quinta-feira, 28 de junho de 2012

PEDRO JUNIOR DA FONTOURA

Pedro Júnior Lemos da Fontoura nasceu em Porto Alegre (RS), em 26 de setembro de 1971. Formado em Letras pela Universidade de Caxias do Sul, é professor de Literatura Brasileira e, no momento, é diretor da Biblioteca Pública Castro Alves e Coordenador da Feira do Livro, entre diversos outros projetos culturais em Bento Gonçalves, onde reside. 
Possui cinco cd’s solos gravados, (está em estúdio concluindo o sexto), e participação em mais de noventa obras discográficas, atuando ao lado dos mais importantes e renomados nomes da cultura gaúcha. Participa de várias antologias literárias e colabora com inúmeros veículos de comunicação. Tem estradeado muito pelos vários cantos de seu país e atuado com freqüência no Uruguai e Argentina, já tendo levado sua arte também ao Paraguai, Cuba, Portugal e Espanha.
Desenvolve há anos o projeto “O Poeta na Escola”, espetáculo interativo de poesia (oficina-show) que envolve interpretações poéticas, cênicas e musicais com o objetivo central de formar novos leitores e aproximar mais os que já possuem gosto pela leitura. Este espetáculo já percorreu mais de 300 instituições de ensino, atingindo um público aproximado de 35.000 alunos, em diversos estados brasileiros.
Pedro Jr da Fontoura integra a linha de frente da declamação e da pajada gaúcha com uma trajetória artística que já lhe rendeu mais de uma centena de premiações, várias de nível internacional. É presença garantida nas principais Feiras de Livro do sul do Brasil, bem como nos grandes eventos e festivais da nossa terra, seja como apresentador, compositor, intérprete e/ou produtor cultural. Como letrista, possui inúmeras obras gravadas por importantes nomes da nossa música regional.
De mente e alma inquietas, está sempre inovando em sua arte, bem como redescobrindo fontes do fazer artístico e literário.

Hoje, com certeza é um dos maiores declamadores e pajadores que esta Pátria Grande tem, além de poeta, escritor e mestre do verso puro. Certamente que o Rio Grande do Sul tem orgulho de um filho de tamanha grandeza e conhecimento cultural.
Recentemente esteve pela Europa, de bota e bombacha, chapéu tapeado, levando nossa arte e cultura aos 4 cantos do velho continente. E agora estará lá pela grande Curitiba, levando o verso de ideia, o verso declamado e as belas canções que estamos acostumados a ouvir e aplaudir.
Vai, lá meu amigo, que ficarei aqui, sempre ao longe tentando imitar teus passos, e de vez em quanto, copiar teus versos para quem sabe um dia, possa eu, sair do anonimato.

Sem comentários:

Enviar um comentário