sábado, 3 de janeiro de 2015

TERNO DE REIS - Paixão Côrtes


Eles vem Chegando e Cantando

Sempre que se aproxima o fim do ano, vejo com desencanto que a querência gaúcha, vai se deixando envolver mais pelas fantasias das luzes da cidade, pela ambição de um comércio sedento de grandes lucros. Refiro-me ao mercantilizado NATAL. Na colonização hispano lusitana da America do Sul, especialmente do Cone Sul, incluindo os países tropicais como Brasil (abrangendo o estado do Rio Grande do Sul) o natal estava despido do cenário de neve, renas, trenós e pinheirinhos coloridos, de desenhos e figuras caricatas e profanas (como Papai Noel) não cristãs, ausência da obrigação de presentear e negociar de fúteis objetos, e desumanas atitudes.

O nosso homem do campo desconhecia as comemorações de Natal à maneira como hoje são usais nas cidades. Isto não quer dizer que no campo as pessoas tenham se esquecido das mensagens cristãs de Natal, da entrada de Ano Novo e do Dia Dos Reis. Se o dia 1° de janeiro é festivamente assinalado por churrascadas , não menos vibrantes são os festejos de Natal com os Ternos de Reis” – Os Reses – grupos musicais que anunciam, de rancho em rancho, de casa em casa, o nascimento do Salvador, até o dia 06 de janeiro.
O objetivo desta visita varia de um Terno para outro: alguns visam unicamente louvar a memória de Jesus Menino. Há aqueles que, oprimidos pelas necessidades materiais que muitas vezes afligem nossos trabalhadores rurais, saem “pedindo ou tirando reis”, na certeza de que ao menos no campo, ainda não se esqueceram de todo, as lições de fraternidade que Cristo legou aos nossos homens de bem. No transcurso de sua “missão”, um Terno desenvolve uma ação lítero-poética, que se fundamenta nas “Estações”, isto é , na temática que a Bíblia do Novo Testamento deixou.

No Rio Grande do Sul, as festividades Natalinas da tradição gaúcha, até a Chegada do Reis, são momentos da família riograndense, de muita paz e alegria a todos e esperança com a mensagem do Menino Jesus .




Meu terno chega em sua morada, louvando os Reses :

Agora mesmo cheguemo
Meu senhor dona de casa
Na beira de seu terrero
Escutais que ouvireis
Para tocá e cantá
Numa lapa em Belém

Licença peso a premero
Nasceu o Reis dos Reis
Porta aberta, luz acesa
Os anjos, santos, pastores

É sinal de alegria
Uniam oração puras
Entra eu, entra meu terno
Tecendo a Jesus louvores

Entra toda a compania
E glorias nas alturas
Jesus Cristo está nascido
Dentro da majedoura

Para ser sempre adorado   
O senhor Jesus nasceu
Nosso prazer é profundo
Hoje é noite de Natal

És o filho de Deus que veio Salvar o mundo
Brilham estrelas no céu


Tinha Deus determinado
Melchior , Baltazar , Gaspar
A Humanidade remir
Trazendo ouro, mirra, incenso

Libertando-a do pecado
Ao rei que vão adorar
E lhe dando outro porvir
Por que tem prestigio imenso

E nesse presépio oculto
Vamos dar a despedida
Tão pobre de ostentação
Como deu Cristo em Belém

Veio a luz belo vulto
Esse terno se despede
Que nos trouxe a salvação
Até o ano que vem.



Muita paz e saúde a todos
Salve a Tradição Gaúcha

Paixão Cortês &Marina

Sem comentários:

Enviar um comentário