quinta-feira, 14 de julho de 2016

Pirataria é Crime - to fora!

Hoje, ainda, continua na web a discussão gerada pela denuncia e pedido do Cantor Nilton Ferreira que, com toda razão, tire seu CD tirado de um blog que faz download de graça. 
Mais uma vez venho me posicionar contra esse blog, pois não podemos compartilhar com a ideia de PIRATARIA e algo que é sacado do autor, do proprietário sem seu consentimento é roubo ou no caso pirataria. Até entendo algumas explicações e por isso que deu tanto pano para manga, esse tema, mas é injustificável que um artista tenha seus direitos safados por um terceiro, sem ele, o artista, no caso de que ele queira doar, ai é outra conversa.
Vou citar algumas coisas porque sou contra:
1º - É balela comparar a nossa música com a música sertaneja que ai está, que segundo alguns comentários que eles doam CDs, e com o cachê que ganham, certamente que podem doar, o que não é a nossa realidade. Mas, e como tudo tem um mas, certamente tem centenas ou porque não dizer milhares de Cantores Sertanejos sem expressão que não doam ou talvez nem tenham CD para divulgar.

2º A música sertaneja é totalmente descartável, ou seja, é feita exatamente para isso, um ou dois meses, e se fez sucesso toca e se não fez, logo vem outra, com a grande mídia em cima. A nossa música regional é totalmente diferente, são temas mais elaborados, pesquisados, e se a coisa continuar assim , de que vale um Poeta, um compositor pesquisar, nossa cultura cairá na mesmo lixo da música sertaneja.

3º Um Cantor quando lança um CD ele tem compromisso com quem o empresta as obras, letras e músicas e portanto tem que pensar neles, também, que o único ganho desses Poetas e compositores são os direitos autorais. Ai muita gente vai dizer: - Mas quem ganha direito autoral?  e eu respondo: Todos aqueles que se organizam. EU por exemplo ganho e não é tão pouco assim.

4º Se nós, os principais interessados, que estamos ligados diretamente com isso acharmos que é normal, porque alguém um dia disse que: "se o meu CD for piratiado é porque é bom" então não grave. Porque se tu depender do PIRATA para viver teu caso é mais sério. 

5º Se as gravadoras, poucas que ainda existem, pararem, ai que a coisa piora, porque sem elas, qual a finalidade de gravar, pois conheço muitas rádios que só tocam o que é gravado por gravadora, exatamente para tentar acabar com a pirataria e se essas rádios não fizerem isso é porque a Pirataria venceu.

6º O Músico que é dono de estúdio e achar que é certo piratar então não pode cobrar nem pelo seu  trabalho, como músico,  tão pouco pela gravação em seu estúdio,  porque cobrar,se achas certo que outrem copie a tua obra e coloque a disposição de todos ou venda?

7º Lutamos por um Pais melhor, e sabemos que PIRATARIA é Crime, e se é crime como podemos sermos a favor?  

PENSE, reflita e tente mudar o que está errado e não ser conivente só por seu interesse. Sua contribuição com o que está errado, prejudicando terceiros é tão danosa quanto as falcatruas que vimos todos os dias de nossos governantes e certamente que tu não concorda com elas. Lembre-se que uma letra, uma música, um CD é um produto de alguém que sonha, que projeta, que trabalha, perde noites de sono, dificuldades como é a nossa música, além de empregos para músicos, técnicos, fotografos, prensagem, montadores, lojas, vendedores e tudo isso está sendo jogado no lixo, pelo bel prazer de uma pessoa. Não deixem as coisas chegarem ao extremo de uma punição maior, porque ninguém quer isso.

1 comentário:

Unknown disse...

Entendo seu post.
Mas quero que o amigo me responda...

Qual o meio atual mas ágil para sua musica chegar onde você não pode estar?
Entendo que a musica do sul do pais pode chegar muito além, mas para isso é preciso divulgação, e não existe outra maneira tão ágil e eficaz quanto a internet.
Ocorreu erro por parte dos blogueiros por postar um CD inédito, sim!
Mas temos que levar em conta que também possuímos aquele artista que a unica maneira de divulgar seu trabalho com pouco custo é através da internet, desses blogs.
Aquele que é fã vai com toda a certeza comprar o CD (físico) de seu artista preferido em seu show ou baile.
Encerro com minha modesta ideia, me perdoem, e minha opinião e morro defendo ela:
Blogs para Download de graça, de qualquer genero musical é uma necessidade de muitos artistas, de mostrar seu trabalho, de levar a musica onde o musico não pode chegar!

Enviar um comentário