segunda-feira, 28 de agosto de 2023

OS FESTIVAIS - RESPEITEM O COMPOSITOR!

Alguns Festivais do Rio Grande do Sul deveriam serem repensados. E escrevo isso diante de muitos fatores que acontecem comigo, imagina o que acontece com os outros que a gente não fica sabendo. Penso  que tudo começa porque são feitos por órgão públicos, Prefeituras, que normalmente coloca na Secretaria de Cultura alguém que pouco entende de cultura, normalmente a secretaria esta junto com a Educação e colocam uma professora, que sabe dar aula, mas não entende de cultura.  Normalmente esse terceiriza a cultura para uma amiga ou amigo, do partido do Prefeito, que nada entende de cultura e assim a roda anda.

Pois bem, se tu leres um regulamento de festival, tu não manda música, porque as exigências são tantas, que nem eles, os que fizeram o regulamento, sabem o que querem. Por exemplo exigem música em mp3, se for em wave ou outro formato, não aceitam. Letra Arial 12, ficha assinada em cartório, autorização com assinatura de todos os autores e outras babuseiras que é inacreditável, tipo telefone, email, que para nada serve, para alguns.. A gente acaba fazendo tudo isso e quando as músicas passam a gente acaba sabendo pelos blogs, porque alguns não são capazes de um telefones, de um e-mail antes de divulgar.

O Ronco do Bugio de São Chico de Paula, festival que 2006 ou 07 eu acho colocou uma música minha, num disco em nome de outro, musica essa que nem havia ido ao palco, foi para a triagem mas não foi escolhida, mas está no CD do festival, no nome de outro. Reclamei e na época fui humilhado pelo Secretário de Cultura daquela cidade. Fiquei um tempo sem mandar musica, partir de 2013 comecei a mandar e ja tive alguns bugios premiados naquele festival, que o ano passado, larga uma relação de músicas e depois volta atrás, apesar disso vencemos o festival com SÓ SÃO CHICO TEM! - pois bem, esse ano, já saiu 3 listas divulgadas de bugios, antes só com um autor, depois com dois autores, agora uma outra lista com diversos autores, mas continua incorreto. Ai eu pergunto:

- Será que é difícil fazer a coisa correta? 

- Para que servem as fichas que preenchemos colocando até que tipo de sangue se tem?

- Quando será que os autores, os compositores, vão serem respeitados nos festivais?

- Será que haveria festival se não houvessem autores, compositores, quem escreve, quem musica? Será que haveriam cantores? Será que a música seria tão importante na vida das pessoas? Será que alguém sobrevive sem compositor, sem música? Será que as rádios existiriam sem música? Será que a cultura sobreviveria sem música? sem poesia? Sem os autores? E os Secretários de cultura existiriam?

Pois é, meus irmãos, não queremos ser bajulados, queremos apenas sermos respeitados, pois o que vocês tem como diversão, nós temos como trabalho, como vida, como sonho, como projeto de vida, e a razão da existência de um festival, depende muito de quem compõe.

Respeite o compositor!


Sem comentários:

Enviar um comentário