![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHVHDrULw-3prtlD9G_vD26b_0cGUlZ_ZgxCzH2LuYmGtXf6kuKXmVlQzimQKwbPZzxZj7k3N-300kmLGa09sdOxgzKU8x3OWf_7JNZofew-ObZKAmviriG8VNiltBTOvvN2XDf-tLOkU/s1600/cruz_lorena.jpg)
A Cruz de Caravaca, também conhecida como Cruz de Lorena e Cruz de Borgonha, é uma relíquia cristã de origem espanhola.
Dizem,que apareceu por milagre na cidade de Caravaca, Espanha, em 3 de Maio de 1232, e, por conter fragmentos do lenho da cruz de Cristo, eram-lhe atribuídos muitos milagres.
Em 1934 a cruz medieval desapareceu misteriosamente, sendo mais tarde foi restaurada por doação, pelo Papa Pio XII, de dois fragmentos do Santo Lenho.
A lenda medievalConta a lenda,que foi na época da Reconquista cristã da península Ibérica,
onde era governada pelo sultão Abu Zeyt e, na cidade de Caravaca havia prisioneiros, sendo um deles o sacerdote Gines Perez Chirinos.
O sultão e todos os muçulmanos presentes, impressionados, converteram-se ao catolicismo.
Divulgação desde então, foram atribuídos vários milagres à cruz, que foi adotada por outros santos da Igreja Católica. A sua devoção chegou ao Brasil com Martim Afonso de Sousa, com os primeiros Jesuítas, que também a difundiram nas Missões. Nestas, destaca-se São Miguel, onde existe uma, feita pelos indígenas, e que é conhecida no Rio Grande do Sul como "Cruz Missioneira".
Fonte: http://lapampagaucha.blogspot.com.br/
Fonte: http://lapampagaucha.blogspot.com.br/
Sem comentários:
Enviar um comentário