segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Santa Maria sedia a pré-estreia nacional de "Os Senhores da Guerra"

Foto: Rodrigo Migliorin / Divulgação
Tatiana Py Dutra

Santa Maria sedia a pré-estreia nacional de "Os Senhores da Guerra", de Tabajara Ruas
Longa faz parte da programação do Cinema na Apusm, que começa nesta terça-feira

O longa-metragem Os Senhores da Guerra, de Tabajara Ruas, terá sua pré-estreia nacional em Santa Maria. A produção, filmada entre 2011 e 2012, é a atração do Cinema na Apusm - programação cinematográfica que celebra o mês do professor. O evento começa hoje, com a exibição de Edmundo, de Luiz Alberto Cassol (veja programação completa abaixo).

Filmado entre 2011 e 2012, Os Senhores da Guerra retoma o período político conflituoso entre maragatos e chimangos, na década de 1920. Na revolução de 1923, viam-se em trincheiras opostas os chimangos, simpatizantes do governador Borges de Medeiros, e os favoráves aos caudilhos maragatos Honório Lemes, Zeca Netto e Leonel da Rocha.

Essa rivalidade política se mostrou trágica para a família de Júlio Rafael Bozano, primeiro intendente (prefeito) eleito de Santa Maria - cujo nome batiza uma das mais conhecidas ruas da cidade. Coube ao jovem chimango expulsar da cidade o próprio irmão, Carlos, um maragato.

- Julio era chimango, do Partido Republicano, que tinha Borges de Medeiros como presidente do Estado e estava há 25 anos no poder. Em 1923, os maragatos invadiram o Estado. Esta revolução aconteceu para derrubar os chimangos. A guerra durou quase um ano, e eles foram expulsos para Uruguai. Depois de serte ou oito meses, eles tiveram um novo levante, que durou dois meses, entre novembro e dezembro de 1924. O que contamos no filme é exatamente o que aconteceu nesse período, que é quando o Zeca Netto e o Honório Lemes, od dois caudilhos maragatos, invadem o rio Grande. E quem vem na frente, porque era o secretário particular do Zeca Netto, era o Carlos Bozano - explicou Ruas à época das filmagens.

Inspirado no livro homôniomo de José Antônio Severo, o filme será dividido em duas partes - Passo das Carretas e Passo da Cruz. Santa Maria serviu de locação para algumas sequências de batalha, com a participação de mais de 200 figurantes, bem como Caçapava do Sul.

O elenco do é todo gaúcho. Rafael Cardoso, no ar na novela das seis da Globo, Além do Tempo, vive Julio Bozano, enquanto André Arteche vive seu irmão, Carlos. Também estão em cena Leonardo Machado, Marcos Breda, Zé Victor Castiel, Miguel Ramos, Marcos Verza, Sissi Venturini e Fernanda Moro.

- É um filme sobre uma história importante, especialmente para Santa Maria, pois trata de acontecimentos com um personagem muito importante da cidade - disse o diretor.

Os filmes da programação do Cinema na Apusm serão exibidos nesta terça, quarta e quinta-feira, às 19h30min (veja quadro). A entrada é franca.

A Apusm fica na Avenida Dores, 791.

Fonte: tatiana.dutra@diariosm.com.br Diário de Santa Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário