sexta-feira, 26 de abril de 2013

Festival Brasileiro de Música de Rua

FESTIVAL BRASILEIRO de MUSICA de RUA
Dia 17 de abril as 19h00 - Divulgação da agenda de shows, oficinas e filmes no Zarabatana Café no Centro de Cultura de Ordovás em Caxias do Sul.

O Festival Brasileiro de Música de Rua também representa um encontro de gerações pelas ruas da cidade de Caxias do Sul!

O aspecto folclórico contido na arte se relaciona de maneiras distintas com a música do veterano Adelar Bertussi e do estreante Spangled Shore; um representa as nuances regionalistas do sul do Brasil, enquanto outro busca na Europa, sua forma de expressão.

O melhor de tudo é que a música de ambos estará reverberando pelos céus de maio, pra quem estiver passando abrir os ouvidos e a mente!

E ao levarmos a música até o espaço público, o que temos à nossa frente é realmente um processo de valorização do músico, dentro de sua cadeia produtiva? Esta e outras questões também serão discutidas no Festival Brasileiro de Música de Rua, em debate proposto pela Coluna Luzeiros, em parceria com o Instituto Estadual de Música - RS. Pois não adianta apenas levarmos à música até às ruas, temos que discutí-la enquanto negócio sustentável dentro de temáticas relativas à Economia da Cultura.

Sobre a Coluna Luzeiros: O Instituto Estadual de Música, em parceria com a Casa Fora do Eixo Sul/Universidade Livre Fora do Eixo percorrerá vários municípios do estado do RS, levando a estes locais bandas, docentes e viventes, proporcionando uma grande circulação de produtores culturais, artistas e jovens aprendizes da área da produção, realizando oficinas de capacitação para elaboração de projetos destinados ao Fundo de Apoio a Cultura (FAC), apresentando modelos de projetos no formulário e prestando informações sobre como participar dos editais, que desde 2011 vem sendo lançados pela Secretaria da Cultura do Estado (SEDAC). A atual gestão do instituto entende que esta ação poderá transformar positivamente a realidade do setor produtivo da música, ampliando o acesso ao conhecimento e democratizando informações sobre políticas culturais e suas ferramentas ao maior número de pessoas e regiões do estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário