sexta-feira, 29 de julho de 2016

3ª TERTÚLIA DA POESIA - REGULAMENTO -

I - DOS OBJETIVOS

Art. 1º - Descobrir e difundir novos talentos na área da produção poética, da arte declamatória e do acompanhamento musical destas artes, bem como consolidar o talento de poetas, declamadores e amadrinhadores já consagrados.

Art. 2º - Divulgar, através da poesia, a história e a cultura do povo do Rio Grande do Sul.

Art. 3º - Proporcionar a integração da comunidade santamariense com poetas, declamadores e amadrinhadores de outras querências, consolidando cada vez mais a cidade de Santa Maria como importante pólo cultural rio-grandense.

II – DA PROMOÇÃO E COORDENAÇÃO

Art. 4º - A 3ª TERTÚLIA DA POESIA é uma promoção/realização da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Galpão da Poesia Crioula e CPF Piá do Sul.

Art. 5º - A Coordenação da 3ª TERTÚLIA DA POESIA estará a cargo de uma Comissão Executiva, indicada pelo Galpão da Poesia Crioula, com anuência da Prefeitura Municipal de Santa Maria, composta por pessoas de reconhecida capacidade e conhecimento, e que atuarão voluntariamente, sem remuneração.

Art. 6º - A Comissão Executiva será responsável pelo planejamento, organização e execução da 3ª TERTÚLIA DA POESIA.

III – DA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO

Art. 7º - Poderão participar da 3ª TERTÚLIA DA POESIA, poetas, declamadores e amadrinhadores de qualquer parte do Brasil e do mundo, desde que respeitadas as propostas do evento.

Art. 8º - Somente poderão participar poemas inéditos, ou seja, que não tenham sido gravados, impressos ou divulgados em qualquer veículo de comunicação de massa, podendo, entretanto, terem participado de outros festivais, desde que não tenham sido premiados ou registrados em disco ou livro.

Art. 9º - Os poemas deverão versar sobre os usos e costumes tradicionais do povo gaúcho, sendo que o tema deverá estar devidamente identificado com o contexto histórico, político, econômico, social, artístico ou cultural do Rio Grande do Sul, podendo ser valorizados os aspectos locais.

Art. 10º - Os trabalhos deverão ter como base a língua portuguesa, podendo, entretanto, conter termos ou fragmentos em língua espanhola ou outras linguagens de povos formadores da cultura gaúcha rio-grandense.

Art. 11º - É vedada a participação, como concorrentes, dos componentes da comissão executiva e da comissão avaliadora, bem como seus cônjuges, ascendentes, descendentes e parentes até o 2º grau.

Art. 12º - Cada poeta poderá inscrever quantos poemas desejar, podendo classificar apenas 01 (um).

Art. 13º - Cada trabalho inscrito deverá estar acompanhado da ficha de inscrição preenchida, e de 01 (uma) cópia do poema, digitado em fonte tamanho 12 (word ou similar), constando apenas o título. Não será necessária a gravação. 
§ único: Somente serão considerados inscritos os trabalhos que receberem a confirmação do efetivo recebimento por parte da comissão executiva.

Art. 14º - As inscrições serão encerradas no dia 2 (dois) de setembro, impreterivelmente.

Art. 15º - Os trabalhos deverão ser enviados para um dos endereços abaixo: 
a) E-mail: tertuliadapoesia@gmail.com 
b) Correio ou pessoalmente: Secretaria de Município da Cultura, Largo da Viação Férrea s/nº, CEP 97.010-420, Santa Maria, RS (Gare da Estação).

IV – DA SELEÇÃO E GRAVAÇÃO DO CD E DVD

Art. 16º - A Comissão Avaliadora selecionará até 11 (onze) poemas, que comporão o CD e o DVD da 3ª TERTÚLIA DA POESIA.

Art. 17º - Os classificados serão oportunamente cientificados através de mensagem eletrônica (e-mail) ou telefone ou correspondência ou através dos veículos de comunicação.

Art. 18º - O CD da 3ª TERTÚLIA DA POESIA será gravado antecipadamente e lançado durante o evento. O DVD será gravado ao vivo e lançado oportunamente.

Art. 19º - Os autores serão responsáveis pela gravação de áudio do trabalho selecionado e deverão entregá-lo gravado até o dia 7 (sete) de outubro. Vale a data do efetivo recebimento e não a de postagem.
§ único: Em caso de entrega da gravação via e-mail esta deverá ser no formato “wave” (não mp3).

Art. 20º - É indispensável encaminhar, junto à gravação, a ficha técnica com o nome dos autores, intérpretes e amadrinhadores, para o encarte ou capa do CD e DVD da 3ª TERTÚLIA DA POESIA, bem como uma declaração (modelo em anexo) renunciando aos direitos autorais, exclusivamente para a apresentação no dia do evento (exigência do ECAD).

Art. 21º - O trabalho que não for entregue gravado na data estipulada será desclassificado e substituído pelo 1º suplente na classificação, e assim sucessivamente.

Art. 22º - O estúdio para a gravação do trabalho é de inteira responsabilidade dos autores, porém a qualidade da gravação deverá ser aprovada pelo produtor do disco e o técnico de masterização. 
§ único: Caso a gravação não seja aprovada, o concorrente terá o prazo de até 04 (quatro) dias para entregar nova gravação, sob pena de substituição pelo trabalho suplente.

Art. 23º - A duração da gravação não poderá exceder a 08 (oito) minutos, sob pena de ser editado pelo técnico de masterização ou desclassificado.

Art. 24º - Todo concorrente, uma vez inscrito na 3ª TERTÚLIA DA POESIA, estará automaticamente cedendo aos promotores os direitos de comercialização dos trabalhos inscritos e autorizando a gravação em CD e DVD, bem como a divulgação do seu trabalho, em caráter irrestrito, ressalvados os direitos autorais pertinentes e previstos em legislação específica.

V - DA APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO

Art. 25º - Os poemas serão apresentados no palco da 3ª TERTÚLIA DA POESIA (Theatro Treze de Maio) no dia 05 de novembro de 2016, sábado, a partir das 19 horas e 30 minutos.

Art. 26º - A apresentação no palco deverá ser realizada pelos mesmos que participaram da gravação, salvo motivo de força maior e com autorização expressa da comissão executiva.

Art. 27º - Os declamadores poderão se fazer acompanhar por amadrinhadores, onde ambos estarão concorrendo à premiação específica.

Art. 28º - Cada declamador ou amadrinhador poderá participar da apresentação de apenas 01 (um) poema, de sua autoria ou não.

Art. 29º - Os declamadores e amadrinhadores, quando da apresentação, deverão estar caracterizados com a indumentária gaúcha.

Art. 30º - A apresentação do poema não poderá ultrapassar a 10 (dez) minutos. O trabalho que exceder este tempo não poderá ser premiado.

Art. 31º - A apresentação do trabalho no palco será de inteira responsabilidade dos autores, declamadores e amadrinhadores, inclusive quanto ao porte de documentação que os habilite junto aos órgãos de classe.

Art. 32º - O horário para a equalização do som será das 13h30 às 18 horas, sem prorrogação, por ordem de chegada ou cronograma pré-estabelecido.

Art. 33º - Para a apuração dos vencedores a avaliação levará em conta o conjunto, ou seja, o poema e a apresentação no palco.

Art. 34º - A escolha do “Melhor Poema” observará somente a qualidade da obra literária, assim como a escolha do “Melhor Declamador” e “Melhor Amadrinhador” levará em conta o desempenho individual.

Art. 35º - Os critérios de avaliação serão de responsabilidade da Comissão Avaliadora.

Art. 36º - A Comissão Avaliadora da 3ª TERTÚLIA DA POESIA, indicada pela Comissão Executiva, será composta por pessoas de reconhecida capacidade e conhecimento, sendo de 3 a 5 componentes. Suas decisões avaliativas, técnicas ou subjetivas, serão soberanas e irrecorríveis.

VI - DA PREMIAÇÃO E AJUDA DE CUSTO

Art. 37º - Cada um dos 11 (onze) poemas selecionados para participar da 3ª TERTÚLIA DA POESIA receberá uma premiação (ajuda de custo) no valor de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), entregues logo após a apresentação do trabalho no palco, para o autor ou para o declamador, através de cheque nominal.

Art. 38º - Os autores receberão a quantidade de 10 (dez) CDs do evento para cada poema de sua autoria apresentado no palco da 3ª TERTÚLIA DA POESIA, a título de ressarcimento pelo custo da gravação.

Art. 39º - Os vencedores receberão a seguinte premiação: 
1º lugar ................................... Troféu Antonio Augusto Ferreira + R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais)
2º lugar .................................... Troféu Antonio Carlos Machado + R$ 1.000,00 (mil reais)
3º lugar ................................... Troféu Prado Veppo + R$ 500,00 (quinhentos reais)
Melhor Poema ........................ Troféu Jayme Caetano Braun + R$ 500,00 (quinhentos reais)
2º lugar ................................. Troféu Chico Ribeiro + R$ 300,00 (trezentos reais)
3º lugar ................................. Troféu Joarez Fialho + R$ 200,00 (duzentos reais)
Melhor Declamador(a) ............ Troféu Marco Aurélio Campos + R$ 500,00 (quinhentos reais)
2º lugar ................................. Troféu Ladmir Candaten + R$ 300,00 (trezentos reais)
3º lugar ................................. Troféu Renê da Silva Nunes + R$ 200,00 (duzentos reais)
Melhor Amadrinhador(a) ........ Troféu Noel Guarany + R$ 500,00 (quinhentos reais)
2º lugar ................................. Troféu Cenair Maycá + R$ 300,00 (trezentos reais)
3º lugar ................................. Troféu Chaloy Jara + R$ 200,00 (duzentos reais)

Art. 40º - Sobre os valores das premiações, inclusive da ajuda de custo, poderá incidir retenção de impostos, conforme a legislação vigente.

Art. 41º - Cada um dos avaliadores receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais).

VII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 42º - O regulamento e a ficha de inscrição poderão ser encontrados nos seguintes endereços:
b) Secretaria de Cultura de Santa Maria, Largo da Gare, Santa Maria, RS. 
c) Página da Tertúlia da Poesia no facebook.

Art. 43º - A Comissão Executiva reserva-se o direito de excluir do evento qualquer participante que se portar em desacordo com os princípios éticos ou não respeitarem as disposições do presente regulamento.

Art. 44º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos, soberanamente, pela Comissão Executiva da 3ª TERTÚLIA DA POESIA.
Santa Maria, julho de 2016.

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1ª TERTÚLIA PIÁ

I - DOS OBJETIVOS

Art. 1º - A 1ª TERTÚLIA PIÁ visa proporcionar a continuidade e o desenvolvimento da arte poética, através do incentivo aos mais jovens, bem como oportunizar aos piás e gurias participantes a integração com artistas que são referências nesta arte.

II – DA PARTICIPAÇÃO E INSCRIÇÃO

Art. 2º - Os participantes deverão possuir ente 9 (nove) e 14 (quatorze) anos no dia da apresentação.

Art. 3º - Deverá ser encaminhada, pelo responsável legal, a ficha de inscrição preenchida, juntamente com a gravação de um poema, na voz do declamador inscrito, para o e-mail tertuliapia@gmail.com.
§ 1º: O poema será de livre escolha dentre a literatura gauchesca.
§ 2º: A gravação do poema não deve ultrapassar a 8 (oito) minutos.

Art. 4º - As inscrições serão encerradas no dia 2 (dois) de setembro, impreterivelmente.

III – DA SELEÇÃO E APRESENTAÇÃO

Art. 5º - Serão selecionados até quatro (04) declamadores, a critério da Comissão Executiva.

Art. 6º - Os declamadores selecionados se apresentarão na abertura da 3ª TERTÚLIA DA POESIA, a partir das 19 horas e 30 minutos do dia 05 de novembro de 2016.
§ 1º: O poema apresentado deverá ser o mesmo encaminhado na inscrição.
§ 2º: Deverá ser encaminhada autorização do autor do poema, registrada em cartório.

Art. 7º - A apresentação no palco será de inteira responsabilidade dos participantes selecionados, inclusive no que se refere a acompanhantes, amadrinhadores, ou qualquer outro custo.

Art. 8º - As apresentações integrarão o DVD da 3ª TERTÚLIA DA POESIA.

Art. 9º - Os declamadores e amadrinhadores, quando da apresentação, deverão estar caracterizados com a indumentária gaúcha.

IV - DA PREMIAÇÃO E AJUDA DE CUSTO

Art. 10º - Cada um dos declamadores selecionados receberá uma premiação (ajuda de custo) no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), recebida após a apresentação.

Santa Maria, julho de 2016.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

XI FESTIVAL NATIVISTA BAQUERIA DE LOS PIÑARES

REGULAMENTO DO XI FESTIVAL NATIVISTA BAQUERIA DE LOS PIÑARES
I - DOS OBJETIVOS
Art. 1°- A Prefeitura Municipal de Vacaria promove, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer – em âmbito nacional, o festival Nativista Baqueria de los Piñares, com os seguintes objetivos básicos:
• Divulgar, através das composições participantes, a música Nativista e Popular do Rio Grande do Sul, estimulando a promoção cultural e histórica do nosso Estado;
• Estimular o interesse do povo pelos temas e valores da atividade cultural da região; 
• Abrir espaço para novos artistas (músicos, intérpretes e poetas); 
• Oportunizar integração de poetas, músicos e musicistas, analistas, estudiosos e críticos, no interesse da preservação e divulgação da identidade cultural gaúcha; 
• Propiciar reflexão e debates que depurem qualitativamente a arte em geral; 
• Elevar à expressão artística, temas e gêneros / ritmos regionais e populares, buscando valorizar a música do Rio Grande do Sul, através de linguagem atual e criativa.
• Premiar e divulgar as composições que melhor expressem os objetivos acima referidos; 
II - DA ORGANIZAÇÃO
Art. 2° - O Festival Nativista "Baqueria de los Piñares" é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Vacaria.
III - DO CONCURSO DE CANÇÕES
Art. 3° - O Festival Nativista " Baqueria de los Piñares" é um concurso de canções inéditas e originais, não podendo concorrer composições que já tenham sido gravadas ou editadas.
§ 1° - Considera-se inédita, para o concurso, a composição poético-musical que não tenha sido objeto de comercialização pública.
§ 2º - Entende-se por original a música não plagiada de outra já existente.
§ 3° - No caso em que a letra ou a melodia seja de autor falecido, é da responsabilidade do outro concorrente apresentar a autorização de quem de direito.
Art.4º - O concurso de canções nativistas do Rio Grande do Sul pode ser disputado por compositores de qualquer parte do Brasil, desde que se atenham às regras nele estabelecidas.
§ único - É vedada a participação dos membros da Comissão julgadora ou da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em qualquer circunstância.
Art. 5º - As canções não poderão exceder 5 minutos de duração quer na triagem, quer na apresentação.
Art. 6º - Cada intérprete poderá defender no máximo duas canções e cada instrumentista poderá subir até três vezes no palco.
Parágrafo 1.2:Quanto a etapa Municipal á realizar-se no dia 10 de setembro de 2016 no CTG Rancho da Integração só poderão ser inscritos músicos que comprovem residência no Município de Vacaria.
Parágrafo 1.3: Não é necessário que autores de Letra e Melodia sejam naturais do Município de Vacaria.
IV – DAS INSCRIÇÕES
Art. 7º - As inscrições da Etapa Municipal e Nacional estarão abertas no período de 01 de Agosto de 2016 á 28 de Outubro de 2016. 
Art. 8º - As inscrições são gratuitas.
Art. 9º - Cada concorrente e/ou autor poderá inscrever somente uma música por ficha, de acordo com o art. 3º.
Art. 10º - As inscrições deverão ser enviadas em envelope fechado para Secretaria Municipal de Cultura,Esporte e Lazer, Rua Ramiro Barcelos 915,Centro,Vacaria –RS ,CEP : 95200-000
§ único - O envelope referido neste artigo deverá conter obrigatoriamente:
- Ficha de inscrição preenchida: 
- CD contendo a música gravada;
- 07 cópias datilografadas (digitadas) da letra e rubricadas pelos autores responsáveis; Documentação exigida :
Fotocópia da Carteira de Identidade 
Fotocópia Cartão CPF e numero do PIS- PASEP
Inscrição Via Web:
Gravação formato MP3,Letra digitalizada (WORD),Ficha de Inscrição e documentação exigida
Pelos E-mails captacao@vacaria.rs.gov.br ou raulbittencourtsilva@gmail.com

V - DA SELEÇÃO E JULGAMENTO
Art. 11° - A Comissão de Seleção e Julgamento é composta de cinco membros, contando com pessoas de conhecidos dotes para criação poético-musical, análise ou crítica, e que se atém às normas constantes neste Regulamento.
§ 1° - A comissão avaliará no processo de triagem, eliminatórias e na grande final.
§ 2° - Os trabalhos de pré-seleção serão coordenados pela Comissão de Seleção e Julgamento. 
§ 1° - A Comissão Organizadora divulgará a relação das canções classificadas no site:www.vacaria.rs.gov.br e na imprensa escrita e falada. 
§ 2° - O processo de triagem da etapa nacional será realizado no dia 8 de novembro de 2016. Os concorrentes da etapa Municipal subirão ao palco no dia 10 de setembro de 2016 (12 canções) cujas composições forem classificadas pela Comissão de Seleção e Julgamento, irão defender suas canções, onde serão classificadas as musicas (1º e 2º Lugar) para a final do dia 27 de novembro de 2016.
* Triagem da etapa Municipal será realizada 01 de setembro de 2016.
Os concorrentes da etapa Nacional subirão ao palco no dia 26 Novembro de 2016 (14 canções). Será determinado pela comissão organizadora á ordem de apresentação dos dias 26 e 27 de Novembro de 2016, que fará o comunicado aos respectivos músicos.
As apresentações iniciarão ás 20h no sábado e ás 14horas no dia 27 de Novembro (Domingo).
No dia 27 de Novembro de 2016 subirão ao palco as 8 canções classificadas da etapa nacional somadas,ao 1º e o 2º lugar oriundos da etapa Municipal.
Art. 12° - As 14 canções classificadas para a Etapa Nacional somadas as duas canções oriundas da etapa Municipal ,serão incluídas no CD Festival Nativista Baqueria de los Piñares. 
VI - DO JULGAMENTO
Art. 13º - O julgamento das composições é da responsabilidade da Comissão de Seleção e Julgamento, que avalia cada uma delas de acordo com sua letra, sua melodia e sua apresentação.
§ 1º - No item "apresentação" são considerados interpretação e arranjo.
§ 2º - As escolhas são preferencialmente consensuais, podendo os jurados, no entanto, optar pelo voto.
§ 3º - As reuniões da Comissão de Seleção e Julgamento não se restringem às apresentações públicas das composições, estando previstas análises e debates prévios e posteriores.
§ único – Dos finalistas será escolhida uma composição vencedora, um segundo e um terceiro.
Art. 14º - É igualmente de competência da Comissão de Seleção e Julgamento a escolha do melhor:
a) Musica mais Popular
b) Instrumentista;
c) Intérprete Vocal
d) Melhor Letra
e)Melhor indumentária

VII - DA APRESENTAÇÃO
Art. 15º - As apresentações ocorrerão no CTG Rancho da Integração.
Art. 16º - A ordem de apresentação das 14 canções pré-classificadas para a Etapa Nacional será decidida e comunicada pela Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer.
Art. 17º - A passagem de som dos concorrentes será no dia da apresentação em horário preestabelecido pela Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer, cabendo a cada concorrente o tempo máximo de 15 minutos.
OBS:SERÁ PENALIZADA COM 20%DA AJUDA DE CUSTA A MUSICA QUE NÃO RESPEITAR O HORARIO DA PASSAGEM DE SOM.
Art. 18º - Cada concorrente deverá obedecer ao limite de 10 minutos, sendo 5 minutos para a montagem e desmontagem de equipamentos e 5 minutos para a execução da música.
Art.19º - Todos os concorrentes, intérpretes e músicos, deverão subir ao palco trajando obrigatoriamente, a indumentária típica do gaúcho. Poderão ser usados no palco todos os tipos de instrumentos e os ritmos deverão ser aqueles tradicionais. Não será permitido o uso de camisetas, pochetes e assemelhados. É terminantemente proibido o uso de brinco no palco.
Todas as composições que forem apresentadas no palco deverão ter no mínimo 03( três) participantes e no máximo 07 (sete).
VIII - DA PREMIAÇÃO
Art. 20º - Os prêmios instituídos pelo Festival Nativista Baqueria de los Piñares quanto a Etapa Nacional:
1) Troféu para canção vencedora + R$2000,00
2) Troféu para a canção classificada em segundo lugar + R$1000,00
3) Troféu para a canção classificada em terceiro lugar + R$500,00
4) Troféu para a musica mais Popular +R$500,00
5) Troféu para o melhor Instrumentista + R$300,00
6) Troféu para o melhor Intérprete Vocal + R$300,00
7) Troféu para o melhor Letra + R$300,00
8)Troféu para a Melhor Indumentária.
§ único – Os valores dos prêmios serão pagos após a apuração dos resultados.
Os prêmios instituídos pelo Festival Nativista Baqueria de los Piñares quanto a Etapa Municipal:
1) Troféu para canção vencedora – Classificação para a final da etapa Nacional
2) Troféu para a canção classificada em segundo lugar –Classificação para a final da etapa 
Nacional
1)Troféu para canção classificada em primeiro lugar
2) Troféu para canção classificada em primeiro lugar
3) Troféu para a canção classificada em terceiro lugar 
4) Troféu para a musica mais Popular; 
5) Troféu para o melhor Instrumentista 
6) Troféu para o melhor Intérprete Vocal
7) Troféu para o melhor Letra
• Ajuda de custo referente a etapa nacional fica estipulado o valor de 1.000,00 (Hum mil e reais).
• A ajuda de custo será recebida desde que seja encaminhados os documentos solicitados pela Organização do Festival anteriormente ao inicio do evento.
• Documentação exigida :
• Fotocópia da Carteira de Identidade 
• Cartão CPF e numero do PIS- PASEP
Numero da conta/agencia e banco
IX - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 21º - Ficam automática e definitivamente cedidos ao Festival Nativista Baqueria de los Piñares os direitos de reprodução das canções concorrentes à edição ou reedição do CD correspondente ao evento que representa.
§ 1º - Os compositores que se inscrevem para concorrer estão implícita e automaticamente autorizando a entidade promotora a gravar as composições finalistas.
§ 2º - Só serão aceitas gravações em CD e as mesmas devem estar em condições para serem aproveitadas no CD do Festival que será lançado junto com a etapa Nacional.
§ 3º - Não será dada ajuda de custo para possível regravação.
Art. 22º - É vedado o uso de propaganda política ou comercial sobre o palco Festival Nativista Baqueria de los Piñares.
Art. 23º - Os compositores ao se inscreverem para concorrer no Festival Nativista Baqueria de los Piñares estão automaticamente aceitando, em sua totalidade, as determinações contidas neste Regulamento. 
Art. 24º - As inscrições deverão ser enviadas pelo correio para Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer, Rua Ramiro Barcelos 915, Centro, Vacaria-RS, CEP: 95200-000, e serão aceitas somente se acompanhadas do material contendo a música, conforme o art. 10º deste regulamento. Ou Inscrição Via Web:
Gravação formato MP3,Letra digitalizada (WORD),Ficha de Inscrição e documentação exigida
Pelos E-mails captacao@vacaria.rs.gov.br ou raulbittencourtsilva@gmail.com
Art. 25º - Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
Contatos:
Raul Bittencourt
54/99694982
raulbittencourtsilva@gmail.com

Classificadas para o 9º Canto Missioneiro da Música Nativa



Iniciou nesta terça-feira, dia 26 de julho, a triagem do 9º Canto Missioneiro da Música Nativa. Ao todo foram 808 inscrições para a 9ª edição do festival que acontece nos dias 08, 09 e 10 de setembro em Santo Ângelo/RS. Confira abaixo as classificadas:

ETAPA GERAL - CLASSIFICADAS
1. CAMPEIRO DAS MISSÕES
RITMO: CHAMARRA
LETRA: JOSÉ ESTIVALET
MELODIA: ZULMAR BENITEZ

2. CAVALOS
RITMO: CHAMARRA
LETRA: LEONARDO BORGES/PAULO OZORIO
MELODIA: MARIANO REIS

3. CONSELHO
RITMO: CHAMAMÉ
LETRA: ZECA ALVES 
MELODIA: ALEX HAR

4. ESTRELAS PARCEIRAS
RITMO: VALSA
LETRA: GIBA TRINDADE
MELODIA: JULIANO JAVOSKI

5. INFÂNCIA MISSIONEIRA
RITMO: MILONGA
LETRA: MAXIMO FORTES
MELODIA: PEDRO FLORES

6. LUA MISSIONEIRA
RITMO: MILONGA
LETRA: JOEL DE FREITAS PAULO/OTHELO CAIAFFO
MELODIA: VOLMIR COELHO

7. MEU CANTO, MEU SUSTENTO
RITMO: CHAMARRA
LETRA: NENITO SARTURI
MELODIA: HALBER LOPES

8.O AMOR QUANDO SE ACHEGA
RITMO: VALSA 
LETRA: BELMIRO PEREIRA
MELODIA: LUIZ CARDOSO

9.PRINCÍPIOS
RITMO: CHAMAMÉ 
LETRA: JAIME BRUM CARLOS/FLAUBIANO LIMA
MELODIA: JEAN KIRCHOFF/REGIS REIS

10. RECUERDOS
RITMO: MILONGA
LETRA: OLGI KREJCI
MELODIA: ÂNGELO FRANCO

11. SEMEADORES
RITMO: MILONGA
LETRA: SILVIO GENRO
MELODIA: TUNY BRUM

12. TEMPO NOVO
RITMO: CHAMAMÉ 
LETRA: ERON VAZ MATTOS
MELODIA: LUIZ MARENCO/JARI TERRES

ETAPA LOCAL - CLASSIFICADAS
1. DE SILÊNCIO E REDUÇÃO
RITMO: CHAMAMÉ
LETRA: VAGNER PIZOLOTTO DA COSTA
MELODIA: VAGNER PIZOLOTTO DA COSTA

2. EFEITOS DA MILONGA
RITMO: MILONGA
LETRA: CLAUDINO DE LUCCA
MELODIA: CLAUDINO DE LUCCA/JONAS DEMENEGHI

3. PARA CANTAR AS MISSÕES..
RITMO: MILONGA
LETRA: MILTON BERVING
MELODIA: MILTON BERVING

4. PRO CAMPO E “PRAS CASA”
RITMO: CHAMARRA
LETRA: JOÃO ALBINO MEDEIROS FARIAS
MELODIA: JOÃO ALBINO MEDEIROS FARIAS

5. QUARTO DISTRITO
RITMO: MAZURCA
LETRA: EDGAR PRESTES
MELODIA: RUBILAR FERREIRA

6. QUANDO VOLTO AO MEU GALPÃO
RIMTO: MILONGA CANÇÃO
LETRA: MAURO ANTONIO NOTARJACOMO
MELODIA: MAURO ANTONIO NOTARJACOMO

7. QUANDO MATEIO A SAUDADE
RITMO: CANÇÃO
LETRA: CLAUDIO VARGAS
MELODIA: CLÁUDIO VARGAS

8. RESGATE
RITMO: MILONGA
LETRA: MÁRIO AMARAL/JOSÉ MAURO RIBEIRO NARDES
MELODIA: MÁRIO AMARAL

9. TRIBUTO A UM MISSIONEIRO
RITMO: CHAMARRA
LETRA: AMIGO SOUZA
MELODIA: AMIGO SOUZA

10. TIMBRES DE ALMA ÍNDIA
RITMO: ZAMBA
LETRA: MANO FONTOURA
MELODIA: MANO FONTOURA

8º CANTO PIÁ MISSIONEIRO
CATEGORIA JUVENIL – DE 14 A 16 ANOS
INTÉRPRETES: CLASSIFICADOS:

1. AGNES NIMUE DE OLIVEIRA
IDADE: 14 ANOS 
MÚSICA: O PECADO

2: GIOVANNA CAVALHEIRO
IDADE: 14 ANOS
MÚSICA: O ARCO E A FLECHA

3. JOÃO PEDRO RIITER MORAES
IDADE: 16 ANOS
MÚSICA: REGALO A UM TRANÇADOR

4. LAURA BAUM
IDADE: 16 ANOS
MÚSICA: REDENÇÃO

5. LETÍCIA ROENNAU
IDADE: 14 ANOS
MÚSICA: A PRIMEIRA PEDRA

CATEGORIA MIRIM – ATÉ 13 ANOS
INTÉRPRETES CLASSIFICADOS

1. FELIPE ADORNES AGUIAR
IDADE: 12 ANOS
MÚSICA: PÁSSARO NEGRO 

2. KATHELLYN GARCIA
IDADE: 12 ANOS
MÚSICA: CINCO ESTRELAS DE LUZ

3. MARIA ALICE ROSA DA SILVA
IDADE: 11 ANOS
MÚSICA: CATEDRAL

4. MARIA FERNANDA COSTA
IDADE: 12 ANOS
MÚSICA: COM O VIOLÃO NA GARUPA

5. MURILO VARGAS
IDADE: 11 ANOS
MÚSICA: VETERANO

Fonte: Blog Identidade Campeira

quarta-feira, 27 de julho de 2016

9º Canto Missioneiro começa a escolha das músicas

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Começou essa noite em Santo Ângelo a triagem das músicas que irão concorrer ao 9º Canto Missioneiro que tem na comissão organizadora o grande apresentador Jairo Reis, que esse ano escolheu uma comissão de peso para a avaliação das obras, tais como: Julio Matos, Eron Carvalho, Nilton Ferreira, Mário Tressoldi, todos com uma capacidade impar de escolher as melhores. Segundo a Comissão Organizadora foram mais de 800 músicas, para tirarem 20 obras que subirão ao palco, desse que já um dos maiores festivais do Rio Grande do Sul.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Classificadas para a 21ª Quadra da Sesmaria da Poesia Gaúcha de Osório


Divulgados os poemas finalistas da 21ª Quadra da Sesmaria da Poesia Gaúcha, um dos mais importantes festivais no nosso Estado. A final será na noite de 24 de setembro, às 20h30min, na Câmara de Vereadores de Osório.
Classificadas
1) Charla de Bravos em Tempos de Paz
Autor: José Luiz dos Santos – Santa Maria/RS

2) Vestida de Prenda
Autor: José Luiz Flores Moró – Farroupilha/RS

3) Um Velho Taura Recém-nascido
Autor: Caine Teixeira Garcia – Bagé/RS

4) Monólogo de Passagem
Autor: Luis Cesar Soares – Gravataí/RS

5) Sonata Para a Musa Revelada
Autor: Vaine Darde – Capão da Canoa/RS

6) O Mistério da Flor Amarela
Autor: Jorge Claudemir Soares – Uruguaiana/RS

7) Quem Vem ao Mundo Pelo Chão de Areia
Autor: Léo Ribeiro de Souza – Porto Alegre/RS

8) Lá no Cerro dos Porongos
Autor: Joao Antonio Marin Hoffmann – Londrina/PR

9) Um Rio de Saudade
Autor: Adão Quevedo – São Lourenço do Sul/RS

10) Sob os Olhos Vendados da Justiça
Autor: Sebastião Teixeira Correa – Caxias do Sul/RS

segunda-feira, 25 de julho de 2016

"Os Platinos" - de Uruguaiana/RS em Portugal.

O grupo de tradições gaúchas - "Os Platinos" - de Uruguaiana/RS, participará da XXXII edição do Festival “Mund’Art Animação e Cultura” de Portugal.

Desejamos a toda delegação uma excelente turnê e cumprimentamos, em especial, o nossos amigos de arte e poesia JAIME RIBEIRO violeiro, cantor, que ja fez parte de grandes grupos, tais como Parceria, Gaúcho da Fronteira, entre tantos e que, hoje, além da carreira Solo e na apresentação de programas de Rádio em Uruguaiana, esse menino ainda arruma tempo para viagens longa, também o Uruguaianese e não tão menos famoso, o grande Poeta MAXSOEL BASTOS DE FREITAS, advogado, poeta e que tanto nos orgulha em levar tão longe a poesia e a musicalidade do garrão fronteira além é claro da RAFAEL OLIVEIRA o Rafinha acordeonista de mão cheia e que muito tem feito com essas duas feras da musica e da poesia pelos palcos onde andam
Sucesso a todos nessa viagem e vamo que vamo Rio Grande!

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Ases do Fandango em estudio

Quem está em estúdio, gravando mais um CD, é o Grupo da minha terra e meus amigos, Ases do Fandango e pelo que fiquei sabendo vem muita coisa boa por ai. Com o seu estilo bem fandangueiro, o que é marca registrada desse grupo, trará nesse CD grandes nomes da poesia e da musicalidade do Rio Grande do Sul, com músicas inéditas e regravações de alguns sucesso do grupo nesses 30 Anos de carreira.
Hoje, formado por uma gurizada de muita responsabilidade e musicalidade o grupo Ases do Fandango só reforça o que fez nesses 30 anos pelos palcos por onde passou. Sempre com um repertório que respeita as vontades dos que os acompanham, mas com autenticidade tem nas sua 4 cordeonas o jeito fandangueiro de alegrar e manter a casa sempre cheia.
Eu sou, de certa forma, suspeito em falar qualquer coisa, pois sou um amante e tenho todos os trabalhos ja gravados do grupo, pois foram eles, os Ases do Fandango, o primeiro grupo a acreditar no nosso trabalho e me dar a oportunidade de ter uma música gravada em disco, PRA TI GURIA uma milonga romântica feita em parceira com Eri Cortes, ha um bom tempo atrás. 
Que venha esse novo CD, com lançamento previsto para início de Setembro, e que só confirme o sucesso desse grupo que merce muito, pois leva no nome a nossa Querência do Bugio.
Parabéns e sucesso a todos.
Deixo aqui um CD desse grupo com uma regravação que estará nesse CD - ASSISTA 

terça-feira, 19 de julho de 2016

ORDEM DE APRESENTAÇÃO DO 25º RONCO DO BUGIO


Já falamos sobre este tema, várias vezes, aqui neste espaço. Mas como findamos mais uma triagem para o festival Ronco do Bugio e os fatos se repetem, voltamos a mencionar o assunto.

Quero deixar claro que não faço parte da comissão de avaliadores do festival mas, como o procedimento (triagem) aconteceu em meu galpão Aconchego dos Gaudérios, percebi, meio de soslaio, o mesmo rumo de interpretação de quando fui jurado outras tantas vezes.

Muitos concorrentes tem para si que sua composição é perfeita e não entendem o porque de que a mesma não foi classificada,. Então, vamos repetir os três pontos básico para sair-se bem numa classificatória do Ronco:

1 - RITMO: O Ronco do Bugio é o único festival desta Província de São Pedro onde só se permite um compasso, ou seja, o bugio. Pelo que percebi na tarde de sábado muitas concorrentes de boa qualidade deixaram de classificar-se por serem vaneiras, chamarras... menos bugio. Se os avaliadores permitirem que um ritmo que não seja o exigido no regulamento suba ao palco, a cobrança virá, com certeza.

2 - LETRA: A maioria dos concorrentes continua vinculando a letra com a jocosidade, com coisas engraçadas, por vezes grosseiras e falando especificamente do primata, do bicho bugio. Se o ritmo é obrigatório, a letra permite a vastidão de ideias. Letras com começo, meio e fim, que tragam uma mensagem bonita, diferenciadas, de interesse geral, até românticas, sempre serão bem-vindas.

3 - INTERPRETAÇÃO: Muitos participantes avisam antes de começar a música. - "Gravação apenas para triagem". Isto é uma preparação aos jurados de que não virá coisa boa em se tratando de interpretação. Não tem que ser assim. Um boa gravação, com voz afinada, bons arranjos, vocal a contento, harmonia, faz parte do jogo pois quem garante aos jurados que, caso classificada, tal composição irá melhorar muito no dia da apresentação?

Tudo isto parece detalhes insignificantes, mas que num contexto de mais de cem composições para retirar apenas dez, faz muita diferença.

Atenção a todos os músicos que estarão em São Francisco de Paula para a ordem de apresentação da músicas que irão ao palco do 25º Ronco do Bugio:

SEXTA-FEIRA
NO GALPÃO SERRANO (Bugiozinho)
Mateus Reis Machado

BUGIO SOCADO
Letra: Jardel Borba
Música: Jardel Borba

A BANDEIRA DO RIO GRANDE
Letra: Mario Amaral
Música: Clóvis de Souza

TAIPEIRO SERRANO
Letra: Hermes Lopes
Música: Érlon Péricles

MESTRE GAITEIRO
Letra: Riva Barreto
Música: Riva Barreto e Mario Tressoldi

NA EVOCAÇÃO DO BUGIO
Letra: Leomar Ferraz
Música: Luciano Rosa e Leomar Ferraz

SÁBADO
SONORIDADE SERRANA (Bugiozinho)
Manuela Bassualdo Duarte

NO RONCAR DE UM BUGIO
Letra: Paulo Ricardo Costa
Música: Halber Lopes e Jarbas Nadal

BOCA DE CORREDOR
Letra: Jairo Fonseca
Música: Jardel Borba

UM BUGIO BEM GAÚCHO
Letra: Nenito Sarturi
Música: Leonardo Sarturi

OS TROPEIROS DE SÃO CHICO
Letra: Anildo de Souza Araújo, Milton César Hoff e Jones Andrei Vieira
Música: Jones Andrei Vieira

TROPEL DE RECUERDOS
Letra: Érlon Péricles
Música: Érlon Péricles

Fonte: Blog Léo Ribeiro 

DVD do Galpão da Poesia

Um dos mais belos eventos que participei e pude ser um dos idealizadores, apesar de pouco me verem, mas foi a gravação do DVD do Galpão da Poesia, em parceria e produção da Ensaio Produtora na pessoa do Adriano, que realizamos no ano de 2009 na Sede a 13ª Região Tradicionalista  esse evento com essa expressão cultural, com Poetas e declamadores do Galpão da Poesia Gaúcha. Esse DVD foi o marco da abertura da nossa gestão frente ao Galpão e que depois veio culminar com a realização do Recital Força Coração, e agora com a Tertulia da Poesia Crioula, evento que está indo para seu 3º Ano consecutivo.
Deixo aqui esse DVD para apreciação de Todos e espero que gostem, pois foi feito com muito carinho para todos.
Poetas, declamadores, amadrinhadores e poesia dos grandes nomes da cultura poetica do Rio Grande do Sul. 

domingo, 17 de julho de 2016

CLASSIFICADAS PARA O 25º RONCO DO BUGIO


A BANDEIRA DO RIO GRANDE
Letra: Mario Amaral
Música: Clóvis de Souza

BOCA DE CORREDOR
Letra: Jairo Fonseca
Música: Jardel Borba

TROPEL DE RECUERDOS
Letra: Érlon Péricles
Música: Érlon Péricles

UM BUGIO BEM GAÚCHO
Letra: Nenito Sarturi
Música: Leonardo Sarturi

TAIPEIRO SERRANO
Letra: Hermes Lopes
Música: Érlon Péricles

BUGIO SOCADO
Letra: Jardel Borba
Música: Jardel Borba

OS TROPEIROS DE SÃO CHICO
Letra: Anildo de Souza Araújo, Milton César Hoff e Jones Andrei Vieira
Música: Jones Andrei Vieira

NA EVOCAÇÃO DO BUGIO
Letra: Leomar Ferraz
Música: Luciano Rosa e Leomar Ferraz

MESTRE GAITEIRO
Letra: Riva Barreto
Música: Riva Barreto e Mario Tressoldi

NO RONCAR DE UM BUGIO
Letra: Paulo Ricardo Costa
Música: Halber Lopes e Jarbas Nadal



4º RONCO DO BUGIOZINHO
SONORIDADE SERRANA
Manuela Bassualdo Duarte

NO GALPÃO SERRANO
Mateus Reis Machado

Fonte: Blog Leo Ribeiro

sexta-feira, 15 de julho de 2016

CANTO DE LUZ - 5ª edição

Estão  ABERTAS as inscrições para o nosso CANTO DE LUZ - 5ª edição e 1ª Lamparina da Canção Gaúcha...
Inscrevam suas obras através do www.cantodeluz.com.br até 29/09/2016 Gracias.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

O XIV JuvEnart esta chegando..

E abaixo esta a ordem definitiva de apresentação!  Será nos dias 15 - 16 e 17 de Julho no Centro de Eventos de UFSM em Santa Maria




Pirataria é Crime - to fora!

Hoje, ainda, continua na web a discussão gerada pela denuncia e pedido do Cantor Nilton Ferreira que, com toda razão, tire seu CD tirado de um blog que faz download de graça. 
Mais uma vez venho me posicionar contra esse blog, pois não podemos compartilhar com a ideia de PIRATARIA e algo que é sacado do autor, do proprietário sem seu consentimento é roubo ou no caso pirataria. Até entendo algumas explicações e por isso que deu tanto pano para manga, esse tema, mas é injustificável que um artista tenha seus direitos safados por um terceiro, sem ele, o artista, no caso de que ele queira doar, ai é outra conversa.
Vou citar algumas coisas porque sou contra:
1º - É balela comparar a nossa música com a música sertaneja que ai está, que segundo alguns comentários que eles doam CDs, e com o cachê que ganham, certamente que podem doar, o que não é a nossa realidade. Mas, e como tudo tem um mas, certamente tem centenas ou porque não dizer milhares de Cantores Sertanejos sem expressão que não doam ou talvez nem tenham CD para divulgar.

2º A música sertaneja é totalmente descartável, ou seja, é feita exatamente para isso, um ou dois meses, e se fez sucesso toca e se não fez, logo vem outra, com a grande mídia em cima. A nossa música regional é totalmente diferente, são temas mais elaborados, pesquisados, e se a coisa continuar assim , de que vale um Poeta, um compositor pesquisar, nossa cultura cairá na mesmo lixo da música sertaneja.

3º Um Cantor quando lança um CD ele tem compromisso com quem o empresta as obras, letras e músicas e portanto tem que pensar neles, também, que o único ganho desses Poetas e compositores são os direitos autorais. Ai muita gente vai dizer: - Mas quem ganha direito autoral?  e eu respondo: Todos aqueles que se organizam. EU por exemplo ganho e não é tão pouco assim.

4º Se nós, os principais interessados, que estamos ligados diretamente com isso acharmos que é normal, porque alguém um dia disse que: "se o meu CD for piratiado é porque é bom" então não grave. Porque se tu depender do PIRATA para viver teu caso é mais sério. 

5º Se as gravadoras, poucas que ainda existem, pararem, ai que a coisa piora, porque sem elas, qual a finalidade de gravar, pois conheço muitas rádios que só tocam o que é gravado por gravadora, exatamente para tentar acabar com a pirataria e se essas rádios não fizerem isso é porque a Pirataria venceu.

6º O Músico que é dono de estúdio e achar que é certo piratar então não pode cobrar nem pelo seu  trabalho, como músico,  tão pouco pela gravação em seu estúdio,  porque cobrar,se achas certo que outrem copie a tua obra e coloque a disposição de todos ou venda?

7º Lutamos por um Pais melhor, e sabemos que PIRATARIA é Crime, e se é crime como podemos sermos a favor?  

PENSE, reflita e tente mudar o que está errado e não ser conivente só por seu interesse. Sua contribuição com o que está errado, prejudicando terceiros é tão danosa quanto as falcatruas que vimos todos os dias de nossos governantes e certamente que tu não concorda com elas. Lembre-se que uma letra, uma música, um CD é um produto de alguém que sonha, que projeta, que trabalha, perde noites de sono, dificuldades como é a nossa música, além de empregos para músicos, técnicos, fotografos, prensagem, montadores, lojas, vendedores e tudo isso está sendo jogado no lixo, pelo bel prazer de uma pessoa. Não deixem as coisas chegarem ao extremo de uma punição maior, porque ninguém quer isso.

Quarteada a Dom Raúl Quiroga - Juntos seremos maiores


Quarteada a Dom Raúl Quiroga. 
Local: CEPE (Centro dos Empregados da Petrobras). 
Av. Getúlio Vargas 11.001, 
Canoas. 
Informações pelo Fone: (51) 80295063

1º CHARQUEADAS DA CANÇÃO NATIVA,

Trabalhamos duro na organização do Projeto para a realização do 1º CHARQUEADAS DA CANÇÃO NATIVA, na cidade de Charqueadas, surge um novo Festival Nativista, onde organizamos com todos os detalhes para que possamos aprova-lo pelo Pró-cultura-RS e com o apoio da Prefeitura Municipal de Charqueadas através de sua Secretaria de Cultura... Esperamos que tudo de certo para que em breve já estejamos divulgado o Festival para nossos amigos letristas, intérpretes e cantores... esperamos Vida longa ao Charqueadas da Canção Nativa...

Fonte: 
Everaldo Oliveira

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Classificadas para 9º Canto Nativo Santo Augusto


Qual o custo para gravar um CD?

Hoje a discussão na web está por conta do blog que coloca musicas de graça para download sem o consentimento dos autores e dos artistas e o que mais me intrigou, é que tem muita gente a favor disso. Pois bem, como podemos querer a mudança desse Pais, se os mesmos que são contra a roubalheira no governo, são a favor da pirataria? Sim, porque um CD de outrem sendo colocado para download, de graça, num blog de terceiro, é roubo de propriedade, porque o CD é propriedade de quem o paga para gravar. 

O Custo da gravação de um CD é altíssimo para os Padrões de nossos músicos, tanto que tem muitos que nem conseguem gravar, além de dar emprego para no mínimo 30 pessoas diretamente e para depois de tudo finalizado, na hora de tirar um pouco seus investimento, ai vem um blog e fica postando as musicas para download, tudo de graça.

O que a maioria das pessoas não entendem é que música é propriedade, o Poema é meu, a musicas do "João" a interpretação é do "Pedro" e o acompanhamento são dos músicos e as pessoas tem que respeitar isso. Alguns alegando que as rádios não recebem os CDs. pois bem, entrem em contato com o artista que ele certamente enviará as músicas pertinentes. 

Hoje, em tempo de web, quase que todos tem uma página, e se for do agrado dele, meios para doa-los todas as músicas, em seu site, em suas páginas, mas não em páginas de terceiros, ao bel prazer de blogueiros, que, muitos, ainda vendem espaço de seus blogs.

Acredito que nunca acabaremos com a Pirataria, mas se cada um puder fazer a sua parte, fica mais fácil, pois chegará um ponto que não vai valer mais apena fazer música e ai sim, quero ver o que dirão da cultura desse estado.

Eu por exemplo tenho minha página no Palco mp3 se alguém quiser as minhas músicas é só entrar lá e escutar - https://www.palcomp3.com/kadokosta/

terça-feira, 12 de julho de 2016

João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes ou apenas Paixão Côrtes

O homem que descobriu o verdadeiro gaucho
Nome completo João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes
Nascimento 12 de julho de 1927 
Nacionalidade  Brasileira

O folclorista
Ex-aluno do Colégio União quando seu pai era diretor da Estação Experimental de Uruguaiana , foi ele que carinhosamente deu o apelido para o Colégio União de Baio Velho. Também estudou no Instituto Porto Alegre e no Colégio Estadual Júlio de Castilhos.Paixão Côrtes é um personagem decisivo da cultura gaúcha e do movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul, do qual foi um dos formuladores, juntamente com Luiz Carlos Barbosa Lessa e Glauco Saraiva Juntos, partiram para a pesquisa de campo, viajando pelo interior, para recuperar traços da cultura do Rio Grande.

Em 1948, organizou e fundou o CTG 35 e, em 1953, fundou o pioneiro Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição.

Em 1956, Inezita Barroso gravou as músicas tradicionais gaúchas Chimarrita-balão, Balaio, Maçanico e Quero-Mana, Tirana do Lenço, Rilo, Xote Sete Voltas, Xote Inglês, Xote Carreirinha, Havaneira Marcada, recolhidas por Paixão Cortes e Barbosa Lessa.

Em 1958, Paixão Côrtes apresentou-se no Olympia de Paris, no palco da Universidade de Sorbonne, no Hotel de Ville, no Teatro Alhambra, além de clubes noturnos e cabarés. No mesmo ano foi convidado por Maurício Sirotsky para apresentar o programa Festança na querência na Rádio Gaúcha, que ficou no ar até 1967.

Em 1962, Inezita Barroso gravou as composições Tatu e Pezinho, recolhidas por Paixão Côrtes e Barbosa Lessa. No mesmo ano, recebeu o prêmio de Melhor Realização Folclórica Nacional. Em 1964, apresentou-se na Alemanha, na Feira Mundial de Transportes e Comunicação, na cidade de Munique. Recebeu ainda, no mesmo ano, o prêmio de Melhor Cantor Masculino de Folclore do Brasil.

Em 1986, apresentou-se durante um mês na Inglaterra, divulgando traduções de seus livros para o inglês.

Em 1992, a estátua do Laçador, do escultor Antônio Caringi, para a qual Paixão Cortes posou em 1954, foi escolhida como símbolo da cidade de Porto Alegre.
Estátua do Laçador, para a qual Paixão Cortes serviu de modelo em 1954

Em 2001 proferiu palestra sobre a música gaúcha no VII Encontro Nacional de Pesquisadores da MPB, realizado no Teatro daUniversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Em 2003 lançou seu novo manual, com mais danças, derivadas do primeiro. Por exemplo, Valsa da mão trocada, Mazurca Marcada,Mazurca Galopeada, Sarna, Grachaim.

Em 2010 é escolhido patrono da 56ª Feira do Livro de Porto Alegre. Recebeu também a Ordem do Mérito Cultural.

Discografia
s/d - Xote carreirinho / Jacaré
1961 - O folclore do pampa
1964 - Tradição e folclore do Sul
1970 - Paixão Côrtes (sobre o folclore gaúcho)
1977 - Do folk aos novos rumos
1978 - Paixão Côrtes especial
1980 - Hino ao Rio Grande
1982 - Cantando e bailando
1982 - Cantares e sapateios gaúchos

Bibliografia
1955 - Suplemento musical do Manual de danças gaúchas (com Barbosa Lessa)
1956 - Manual de danças gaúchas (com Barbosa Lessa)
1959 - Festança na querência (sobre folclore gaúcho)
1960 - Terno de Reis - Cantigas do Natal gaúcho
1960 - Folclore musical do pampa - Músicas e letras
1961 - Vestimenta do gaúcho
1966 - Gaúchos de faca na bota - Uma dança alemã no folclore gauchesco
1975 - Danças e andanças da tradição gaúcha (com Barbosa Lessa)
1985 - Aspectos da música e fonografia gaúcha
1994 - O Laçador, a história de um símbolo
1994 - colaborou na produção da coletânea A música de Porto Alegre - as origens
2001 - Músicas, Discos e Cantares - Um resgate da história fonográfica do Rio Grande do Sul

O agrônomo
Paixão Côrtes foi responsável pela abertura de mercado da ovinocultura no Rio Grande do Sul. Foi ele quem trouxe da Europa novos métodos e tecnologias de tosquia, desossa e gastronomia, além de incentivar o consumo de carne ovina.

Começou a trabalhar na Secretaria da Agricultura aos 17 anos como classificador de lã. Em 40 anos de serviço, passou pelas Estações Experimentais de Pelotas, Santana do Livramento e nos Campos de Cima da Serra e em Porto Alegre, também como professor dos cursos de classificação de lã, ovinotecnista e, por fim, chefe do Serviço de Ovinotecnia.

Formado em 1949 em Agronomia, na UFRGS, Paixão Côrtes desenvolveu na Secretaria da Agricultura o trabalho de extensão no interior do Estado. Segundo ele, o fato de ser folclorista e "falar a mesma língua do homem do campo" facilitou a comunicação e a implantação de novas tecnologias.

O apresentador e/ou produtor de programas radiofônicos
1953 - Festa no Galpão
1955 - Grande Rodeio Coringa
1958 - Festa

O compositor
Jacaré
Ratoeira
Xote carreirinho

O ator
1971 - Um Certo Capitão Rodrigo, de Anselmo Duarte, baseado na obra do escritor gaúcho Érico Veríssimo, no papel de Pedro Terra.

XIV Juvenart dias 15, 16 e 17 de Julho





"....Não é ritmo, nem os passos, que fazem a dança...mas a paixão, que vai na alma de quem dança....""
XIV JUVENART - Promoção do Ctg Sentinela da Querência, vai ser no Centro de Eventos da UFSM, em camobi, dias 15, 16 e 17 de Julho, trata-se de um CONCURSO DE DANÇAS TRADICIONAIS, Cat. juvenil, vindo CTGs de todas as partes do nosso Rio Grande e.....MAIS UMA VEZ, A NATIVA FM, vais estar transmitindo, com a Cabine Móvel, parceria do BANCO DE IMÓVEIS (+ que imobiliária) - ao vivo, asa informações desse espetáculo maior....UMA FESTA DE LUXO.....a dança dos Gaúchos ! este trabalho todo, se torno possível, com a parceria desses amigos- CASA JACOB/PET PESCA SANTA MARIA/A.J. MENDONÇA/A.L. FARMA/BARULHOBOM/ FERRÃO CHAVEIRO E SERVIÇOS/E PROCAMPO LEVANTAMENTOS RURAIS / - sem amigos, não se faz nada....sem PARCERIA....não se vai a lugar nenhum.......""""vem tomar um mate conosco, no JUVENART, inclusive erva buena, não vai faltar, porque....mais uma ano...A TAQUAPY, vai estar conosco, e só levar os AVIOS DE MATE..


O que fazemos é cultura ou entretenimento?

Significado de Cultura

O que é Cultura:
Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira.
No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.
Cultura na língua latina, entre os romanos, tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura da soja, a cultura do arroz etc.
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.
Seria a herança social da humanidade ou ainda, de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo, que consiste na capacidade que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica.
A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.
Cultura organizacional
O conceito de cultura organizacional remete ao conjunto de normas, padrões e condições que definem a forma de atuação de uma organização ou empresa.
Saiba mais sobre o significado de Cultura organizacional.

Cultura Popular
A cultura popular é algo criado por um determinado povo, sendo que esse povo tem parte ativa nessa criação.
Pode ser representada pela literatura, música, arte, dança e etc. A cultura popular é influenciada pelas crenças do povo em questão e é formada graças ao contato entre indivíduos de certas regiões.
Saiba mais sobre o significado de Cultura popular.

Cultura na Filosofia
De acordo com a filosofia, a cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural.
É uma atitude de interpretação pessoal e coerente da realidade, destinada as posições suscetíveis de valor íntimo, argumentação e aperfeiçoamento.
Além dessa condição pessoal, cultura envolve sempre uma exigência global e uma justificação satisfatória, sobretudo para o próprio.
Podemos dizer que há cultura quando essa interpretação pessoal e global se liga a um esforço de informação, no sentido de aprofundar a posição adotada de modo a poder intervir em debates. Essa dimensão pessoal da cultura, como síntese ou atitude interior, é indispensável.
Cultura na Antropologia
A cultura na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
Este tipo de cultura tem como objetivo representar o saber experiente de uma comunidade, saber obtido graças à sua organização espacial, na ocupação do seu tempo, na manutenção e defesa das suas formas de relação humana.
Estas manifestações constituem aquilo que é denominado como a sua “alma cultural”, os ideais estéticos e diferentes formas de apresentação.
Descubra mais sobre o significado de antropologia.

Fonte: http://www.significados.com.br/


Entretenimento
Entretenimento, termo americanizado da palavra "entertainement" passatempo em português, é qualquer ação, evento ou atividade com o fim de entreter e suscitar o interesse de uma audiência. É a presença de uma audiência que torna qualquer atividade privada de recreação ou lazer em entretenimento. A audiência pode ter um papel passivo, como quando se assiste a uma peça teatral, ópera, programa de televisão ou filme; ou um papel ativo, como no caso dos jogos. O entretenimento pode ser público ou privado e envolver uma atuação formal e pré-determinada, como no caso do teatro ou dos concertos, ou uma atuação espontânea, como no caso dos jogos. Muitas das formas de entretenimento são transversais ao longo da História e das culturas e evoluem em função das alterações culturais e tecnológicas. Os filmes e os jogos eletrônicos, por exemplo, embora façam uso de novos suportes e media, continuam a narrar histórias e a fazer uso da música. Os festivais dedicados à música, cinema ou dança permitem o entretenimento de uma audiência ao longo de vários dias consecutivos.

Algumas das atividades que outrora foram consideradas entretenimento, como as execuções públicas, foram sendo sucessivamente removidas da esfera pública. Outras atividades que ao longo da História foram competências essenciais de determinadas profissões, como o manejo de espadas ou o tiro com arco, são hoje desportos de competição, tornando-se ao mesmo tempo formas de entretenimento à medida que se tornam apelativos para uma audiência cada vez maior. O que um grupo ou indivíduo interpreta como entretenimento pode ser encarado como trabalho por outros.

O entretenimento proporciona divertimento, satisfação pessoal e boa disposição. Em determinadas circunstâncias e contextos, o entretenimento tem adjacente um propósito sério, como no caso de celebrações, festividades religiosas ou sátiras. Como tal, existe a possibilidade de que o que aparenta ser entretenimento possa também ser uma forma de desenvolvimento cultural e intelectual. O apelo do entretenimento, a par com a sua capacidade de usar diferentes media e do seu potencial para adaptações criativas, tem assegurado a continuidade e longevidade de muitas formas, temas, imagens e estruturas sociais.

Definição
O entretenimento é diferente de atividades como a educação ou o marketing, embora essas atividades tenham aprendido a recorrer ao apelo do entretenimento como ferramenta auxiliar. A importância e o impacto do entretenimento é reconhecida no meio acadêmico e a sua crescente sofisticação tem influenciado a prática em campos tão diversos como a museologia.

A psicologia determina que a função do entretenimento é a obtenção de gratificação pessoal ou coletiva. Normalmente, não se espera mais nenhum resultado ou benefício quantificável. O entretenimento tem mecanismos opostos à educação, a qual é concebida com a função de desenvolver as capacidades de compreensão ou de ajudar as pessoas na aprendizagem, e do marketing, cuja função é aliciar as pessoas a comprar produtos. No entanto, a fronteira tem-se tornado ténue à medida que a educação procura incorporar elementos recreativos e o entretenimento e o marketing procuram incorporar elementos educativos. Estas simbioses são conhecidas pelos neologismos deedutainment ou infotainment. No entanto, muitas situações em que se combina entretenimento com educação são tentativas sérias de conjugar as melhores valências de cada um.

O entretenimento pode ir para além da simples gratificação e ser um veículo de transmissão de elementos culturais na audiência. Muitas das grandes questões filosóficas e existenciais podem proporcionar uma infinidade de narrativas, apresentadas na forma de histórias, argumentos de cinema ou teatro, poesia, literatura, dança, banda desenhadaou jogos. Entre as obras dramáticas que articulam questões filosóficas contam-se exemplos tão diversos como o influente Hamlet de Shakespeare, que explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade, ou The Matrix, que explora a natureza do conhecimento.[9] Os romances proporcionam igualmente um vasto leque de exploração de questões filosóficas ao mesmo tempo que entretêm os leitores.[10] Um dos exemplos de uma obra criativa que apresenta questões filosóficas de forma entretida éThe Hitchhiker's Guide to the Galaxy; inicialmente um programa de humor radiofónico, a história tornou-se tão popular que foi adaptada para a literatura, cinema, televisão, teatro, banda desenhada, audiobook, jogos eletrónicos, e traduzida para várias línguas. Os temas apresentados vão desde o sentido da vida à ética do entretenimento,inteligência artificial, Deus ou métodos filosóficos.

História
A narração de histórias desempenha um papel importante na maior parte das formas de entretenimento desde a pré-história, e cujo método simples ainda hoje é um comportamento cultural frequente.

A mesma peça dramática pode ser apresentada num teatro ao ar livre, num musicl hall, numa sala de cinema ou através de um dispositivo eletrónico pessoal, como um tablet. A alteração do contexto histórico, cultural, tecnológico e económico influencia a escolha ou a preferência por determinados recintos de entretenimento, embora as características principais de cada um deles pouco se tenha alterado ao longo dos séculos. Desde a antiguidade que existem estruturas arquitetónicas dedicadas em exclusivo às formas de entretenimento, como teatros, auditórios e estádios. Um dos recintos mais notáveis é o Coliseu de Roma, onde eram apresentados ao público espetáculos, competições,corridas e desportos.

Algumas formas de entretenimento tornaram-se controversas, tendo algumas sido proibidas. A caça de animais selvagens é ainda hoje vista por alguns como entretenimento, embora outras formas de entretenimento com recurso a animais se tenham tornado extremamente controversas. A caça desportiva, enquanto forma de entretenimento público e espetáculo, foi introduzida no Império Romano a partir de Cartago.

Algumas das formas de entretenimento, sobretudo música e peças dramáticas, deram origem a inúmeras variantes de forma a responder a um vasto leque de preferências pessoais e expressões culturais. Muitas das formas de entretenimento estão incorporadas ou são apoiadas por outras formas. Por exemplo, muitas das peças dramáticas recorrem à música para realçar a sua expressividade. Outras formas incorporam jogos ou desporto de forma a serem mais atrativas. É relativamente comum que a origem de algumas formas de entretenimento tenham tido origem em atividades tidas como sérias ou necessárias (como a corrida ou o salto), que evoluem para competição e, consequentemente, para entretenimento. Os combates de gladiadores, populares durante a época Romana, são um bom exemplo de uma atividade que combina desporto, castigos corporais e entretenimento. Eexemplos de entretenimento violento como este têm servido como argumento para a posição de que o entretenimento contemporâneo é menos violento do que no passado, apesar do recurso à violência como forma de entretenimento nos media modernos. Muito do equipamento para atividades outrora necessárias, como a pesca, foi alvo de inovações tecnológicas em função da sua função recreativa.

Embora a maior parte das formas de entretenimento tenha sido constante ao longo da História, algumas formas bastante populares em épocas passadas já não são vistas como aceitáveis. Por exemplo, durante vários séculos a participação popular no julgamento e castigo de criminosos e proscritos, ou outras cerimónias de humilhação pública eram vistas como entretenimento. Mesmo a execução de penas capitais como o enforcamento e a decapitação, exibidas em público como medida de dissuacção, eram vistas em parte como entretenimento, chegando-se mesmo a optar por execuções com processos demorados, como o apedrejamento, de forma a prolongar o espetáculo público. Os castigos públicos enquanto entretenimento só cessaram no século XIX, fruto da crescente contestação na classe média.

Infância
O entretenimento infantil centra-se em jogos e brincadeiras, e é fundamental na aprendizagem, desenvolvimento e formação de personalidade da criança. Os adultos ensinam e transmitem várias formas de entretenimento e muitas das atividades apelativas às crianças, como os fantoches, palhaços, pantominas ou banda desenhada são também apreciadas por adultos.

A maior parte das formas de entretenimento pode ser adaptada para se ajustar ao interesse e capacidade das crianças. Durante o século XX, tornou-se evidente que odesenvolvimento psicológico das crianças se processa em estágios e que as suas capacidades são diferentes das dos adultos. Começam a surgir histórias e atividades desenvolvidas especificamente para uma audiência infantil, na forma de livros, filmes ou jogos. São implementados sistemas de classificação etária de forma a orientar melhor o público.

Na atualidade, tal como acontece para os adultos, estão disponíveis várias formas de entretenimento para crianças através da internet, o que constitui uma alteração significativa em relação a épocas anteriores. A quantidade de tempo dispendida pelas crianças em entretenimento proporcionado pela televisão ou computadores, a par do assinalável colapso da relação da criança com o meio envolvente, tem sido alvo de diversas críticas pelo efeito negativo que acarreta a nível da imaginação, cognição e bem-estar psicológico.

Formas
Música

A música é um componente fundamental em muitas formas de entretenimento e em vários artes performativas. É usada para realçar determinados aspetos de uma narrativa, é indispensável na dança e na ópera, e é muito frequentemente incorporada em filmes e peças de teatro.

A música é em si própria uma forma autónoma de entretenimento popular e universal.  De acordo com o ritmo, instrumentos, estilo e forma de atuação, a música pode ser dividida em vários géneros, como a música clássica, o jazz, folk  ou o rock . Até ao século XX, as atuações musicais estavam ao alcance de apenas uma minoria capaz de pagar a atuação dos intérpretes. A introdução do registo em suportes pré-gravados, para venda ou difusão radiofónica, fez com que a música passasse a ser um bem de consumo, disponível de forma barata a milhões de pessoas.

Todas as atuações musicais constituem uma forma de entretenimento, independentemente de serem ou não amplificadas  ou de serem interpretadas a solo , em coro , orquestra  ou conjunto . As atuações ao vivo são realizadas em recintos próprios, com tamanho variável, interiores ou exteriores e desde gratuitos a caros. Os diferentes tipos de audiência têm diferentes expectativas em relação aos intérpretes e ao seu próprio papel durante a atuação. Por exemplo, determinadas audiências preferem a audição em silêncio e são entretidas puramente pela excelência da música ou da interpretação , enquanto que outro tipo de audiência recebe o entretenimento através do ambiente e participação coletiva . Grande parte dos ouvintes é entretida pela audição em privado de música pré-gravada .

Os instrumentos usados em entretenimento musical podem ser constituídos apenas pela voz , serem apenas instrumentais , ou serem alguma conjugação de ambos . A audiência pode ser individual  móvel , pequena ou grande . O canto é normalmente acompanhado por instrumentos, embora algumas formas usem apenas a voz.

Fonte: https://pt.wikipedia.org