sexta-feira, 30 de maio de 2014

O Festival Martim Fierro nas garras do MP

Matéria do blog http://g1.globo.com/ o que é lamentável para a cultua do Rio Grande do Sul, já tão sofrida pelo modismo. LEIA A MATÉRIA.


MPF denuncia três por suposta fraude em festival nativista
Está na justiça federal, em Santana do Livramento, a denúncia do Ministério Público Federal contra três pessoas por
Ex-secretário de Agricultura de Livramento, Carlos está entre os indiciados. Foto: blog Ronda dos Festivais
supostos desvios em verbas federais utilizadas no festival nativista Um Canto Para Martin Fierro, realizado na cidade em 2009. Carlos Fernandes, que recém deixou o cargo de secretário de Agricultura de Livramento, além de Anomar Danúbio Vieira, presidente do festival, e ainda o empresárioJeferson Dariva, de Osório, foram denunciados por estelionato.
A acusação tem por base inquérito realizado pela Polícia Federal a partir de denúncia feita por um produtor rural de Dom Pedrito,  que teria recebido cheques (sem fundos) do Centro de Cultura Um Canto Para Martin Fierro, em troca de gado.  Embora o Centro de Cultura fosse da responsabilidade de Danúbio, Carlos foi indiciado porque, segundo o MPF, ele “geria a entidade e  fazia pagamentos e contratações”. Já o empresário Dariva foi responsabilizado por ter emprestado uma nota fiscal de R$ 72 mil aos responsáveis pelo festival, sem prestar os serviços, como ele próprio admitiu, em depoimento.
Para a Polícia Federal, são fortes os indícios de que grande parte dos R$ 353.780,00 liberados pelo ministério da
Depoimento de Adair embasou acusação. Foto: arquivo pessoal
Cultura para o festival, foi” desviada”, uma vez que “pelo menos dois prestadores de serviços declararam não ter recebido os valores cujas notas foram juntadas para justificar os gastos com o projeto”.  Além de Jeferson Dariva, o músico Adair de Freitas disse, em depoimento à PF,  que entregava dois recibos de igual valor quando era contratado como jurado do festival. Ele foi ouvido como testemunha durante a investigação e não foi denunciado.
Procurado pelo Repórter Farroupilha, Carlos Fernandes disse que não foi chamado para depor e que desconhece a denúncia, mas negou irregularidades na prestação de contas do festival. Anomar Danúbio também disse que não foi ouvido na Polícia Federal, e que não sabe do que está sendo acusado. Declarou também que os cheques foram usados por Carlos sem o conhecimento do Centro de Cultura, do qual era presidente. Jeferson Dariva ainda não foi localizado.
Fonte:por Giovani Grizotti 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

O Veado Pampeiro

O veado e sua escala feminina, Bezoarticus bezoarticus, era o herbívoro mais abundante da planície. Na antiguidade, não era raro encontrar grupos de até 300. Hoje em lugares onde o protege, é raro ver cinco cópias juntos.
Veado marca seus aduares com secreções das glândulas que tem perto do olho. Nos meses de junho a setembro, eles naturalmente perdem seus chifres e imediatamente começam a desenvolver novas, que são revestidas com uma pele macia, "plush", que cai um depois de um tempo; restos derivação não eliminá-los, esfregando-os contra ramos e gramíneas, contra o qual também descarregar sua raiva, no tempo em que os machos lutam. Nesta cena, ataques um cardilla, no qual está empoleirado um amarelo brilhante. Por trás de uma aparência de Rhea curioso. Veado e Nandus eram grupos defensiva, em que o primeiro contribuiu com seu fino senso de cheiro e os pássaros seu boa vista, na expectativa da chegada de um inimigo. Era conhecido pelos homens da planície, que, quando "mudou-se o campo", quando eles estavam filmando cervos e avestruzes, foi porque muitos pilotos veio para a frente. Crioulos são assim, alertou para o avanço dos ataques e os pampas, a proximidade das forças armadas. 

Fonte: FB de Carlos Montefuso (Traduzido por Bing) Pintura em acrílico sobre madeira, 30 x 30, coleção particular.

terça-feira, 27 de maio de 2014

COLMAR DUARTE PASSA A INTEGRAR A ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS

Colmar Pereira Duarte, que neste 22 de maio completou 82 anos, nasceu em 21 de maio de 1932, no interior do município de Uruguaiana, RS. Filho de Luiz Duarte Júnior e de Alice Pereira Duarte. Poeta, escritor, compositor; tem trabalhos publicados e outros inéditos, na área de pesquisa, ensaio, teatro, romance, conto, poesia, dança, desenho e folclore, com incursões no rádio e no cinema.

Tem onze livros editados: Sesmaria dos Ventos- poesia (1979), Cancha Reta -narrativa em verso (1986), Cardo -poesia (1993), Tempo de Viver-poesia (2000), Califórnia da Canção Nativa – Marco de Mudanças na Cultura Gaúcha -ensaio (2001), este, em co-autoria com José Edil de Lima Alves, Romanceiro da Salamanca -poesia (2002), O Jardineiro Cego & Mamboretá -poesia (2004),O Correntino e Outros Causos-contos (2006), Centauros de taquara-novela (2007), Corações de arame-romance(2008)e Água de Sanga-poesia(2009). Também com o título " Tempo de Viver", no ano 2000 lançou um CD com 14 poemas de sua autoria declamados por Pedro Júnior.

É autor de obras para balé, criadas especialmente para o Balet Brandsen, de Buenos Aires (Argentina), como Curuzu Gil e Garibaldi e Anita, e de uma transposição para balé da Lenda da Salamanca do Jarau, apresentada em Cosquin – república Argentina – em 1976, como convidada especial da Noite de Integração Americana. Esta obra, em 1974, foi apresentada na Califórnia da Canção Nativa, em Uruguaiana, e em breve temporada em Santa Maria, e no Teatro Leopoldina, em Porto Alegre. O balé da Salamanca do Jarau é considerada a primeira co-produção brasileiro-argentina para teatro. Tambem no teatro, foi premiado com a peça denominada Fogões do Rio Grande, apresentada na Primeira Festa Nacional de Lã.

É autor de várias letras de canções gravadas e de outras tantas inéditas. Fundador do Grupo de Arte Nativa "Marupiaras" que obteve vários prêmios na Primeira Califórnia da Canção Nativa, inclusive a Calhandra de Ouro, como vencedor do festival.

Foi Patrão (presidente) do Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo do Pago, do qual é Sócio Benemérito. Presidiu o Conselho de Cultura, foi Coordenador de Cultura e Diretor do Centro Cultural de Uruguaiana. É membro do Instituto Histórico e Geográfico desse município. É membro do Conselho da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. Possui diversos trabalhos de pesquisa sobre temas gaúchos, muitos já publicados em jornais e revistas, outros ainda inéditos.

Organizou o Museu Crioulo do Centro Cultural de Uruguaiana. Acrescentou ao patrimônio do CTG Sinuelo do Pago, o acervo do "Museu do Piá" - único em seu gênero - que recebera de Glaucus Saraiva. Na década de 80, foi um dos dez autores gaúchos, escolhidos pela Fundação Padre Landel de Moura (Feplam) para participar do projeto denominado "Os Imortais do Rio Grande".

É o idealizador e um dos criadores da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul. São de sua autoria o projeto, o primeiro regulamento, a criação das Linhas, o nome e o troféu-símbolo – A Calhandra de Ouro. É membro da Comissão Bi-nacional pelo Meio Ambiente – Uruguaiana/Paso de los Libres. É um dos fundadores da Associação de Escritores Sem Fronteiras,que reúne literatos da Argentina, do Uruguai e do Brasil, no interesse de uma efetiva integração cultural. Pertence à Academia Uruguaianense de Letras.

Entre os Prêmios recebidos encontram-se:
1970 – Primeiro Prêmio de Folclore - Associação Literária –Uruguaiana
1970 – Primeiro Prêmio em Música - Concurso Estadual – Santa Maria
1970 – Primeiro Prêmio de Fotografia - Concurso Estadual –Santa Maria
1971 – Calhandra de Ouro Primeira Califórnia – Uruguaiana
1980 – Primeiro Prêmio de Poesia Academia de Letras – Uruguaiana
1983 –Trofeu Chasque de Ouro da Poesia Livramento
1991 – Clave de Ouro – Personalidade do Nativismo da Década de 80 – Porto Alegre
1992 – Primeiro Prêmio – Troféu Bento Gonçalves – Triunfo
1995 – Medalha de Ouro do Município Uruguaiana
1999 – Primeiro Prêmio da "Sesmaria da Poesia Gaúcha " Osório
2000 – Troféu "Líderes e Vencedores – Expressão Cultural" Federasul e Assembléia Legislativa– Porto Alegre.
2002 – Primeiro Prêmio da "Carreteada da Poesia" de São Valentim -S. Maria
2003 – Primeiro prêmio do "Seival da Poesia Gaúcha" São Lourenço do Sul.
2003 – Medalha de Mérito Literário – " Aureliano de Figueiredo Pinto" oferecida pela Ass. dos Pajadores e Declamadores Gaúchos. Porto Alegre
2003 – Poeta Homenageado, na "Sesmaria da Poesia Gaúcha" Osório.
2004 ¬-Troféu Cultura Gaúcha – 50 anos instituído pelo Governo do Estado – Porto Alegre.
2005 – Título de "Conselheiro Honorário" do Movimento Tradicionalista Gaúcho –Porto Alegre.
2005 – Troféu Guri Instituído pela Rádio Gaúcha – RBS – Porto Alegre
2005 - Troféu Negrimnho do Pastoreio - Associação Gaúcha Municipalista e Assembléia Legislativa – Porto Alegre
2006 – Presidente de Honra do II Encontro Literário Internacional do Mercosul. Realizado pelo Instituto Literário e Cultural Hispânico Uruguaiana – Paso de los Libres
2006 – Poeta homenageado do Corredor de Canto e Poesia Associação Cultural Nativista Lages – Santa Catarina
2008 – Escritor homenageado pela XVIII Feira do Livro Caçapava do Sul
2008 -- Poeta Homenageado no Pealo da Poesia Gaúcha Alegrete
2008 – Homenageado pela RBS – Com o Troféu Um Homem Além de Seu Tempo
2009 – Medalha do Mérito Cultural Oscar Bertholdo - Bento Gonçalves

Colmar Duarte passa a ocupar a partir de hoje a cadeira número 40 da  Academia Rio-Grandense de Letras

Fonte: FB Jaime Ribeiro


5º CANTO XUCRO GALPONEIRO

Neste ano, o 5º CANTO XUCRO GALPONEIRO RETORNA AO CTG FRONTEIRA ABERTA e desde já estamos convidando toda COMUNIDADE SANTANENSE que gosta da BOA FESTA GAÚCHA , para participar. FESTIVAL, GRANDES SHOWS, BAILE A MODA ANTIGA , E PRINCIPALMENTE PELA INTEGRAÇÃO QUE ACONTECE COM NOSSOS ARTISTAS DA TERRA; NATIVISTAS , CAMPEIROS E XUCROS. ADULTOS E CRIANÇAS COMPARTILHANDO O MESMO ESPAÇO. DIAS 30 ,31 DE MAIO E 1º DE JUNHO, .MUITAS PREMIAÇÕES E BRINDES PARA TODOS. ESTE FESTIVAL É REALIZADO COM A AJUDA DE VÁRIOS COLABORADORES. VAMOS SE PREPARAR PARA LOTAR O CTG.
ATAREMOS LÁ NESTA SEXTA FEIRA, COM 2 OBRINHAS EM PARCERIA COM HERMES DURAN.....VIRANDO OS ARREIO e SONHO DE ANDEJO...QUE ESTARÃO AO PALCO COM Francisco Oliveira - Daniel Braga - Frederico Rangel - Rafael Flores - Aparicio Maidana Sarale...

Terá transmissão pela Rádio www.querenciafmlivramento.com Rádio Querência FM - 97.7
www.querenciafmlivramento.com da 3 noites do festival.

domingo, 25 de maio de 2014

O Golpe das Botas

Homem é preso aplicando golpe das botas em Passo Fundo
Quando os policiais chegaram ao local encontraram o acusado amarrado em várias cordas

Na tarde desse sábado (25), os integrantes da Bike Patrulha da Brigada Militar efetuaram a prisão de um homem por estelionato em Passo Fundo.
Por volta das 16h, a Sala de Operações da BM foi informada que um homem havia sido detido pela vítima no momento em que estava roubando objetos em uma loja de artigos campeiros, localizada na Rua Teixeira Soares, no centro.
Quando os policiais chegaram ao local encontraram o acusado amarrado em várias cordas.
A proprietária da loja disse aos policiais que na semana passada recebeu a ligação de um homem relatando ser patrão de um CTG em Passo Fundo e que precisava comprar alguns pares de botas para a apresentação da invernada, e se os produtos poderiam ser pagos durante uma janta no centro tradicionalista na última sexta-feira (23).
Acreditando ser o patrão do CTG, pessoa a qual é cliente da loja e nunca atrasou os pagamentos, a vítima disse que poderia vender e acertar no jantar. Com isso, um homem foi buscar as botas.
Na última sexta-feira, a proprietária da loja foi até o jantar no CTG e notou que o patrão não se manifestou referente ao pagamento das mercadorias, então decidiu cobrar. Neste momento constatou que havia caído em um golpe, pelo motivo que o patrão afirmou não ter ligado pedindo nenhum produto.
Após o jantar, a comerciante foi até a delegacia e registrou a ocorrência.

Na tarde desse sábado (24), o suposto patrão ligou pedindo mais botas, e a proprietária disse que iria entregar, era só irem buscar na loja.
Quando o acusado chegou ao estabelecimento, a vítima o trancou no local e passou as cordas, deixando-o amarrado até a chegada da Brigada Militar.
Os policiais identificaram o homem como Vladimir de Castro Menezes, o vulgo “Leco” de 50 anos, que afirmou ter ido ao local buscar as botas para entregar a um indivíduo conhecido como Pelego.
Diante do fato, os policiais deram voz de prisão para Leco, que foi conduzido até a Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, onde foi lavrado o flagrante por estelionato e posterior foi recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo.

Fonte: Blog Rádio Irapuru de Passo Fundo

sábado, 24 de maio de 2014

A TRADIÇÃO E O TRADICIONALISMO!

O que seria o orgulho de um povo culto, está morrendo à míngua a cada dia que passa. O modismo, o interesse pessoa e a ganância por dinheiro, está corroendo com a Tradição, tão linda de um povo. Um estado que se alavancou com homens de bota e bombacha, que tinham na palavra e no bigode o respeito, hoje paira diante de um modismo nojento e esculachado. 

O Movimento que tenta regular com regrar e normas paira diante das brigas cotidianas pelo poder e esquece de investir no conhecimento de novos valores. A música que sempre foi o ponto forte dessa tradição, hoje pena num Nativismo vendido por caraminguados e em músicos, que poderiam serem exemplos para os mais novos, inventando modinhas corriqueiras e nojentas para estarem na mídia.

E os Homens do campo? Os verdadeiros Gaúchos de antanho? Os que ja não morreram por conveniências da vida, morrem de vergonha por ver a Pátria que defenderam por anos, sendo massacrada diante da desgraça do lixo, do que não presta, do minuto de fama.

Os festivais viraram negociata nas mãos de interesseiros. Os CTGs penam na falta de gente, abrindo espaço para as festas de lepo lepo. Os Rodeios viraram arrecadação de dinheiro. O churrasco, ganhou forno elétrio e sal fino. As pilchas, viraram discussão e regramento para venda de livros de regras. As danças, são apoteóticas e malabaristas, onde as prendas em belos vestidos exaltam a grandeza de "um beijinho no ombro". A poesia virou encontro de amigos e de duvidosa aceitação. Os desfiles de setembro, tão esperado pelos gaúchos do campo, virou encontros alegóricos de gaúchos citadinos, para vender ao estrangeiro. 

E a Tradição? Que tradição?

Essa morreu a muito tempo, só ainda fala dela, quem tenta tirar proveito dos resquícios de um tradicionalismo. Essa morreu junto com os "Negos Betão", últimos remanescentes de uma cultura que foi linda e que vai deixar muitas saudade. 

Silêncio! um minuto de silêncio em memória a Tradição de um povo.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Fazenda Itu, que já foi de propriedade do ex-presidente Getúlio Vargas,

PATRIMONIO CULTURAL DE ITAQUI, FAZENDA ITU É TOMBADA PELO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DO ESTADO (IPHAE)

A Fazenda Itu, que já foi de propriedade do ex-presidente Getúlio Vargas, e que hoje pertence à família Nicola, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). A histórica propriedade rural, localizada no 4º distrito, já havia sido considerada patrimônio cultural do município, por iniciativa dos então vereadores Gil Marques Filho e Hildebrando dos Santos, em meados da década passada. 

Naquela ocasião, logo após o tombamento, ambos encaminharam solicitação à Secretaria de Cultura do Estado para que fosse realizado tombamento estadual, o que veio acontecer anos depois, conforme oficio n° 180/2012/GAB/JUR/SEDAC recebido pelo prefeito Gil Marques Filho encaminhado pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Cultura que em um dos trechos do documento, destaca-se os seguintes termos: “Senhor Prefeito, Ao cumprimenta-lo, venho cientifica-lo do tombamento da FAZENDA ITU, localizado no 4º distrito desse município, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), conforme Portaria de Tombamento nº 023/2012, publicada no Diário Oficial do Estado em 08/05/2012”.

Atualmente, a Fazenda Itu pertence ao empresário Alceu Nicola, que define muito bem o perfil e as realizações do líder populista e maior estadista brasileiro do século 20, que criou o salário mínimo, consolidou as Leis do Trabalho (CLT), da Justiça Trabalhista, da Companhia Siderúrgica Nacional, entre tantas outras. A histórica propriedade rural recebe constantemente Professores de História e alunos da rede municipal de ensino que deslocam ate refúgio do ex-presidente durante suas vindas ao Rio Grande do Sul nos períodos em que era o responsável por decidir os destinos do país. Getúlio se auto exilou na fazenda a partir de 1947, para voltar à cena política em 1950, saindo da Fazenda para governar o Brasil em seu segundo mandato.

Em 2010, a Fazenda Itu, foi hospedeira da Chama Crioula de Itaqui, realizando uma grande programação cultural, ano em que o nosso município foi a sede do 63ª Acendimento da Chama Crioula do Estado, muitos tradicionalistas acamparam no local para as festividades e condução da Chama Crioula, que ficou no local desde setembro de 2009 e que em 10 de Setembro de 2010, partiu percorrendo 131 Km ate o Candeeiro Crioulo localizado na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, abrindo assim as festividades em homenagem a Epopéia Farroupilha. 

O Diretor-Presidente do Grupo Nicola - Alceu Nicola, que na oportunidade conduziu a pata de cavalo a Chama Crioula de Itaqui, foi o grande anfitrião desta programação, abrindo as portas da ex-morada de Getulio, recebendo gaúchos e gaúchas, para contar um pouco desta importante passagem que faz parte da própria historia do nosso pais e do estado e que a partir deste tombamento pelo IPHAE, preserva-se este belo local e sua riquíssima e legendária historia, localizado no interior de nosso município e que encanta visitantes e que tem um ambiente quase que místico, talvez fruto do que diz o Hospedeiro da Chama Crioula de Itaqui – 2009/2010.

“O Brasil não seria o mesmo sem Getulio Vargas. Mesmo com todos os questionamentos possíveis, sua figura entrou para a História.
E aqui queremos contar um pouco de sua trajetória. Da infância em São Borja até o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, este homem mudou o nosso País. 
Aqui em Itaqui, na Fazenda Itu, Sede Social do Grupo Nicola e antiga propriedade do Presidente, sentimos todos os dias a presença desta figura ilustre. E queremos contar a história dele para você”. 
Alceu Nicola

quinta-feira, 22 de maio de 2014

No Rebenque, as tradições e o amor nativista passam pelas gerações


Crédito: Lívia Stumpf

No Bairro Jardim do Bosque, em Cachoeirinha, o amor pelas tradições gaúchas e pela música nativista passa de geração para geração. Há 23 anos na estrada, o grupo Rebenque foi fundado por três irmãos_ Amir, Jesus e Antônio (este fora do grupo, atualmente). Sempre fiel à indumentária gaudéria, o tio Amir (vocal) e o pai Jesus (guitarras, violões e voz) passaram a paixão pela música para um jovem cantor, Rafael Marques, que há cerca de seis anos entrou no Rebenque:
- Me vejo desde sempre no meio da música e do grupo. Mas entrei efetivamente há uns seis anos. É um baita aprendizado trabalhar com o pai e com o tio. Eles dão umas chamadas, claro (risos), mas pra que a coisa melhore – comenta Rafael, 22, hoje vocalista do grupo.

Modismos não tiraram o grupo do seu foco
Com algum tempo de estrada, o grupo já passou por muitos perrengues. O mais complicado foi quando o maxixe e a tchê music estouraram no Rio Grande do Sul, na metade dos anos 2000:

- Muita gente boa do nativismo se atrapalhou naquela época. Mas nós seguimos fortes, nunca abrimos mão do nosso estilo. Sofremos, mas aguentamos firme- relembra Jesus.

Com uma boa agenda de bailes pelos CTGs da Região Metropolitana, o Rebenque aposta as fichas no mais recente CD
Dê-lhe Vaneira. Com 14 faixas, o disco aposta em vaneiras, como a faixa-título e Ronco da Gaita Véia, o xote Rincão do Espinilho e a milonga Nunca Vou te Esquecer.

- Já conseguimos fazer uns shows em Santa Catarina e no Paraná. A ideia é conseguir, mesmo com todas as dificuldades, levar o nome do grupo adiante- afirma Jesus.
Ainda integram o grupo Deivit Marques (baixo), David (bateria) e Ernesto (gaita).

Pitaco de quem entende:

Rogério Melo, da dupla com César Oliveira, fala do Rebenque: 
- Ouvi duas músicas do grupo- Dê-lhe Vaneira e Morena do Passo. Achei ambas de bom ritmo, o que deve ser o foco de um bom grupo de baile. Sempre ressalto que os grupos não podem esquecer o conteúdo, o que é básico em uma boa composição, uma boa letra com um bom enredo e uma boa melodia. Desejo muito sucesso ao grupo e dê-lhe vaneira!


Fonte:http://wp.clicrbs.com.br/

quarta-feira, 21 de maio de 2014

2º Sinos do Verso Gaúcho - Regulamento


Poderão concorrer poetas de todo o território brasileiro, desde que respeitem, na íntegra, todos os quesitos deste regulamento.

As inscrições podem ser feitas das seguintes formas:

a) Via correio, para a sede do CTG Tapera Velha, na Rua Arno Schuch, 487,
Bairro Vicentina, CEP 93025–410, São Leopoldo/RS;
b) Via e-mail, para o endereço: sinosdoversogaucho@hotmail.com
c) Via galpão virtual, no endereço www.facebook/Ctgtaperavelha.

A premiação será assim distribuída:

Tema Especial 200,00 + troféu
1º Lugar poesia Regional 200,00 + troféu
2º Lugar poesia Regional 100,00 + troféu
3º Lugar poesia Regional 50,00 + troféu
1º lugar Intérprete 200,00 + troféu
2º Lugar Intérprete 100,00 + troféu
3º Lugar Intérprete 50,00 + troféu
1º Lugar Amadrinhador 200,00 + troféu
2º Lugar Amadrinhador 100,00 + troféu
3º Lugar Amadrinhador 50,00 + troféu

COMISSÃO AVALIADORA
Liliana Cardoso
Jadir Oliveira
Cristiano Ferreira

PROGRAMAÇÃO

Sábado - 18/10/2014 das 14h às 17h - Passagem de som no palco
17h - Café de chaleira
20h - Abertura do Festival de Poesias
20h 30min - Apresentação dos poemas selecionados
22h – Show & Jantar
23h – Premiação
23h 30min – Confraternização


Paulo Roberto Vargas
Coordenador do 2º Sinos do Verso Gaúcho
Cel (51) 9259.7137
Res (51) 3592.4246
Com (51) 3473.7338

Clique aqui e acesse o REGULAMENTO COMPLETO

Fonte: blog Prosa Galponeira

segunda-feira, 19 de maio de 2014

XVI PEALO DA POESIA CAMPEIRA - Inscrições Abertas

CENTRO FARROUPILHA DE TRADIÇÕES GAÚCHAS DE ALEGRETE
Fundado em 06/06/1954 
Av. Eurípedes Brasil Milano, n. 509 * CEP 97.542-280 * Alegrete/RS * Telefone: (55) 3422-3388

- XVI PEALO DA POESIA CAMPEIRA - 16/08/2014 -

REGULAMENTO

CAPÍTULO I - DO DESENVOLVIMENTO E DOS OBJETIVOS

Art. 1º - O PEALO DA POESIA CAMPEIRA DO ALEGRETE é um evento sem fins lucrativos, promovido pelo Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas, pessoa jurídica de direito privado, com tempo de duração indeterminado, entidade filiada como plena no Movimento Tradicionalista Gaúcho-MTG/RS, com sede e foro na cidade de Alegrete/RS e que tem como objetivos principais:
a) levar ao público os trabalhos inéditos que exaltem a cultura do Rio Grande do Sul;
b) cultuar, incentivar e valorizar a literatura regionalista, através da arte declamatória;
c) oportunizar aos poetas divulgação de seus trabalhos, visando a propagação da arte nativista;
d) fomentar a cultura da sociedade alegretense e da região, destacando a importância dos poetas e dos declamadores no contexto regionalista;
e) proporcionar a integração dos poetas, declamadores, tradicionalistas, críticos de arte, educadores e população em geral.
Parágrafo único. A final da XVI edição do festival será realizada no dia 16 de agosto de 2014.
Art. 2º - A linha do PEALO é campeira, cujos poemas devem retratar a dinâmica sócio-cultural, qual seja os usos e costumes, fatos históricos e paisagens do Rio Grande do Sul.

CAPÍTULO II - DOS PARTICIPANTES

Art. 3º - No XVI PEALO DA POESIA CAMPEIRA DO ALEGRETE participarão poetas de todo o território brasileiro, observados os requisitos do presente regulamento.
Art. 4º - É ilimitado o número de poemas inscritos por poeta, entretanto poderá ser classificado somente 01 (um) poema por autor.
Art. 5º - Cada declamador poderá defender somente um poema classificado.
Art. 6º - Fica facultado o acompanhamento por amadrinhador(es) na apresentação do poema classificado.
Parágrafo único. Cada amadrinhador poderá acompanhar até dois poemas classificados.
Art. 7º - É obrigatório o uso da indumentária gaúcha para todos os amadrinhadores e declamadores durante a apresentação do poema classificado.

CAPÍTULO III – DAS INSCRIÇÕES

Art. 8º - As inscrições, devidamente preenchidas conforme modelo anexo, deverão ser entregues ATÉ O DIA 10/JULHO/2014, na secretaria do CTG, sito à Av. Eurípedes Brasil Milano, nº 509, centro, CEP 97.542-280, Alegrete-RS, telefone (55) 34223388.
Art. 9º - A inscrição deverá ser acompanhada de três cópias digitadas do poema, sem a identificação do autor, para fins de triagem.
Art. 10º - Os poemas inscritos deverão ser inéditos, sob pena de desclassificação automática.

CAPÍTULO IV – DA CLASSIFICAÇÃO

Art. 11 - Dos poemas inscritos serão classificados para a final do festival dez trabalhos, através de triagem realizada pela comissão avaliadora.
Art. 12 - A divulgação dos trabalhos classificados será feita no dia 16/07/2014, através de contato direto com os poetas classificados, bem como na imprensa local falada e escrita e no site da entidade promotora -www.ctgfarroupilha.com.br.
Art. 13 – A apresentação dos poemas classificados será no dia 16 de agosto de 2014(sábado), às 20h e 30 min.
§1º. Em caso de não comparecimento do declamador quando chamado para a sua apresentação o poema será automaticamente desclassificado. 
§2º. A ordem de apresentação será definida através de sorteio realizado pela comissão organizadora após a triagem.
Art. 14 - A comissão avaliadora será composta por artistas e/ou poetas de renome e com notório conhecimento.
Parágrafo único- A nominata da referida comissão será divulgada juntamente com a listagem dos trabalhos classificados.
Art. 15 - Dentre os dez trabalhos classificados serão premiados: 1º, 2º e 3º lugares, o melhor intérprete e o melhor amadrinhador.

CAPÍTULO V – DA AJUDA DE CUSTO

Art. 16 - A cada poema classificado será oferecida uma ajuda de custo de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais), cujo pagamento será efetuado no ato do credenciamento, em moeda corrente, no dia 16/08/2014, até às 16hs, na secretaria do CTG.

CAPÍTULO VI – DA PREMIAÇÃO

Art. 17 - A premiação do Festival será assim constituída:
- 1º lugar: troféu João da Cunha Vargas + R$ 500,00
- 2º lugar: troféu João da Cunha Vargas + R$ 400,00
-3º lugar: troféu João da Cunha Vargas + R$ 300,00
- melhor intérprete: troféu João da Cunha Vargas + R$ 200,00
-melhor amadrinhador: troféu João da Cunha Vargas + R$ 200,00

CAPÍTULO VII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 18 - Ficam reservados à comissão organizadora do XVI PEALO DA POESIA CAMPEIRA os direitos audiovisuais do Festival, inclusive para fins de gravação e comercialização de CD e DVD, bem como material impresso, observados os direitos autorais previstos na legislação nacional vigente, conforme disposições legais.
Art. 19 - A comissão organizadora disponibilizará alimentação (almoço e janta) para os participantes do festival (até quatro pessoas por poema classificado).
Parágrafo único. Haverá hospedagem residencial com prévia reserva.
Art. 20 - A passagem de palco será oportunizada das 13hs às 17hs, conforme ordem de chegada.
Art. 21 - Os casos omissos do presente regulamento serão sanados pelas comissões organizadora e avaliadora.

Alegrete, 08, maio, 2014.


ROBERTO CARIOLATO DA SILVEIRA MOACIR D´ÁVILA SEVERO
Patrão CTG Farroupilha p/comissão organizadora

domingo, 18 de maio de 2014

Resultado 44ª Ciranda Cultural de Prendas

Confira as vencedoras:

PRENDA ADULTA:
1°) CAROLINE CASTANHA DE AVILA DE LEMOS
Entidade: CTG Gal. Antônio de Souza Netto
Localidade: Rio Grande

2°) LAURA CALLEGARO DE OLIVEIRA
Entidade: Sociedade Gaúcha Lomba Grande
Localidade: Novo Hamburgo

3°) BÁRBARA JANAINA GOMES SCHENEIDER
Entidade: CTG TARUMÃ
Localidade: São Gabriel

Prenda Juvenil:
1°) AMANDA FALEIRO
Entidade: GAG Piazitos do Sul
Localidade: Canoas

2°) ANDRESSA CANOVA MOTTER
Entidade: CTG Fronteira da Amizade
Localidade: Tuparendi

3°) CAROLINE BORGES DE LEMOS
Entidade: CTG Piquete da Querência
Localidade: São José do Ouro

Prenda Mirim:
1°) LAURA LAÍS DURLI
Entidade: CTG Sentinela da Querência
Localidade: Erechim

2°)
Tayline Alves Manganeli
Entidade: CTG Pedro Telles Tourem
Localidade: São Francisco de Assis


3°) MAYSA REBELO CRESTANI
Entidade: CTG Galpão da Estância
Localidade: São Luiz Gonzaga

Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo




A 8ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo apresenta algumas alterações importantes no seu regulamento. Uma delas diz respeito ao numero de Etapas classificatórias, que em 2014 serão apenas duas: a primeira na cidade de Augusto Pestana, em 17 de outubro; e a segunda na cidade de Bagé, dia 07 de novembro. A etapa final será realizada no município de Ibiraiaras, no dia 28 de novembro.

As inscrições podem ser encaminhadas até o dia 1º de agosto, para os endereços de costume: IGTF e OMB/RS.
Mas a modificação mais importante, por ser reivindicada por grande numero de participantes, acontece no critério de definição da grande vencedora. Em 2014 será a Comissão Avaliadora do festival que apontará a premiação, do 12º ao 1º lugar, ao contrário das quatro últimas edições, nas quais quem elegia a música vencedora era o publico através de votação em cédulas. Em 2014, este sistema de votação servirá apenas para definir a Música Mais Popular do certame.

Em relação aos prêmios por classificação não houve modificação nos valores: R$ 3.500,00 por música concorrente nas etapas classificatórias e R$ 4.000,00 para cada música finalista.

A premiação principal do 8º Festival O Rio Grande Cante o Cooperativismo é a seguinte:
Primeiro Lugar: R$ 8.000,00
Segundo Lugar: R$ 7.500,00
Terceiro Lugar: R$ 7.000,00
Quarto Lugar: R$ 6.500,00
Quinto Lugar: R$ 6.000,00
Sexto Lugar: R$ 5.500.00
Sétimo Lugar: R$ 5.000,00
Oitavo Lugar: R$ 4.500,00
Nono Lugar: R$ 4.250,00
Décimo Lugar: R$ 4.000,00
Décimo Primeiro Lugar: R$ 3.750,00
Décimo Segundo Lugar: R$ 3.500,00

Mais Popular: R$ 2.000,00 (Escolhida pelo Público)

Fonte - Blog Ronda dos Festivais Jairo Reis

5º CANTO XUCRO GALPONEIRO

SERÁ REALIZADO NOS DIAS 31 DE MAIO E 1º DE JUNHO DE 2014
SANTANA DO LIVRAMENTO - RS
ATENÇÃO GAUCHADA, ESTAMOS POSTANDO O RESULTADO DA TRIAGEM, JÁ ESTÁ NA ORDEM DE APRESENTAÇÃO. PARABÉNS A TODOS E BOA SORTE.

MÚSICAS CLASSIFICADAS – LINHA XUCRA GALPONEIRA

ORDEM DE APRESENTAÇÃO (31/05)

1 – POTRO VEIACO (Vaneira)
Letra: Luis Carlos Araujo
Música: Valmir Maciel Soares
Intérprete: Mario Dias Machado

2 – LEVANTEI DISPOSTO (xote)
Letra: Hugo Roibal Nunes
Música: Gérson Nunes
Intérprete: Hugo Roibal Nunes

3 – VELHA CARRETA (Chamarra)
Letra: Alcides Rodrigues
Música: Eurico Moreira
Intérprete: Alcides Rodrigues

4 – RUMOS QUE TRAÇO (Vaneira)
Letra: Udo Gutebier
Música: Paulo Geovani
Intérprete: Udo Gutebier

5 – MATEANDO SOZINHO (Milonga)
Letra: Sérgio Cordeiro/Edgar Ocaña
Música: Gustavo Cardoso/Nelson Cardoso Menna
Intérprete: Luis Fernando Pepeco

6 – ENTORADO (Rancheira)
Letra: Jorge Luis Chaves
Música: Éderson Moraes
Intérprete: Éderson Moraes

7 – FRONTEIRA DA PAZ (Milongão)
Letra: Ivoney Pires
Música: Yuri Oliveira/Marcelo Bassaldua
Intérprete: Ivoney Pires e Grupo Retoço de Cordeona

8 – SÚPLICA CAMPEIRA (Chamame)
Letra: João Vicente
Música: João Vicente
Intérprete: João Vicente

9 – EXPLICAÇÃO DO CASEIRO (Vaneira)
Letra: Roberto Gonçalves
Música: Maria Elizabeth
Intérprete: Pedro Nunes

10 – CORINA PARTEIRA (Milonga)
Letra: Sidney Canabarro
Música: Eurico Moreira
Intérprete: Sidney Canabarro

11 – ME DESTINO CABORTEIRO (Chamame)
Letra: Antonio Lencina
Música: Antonio Lencina
Intérprete: Antonio Lencina

12 – O FILHO DA MINHA GATEADA (Vaneira)
Letra: Miguel Cunha Severo
Música: Sérgio Braz
Intérprete: Miguel Cunha Severo

13 – GAITA COMPANHEIRA (Vaneira)
Letra: Nadir Castilhos
Música: Paulo Geovani
Intérprete: Eva Rodrigues

14 – MULHER, AMOR E PAMPA (Milonga)
Letra: Nelson Cardoso
Música: Nelson Cardoso Menna
Intérprete: Paulo César Vargas

15 – IBICUI DA ARMADA (Vaneira)
Letra: Florêncio Assis Teixeira
Música: Valmir Maciel Soares
Intérprete: Mario Dias Machado

16 – FESTIVAL (Vaneira)
Letra: Sidney Canabarro
Música: Eurico Moreira
Intérprete: Sindey Canabarro

MÚSICAS CLASSIFICADAS – XUCRO NATIVISTA

ORDEM DE APRESENTAÇÃO (30/05)

1 – MILONGA CABORTEIRA (Milonga)
Letra: Paulo Ozório Lemes
Música: Geovani Silveira
Interprete: Geovani Silveira e Rafael Aliende
Cidade: Santana do Livramento

2 – VIRANDO OS ARREIO (Milonga)
Letra: Paulo Ricardo Costa
Música: Hermes Duran Duran/Cezar Martins
Intérprete: Hermes Duran
Cidade: Santa Maria e Rio Grande

3 – AMOR ANTIGO (Vaneira)
Letra: Leonardo Borges
Música: Toco Denardi
Intérprete: Grupo Vozes Campeiras e Marcelo Ocaña
Cidade: Santana do Livramento e Viamão

4 – POR UM DOMINGO (Chamarra)
Letra: Marcio Rodrigues
Música: Bruno Cavalheiro
Intérprete: Bruno Cavalheiro
Cidade: Santana do Livramento e Bento Gonçalves

5 – INVERNIAS (Milonga)
Letra: Marcondes Chagas
Música: Luiz Cardoso
Intérprete: Nelson Cardoso Menna
Cidade: Santana do Livramento

6 – NA PINTURA DE UMA TELA (Canção)
Letra: Candido Roberto Amaral Borges
Música: Clóvis Clovis Soares de Souza
Intérprete: Eliana Larruscaim
Cidade: Santana do Livramento

7 – COM TRÊS CAVALOS DE MUDA (Milonga)
Letra: Marciano Reis
Música: Marciano Reis Filho
Intérprete: Marciano Reis Filho
Cidade: Santana do Livramento

8 – MOIRÃO DE PEDRA (Milonga)
Letra: Leonardo Borges
Música: Geovani Silveira
Intérprete: a definir
Cidade: Santana do Livramento

9 – SONHO DE ANDEJO (Milonga)
Letra: Paulo Ricardo Costa
Música: Hermes Duran
Intérprete: Hermes Duran
Cidade: Santa Maria e Rio Grande

10 – MANHAS DOMINGUEIRAS (Vaneira)
Letra: Diego Geisler /Cristiano Viégas Medeiros
Música: Adriano Medeiros
Intérprete: a definir
Cidade: Uruguaiana e Lages

Suplentes:

1 – QUANDO O AMOR DEIXA AS CASAS (Milonga)
Letra: Cristiano Cesarino
Música: Cristiano Cesarino
Intérprete: Andressa da Luz
Cidade: Santana do Livramento

2 – ESTRADAS DE MARCAS RUDES (Chamame)
Letra: Getulio Santana
Música: Frederico Rangel
Intérprete: Frederico Rangel
Cidade: Dom Pedrito e Santana do Livramento.

Fonte:Poeta Adriano Medeiros

sexta-feira, 16 de maio de 2014

ExpoBento abre com grande show nativista






22 artistas sobem ao palco para gravação de DVD e CD no primeiro dia de feira
Pela primeira vez um grande número de artistas nativistas sobe ao palco da maior feira multissetorial do Brasil para a gravação do DVD e CD “O Melhor do Canto e Encanto Nativo – Volume 3”, que valoriza os temas e a cultura do Rio Grande. O show reunirá 22 talentos da música gaúcha no primeiro dia da ExpoBento 2014, 5 de junho, a partir das 21h, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

André Lucena, Bonitinho, Cassia Abreu, César Oliveira e Rogério Melo, Daniel Torres, Elton Saldanha, Gabriel Ortaça, João Chagas Leite, Joca Martins, Jorge Guedes e Família, Juliana Spanevello, Luiz Carlos Borges, Maestro Tasso Bangel, Marcelo do Tchê, Marcello Caminha, Mauro Moraes, Nilton Ferreira, Omair Trindade, Oswaldir e Carlos Magrão, Pedro Ortaça, Renato Borghetti e Yé, são os artistas que interpretarão os grandes clássicos do nativismo com novas interpretações e arranjos.

O Melhor do Canto e Encanto Nativo também possui uma banda base, composta por nove músicos renomados: Edison Campagna, Fran Duarte, Lazaro Nascimento, Luciano Maia, Marlon Castilhos, Nino Hens, Tita Sachet, Valdir Verona e Wilson Dobbins.

Quem quer garantir presença nesse grande evento pode adquirir ingressos antecipados nas Lojas Benoit da Serra Gaúcha e na Escola Infoserv de Bento Gonçalves. O show nativista tem a oferta de espaços diferenciados como camarotes, vip e pista. O primeiro lote está à venda com preços que variam de R$ 10 a R$ 25. Camarote R$ 25; Vip R$ 20 e Pista R$ 10. Cada ingresso adquirido dá direito, automaticamente, ao ingresso para a visitação da feira.

Para o diretor de Eventos da ExpoBento 2014, Mauri Demarchi, a feira abrirá com um grande evento e prevê um grande público já para o primeiro dia em função da atração musical. “Mais uma vez a ExpoBento inova em sua programação e traz um show que reunirá grandes artistas da música nativista e gaúcha”, destaca.

A ExpoBento 2014 acontecerá de 5 a 15 de junho no Parque de Eventos de Bento Gonçalves e traz, em uma área de 45 mil m² de exposição, distribuída em quatro pavilhões (A, B, C e D), cerca de 450 expositores que apresentarão para um público estimado em 200 mil visitantes e mais de 25 mil itens em produtos e serviços. São opções de compra que não se esgotam e atendem a todos os públicos.


Conheça os artistas:
ANDRÉ LUCENA
Vocalista do grupo Quero-Quero, André Lucena coleciona grandes sucessos que foram conhecidos com sua interpretação. Na estrada há mais de 20 anos, está a frente de um dos grupos de fandango mais conhecidos do sul.

BONITINHO
Juliano Trindade – o Bonitinho – é conhecido pela sua irreverência em cima do palco, dominando a guitarra como poucos conseguem fazer. Além de músico, Bonitinho é um excelente compositor.

CÁSSIA ABREU
Cantora e acordeonista, Cássia tem uma das vozes femininas mais marcantes na interpretação de música gaúcha. Domina o palco e a cordeona como ninguém.

CÉSAR OLIVEIRA E ROGÉRIO MELO
Amigos de muitos anos, criados juntos na cidade de São Gabriel, César Oliveira & Rogério Melo dividem o mesmo apreço pela arte e pelo folclore da pampa gaúcha. Honrar, valorizar e celebrar a força desta cultura é o objetivo de ambos.

DANIEL TORRES
Gaúcho, filho de pai chileno e mãe uruguaia, Daniel é um cantor consagrado. Coleciona mais de 50 troféus de melhor intérprete nos principais festivais do estado. É conhecido por cantar em português e espanhol, com um repertório de músicas românticas e latino-americanas.

ELTON SALDANHA
Um dos maiores compositores do Rio Grande do Sul, Elton tem inúmeros discos gravados e é vencedor de vários festivais do estado. Entre os sucessos de sua autoria, EU SOU DO SUL, CASTELHANA e RONDA DE TROPA.

GABRIEL ORTAÇA
Cantor, compositor, segue os caminhos do pai, Pedro Ortaça, sempre com o toque marcante da sua gaita ponto. Sua carreira musical inclui também CD solo.

JOÃO CHAGAS LEITE
João Chagas Leite é dono de uma das mais belas vozes da música nativista. Vencedor de inúmeros festivais do Rio Grande do Sul. Sua trajetória é marcada por sucesso e muito prestígio, tanto por parte de seus fãs, como dos próprios colegas de profissão.

JOCA MARTINS
Há 27 anos na estrada, Joca é considerado um dos maiores nomes da música gaúcha campeira. Criou o “bordão” AÍ QUE EU ME REFIRO e conquistou o publico jovem da região sul do Brasil.

JORGE GUEDES
Natural de São Luiz Gonzaga, Jorge é cantor e compositor de música nativista e missioneira. Um dos grandes cantores do Estado e divulgador da cultura missioneira em palcos nacionais e internacionais e programas de grande notoriedade como o Programa do Jô.

JULIANA SPANEVELLO
Uma das vozes femininas mais lindas da música nativista, Juliana é sinônimo de graciosidade e boa música. É vencedora de inúmeros festivais.

LUIZ CARLOS BORGES
Cantor, compositor e acordeonista renomado Luiz Carlos Borges iniciou sua carreira aos sete anos de idade, na região missioneiro do Rio Grande do Sul. Sua carreira solo iniciou com o sucesso da composição Tropa de Osso, premiada na Califórnia da Canção, movimento musical que revolucionou a música tradicionalista gaúcha.

MAESTRO TASSO BANGEL
Maestro, músico e compositor, Tasso Bangel é um dos mais importantes nomes da música popular do Rio Grande do Sul. É fundador do histórico Conjunto Farroupilha, grupo responsável pela difusão da música popular gaúcha em âmbito nacional e internacional.

MARCELO DO TCHÊ
Vocalista do Tchê Barbaridade, Marcelo é também compositor e dono de uma das vozes mais conhecidas no meio musical. Ao longo dos anos, interpretou canções que se tornaram verdadeiros hinos da música gaúcha e fandangueira.

MARCELLO CAMINHA
Marcello Caminha, um dos melhores instrumentistas do Estado é natural de Bagé, e já acompanhou artistas como Renato Borghetti, César Oliveira e Rogério Melo. Hoje, além de cd’s gravados, Caminha leva seu Projeto Violão Gaúcho (vídeo – aula) a todo o país.

MAURO MORAES
Cantor e compositor uruguaianense premiado em todos os grandes festivais de música, Mauro Moraes é autor de músicas conhecidas pelo público como Matungo, Mouro Negro, Cabanha Toro Passo entre outras.

NILTON FERREIRA
Nilton Ferreira já desfruta de uma reputação madura e firme no cenário da música gaúcha. Transitando num incomum espaço que mescla o nativismo e o gauchismo, compõe temas sempre vigorosos e os interpreta com competência ímpar.

OMAIR TRINDADE
Impossível não se emocionar com a voz que dá vida à Oração do Gaúcho, belíssimo texto de Dom Luiz Felipe de Nada, gravado por Omair Trindade, declamador e comunicador.

OSWALDIR E CARLOS MAGRÃO
Oswaldir e Carlos Magrão são sinônimo de sucesso na música gaúcha. Suas interpretações e seu carisma são atributos que complementam o talento musical da dupla, quem não lembra da música ‘Querência Amada’ que imortalizou a música de Teixeirinha e os projetou para o sucesso.

PEDRO ORTAÇA
Missioneiro de São Luiz Gonzaga, Pedro Ortaça é cantor, compositor e instrumentista. Juntamente com os filhos - Gabriel, Alberto e Marianita - leva a verdadeira música missioneira para todo o Brasil.

RENATO BORGHETTI
Borguetinho, como é chamado, é um dos músicos gaúchos mais conhecidos no mundo. Com sua gaita ponto, leva a música do Sul para todos os cantos do planeta. Seu primeiro disco, o Gaita-Ponto, tornou-se o primeiro álbum de música instrumental brasileira a ganhar um disco de ouro, vendendo cem mil cópias.

A frente do Grupo Minuano, Yé é um dos intérpretes mais afinados da música gaúcha e nativista. Reside do Paraná e leva a música fandangueira e romântica para todo o Brasil e em 2001 realizou uma turnê pela Europa.

REGINA C. MAZZOCHIN
Assessoria de Imprensa | Divulgação
54 | 3290.4100 | 9925.3152
Skype | regina.mazz@hotmail.com
www.acit.com.br

TVE a Vergonha dos Gaúcho

O Povo Gaúcho, em toda a sua história, foi fadado ao Tradicionalismo, esse movimento que procura valorizar as suas origens, principalmente trazendo para as cidades a vida do campo, desde seus valores musicais, indumentária, comida, modo de vida e principalmente a valorização do gaúcho bravo, destemido e peleador. 
O estado do Rio Grande do Sul cantado e exaltado pela pujança de seu povo, pelas batalhas, pela forma que fez a sua história e por tudo que soma ao contexto de um Brasil mais cultural, tinha na sua TVE(Televisão Educativa) uma fonte para a divulgação de todos esses contextos culturais, históricos e tradicionais. 
Mas o que está acontecendo com esse estado, que terminou coma TVE, no que havia de melhor em sua programação que era a cultura regional. Um televisão que é do Governo do Estado, e que por tanto é do Povo Gaúcho, que na sua maioria ainda vive do tradicionalismo, das lides co campo e da vida interiorana. 
O Grande mestre Glênio Reis foi tirado da TVE e com ele morreu o que tínhamos de melhor, que era a forma de levar a música, a cultura, a culinária, a indumentária, todos os domingos em nosso ranchos interioranos. Tio Glênio se foi e os donos do poder deixaram aberta uma ferida, uma lacuna muito grande, por que ninguém se o igual em saber, em conhecimento, em tradição. Ficamos a mercê de um programinha urbano feito para amigos e que posteriormente não vingou, saindo totalmente e fazendo da TVE essa vergonha que ficou.
A apresenta horrível, mal feita, sem verdade e sem pureza desse grupo Putinhas Aborteiras, nada mais é o escárnio da podridão que virou a TV do povogaúcho.
Assista ao vídeo e tire as suas conclusões, pois as minhas são as piores possíveis: UM VERDADEIRO LIXO CULTURAL

Walther Morais hospitalizado e inspira cuidados


Segundo informação do grande apresentador e blogueiro Jairo Reis, em sua página na WEB, o Cantor Walter Morais, foi levado ao hospital de Carazinho acometido de um problema pulmonar e requer cuidados, veja o que o Jairo Reis escreveu em sua página:

"Bueno meus amigos. Tendo em vista os diversos pedidos de informações que recebi sobre o que aconteceu com o cantor Walther Morais, entrei em contato com a Gravadora ACIT e por lá as notícias que chegaram dizem que o "Campeiro do Rio Grande" foi acometido de um problema pulmonar que inspira cuidados. Walther está internado no Hospital de Carazinho, aguardando remoção para o hospital de Passo Fundo, tão logo exista um leito vago neste último. A medida que eu tenha informações mais precisas, vou divulgando por aqui.

O momento agora é de orarmos pela sua pronta recuperação."

Outra mensagem do amigo Jairo Reis em sua página na web.
Meus amigos. Falei agorinha, pelo celular, com o próprio Walther Morais. Ele me pareceu estar bem, dentro do possível, é claro. Me contou que na noite de ontem, sentiu-se mal e procurou atendimento, primeiramente em Soledade, onde não conseguiu seu intento, e num segundo momento em Carazinho, onde foi constado um derrame pleural, popularmente conhecido como "água no pulmão". Hoje, ainda no Hospital de Carazinho, ele fará uma drenagem e deve melhorar consideravelmente. Mas o quadro requer muitos cuidados. Portando, vamos ficar na torcida pra que tudo corra muito bem. E que o Campeiro do Rio Grande volte a soltar sua voz pelos palcos da vida.

Estamos todos na torcida de um recuperação, por o Rio Grande do Sul precisa muito de ti, amigo Walther Morais.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

CONCURSO DE POESIA SEMANA FARROUPILHA 2014

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CONCURSO DE POESIA SEMANA FARROUPILHA 2014
A Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) recebe até o dia 7 de junho as inscrições para o concurso de poesia para a Semana Farroupilha deste ano. A iniciativa da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas tem como objetivo integrar a comunidade ao movimento tradicionalista do Rio Grande do Sul, através do verso e abrir novos espaços para poetas.
A conotação deverá ser gauchesca, nativista, tradicionalista, utilizando a temática “Eu Sou do Sul”, que se identifica com o Rio Grande do Sul, abrangendo os respectivos usos e costumes, desde o Galpão até a Casa Grande.
Podem participar, poetas (compositores) de todo Brasil, desde que respeitada à linha do concurso. As poesias deverão ser inéditas, com no máximo 80 linhas (versos) e acompanhadas pela ficha de inscrição, em 4 (quatro) cópias, contendo somente o nome do poema sem qualquer menção ao pertinente autor.
A avaliação do Concurso estará a cargo da Estância da Poesia Crioula.
As inscrições poderão ser enviadas para tersonpraxedes@yahoo.com.br ou pelo correio para Avenida Borges de Medeiros, 1501 – Sala 10 Térreo CEP: 90119-900 – Porto Alegre/RS

Fonte: Candido Brasil

segunda-feira, 5 de maio de 2014

São Francisco de Assis realiza o maior festival de trovas do Estado


Vencedores: Leôncio, Macedinho e João Barros

Com participação de 36 trovadores do Rio Grande do Sul, representantes de 17 municípios e com um dos maiores públicos assistindo, a 3ª Tropeada de Versos – festival de trovas de São Francisco de Assis se consagra como o maior do gênero no estado, segundo informações dos próprios trovadores presentes. Renomados e reconhecidos campeões estaduais estiveram no palco do evento, concorrendo nas modalidades Mi Maior de Gavetão, estilo Gildo de Freitas e Martelo.

O evento foi realizado pela Prefeitura de São Francisco de Assis através do Departamento de Cultura com apoio da SMEC e CTG Pedro Telles Tourem nos dias 03 e 04 de maio, no pavilhão da praça de alimentação da XIII Feicassis.
A comissão avaliadora foi composta pelos trovadores João Maciel, Cravinho e Cícero de Moraes. O gaiteiro do evento foi Carlinhos Gonçalves.
Com temas sorteados na hora, as duplas subiam ao palco para o improviso. Por volta das 22h30min do domingo (04), o resultado foi divulgado com presença de autoridades que entregaram a premiação aos vencedores:

Campeão dos Campeões: Macedinho (São Gabriel)
Campeão dos Campeões: Macedinho

Campeão Mi Maior: Macedinho

Estilo Mi Maior de Gavetão (trova campeira):
Campeão: Macedinho (São Gabriel)
Vice-campeão: Volnei Corrêa (Sapucaia do Sul)
3º lugar: Elisandro Chaves (São Gabriel)
4º lugar: Luciano Quines (Santana do Livramento)
5º lugar: Valter Portalete (Santo Ângelo)
6º lugar: Renato Kruel (São Leopoldo)
Campeão estilo Gildo de Freitas: Leôncio Amaral

Estilo Gildo de Freitas
Campeão: Leôncio Amaral (Osório)
Vice-campeão: Luiz Sodré (Cacequi)
3º lugar: Eron Oliveira (Caçapava do Sul)
4º lugar: Paulo David (Santo Ângelo)
5º lugar: Milton Pinheiro (São Leopoldo)
6º lugar: Erivelton Trindade (Caçapava do Sul)
Demais premiados na 3ª Tropeada de Versos

Campeão Martelo: João Barros

Foto: Valdinei Garcia/ Jornal Editor
Trova de Martelo:
Campeão: João Barros (Júlio de Castilhos)
Vice-campeão: Adão Bernardes (Novo Hamburgo)
3º lugar: Diomar Almeida (Alegrete)
4º lugar: Aldori Tito (Alegrete)
5º lugar: Antônio Emílio (São Gabriel)
6º lugar: Turco (São Gabriel)

Fotos: Saleti Valença 
Fonte: blog Compartilhe Cultura

RESULTADO DO 1º CANTO DO CHARÃO

Melhor Letra: Por Respeito - Marcelo Paz Carvalho e Dalvan Medina
Melhor Intérprete: Ricardo Berga
Melhor Instrumentista: Cássio Figueiró

Música Mais Popular: Gaúcho Capoense - Chamarra – L: Idalcir Peruchin– M: Idalcir Peruchin - Vacaria-RS
Intérprete: Idalcir Peruchin
Acordeon Cromático: Uiliam Michelon
Baixo: Júlio César Machado
Violões: Thiago Carlotto e Everton Hoffmann
Percussão: Eduardo Hoffmann.

3º Lugar:
Muitos Capões é Assim - Chamamé – L: Ramiro Amorin – M: Jones Andrei Vieira-Lages-SC.
Intérprete: Artur Mattos
Acordeon:Jones Andrei Viera
Violões:Reginaldo Farber e Vitor Amorim (Queitinho)
Baixo:Marlos Pereira
Cajon: Kiko Goulart

2º Lugar:
Por Respeito-Zamba - L: Marcelo Paz Carvalho/Dalvan Medina -Três de Maio/São Gabriel-RS
Intérprete: Ricardo Berga
Bombo Leguero: Marcelo Paz Carvalho
Violoes: Vitor Amorim(Quietinho) e Kiko Goulart
Violão Base: Indio Ribeiro.

1º Lugar:
Canto dos Papagaios - Milonga – L: Sabani/João Ari Ferreira – M: Sabani-Cruz Alta/Jaguari-RS.
Intérprete: Dartanhã Portela
Baixo: Ivanhhoé Junior
Violoes: Sabani Felipe de Souza e Marcelinho Carvalho
Acordeon: Cássio Figueiró.

Fonte: Laurita Baldi(Vacaria Nativista)