quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Fila brasileiro

O Fila brasileiro é uma raça de cão de grande porte desenvolvida no Brasil, reconhecida internacionalmente como a primeira raça brasileira.
O fila também é ou era conhecido como cachorro boiadeiro, cão caipira, onceiro, cabeçudo e boca-negra.
Sua ascendência está ligada a cães trazidos pelos colonizadores portugueses e espanhóis durante a época da União Ibérica e possivelmente em momentos posteriores. Dentre as raças que pilotaram para sua formação estão o Mastín leonés (variedade funcional do Mastim espanhol), Rafeiro do Alentejo, Alão português (extinto), Cão de gado transmontano e Cão de Castro Laboreiro. entre outros.
Desde os tempos da colonização, o Fila brasileiro desempenhou um papel significativo na história do Brasil, auxiliando os portugueses na conquista do território. Um dos contextos em que esse cão se destacou foi ao acompanhar as comitivas dos bandeirantes. Os bandeirantes eram aventureiros e exploradores que pelo interior do país iam em busca de ouro, pedras preciosas e indígenas escravizados. Durante essas expedições, o Fila brasileiro era um fiel protetor das comitivas, oferecendo defesa contra ataques de nativos hostis, além de proteção contra onças e suçuaranas, que representavam uma ameaça constante. Eles também receberam um papel importante na proteção dos rebanhos de gado.
Além disso, o Fila brasileiro também teve uma presença marcante entre os tropeiros, que eram responsáveis ​​por conduzir tropas de animais, como mulas, cavalos, gado e cargas pelo interior do país, em especial nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, como São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

Os tropeiros dependiam da segurança fornecida pelos filas para proteger suas cargas e garantir uma tranquilidade durante as longas jornadas pelas estradas e trilhas do Brasil colonial.
As características do Fila brasileiro, como seu porte imponente e a disposição para o trabalho, completaram-no um companheiro valioso para os bandeirantes e tropeiros.
Gravuras do príncipe Maximilian zu Wied-Neuwied, do início do século XIX, mostram a presença do Fila brasileiro não apenas nas regiões centro-oeste e sudeste, mas também no nordeste do Brasil. Essas gravuras retratam vaqueiros com trajes típicos da região, acompanhados por cães de grande porte, conhecidos na época como "cabeçudos", "onceiros" ou "boiadeiros".
Há também a possibilidade(incerta) do Cimarrón Uruguaio ser descendente dos filas brasileiros, pela sua extrema semelhança. Sendo estes introduzidos via Colônia do Sacramento a partir de 1680.
Essas representações confirmam a disseminação e o uso do Fila brasileiro em diversas partes do país desde os primeiros séculos de colonização. Uma das iconografias também relata um incidente, no qual quatro cães de grande porte, com orelhas cortadas e formato corporal retangular (característico do fila), estão acuando uma onça em cima de uma árvore.

Outra gravuras de Jean Baptiste Debret mostram caçadores de Itu-SP junto ao seu cão fila, ainda outra iconografia mostra-nos um acampamento/pouso de tropeiros com um fila fazendo a guarda dos tropeiros, enquanto estes descansam.
Essas observações reforçam a presença do fila brasileiro em diferentes regiões do país ao longo do tempo.
Atualmente, o fila brasileiro é usado oficialmente pelo Exército Brasileiro. Além de ser usado pelo Comando Militar da Amazônia, também desempenha um papel como cão de guerra paraquedista pela Brigada de Operações Especiais. Essa raça cruzada e automática continua a deixar sua marca na história do Brasil, destacando-se como um cão de trabalho valioso e leal. Escreva uma outra versão do texto, usando informações mais embasadas sobre a origem do cão fila, e sua relação com os bandeirantes e tropeiros.

Hoje em dia, o Fila brasileiro continua sendo valorizado por suas habilidades e é oficialmente reconhecido e utilizado pelo Exército Brasileiro. Ele é empregado pelo Comando Militar da Amazônia e também como cão de guerra paraquedista pela Brigada de Operações Especiais, evidenciando sua capacidade de desempenhar funções importantes em situações militares.
Assim, o Fila brasileiro desempenhou um papel relevante na história do Brasil, confiante para a conquista do território, a segurança dos bandeirantes e tropeiros, e deixando seu legado como uma raça leal, protetora e incansável.

-Felipe de Oliveira referência: Terra de Santa Cruz

Fontes:
-Do Valle, Procópio (1981). O Grande Livro do Fila Brasileiro: Quatro séculos da história do Brasil.
-NÚCLEO ORIGINAL FILA BRASILEIRO

Sem comentários:

Enviar um comentário