sexta-feira, 6 de maio de 2016

Pré-lançamento da XXIV Tertúlia Musical Nativista foi atração do Livro Livre, em Santa Maria


A preparação para o maior evento musical e nativista de Santa Maria começou na noite desta quinta-feira (5), quando ocorreu o pré-lançamento da XXIV Tertúlia Musical Nativista, III Tertulinha e 3ª Tertúlia da Poesia, na Praça Saldanha Marinho. Na ocasião foram distribuídos gratuitamente o CD e DVD com os registros da XXIII Tertúlia Musical Nativista, realizada em novembro de 2015, na Gare da Estação.

O público prestigiou os shows de Júnior Benaduce, Renato Miraihl, Emerson e Arison Martins, Marcio Correa e Grupo Gauchismo, Jean Kirchhof e Analise Severo, realizados no palco da praça. As apresentações foram o destaque do projeto Livro Livre. A secretária de Cultura, Marília Chartune, representou o prefeito Cezar Schirmer e destacou o caráter democrático e agregador do evento realizado dentro da programação da Feira do Livro. “Fazermos o pré-lançamento da Tertúlia aqui na praça é uma satisfação. O Livro Livre é uma oportunidade que proporciona aos que estão passando parar por um instante para ver o que está acontecendo. E hoje temos boa música nativista, executa por músicos e intérpretes que são nossos parceiros nas edições do festival”, afirmou.

O CD é um álbum duplo contendo as 14 composições classificadas como finalistas da XXIII Tertúlia Musical Nativista. O disco reúne autores e compositores vindos de diversos Estados brasileiros. O DVD contém as 14 composições do CD, mais quatro faixas classificadas para a Tertulinha. Foram produzidas 500 cópias do DVD e 400 exemplares do disco. Além das unidades distribuídas na praça na noite desta quinta-feira, o material vai ser enviado à emissoras de rádio e à entidades tradicionalistas. Quem desejar um exemplar pode retirar os CDs e DVDs, gratuitamente, na Secretaria de Cultura (localizada na Gare da Estação).

Na plateia, a professora Leiva Schneider Rocha, moradora de Santa Maria, assistia atenta. “Gosto de música nativista e acredito que esse gênero deve ser mais divulgado, em bares que trazem música ao vivo, por exemplo”, comentou.

Tertúlia deste ano já tem data definida
Evento tradicional na região central do Estado, a Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria oportuniza manifestações artístico-culturais, promovendo a integração e troca de experiências entre músicos, poetas, compositores e intérpretes, de forma a projetar o município como polo cultural, educacional, turístico e econômico do Rio Grande do Sul.

A XXIV Tertúlia Musical Nativista será realizada nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no Largo da Gare, em Santa Maria. A Tertulinha acontece no mesmo período da Tertúlia e busca incentivar o jovem artista a participar dos eventos nativistas, permitindo a demonstração de suas potencialidades. A Tertúlia Musical Nativista é uma promoção da Associação Tradicionalista Estância do Minuano com realização da Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria do Município da Cultura e tem como entidades apoiadoras a 13ª RT e CPF Piá do Sul.

Já a Tertúlia da Poesia, promovida pela Prefeitura de Santa Maria, Galpão da Poesia Crioula e CPF Piá do Sul, acontece uma semana antes, no dia 5 de novembro, no Theatro Treze de Maio. Em 2015, durante a segunda edição do evento, a comissão organizadora recebeu 336 trabalhos, enviados de diversos Estados brasileiros e de países vizinhos, como Argentina e Uruguai. Os poemas foram selecionados por uma comissão avaliadora formada pelos poetas e escritores Moisés Silveira de Menezes, Silvio Aymone Genro e Humberto Gabbi Zanatta.

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Colaboração: Maiara Strassburger (acadêmica de Jornalismo)
Fotos: João Vilnei
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

Fonte: http://www.santamaria.rs.gov.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário