sábado, 24 de setembro de 2011

POESIA E HISTÓRIA - O nascimento da poesia.

Poesia Clássica

Sob a ação do processo de evolução cultural das civilizações mais adiantadas, como a grega e a latina, a poesia, essencialmente narrativa no princípio, foi tomando características definidas.A Odisseia, de Homero, define o poema épico antigo, por uma vinculação às raízes primitivas e populares. 
Entende-se por épica (do grego epos, canto ou narrativa) a narrativa poética de substrato histórico, considerando-se ambas as obras, a Odisseia e a Ilíada, como a codificação de todos os mitos gregos. 
Os poemas homéricos possuem tom eloquente em seus versos (hexâmetros) e duração das vogais, como se tivessem sido feitos para serem falados em voz alta.A poesia Lírica nasceu da fusão do poema épico com o instrumento que a acompanhava, a lira. As formas foram então se diversificando; variedades e novas técnicas surgiram, como: a ode, a elegia, os epitáfios, as canções, as baladas e outras mais que se desenvolveriam posteriormente como o soneto, e o madrigal.
Safo (século VI a.C.) é a primeira poetisa conhecida. Sua obra, dedicada ás musas, é uma variedade de poesia lírica: odes, elegias, hinos e epitalâmios. 
Píndaro foi o primeiro grande criador de odes, que conservava uma narrativa heroica, embora já admitisse um canto pessoal, subjetivo, retratando a vida e experiências do próprio autor.
Siménides de Ceos foi um grande criador de epitáfios, poesia em memória dos heróis mortos.
Outra forma lírica derivada é a poesia bucólica, que teve em Teócrito (século III a.C.) um grande cultor. A primeira característica da poesia lírica é a maior liberdade quanto ao número de sílabas dos versos. Ela também foi de grande influência sobre a poesia dramática, que se apresentava com duplo caráter: épico e lírico (objetivo/subjetivo). 
A poesia dramática mantinha a narrativa épica, mas transfigurava os narradores nos próprios personagens das ações, pintando seus estados emotivos, o que lhe conferia um sabor lirico.
Os três grandes poetas dramáticos da Antiguidade Clássica são: Eurípedes, Ásquilo e Sófocles. Das inúmeras peças que escreveram, somente algumas foram preservadas, sendo ainda representadas em todas as partes do mundo. 
Anchieta, em sua campanha catequista, no Brasil do século XVI, usou um subgênero dramático, o auto sacramental, como forma de difusão do ideais cristãos entre os indígenas.
A cultura latina apresenta acentuado mimetismo literário em relação à cultura grega. 
Virgílio escreveu um grande poema épico, a Eneida, calcado sobre a unidade latina. As Metamorfoses, de Ovídio, também apresentam caráter épico-lírico.
Outro gênero poético de importância é a sátira com destaque para Horácio, Pércio e Juvenal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário