segunda-feira, 14 de março de 2022

ALBINO MANIQUE - 78 ANOS

Albino Manique e Chico Castilhos em 1957

Albino Batista Manique - nasceu em São Francisco de Paula, 12 de março de 1944 um dos mais consagrados aordionistas gáuchos, desde cedo sempre teve a música consigo. Tinha um vizinho e amigo chamado Francisco Castilhos, e juntos começaram a tocar. Francisco ganhou um cavaquinho, e como Albino tocava pandeiro, fizeram uma dupla para animar as festinhas do interior. Com o passar do tempo, Chico ganhou um violão, e Albino uma gaita de 80 baixos de seu pai, e desde então se apaixonou por este instrumento que ainda o acompanha até hoje.

Em 1958 se apresentavam num concurso musical de uma igreja em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. Como a dupla não tinha nome ainda, o animador Jair Teixeira disse que iria apresentá-los como Dupla Mirim. O batizado deu certo e, a partir deste dia, ficaram conhecidos como Dupla Mirim.

Em 1961, ele e Francisco Castilhos gravaram seu primeiro disco, intitulado Barbaridade, que até hoje ainda é muito tocado no sul do país. Depois de algum tempo se concretizou o Conjunto Os Mirins liderado por Albino.

Albino Manique tem uma musicalidade muito forte e muita habilidade com a sua gaita, criando uma técnica muito peculiar, e sempre se destacando por seus arranjos complexos e muito bem elaborados.

Em 1969 lançou seu primeiro disco solo, intitulado Alma de Acordeon, com sucessos como Taquito Militar e Bugio da Serra.

Na década de 1970 dedica-se ao conjunto, deixando de lado os discos individuais, voltando com todo vapor em 1978 com o disco solo Baile de Candeeiro trazendo músicas como Baile de Candeeiro e Madrugada.

Albino, em pouco tempo, passou a ser considerado uns dos melhores instrumentistas do Brasil e era muito requisitado para gravar discos de outros artistas.



Discografia:

1969: Alma de Acordeon
1978: Baile de Candieiro
1981: No Compasso da Acordeona
1983: A Gaita do Rio Grande
1984: Dançando Com Albino Manique
1985: Entrevero no Teclado
1986: O Gaiteiro
1989: Eu e a Acordeona (relançamento do LP Alma de Acordeon de 1969)
1994: A Gaita de Albino Manique
1998: O Som de Albino Manique

Sem comentários:

Enviar um comentário