quinta-feira, 16 de abril de 2015

CAVALGADA NO FIM DO MUNDO


Foto: Paulo Junqueira*

Nada melhor do que começar o ano com o pé no estribo, por isso escrevo sobre a cavalgada num dos lugares mais lindos do mundo, aonde fui cavalgar no início deste ano, a Patagônia.
Ela é muito grande e tão bonita no Chile quanto na Argentina, país aonde se estende desde aregião de Bariloche até o extremo sul do continente.

Iniciei o ano cavalgando em Ushuaia (também conhecida como Fim do Mundo).
Saindo do Centro Hípico de meus amigos Adolfo e Laura, iniciamos a subida da montanha, com ventos muito fortes e cortantes, comuns na região. Cruzamos rios, bosques e atravessamos pontes rudimentares, até alcançarmos o topo e sermos brindados com uma vista espetacular para a cidade de Ushuaia e o Canal de Beagle; tendo por pano de fundo aCordilheira dos Andes.

Esta é uma região de muitas histórias de aventureiros e o Adolfo sem dúvida é um deles, todos os anos empreende a Expedição Fim do Mundo na Península Mitre, digna do nome (um dia escrevo sobre ela).
De Ushuaia segui para El Calafate, destino turístico consagrado por seu Glaciar – Perito Moreno. 
Como estava numa viagem de pesquisa para reorganização de roteiro, passei alguns dias fazendo uma das cavalgadas mais difíceis de minha vida.

Os dias nessa época do ano são longos na região (com luminosidade até 11 horas da noite) e resolvi estender os percursos ao máximo, cavalgando em média 10 horas por dia.
Mas valeu a pena, subimos montanhas aonde encontramos partes cobertas com neve e vistas incríveis, tanto para as cordilheiras chilenas com destaque para Torres Del Pane, como para oGlaciar Perito Moreno, um espetáculo à parte.
Muitas travessias foram difíceis e em alguns momentos tivemos que baixar a montanha a pé.
Os cavalos ajudaram muito, são fortes e rústicos, acostumados com o terreno difícil e em alguns lugares até perigoso. 
Os cavalos crioulos (cruzados com raças de tração) da região pesam cerca de 600 kg e passam parte do ano soltos nos campos e montanhas cobertas de neve.

Foram 10 dias em que enfrentamos desafios numa aventura com alto grau de dificuldade, aonde estreitamos nossa relação de amizade com o pessoal da região e tivemos oportunidade de ter uma relação muito estreita com nossos cavalos.
Ao final a alegria de ver que todos os obstáculos foram superados, e que conseguimos reunir o melhor da região na Cavalgada dos Glaciares, que sem dúvida é uma das melhores cavalgadas que qualquer um pode fazer na vida.

Fonte: http://www.viajaracavalo.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário