segunda-feira, 9 de maio de 2022

Espetáculo Cosas de La banda Oriental - Negro Manolo



Na noite de 6 de maio, o Teatro Municipal de Rivera foi palco do espetáculo artístico e cultural Cosas de La Banda Oriental promovido pelo cantor e compositor uruguaio Manuel Oribe Fernandes Alves, conhecido no meio musical como Negro Manolo, que reuniu em um mesmo palco: música, dança, pintura e literatura.

Cantor destaque nos festivais de música do Brasil e Uruguai, Manolo considera que esta foi uma oportunidade ímpar de estar com os amigos para celebrar a cultura gaúcha e resgatar os traços da chama da banda oriental. Ele destacou ainda que a ideia do projeto também é congregar as diversas expressões de arte gaúcha em um mesmo evento. O espetáculo iniciou com a apresentação do artista Plástico Carlito Bicca, que durante o show realizou uma pintura de um quadro com a temática do evento, seguido pela apresentação de Negro Manolo e Grupo Contrabando, Grupo Vale Quatro de Arte Nativa, Pareja de Danzas Iberá, Diego Rodrigues Cunha e Ricardo Martins e Duo Sombras de Ontem. Além do lançamento oficial do livro A Doma Tradicional, escrito pelo poeta, compositor e domador santanense Zeca Alves.


O livro “A Doma Tradicional” é parte de um projeto que resgata os valores, os princípios básicos e o fundamento da doma tradicional de forma esclarecedora, desmistificando algumas informações mal interpretadas pela figura de linguagem usada em suas forças de expressão, e refazendo o caminho até os dias atuais, abordando temas que vão desde a origem deste método, até o aprimoramento, à evolução através de adaptações e novas técnicas, sem nunca perder suas principais características.

O livro possui 168 páginas, é bilíngue. De um lado o conteúdo é todo em língua portuguesa e de outro, traduzido para espanhol; portanto é um conteúdo do idioma pampa, ilustrado com fotos tiradas exclusivamente para este trabalho e escolhidas minuciosamente. A obra literária é revisada e corrigida por Circe Helena Schroeder, apresentada por Pedro Kutscher Ripol – médico veterinário, especializado em equinos e traduzido por Manoel Oribe Fernandez Alves para o espanhol – professor de história e compositor uruguaio.


Sobre o autor

Natural de Sant’Ana do Livramento, nascido no dia 23 de outubro de 1980, Rivair Alves da Silva Neto (Zeca Alves) desde a infância tem ligação direta com o campo onde aprendeu os valores que hoje norteiam seu caminho e seus ideais. Sempre ligado às atividades do meio rural, dedica-se ao cavalo desde os dezesseis anos de idade, no decorrer do tempo exerceu as funções de cabanheiro, domador, peão campeiro e capataz nos seguintes estabelecimentos: Cabanha Yvituhatã – Sant’Ana do Livramento – Rs; Fazenda Oeste agrícola/ Agroeste sementes- Mansidão-Baiha ; Cabanha del Carmen – Viamão- RS ; Fazenda Bela Vista – Alegrete- RS ; Fazenda São Francisco do Pinhal – Val de Serra – Júlio de Castilhos – RS; Fazenda Joaquim Oliveira/ Granja 4 irmãos – TAIM- Rio Grande- RS; Estância da Pedreira- Alegrete-RS; Cabanha Tupac Amarú – Porto Alegre – RS : Cabanha Oigatchê – Lages – SC ; Cabanha Segat – Santa Maria- RS ; Estância São João – Alegrete- RS; Cabanha Los Rotcha – Pelotas- RS.

fonte: Jornal APlatéia 

Sem comentários:

Enviar um comentário