terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Um manifesto histórico:

“Cidadãos, às armas! 
Os inimigos da Pátria, arvorados em governo legal, implantaram nela o terror como meio de ação, lançaram mão do punhal para matar em plena paz; das Comblains para assaltar casas de famílias e do saque para saciar sua voracidade. 
A imprensa clamou contra essas atrocidades, tendo como resposta única o tripudiar de algozes sobre os cadáveres das vítimas. O Rio Grande, Pátria de heróis, está convertido em terra de escravos. Qualquer esbirro penetra nos lares matando os chefes de família, ferindo mulheres e crianças a tiros de revólver.
A estatística de crimes registrou fatos tão atrozes como os praticados em plena paz, depois da rendição de Bagé, não tendo inimigo a combater em parte alguma do Estado. 
O nosso patriotismo aconselhou o desarmamento para evitar a luta fratricida, porém o mau instinto de adversários desleais, se prevalecendo da ocasião para matar, regando de sangue e lágrimas o solo Rio-Grandense. 
Há 8 longos meses que muitos de nossos irmão amargaram no exílio o pão duro da necessidade, sofrendo vexames que lhes impõe nas cidades, e outros, errantes pelas matas, fogem ao punhal homicida. Para acabar com esse estado de coisas, já não há para quem apelar. 
Os nossos brados, os gemidos das viúvas, e dos órfãos não são ouvidos pelos dominadores que se banqueteiam nos Palácios. 
O único recurso que nos resta é conquistarmos a liberdade da nossa terra pelo brilho das nossas armas. 
Concidadãos!! 
A Nação inteira e os povos cultos têm neste momento os olhos voltados para nós. 
Povo de heróis sempre habituados a libertar dos seus tiranos a humanidade extraviada, mostrai-vos dignos da herança de glórias, legados pelos nossos antepassados, libertando à nossa terra do odiento jugo que a oprime. 
Lutemos Cidadãos!! 
A nossa causa é justa porque queremos reconstruir a nossa Pátria sobre lares de liberdade; é nobre porque é a causa da humanidade; é grande porque é a causa de um povo inteiro que tem sede de justiça e que clama pelo império da lei, hoje calcada aos pés pelos agentes do poder público. 
Às armas Compatriotas!! 
Lutemos pela Liberdade da Pátria e Deus será conosco! 
Viva o Rio Grande do Sul! 
Viva o Exército Libertador! 
Viva Partido Federalista! 
O General em Chefe João N. da Silva Tavares – Acampamento na Carpintaria, 5 de Fevereiro de 1893.”

Da página da web de José Fighera Salgado

Sem comentários:

Enviar um comentário