segunda-feira, 13 de abril de 2015

Morreu hoje o músico gaúcho Ademar Silva

Morreu hoje, na cidade de São Lourenço do Sul, o Grande músico e cantor Ademar Marques Rataiesky ou apenas Ademar Silva, como todo o conheciam aos 71 anos de idade. Ele estava hospitalizado devido a complicações renais e na última semana o seu quadro de saúde piorou, vindo a óbito. 

Seus amigos, ainda consternado, deixaram mensagens na sua página na web. 

Com mais de 50 anos de carreira, Ademar Silva ainda andava pleos palcos do Rio Grande, bem como tinha programa de Radio e ainda encantava a todos com sua cordeona.

Para quem não conheceu ou não lembra, Ademar Silva apresentou-se em festas gaúchas e tocou com Teixeirinha no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Em 1961 gravou pela Philips "Gaúcho forasteiro", de sua autoria e Leopoldo e "Oito de maio", parceria com Pinheiro. No ano seguinte, lançou pela mesma gravadora, "O amor que eu sonhei" e "Homenagem ao papai", parcerias com Leopoldo. Em 1963 gravou pela RCA as toadas "Leva eu, sodade", de Tito Neto e Alventino Cavalcânti e "Chuva do bem", de Demóstenez Gonzales. 
Em 1968, lançou "Rei dos pampas", composição de Raul Torres. Gravou também "Vida triste", de Piraci e Lourival dos Santos. Apresentou-se em emissoras de rádio e de TV, circos, boates e teatros de diversos estados do Brasil. Em 1975, gravou um LP pela Tropicana. Destacaram-se naquele LP, "Saudades de Porto Alegre", de Roberto Stanganelli e Paraguassu, "Felicidade", de Lupicínio Rodrigues, "Velhas cartas", de Tonico, Tinoco e Zé Paioça e "Sortes iguais", de sua autoria. Entre 1975 e 1982, gravou quatro LPs pela Chantecler. Gravou, ainda, diversos discos pelas gravadoras PolyGram, Continental e Solo Livre.
Gravou 18 Lps e com eles grandes sucesso da música gaúcha.
Nosso sentimentos a familia de Ademar Silva.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá! O Ademar Silva era natural de São Lourenço do Sul. Na 2a feira de manhã ele voltava de ônibus de Veranópolis, onde se apresentara num circo. Perto de Canoas sofreu um desmaio e foi levado ao HPS daquela cidade, onde acabou falecendo de infarto. O sepultamento ocorreu ontem, 14/04, no Cemitério São Francisco de Paula, em Pelotas, cidade onde residia há cerca de 4 anos.

Bico disse...

O anônimo está correto.
Ele não estava hospitalizado em São Lourenço, a morte aconteceu no hospital de pronto socorro de Canoas onde ele deu entrada por motivo de um infarto.

Bico disse...

O anônimo está correto.
Ele não estava hospitalizado em São Lourenço, a morte aconteceu no hospital de pronto socorro de Canoas onde ele deu entrada por motivo de um infarto.

Enviar um comentário