sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Unipampa inaugura estátua de Pepe Mujica no Campus Bagé


Estátua em bronze apresente Pepe com uma cuia e térmica de chimarrão - 
Foto: Ronaldo Estevam

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) inaugurou nesta quinta-feira, 18, a estátua de José Alberto Mujica Cordano no Campus Bagé. O evento contou com a presença do deputado uruguaio, Alfredo Fratti, que representou o homenageado, do artista responsável pela obra, Edgar Duvivier, do reitor da Universidade, Roberlaine Ribeiro Jorge, e do professor Hélvio Rech, um dos responsáveis pela homenagem.

A estátua feita em bronze representa a figura de Mujica em pé com uma garrafa térmica e uma cuia de chimarrão. A obra foi construída com recursos doados por Duvivier a partir da venda de estátuas menores do Pepe Mujica. A homenagem ao ex-presidente do Uruguai ocorre após Pepe Mujica receber o primeiro título de Doutor Honoris Causa da Unipampa, em 2017, aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) da Unipampa. A concessão do título levou em consideração sua representatividade como cidadão latino-americano.

Junto à estátua estão duas placas com as frases: “investir em educação primeiro, segundo em educação e terceiro em educação”, e “um povo educado tem as melhores opções na vida e é muito mais difícil aos corruptos e mentirosos enganá-los”. Segundo Roberlaine Jorge, a obra é importante como reconhecimento do primeiro Doutor Honoris Causa da instituição. “Quando a Unipampa faz esse reconhecimento, mostra que sempre vai estar ao lado de quem defende a educação. E este é mais um fator de aproximação com os países vizinhos que abre mais portas para a Universidade”, destaca o reitor.

Estátua foi construída com recursos arrecadados através de iniciativa particular

Por Micael dos Santos Olegário

Fonte: https://unipampa.edu.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário