quarta-feira, 13 de abril de 2022

UMA ESTÁTUA PARA O VELHO TELMO - TELMO DE LIMA FREITAS

O Chasqueiro e meu amigo Léo Ribeiro de Souza traz uma matéria no seu blog, hoje, que precisamos compartilhar, porque o Velho Telmo, tão cantado e grande cantante, merece todo o reconhecimento do mundo musical e tradicionalista, pelo que contribuiu e ainda contribui com a cultura desse estado. Suas cinzas estão sendo levadas à cavalo, pelos seus filhos, de Porto Alegre à São Borja e serão jogadas no Rio Uruguai, um pedido feito pelo Telmo Lima Freitas em tempos de vida, por diversas vezes.

Eis a matéria da íntegra.

TELMO QUASE PRONTO

Equipe de artistas nas lapidações finais para perpetuar a imagem de Telmo de Lima Freitas.
Assim como o grupo que, através de um projeto na Lei de Incentivo a Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, viu aprovado seus intentos de buscar verbas para construção de uma estátua do cantor José Cláudio Machado na cidade de Guaíba, outros dois grandes artistas regionalistas estão em vias de terem suas imagens perpetuadas em forma de monumentos em seus locais de nascimento.
Trata-se de Telmo de Lima Freitas e Elio da Rosa Xavier (Porca Véia).
Nesta quinta e sexta-feira (14 e 15 de abril), São Borja presta homenagens à memória do poeta, cantor e compositor Telmo de Lima Freitas.
Reconhecido como uma das expressões mais autênticas e representativas da cultura do Rio Grande do Sul, Telmo era são-borjense e faleceu em 2021, aos 88 anos de idade.
Ele terá sua estátua na Praça Tricentenário.
Além disso, em programação organizada por familiares do artista, as cinzas dos seus restos mortais serão lançadas nas águas do rio Uruguai.
Ainda na segunda-feira (11/04), familiares e tradicionalistas partiram da cidade de Santiago, em cavalgada pela BR 287, conduzindo as cinzas.
A chegada ao trevo de entrada de São Borja é prevista para as 14h30min desta quinta-feira (14/04).
Da mesma forma, o saudoso gaiteiro Porca Véia vai ser eternamente lembrado na forma de memorial na terra onde nasceu na comunidade de Pontão, em Lagoa Vermelha. Com 3,3 metros de altura e 2 metros de largura, a obra deverá ser instalada no trevo de acesso às cidades de São José do Ouro e Barração.
O projeto será lançado no dia 21 de abril, com a 1ª Cavalgada dos Memoriais, que também vai marcar a formação do Grupo de Cavaleiros do Porca Véia.
No dia 22, haverá missa crioula.
Com 21 CDs (dos quais 3 de ouro) e 3 DVDs gravados, Porca Véia morreu no dia 12 de junho de 2020, aos 68 anos.
Agora nos resta perguntar como anda o projeto da estátua de Gildo de Freitas, o Rei dos Trovadores.
Foi esquecido?

"um chasqueiro virtual da cultura regional gaúcha"



Sem comentários:

Enviar um comentário