sexta-feira, 4 de julho de 2014

MTG pune doze narradores com até 180 dias de suspensão

Maioria dos punidos trabalhou no rodeio de Porto Alegre. Foto: arquivo pessoal suspensão, por terem trabalhado em eventos da Federação Gaúcha de Laço. Tomada em sessão realizada no dia 24 de junho, a decisão doDepartamento de Narradores do movimento está sendo comunicada, via correio, aos punidos. São eles João Carlos de Moura, Éder Antônio de Azeredo, Gustavo Curtinaz, Gustavo Leite de Oliveira, Gilberto Guazzelli, Fernando Bizaro Flores, José Anor Cunha dos Santos e Edson Lima dos Santos, todos por terem narrado no Rodeio Nacional de Porto Alegre, em março, promovido por “entidade não filiada ao MTG”. O rodeio foi organizado por Cléber Vieira, presidente da Federação Gaúcha de Laço.

Também foram punidos Antônio Evaristo de Almeida, Ivo Rodrigues da Rosa, Júlio Euclides Camargo dos Santos, que atuaram no Rodeio de São Leopoldo (onde houve etapa do circuito de laço esportivo da Federação) e ainda Marcos Rumpel Lutz, que narrou na Campereada Internacional de Santana do Livramento. Edson, Éder e Gustavo, que estiveram em duas provas da federação (Porto Alegre e São Leopoldo) terão penas dobradas, ou seja, receberam 180 dias de suspensão, assim como Guazzelli, que já havia sido suspenso por criticar o MTG em redes sociais. Eles foram chamados a se explicar no MTG, compareceram, mas não aceitaram apresentar defesa individual e oral, por 15 minutos, como propunham seus julgadores. Queriam que apenas um narrador falasse pelo grupo, o que não foi aceito.

Procurado pelo blog, o presidente do MTG, Manoelito Savaris, limitou-se a afirmar, por e-mail, que “essa questão é tratada à luz do regulamento interno do Departamento de Narradores, cuja participação é voluntária”

Enfim, repito aqui o que já escrevi: à luz do bom senso, essa punição é descabida. Penalizar um narrador por trabalhar em um dos maiores e mais tradicionais rodeios da fronteira, a Campereada de Livramento, que é realizada há 32 anos e teve apenas uma prova da federação de laçadores, beira o absurdo. Se a alegação é de que o Departamento de Narradores está apenas cumprindo o regulamento, então, por que não se tem notícia de punições em rodeios de outras entidades filiadas, como a ABCCC? Ou seja, as normas só estão valendo para a Federação de Laço. Não é no cabresto que o MTG vai manter sua hegemonia.

E o pior é que a crise tende a crescer. E junto com ela, as polêmicas e o desgaste. E a culpa, não é deste repórter.

Fonte: http://g1.globo.com/ REPORTER FARROUPILHA

Sem comentários:

Enviar um comentário