segunda-feira, 21 de agosto de 2023

20 de Agosto Dia do vizinho

O Dia do Vizinho é comemorado em duas datas: 20 de agosto, em homenagem à poetisa Cora Coralina, e 23 de dezembro, que tem origem desconhecida. A data é uma homenagem aqueles que compartilham a mesma rua, bairro ou prédio. Além disso, é uma ótima oportunidade para estreitar e estabelecer laços entre a vizinhança.

As relações entre a vizinhança são comuns em cidades pequenas ou bairros periféricos, já que os vizinhos acabam fazendo parte do dia a dia um do outro. Infelizmente, nas grandes metrópoles, fatores como a insegurança e a correria da rotina fizeram com que esse sentido clássico de vizinhança se perdesse.

De qualquer forma, essa data é importante para nos lembrarmos das boas atitudes que podemos ter em relação aos nossos vizinhos e as formas de celebrá-la contribuem para uma convivência melhor. Saiba mais sobre o dia do vizinho no texto de hoje!

A data criada para celebrar a fraternidade entre a vizinhança foi iniciativa da poetisa brasileira Cora Coralina. Nas palavras da autora, “vizinho é mais que parente, pois é o primeiro a saber das coisas que acontecem na vida da gente”.

O dia 20 de agosto foi escolhido em 1980 por ser o dia do aniversário de Cora Coralina. Segundo a história, os moradores de sua rua quiseram fazer uma festa de aniversário para ela, mas ela recusou e disse que preferia uma comemoração entre vizinhos.

Cora Coralina nasceu em Goiás e é considerada uma das principais escritoras brasileiras. Ela começou a escrever aos 14 anos, mas teve seu primeiro livro publicado apenas quando tinha 76 anos, em 1965. Apesar disso, ela escreveu dezenas de livros, dentre os quais se destacam “Estórias da Casa Velha da Ponte”, “Meu Livro de Cordel”, e o livro infantil “Meninos Verdes”. A poetisa faleceu em 1984, aos 95 anos.

“Vizinhos e amigos, duas palavras que se entrelaçam e formam unidades criadas pelos acasos sociais para fazerem a vida melhor.” Cora Coralina.
Dia do vizinho: dicas para manter uma relação harmoniosa

Manter uma boa vizinhança é um desafio que vai além dos cumprimentos nos corredores, elevadores ou ruas, do respeito às regras de silêncio e de favores. Essa é uma relação de deveres e direitos entre pessoas que compartilham o mesmo espaço. Confira algumas dicas do que fazer para manter a boa relação com sua vizinhança:
Cuide da limpeza

A limpeza de sua casa influencia no bem estar de seus vizinhos. Isso porque sujeira e lixo atraem bichos e pragas que transmitem doenças e podem colocar sua saúde e a de sua vizinhança em risco. Por isso, lembre-se de:Não deixar restos de comida expostos;
Armazenar os alimentos da forma certa;
Tampar as lixeiras;
Cuidar da limpeza dos ambientes;
Procurar profissionais para desinsetizar ou dedetizar os ambientes quando tiver problemas com infestações. Não esqueça de informar seus vizinhos sobre esse procedimento, já que os insetos podem correr para as casas de seus vizinhos em busca de sobrevivência.
Respeite as regras

Procure conhecer as normas de convivência e respeitá-las. Procure as leis sobre o barulho após um certo horário da noite, regras sobre vagas de garagem ou mesmo sobre o armazenamento de materiais em locais comuns e siga-as. Se você mora em um condomínio, procure conhecer o regulamento e, se você sentir falta de alguma regra, participe das reuniões e proponha as alterações para ajudar a melhorar o clima.
Seja gentil

A boa convivência com seus vizinhos vai além das regras: é necessário gentileza e amizade para ter conviver de forma tranquila. Deixe claro que você está disponível para ajudar seu vizinho quando necessário. Seja sempre simpático e cordial.
Exercite a paciência

Claro que existem momentos complicados entre os vizinhos. Por isso, tenha cuidado para não deixar a raiva dominar em situações de conflito. Procure ter paciência e preserve uma boa convivência no longo prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário