terça-feira, 12 de maio de 2015

X ENCONTRO DE ESCRITORES DO MERCOSUL

A EPC participou, representada por seu Presidente Wilson Tubino, o Secretário Geral Cândido Brasil, o 1º Tesoureiro Ubirajara Anchieta e o Sócio Efetivo Juarez Miranda, de 07 a 10 de maio, na cidade de Santa Maria, no coração do Rio Grande, do X ENCONTRO DE ESCRITORES DO MERCOSUL, um verdadeiro intercâmbio cultural e educacional que reuniu poetas, escritores e ativistas culturais do Brasil, Argentina , Paraguai, Venezuela, Uruguai e México. Durante o período de Congresso, tivemos a oportunidade de discutir sobre a importância da literatura, especialmente a Poesia, através do tema: “Erva Mate – História, Propriedades e Fatores de Integração”. Este X Encontro teve como Lema: “Diálogos Culturais”.

Sob a Coordenação Geral de Mosar da Costa, incansável organizador que fez com que tudo saísse a contento, o evento teve especial contribuição organizacional de Geovani Pasini e dos alunos do Colégio Militar de Santa Maria, bem como da Casa do Poeta de Santa Maria, Secretária de Município da Cultura de Santa Maria, Sra. Marília Chartune Teixeira e à Secretária de Município da Educação de Santa Maria, Silvana Costabeber e UFSM.

Na abertura do evento, o Presidente Wilson Tubino fez parte da Mesa Oficial, juntamente com o Associado Joaquim Moncks, Presidente do X Encontro de Escritores do Mercosul e a primeira Conferência esteve a cargo do Associado Salvador Lamberty, de Santa Maria, que abordou o tema: “O Chimarrão – Valor econômico, cultural e fator de integração”, tendo como Moderador o também sócio da EPC Moisés Menezes, de São Pedro do Sul.

Após a abertura oficial do evento, em paralelo ocorria a Feira do Livro de Santa Maria, onde foi lançada oficialmente a Biblioteca João Cezimbra Jacques, que será constituída apenas de títulos relativos ao Rio Grande do Sul, englobando história, literatura, folclore, poesia e demais vertentes literárias. Na oportunidade, a convite do Prefeito Cesar Schirmer, os sócios da Estância da Poesia Crioula assinaram o Decreto Lei oficializando o ato.

Durante a Feira do Livro de Santa Maria, houveram lançamento de obras dos Associados Moisés Silveira de Menezes, Humberto Gabi Zanatta e José Luiz dos Santos, o que proporcionou encontro com o sócio Carlos Omar Villela Gomes, de Jaguari.

À noite houve um jantar de integração na Churrascaria Bovinus, com um sarau poético a cargo dos participantes.

No segundo dia, 08 de maio, a primeira Conferência esteve a cargo de Joaquim Moncks, com o Tema: “A poética e a funcionalidade da poesia como elemento integrador nas rodas de mate-chimarrão e nos diálogos artísticos-culturais no cone sul da América, sendo coordenador o Associado Cândido Brasil.

A segunda Conferência do dia teve como conferencista o Presidente Wilson Tubino, que abordou o Tema: “Os mistérios ocultos no chimarrão – Aspectos místicos da erva-mate”.

Na sequência, o Associado Ubirajara Anchieta foi coordenador da Conferência sobre a obra de Sérgio Venturini, pesquisador e escritor Missioneiro de São Luiz Gonzaga.

Na sexta conferência do dia, que teve o Tema: “História da imprensa de Santa Maria e as rodas de chimarrão”, o Associado Fabrício Vargas, de Santa Maria, foi Moderador.

Já à noite, os participantes degustaram uma janta gaúcha no CTG Poncho Branco, onde os sócios da EPC Cândido Brasil, Wilson Tubino, Arabír Rodrigues e Joaquim Moncks declamaram para o público e em espaço reservado confraternizaram com os demais participantes escritores de Curitiba, Mato Grosso, Pelotas, Porto Alegre e países já citados.

No dia 09 de maio, a primeira conferência foi “Dissertação da poesia de Alfredo Omar Busch: A palavra de um poeta universal e exibição do Vídeo “Mariposas em la sangre”, do mesmo autor, com a coordenação de mesa do poeta Cândido Brasil.

Na quarta conferência do dia, cujo tema foi “A poesia e o mate”, o Moderador foi o Associado Arabí Rodrigues, de Novo Hamburgo.

Durante o X Encontro de Escritores do Mercosul, os Associados José Luiz dos Santos e Carlinhos Lima, ambos de Santa Maria, estiveram prestando todo o apoio logístico e organizacional para a comissão executiva do evento.

Foi gratificante para a Estância da Poesia Crioula compartilhar de momentos importantes com ilustres personalidades da cultural sul americana e colaborar, através da presença e participação de seus Associados, do X ENCONTRO DE ESCRITORES DO MERCOSUL.

Fonte: Candido Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário