quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Reencontro latino

Dante Ramon Ledesma, que faz show hoje em Santa Maria, relembra seu recomeço musical na Tertúlia Nativista
Autor de famosas canções que tratam da vida do povo latino, Dante Ramon Ledesma traz seu castelhano e seus ritmos latinos a Santa Maria. O músico se apresenta hoje, em comemoração aos 22 anos da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm). O show, que será realizado na Praça Saldanha Marinho, começa às 18h30min.
Entre os ritmos flamencos, andinos e latinos, Ledesma, 58 anos, apresentará músicas conhecidas de sua carreira e novas canções, ao lado da artista Keila Machado:

– Terá músicas como América Latina e do meu 22º disco, Paciência, que foi lançado há pouco tempo. Procuro levar a música folclórica latino-americana nos ritmos rápidos que o violão leva – conta, por telefone.

Argentino, natural da província de Córdoba, o cantor foi militante da ONG Carismáticos, de origem católica. Ainda jovem, venceu no festival de Cosquin na categoria juvenil, com a canção Memória del Che. Dante começava a aparecer no cenário musical de seu país, quando o governo militar achou que os Carismáticos eram subversivos, e o cantor se exilou no Rio Grande do Sul, em 1978.

– Passei cinco anos em silêncio, apenas trabalhei como vendedor de enciclopédias. Mas em 1984, na 5º Tertúlia Musical Nativista, em Santa Maria, resolvi voltar. Não ganhei nada no festival com a música Orelhano, mas modificou minha vida, pois retornei à música – conta Ledesma.

No Rio Grande do Sul, o argentino logo foi reconhecido pela sua identidade musical.Nico Fagundes, por exemplo, impactou-se com um show do argentino, quando o viu dizer que, quando canta para os poderosos, “é para que eles ouçam a voz dos humildes”. Em 2007, Nico definiu Ledesma da seguinte maneira, em sua coluna no jornal Zero Hora: “Quando Ledesma rasqueia no violão com aquela batida característica, faz-se um silêncio tão pesado que se pode cortar com uma faca. Naquele castelhano, se fundem as vozes da terra gaúcha, do pampa à cordilheira. Na guitarra, se ouve o troar dos cascos de cavalos guerreiros em cargas alucinantes. Mas se ouve também o sussurro dos rios, o canto das aves campeiras, a voz do vento”

Realidade – Ledesma volta a Santa Maria depois de vencer o 7º Minuano da Canção Nativa, em 2008, ao lado de Cezar Lindemeyer, com a canção Por las Madres e pelas Mães, de letra de João Albino Medeiros e de Luís Carlos Ranoff. A música trata da angústia de mães argentinas que tiveram filhos desaparecidos pela ditadura.

Desta vez, Ledesma vem tocar no aniversário de um sindicato, o que não é por acaso. Em suas músicas, a temática social e política estão presentes. O artista, formado em Sociologia na Universidade Nacional de Córdoba, ainda jovem percebeu uma realidade que existia no povo argentino – e latino, como um todo – bem diferente da qual vivia. Nunca lhe faltara nada, mas percebeu que havia hermanos – muitos deles – que viviam em situação de pobreza, fome e miséria.

– Muitos usam a pobreza e a miséria para se promover, então uso a música para expressar o que penso – completa.

Com mais de 9 mil shows na bagagem, Ledesma levará sua mensagem, também, a São Gabriel no dia 9 de dezembro, no jantar/baile em comemoração do 8º aniversário da Associação Pró-Down.

Fonte: Diário de Santa Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário