sábado, 25 de maio de 2013

Os Senhores da Guerra Parte II – Passo da Cruz


Seguem até final de maio as filmagens de
Os Senhores da Guerra Parte II – Passo da Cruz
Nesta semana as atividades serão na Serra Gaúcha

Os Senhores da Guerra Parte II – Passo da Cruz, novo longa-metragem de Tabajara Ruas dá continuidade à saga que se iniciou com Os Senhores da Guerra Parte I – Passo das Carretas, atualmente em fase de finalização. Ambos serão lançados em sequência no segundo semestre de 2013. O lançamento do projeto para a imprensa e convidados aconteceu no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, dia 15 de abril, com leitura dramatizada do roteiro e exposição dos figurinos do filme, assinados por Francine Mendes e Caroline Scortegagna. O início das filmagens em 23 de abril deu a largada no projeto, que esteve por três semanas filmando em Barra do Ribeiro, nas fazendas de Rodi e Renato Borghetti; passou por Porto Alegre, onde teve locações na Igreja das Dores, no Museu Júlio de Castilhos, no Palacinho e também no Hospital Psiquiátrico São Pedro; e segue agora para a última semana de trabalhos na Serra Gaúcha: Canela, Bento Gonçalves, São Francisco de Paula, Garibaldi e Caçapava do Sul são as cidades gaúchas que receberão a equipe de filmagem esta semana.
Os Senhores da Guerra é uma produção cinematográfica arrojada, dividida em dois longas-metragens que narram a história verídica dos irmãos, Júlio e Carlos Bozano, jovens da elite gaúcha que no início do século XX se enfrentam em lados opostos na sangrenta guerra travada no Rio Grande do Sul em 1924. O filme é baseado no livro homônimo de José Antônio Severo, também roteirista e produtor, ao lado de Tabajara Ruas.

“Lançar dois filmes em sequência é uma novidade na cinematografia brasileira”, afirma Ligia Walper, produtora executiva do projeto, que observa ainda que poucos filmes produzidos aqui envolveram tantos figurantes e uma equipe tão numerosa. Na Parte I, a equipe chegou a 140 integrantes e 600 figurantes.
Unidos por uma profunda amizade, os irmãos Júlio e Carlos Bozano, ambos jovens ricos, inteligentes e cultos, desde cedo se envolvem na vida política do Estado. Júlio, chimango e legalista, é prefeito de Santa Maria quando recebe a missão de impedir o avanço das tropas do líder da oposição, general Zeca Netto, de quem Carlos, revolucionário e maragato, é secretário particular. Os amores dos guerreiros carregam sonhos e esperanças em meio ao turbilhão da guerra civil e o destino coloca entre eles o líder comunista Luiz Carlos Prestes.

O elenco de Os Senhores da Guerra é constituído quase que na totalidade de atores e artistas gaúchos. Entre eles estão nomes conhecidos nas artes cênicas e no cinema local: Rafael Cardoso e André Arteche, como os irmãos Bozano; Leonardo Machado, Elisa Brites, Marcos Breda, Marcos Verza, Sissi Venturin, Sirmar Antunes, Zé Victor Castiel, Roberto Birindelli, Zé Adão Barbosa, Heinz Limaverde, Laura Medina e Miguel Ramos, entre muitos outros. O músico Pirisca Grecco assina a trilha sonora e também faz parte do elenco, estreando na atuação.
A Walper Ruas Produções realiza filmes que tem permanência e divulgam a cultura do Rio Grande do Sul. Trabalhando com lendas e histórias ligadas ao passado, valoriza o presente e projeta o futuro. Assim foi com os premiados longas-metragens Neto perde sua alma, Brizola tempos de luta e Netto e o domador de cavalos. “Ao utilizar o cinema como entretenimento e instrumento paradidático, a Walper Ruas mantém acesa a discussão da identidade cultural dos povos e contribui para que as futuras gerações possam conhecer parte das origens e raízes da gente brasileira” complementa a produtora executiva Ligia Walper.

O projeto Os Senhores da Guerra conta com o patrocínio da Embraer, Banrisul, CEEE, Bradesco, Itaú e Ambev, além do apoio cultural de várias empresas gaúchas e apoio logístico das prefeituras envolvidas nas filmagens.

Ficha técnica:
Realização: Walper Ruas Produções
Direção: Tabajara Ruas
Roteiro: José Antônio Severo e Tabajara Ruas
Produção executiva: Ligia Walper
Direção de fotografia: Ivo Czamanski
Direção de arte: Eduardo Antunes e Raíza Antunes
Direção de produção: Monica Catalane
Figurino: Francine Mendes e Carol Scortegagna
Direção musical: Pirisca Grecco

Patrocinadores: Embraer, Banrisul, CEEE, Bradesco, Itaú e Ambev
Mais informações no site: http://www.ossenhoresdaguerra.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário