segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Opinião do Leitor

ENTIDADES PEDEM APOIO A APROVAÇÃO DA PROPOSTA, MAS O CONGRESSO DISSE “PASSEM AMANHÔ.
Apesar das entidades abaixo terem encaminhado apoio a Proposição: TRADICIONALISMO SEM BARREIRAS: A Inclusão Global, para tema anual do MTG, de Maira Simões Rodrigues - 3ª Prenda do Rio Grande do Sul 2011/12, e que foi apresentada no 59º Congresso Tradicionalista Gaúcho, mais uma vez o MTG e os Tradicionalistas deram a resposta: “PASSE AMANHÔ, como dito pela Autora ao se manifestar antes da votação.
1. Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do RS (FADERS)
2. Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – RS (COEPEDE)
3. Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE)
4. Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Porto Alegre (COMDEPA)
5. Federação Nacional de Educação e Integração do Surdo – RS (FENEIS)
6. Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS)
7. Associação Assistencial e Recreativa dos Servidores da Secretaria da Segurança Pública (ADESI)
8. Federação Riograndense de Entidades de e para Cegos (FREC)
9. Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes
10. Grupo Transdisciplinar de Estudos Ambientais Maricá.

Senhores Tradicionalistas, ouvir do Relator de que não estamos preparados para recebermos pessoas deficientes para dentro de nossos CTGs, ouvirem algo como: “temos que nos preparar, temos que prepararmos inclusive planilhas em Braille. Senhores se forem ter avaliadores cegos, sim, temos que ter planilhas em Braille (porque não?), inclusive prepararmos os avaliadores com deficiências. É uma proposta de INCLUSÃO SOCIAL.
Mas o teor da Proposição não era unicamente este e sim incentivarmos deficientes a participarem. Porque não incentivarmos deficientes a declamarem? Porque não incentivarmos deficientes a trovas? Porque não incentivarmos deficientes a dança de par? Tantas outras modalidades têm em nossos rodeios, ENART. Porque não trazermos estes deficientes para se juntarem a nós?
Senhores hoje têm até Olimpíadas de pessoas deficientes em todo o mundo. Eles puderam se adaptar, mas nos, tradicionalistas não podemos?

Maira, infelizmente não foi desta vez, mas como você mesma disse: “no ano que vem estarei aqui novamente, pois sou tradicionalista”. Parabéns Maira. Isso é fazer tradicionalismo.

De qualquer maneira, parabéns ao MTG pelo belo Congresso realizado na cidade de Pelotas. Palestras muito importante como a de Jarbas Lima. Aprovadas proposições de grande interesse ao tradicionalismo, como a proposição apresentada pela Marília Dorneles (O TRADICIONALISMO COMO FATOR DETERMINANTE NA ESTRUTURAÇÃO DA SOCIEDADE LOCAL). Igualmente quero parabenizar o Tema escolhido para objetivo anual do MTG, apresentado pelo meu amigo Hélio Ferreira “ABRACE SUA FAMÍLIA TRADICIONALISTA”, bem como a outra proposta apresentada pela Odila Savaris: “EM CADA DISPUTA, UM MOMENTO PARA CONFRATERNIZAR”. Estas duas propostas concorreram com a da nossa 3ª Prenda Maira, aquela que foi deixada para AMANHÃ. A vencedora foi: ABRAÇO SUA FAMÍLIA TRADICIONALISTA, de Hélio Ferreira. Uma bela proposta.

CARLOS HOMRICH
Advogado-OAB/RS 39.479
Tradicionalista

              Caro amigo Dr. Carlos, não é novidade para mim saber que a belíssima proposição da Maira não foi aprovada, pois infelizmente cheguei a conclusão que o MTG é uma Sociedade fechada que as coisas vem de cima para baixo e que há muitos outros interesses do que uma simples e bem feita proposição. 
           Quanto a proposição vencedora, eu não fui no Congresso e não vou e nenhum, mas é chover no molhado, ABRAÇAR A FAMÍLIA TRADICIONALISTA é uma obrigação por educação, é como pedir para as pessoas serem honestas. Honestidade não é troféu para ser exposto, mas sim obrigação de cada um. Uma entidade por si só, já é uma família e se uma família não vive como tal, com amor, com carinho então, na verdade, não é uma família. Acho que o Movimento teria que abraçar os exclusos dessa sociedade que a cada dia inventa mais normas e regras, exatamente para excluir os que não tem condições financeiras, psíquicas e física de lá estarem.
             Mas essa é a minha opinião.
             Grácias pela matéria. Este blog esta sempre aberto à todos os leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário