moura
Intérprete: Anderson Fonseca
Violão: Jônatas Cardoso
Violino: Douglas Mendes
2° Lugar: Melhor Poesia
2° Lugar: Melhores amadrinhadores
1° QUERÊNCIA AMADA DA POESIA - ROLANTE