segunda-feira, 14 de março de 2016

Dia do laço? deve ser uma brincadeira...



Minha coluna no Jornal Correio de Gravataí 11/03/16

Dia do laço? deve ser uma brincadeira...

O Projeto de Lei nº 377 que institui do Dia do Laço em 26 de março (aniversário de Porto Alegre), deveria ser celebrado, deveria, mas tornou-se uma piada de mau gosto tradicionalista. O Deputado Elton Weber (PSB), influenciado por alguns campeiros da capital, foi o autor da tal “homenagem”. Que mostra o total descompasso com a nossa história e com a história do próprio tiro de laço. Afinal o que Porto Alegre tem relevante no laço acima de outros locais como Vacaria? Onde se realiza o maior rodeio gaúcho e um dos pioneiros!

Se buscou saber a origem do laço? Quais foram os grandes laçadores? Fatos históricos como o do Gaúcho que laçava com os pés (Maneco Pereira), que possui o Dia do Campeiro (11/02, data de sua morte) em sua homenagem, ou do peão de fazenda Euclides Guterres que laçou um avião em Santa Maria, fato inusitado que na época foi noticiado até na revista O Cruzeiro? Também 14 novembro de 1951, quando Alfredo José dos Santos realizou o primeiro tiro de laço em uma formação chamada de “quadro”, dando origem aos rodeios de forma competitiva, lá na cidade de Esmeralda.

Sempre vai ter alguém para jogar a célebre frase: “Nunca fazem nada, quando fazem são criticados”, mas há de se criticar quando as coisas são feitas por interesses, sem um estudo e uma pesquisa histórica. A nossa tradição é alicerçada nos costumes do nosso povo, a bombacha não é larga porque alguém do MTG inventou, nem o lenço cumprido é assim por vontade de algum patrão. Tenho aqui fotos do meu avô e bisavô, no começo do século passado pilchados assim, quando nem existiam CTGs. Por tanto a falta de respeito e atenção ao que tanto preservamos, em detrimento de agradar um amigo ou grupo, torna-se um desrespeito à história deste povo, e não uma homenagem.

Me admira que gente ligada a tradição - pois nem dá pra chamar de tradicionalista quem faz uma coisa dessas - induza um deputado, que não sabe nem se o laço é feito de couro ou látex, a cometer um erro tão sério com a nossa história. Precisamos tanto que trabalhem por nós, e quando a Assembleia faz algo, usa nossos recursos para uma aprovar uma piada, onde todos se perguntam “Porto Alegre? Por quê?”.

Texto de Jeândro Garcia

Sem comentários:

Enviar um comentário