segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Cavalo Crioulo...onde tudo começou!

Gato e mancha eram dois cavalos criollos que, guiados pelo suíço aimé f. Tschiffely, embora desde a sociedade rural Argentina, em Palermo, o 24 de abril de 1925 para a cidade de Nova Iorque para onde chegaram 3 anos, 4 meses e 6 dias depois da sua partida. A pé, senhores.

Gato era de plumagem gateado e mancha era um overo. O seu dono, Don Emilio Solanet, propulsor do reconhecimento da raça crioulo e um dos fundadores da Associação de criadores de cavalos criollos da Argentina, se os tinha comprado ao warlord tehuelche liempichún em chubut e se os faleceu recentemente a don tschiffely.
Embora esta saga tem mais de 90 anos, não deixa de causar surpresa. Gato, mancha e don aimé percorreram 21.500 km até a quinta avenida, a bater um recorde impossível de distância e também de altura atingindo 5900 msnm na Bolívia. Atravessaram várias vezes a cordilheira em uma viagem de 504 etapas para uma média de 46,2 km por dia.

Gato e mancha atravessaram vinte nações e regressaram heróicos às nossas pampas. Mancha e gato morreram em 1947 e 1944, aos 40 e 36 anos de idade na estadia do Dr. Don Solanet, o cardal em ayacucho. Em comemoração da data em que mancha e gato entraram na cidade de Nova Iorque, foi nomeado no dia 20 Setembro de cada ano como o dia nacional do cavalo. Os dois cavalos estão embalsamados no Museu Enrique udaondo de luján.


Sem comentários:

Enviar um comentário