sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Para quem ainda não entendeu o que é Mormo!


Mormo ou lamparão é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei mais frequente em equideos (cavalos, asnos emulas), mas podendo também ser contraída por outros mamíferos, como cachorros, gatos, bodes e inclusive o homem. É uma infecção causada pela bactéria Burkholderia mallei geralmente pela ingestão de água ou comida contaminada. É encontrada na América latina,África e Ásia.

Sintomas
Seus sintomas incluem:
Febre; temperatura elevada
Tremores;
Suor excessivo;
Sensibilidade a luz;
Dor no peito;
Rigidez muscular;
Catarro e sangramento nasal;
Perda de peso progressiva;
A sua forma cutânea gera nódulos endurecidos nos membros e abdômen, membranas mucosas afetadas aumentam a produção de muco gerando catarro e pus. Em infecção pulmonar podem causar pneumonia, abcessos pulmonares e dificuldade para respirar (dispneia).

Sem tratamento, a infecção pulmonar ou no sangue costuma ser fatal aos animais em 7 a 10 dias.

Como a infecção em humanos e em países desenvolvidos é rara, não há muitos estudos avaliado a eficiência dos antibióticos em seu tratamento, mas geralmente é eficiente o tratamento com:
Sulfadiazina (eficiente tanto para animais quanto para humanos)

Vacinas estão sendo desenvolvidas e testadas, mas até 2015 ainda não estão disponíveis.

História
Matou muitos cavalos e soldados durante a primeira e segunda guerra mundial na Rússia, possivelmente espalhada intencionalmente pelos alemães. Atualmente está quase erradicada dos países desenvolvidos.

Fonte: Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário