quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Musico? profissão?

Belo texto do meu irmão Nilton Ferreira, que vive nessa estrada há alguns anos. Isso nos prova que aqueles músico que andam de nariz empinado, se achando a última bolachinha... que a vida não é bem assim, pois humildade é água que se bebe de bruços...
Leiam esse belo texto.

Muitos de nós estamos acostumados a "conversar" com nossos instrumentos, no aconchego do quarto ou sob a luz dos refletores. Mas, quando a coisa aperta, na maior parte das vezes estamos sozinhos, e no meio de uma selva de maus contratantes e condições desfavoráveis de trabalho e remuneração. 
O mercado da Música, sabemos, é instável, inseguro, beirando à informalidade. Lembra a leitura, na penumbra, da cópia ruim de uma partitura e difícil execução.
Um dia desses fui fazer uma ficha cadastral em uma instituição bancaria e a moça perguntando os meus dados até eu ela perguntou.
-Qual a sua profissão?
Eu mais que depressa e orgulhoso do que faço respondi.
-Musico.
Ela virou-se para o computador e num sinal de espanto me perguntou?
-Senhor! Não tenho essa opção aqui, posso colocar outros ou informal?
Respondi-lhe.
-Mas você pode escrever então no espaço reservado...musico.
Ela tornou a olhar para a maquina fria e me respondeu.
-Não tem nenhum espaço para escrever posso colocar aqui empresário até porque vai ficar melhor para o senhor aprovar o seu credito tendo uma profissão.
Eu não sabia se levantava dali e ia até o gerente, se eu xingava ela, se chamaria a mídia,enfim me dei conta que aquela pobre moça não tinha culpa .
Simplesmente levantei agradeci e sai numa mescla de humilhação, indignação, mas ao mesmo tempo questionando algumas coisas.
Então descobri que musico tem dia no Brasil, mas não é profissão pra alguns.

Para muitas pessoas o musico é bom quando é convidado para tocar em bochichos em troca de cerveja e festa ai ele é chamado de profissional e passa noites inteiras tocando e cantando,no outro dia muitos desses músicos não tem um real nem para um café.
Quando esse musico termina a sua vida atrás de uma garrafa ai vem alguns entendidos e diz o seguinte.
-Olha aquele rapaz tinha um futuro pela frente e não aproveitou, agora ta ai atirado...vai morrer bebendo.
Mas se ele se negasse a fazer isso provavelmente seria chamado de cheio, bobalhão, que subiu a cabeça etc...
Essa é a primeira prova que temos que passar se estamos pensando em ser musico .
Eu graças a deus faço de minha musica uma profissão e me orgulho dela apesar que já fui taxado dessas coisas como:
Cheio, bobalhão, quer dar uma de bom etc...
Quando muitos tiram o fim de semana pra extravasar os dias de trabalho duro e deixam suas profissões nos escritórios, o musico leva a profissão junto.
Bem.
Hoje depois de muitos anos estou conseguido mostrar as pessoas que o que faço é mais que isso é o sustento de minha família, é, da onde tiro a forma de educar os meus filhos e tento passar pra eles que musica é profissão sim, sofrida mas é profissão, embora muitas vezes não constem nas listas de cadastros .
Quero que entendam que não estou me queixando e sim parabenizando a todos os meu colegas que levam alegria a pessoas e quem está começando que não desistam de seguir esse caminho maravilhoso.
li certa vez em uma revista que muitas pessoas que eram bem sucedidas profissionalmente e financeiramente quando lhe perguntavam quais eram as suas frustrações muitos responderam.
Gostaria de tocar algum instrumento, mas infelismentenão consigo.
Quero agradecer a todos que nesses 26 anos de carreira musical me ajudaram a contar e cantar a minha história, fizeram de minhas canções a extensão de meu corpo e o eco de minha voz e isso as vezes é assustador porque não temos a dimensão que toma, por isso sempre procuro cantar coisas boas que faça bem as pessoas e a mim também afinal o que não quero para os meu filhos não vou querer para os outros.
Não preciso me prostituir musicalmente para ser um gênio; Não preciso ser um gênio para ser humano; Mas preciso do teu aplauso e o teu carinho para seguir cantando.

Sem comentários:

Enviar um comentário