terça-feira, 14 de abril de 2015

Tranco Monarca quer preservar as legítimas tradições gaúchas


Crédito: Livia Stumpf

Criado em 2004 pelo gaiteiro Antonio Marques, o Tranco Monarca, que tem integrantes de Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Canoas, Porto Alegre e São Leopoldo, tem o objetivo de preservar as legítimas tradições gaúchas. Como o próprio nome do grupo, que tem a atual formação desde 2009 diz, aliás:

- Eu já participei de um grupo, antes de fundar o Tranco Monarca. Mas queria ter a minha banda, de baile, inspirada em grandes nomes, como Os Serranos, João Luiz Corrêa e Os Monarcas- explica Antonio.

Mesmo com as dificuldades, eles seguem firmes e fortes

Mesmo com 10 anos de estrada, sem uma estrutura forte de divulgação e com a falta de emissoras de rádio que toquem música nativista, o Tranco vem conseguindo emplacar bailes em CTGs de Porto Alegre, da Região Metropolitana e do Interior. A receita?
- Tocamos a música gaúcha de baile da maneira mais autêntica possível, dentro das normas do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) e de acordo com as recomendações de cada entidade tradicionalista, colocando nosso estilo em cada canção e entregando sempre o melhor para o público- explica Ricardo Terra, guitarrista do grupo.

O primeiro CD dos caras reúne faixas próprias, como Patrão de Bombacha, O Centauro das Coxilhas e Bugio Velho, que integram o repertório dos bailes gaudérios:
- A experiência de cada integrante deu uma mistura legal para o Tranco, flor de especial, como costumamos afirmar- assegura Ricardo.

O próximo passo dos gaudérios é penetrar nos mercados de Santa Catarina e do Paraná, nicho forte no gênero, pela quantidade significativa de colônia de gaúchos:
- A ideia é estender nossos horizontes para estes dois estados. Estamos há uma década nesta lida que é dura, porém, muito gratificante- afirma Antonio.
Ainda integram o Tranco Monarca Jimmy Bertolini (gaita), Fabinho (bateria e vocal), Nilmar (baixo e vocal), Nenê (gaita-ponto e vocal) e Fabiano Fagundes (guitarra).



Joca Martins fala sobre o grupo Tranco Monarca: 
- É um grupo com perfil bem definido, nos estilos e nos temas abordados. Aconselho que sigam perseverando e sempre busquem seu espaço e o constante aprimoramento musical.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário