quarta-feira, 6 de junho de 2012

Por favor, tirem minhas dúvidas!

A idade é coisa triste, a gente vai ficando velho e começa a se questionar. Não sei se isso é regra, mas acontece comigo!
A lembranças começam a florescer e quanto menos se espera elas tomam conta das ideias e ficam batendo. 
Lembro-me de quando morava em São Francisco de Assis e passava as noites inteiras nas frente do CTG Negrinho do Pastoreio, porque não tinha pilcha e nem dinheiro para entrar, pois naquela época só entravam os sócios e para se associar nessa entidade tinha que pagar uma tal de "jóia" e isso era só para quem tinha um poder aquisitivo bem alto, coisa que não acontecia comigo, pois sempre fui pobre.
Pois é, mas nesse tempo o CTG Negrinho do Pastoreio tinha um quadro Social enorme que se dava ao luxo de escolher que poderia entrar ou não. Mas isso tudo mudou.
Mas voltando ao assunto, que tenho dúvidas...
Para quem não sabe (e isso também não importa) tenho uma produtora de Vídeo e essa madrugada estava terminando um projeto das gineteadas do 18º Rodeio do Conesul, aqui de Santa Maria, que aconteceu em Março e analisando as imagens me vieram um monte de dúvidas, coisas que gostariam que tirassem, visto que não sou conhecedor do assunto, caso isso não venha atrapalhá-los.
Olhando a gineteadas vi que todos ou quase todos os ginetes que ali estavam, não usavam a "indumentária" exigida pelo tal de MTG, suas bombachas estreitas, e bem estreitas, boina, lencinho curtinho sobre a gola da camisa, botas "arremangadas", camisas que mais tem patrocínio do que cor, então me vieram as perguntas: 
- A Estância do Minuano não faz parte do Movimento? 
- Esse Movimento não colocou regras para as Pilchas?
- O Rodeio do Conesul, então não é rodeio de um Centro de Tradições?
- Ou será que, se colocarem regras para os ginetes, não teremos gineteadas? 
- E não tendo gineteadas, não teria publico para assistirem somente os tiro de laço?
(Sim, porque, na Tradição dos "Home", rodeio é só tiro de laço).
Há, e tem mais, tinha uma menina Gineteando, coisa de tirar o chapéu e aplaudir de pé, Herlita Mendes, de Caxias do Sul, e estava vestida de bota e bombacha, chapéu tapeado e um par de nazarenas de causar inveja a qualquer macho. Mas isso é permitido pelo Movimento?
Mas não fica só nisso, como sou curioso, fui "bisbilhotar" em outros rodeios, tais como: A Vacaria, Passo Fundo, Campereada do Alegrete, de Bagé e assim por diante, e não vi regras para as gineteadas, então o que me fez concluir que: OS GINETES NÃO SÃO GAÚCHOS! Será que estou certo?
Também vi que tem alguns laçadores patrocinados, com camisas que mais parecem dos rodeios americanos, laçando com um laço que não segura um terneiro, mas essa é a evolução, além de sela e bastos que nada tem a ver com tradição, se é que tradição é cultuar as coisas do passado.
Então não consigo entender, para um peão pobre ir a um CTG com uma indumentária que não está condizente com o tal de Movimento, não pode, mas para outras coisas pode.
Me disseram que tem até bombachas novas, que já vem com um bolso para carregarem o Celular, coisa muito tradicionalista, e que já estão aumentado o tamanho do bolso porque logo virá os ipods, se já não chegaram, e celular e ipod é coisa que meu avô muito usou, talvez não usasse porque era pobre, tinha só umas 30 quadras de campo.
Se tiver alguém que possa tirar minhas dúvidas, (mas que me convença) prometo que olharei com outros olhos as "regras" e quem sabe, também me torne um gaúcho, coisa que vai mudar muito a minha vida e meus conceitos.
Grácias pelas respostas.

Bom dia a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário