sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Fazenda Itu, que já foi de propriedade do ex-presidente Getúlio Vargas,

PATRIMONIO CULTURAL DE ITAQUI, FAZENDA ITU É TOMBADA PELO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO ESTADO (IPHAE)

A Fazenda Itu, que já foi de propriedade do ex-presidente Getúlio Vargas, e que hoje pertence à família Nicola, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). A histórica propriedade rural, localizada no 4º distrito, já havia sido considerada patrimônio cultural do município, por iniciativa dos então vereadores Gil Marques Filho e Hildebrando dos Santos, em meados da década passada. 

Naquela ocasião, logo após o tombamento, ambos encaminharam solicitação à Secretaria de Cultura do Estado para que fosse realizado tombamento estadual, o que veio acontecer anos depois, conforme oficio n° 180/2012/GAB/JUR/SEDAC recebido pelo prefeito Gil Marques Filho encaminhado pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Cultura que em um dos trechos do documento, destaca-se os seguintes termos: “Senhor Prefeito, Ao cumprimenta-lo, venho cientifica-lo do tombamento da FAZENDA ITU, localizado no 4º distrito desse município, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), conforme Portaria de Tombamento nº 023/2012, publicada no Diário Oficial do Estado em 08/05/2012”.

Atualmente, a Fazenda Itu pertence ao empresário Alceu Nicola, que define muito bem o perfil e as realizações do líder populista e maior estadista brasileiro do século 20, que criou o salário mínimo, consolidou as Leis do Trabalho (CLT), da Justiça Trabalhista, da Companhia Siderúrgica Nacional, entre tantas outras. A histórica propriedade rural recebe constantemente Professores de História e alunos da rede municipal de ensino que deslocam ate refúgio do ex-presidente durante suas vindas ao Rio Grande do Sul nos períodos em que era o responsável por decidir os destinos do país. Getúlio se auto exilou na fazenda a partir de 1947, para voltar à cena política em 1950, saindo da Fazenda para governar o Brasil em seu segundo mandato.

Em 2010, a Fazenda Itu, foi hospedeira da Chama Crioula de Itaqui, realizando uma grande programação cultural, ano em que o nosso município foi a sede do 63ª Acendimento da Chama Crioula do Estado, muitos tradicionalistas acamparam no local para as festividades e condução da Chama Crioula, que ficou no local desde setembro de 2009 e que em 10 de Setembro de 2010, partiu percorrendo 131 Km ate o Candeeiro Crioulo localizado na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, abrindo assim as festividades em homenagem a Epopéia Farroupilha. 

O Diretor-Presidente do Grupo Nicola - Alceu Nicola, que na oportunidade conduziu a pata de cavalo a Chama Crioula de Itaqui, foi o grande anfitrião desta programação, abrindo as portas da ex-morada de Getulio, recebendo gaúchos e gaúchas, para contar um pouco desta importante passagem que faz parte da própria historia do nosso pais e do estado e que a partir deste tombamento pelo IPHAE, preserva-se este belo local e sua riquíssima e legendária historia, localizado no interior de nosso município e que encanta visitantes e que tem um ambiente quase que místico, talvez fruto do que diz o Hospedeiro da Chama Crioula de Itaqui – 2009/2010.

“O Brasil não seria o mesmo sem Getulio Vargas. Mesmo com todos os questionamentos possíveis, sua figura entrou para a História.
E aqui queremos contar um pouco de sua trajetória. Da infância em São Borja até o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, este homem mudou o nosso País. 
Aqui em Itaqui, na Fazenda Itu, Sede Social do Grupo Nicola e antiga propriedade do Presidente, sentimos todos os dias a presença desta figura ilustre. E queremos contar a história dele para você”. 
Alceu Nicola

Sem comentários:

Enviar um comentário