quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Show Imperdível!


Um chapéu de todos os gaúchos

Yasmin Müller usou o acessório do namorado ao se despedir dele em 27 de janeiro
Yasmin, com o chapéu que usou no velório de LucasFoto: Diego Vara / Agencia RBS
Bruna Scirea

Na tarde de 27 de janeiro, uma jovem cruzou o interior do ginásio municipal de Santa Maria com um chapéu negro de abas largas sobre a cabeça. Yasmin Müller, 19 anos, era o único cortejo de um caixão transportado através do recinto quase vazio.

Quando o ataúde foi depositado no ponto onde ocorreria o velório, a garota debruçou-se sobre ele e chorou, separada do corpo do namorado, Lucas Dias de Oliveira, pela folha de madeira. Nesse abraço de despedida, o largo chapéu negro, no modelo típico dos campeiros do pampa, coroou a superfície do caixão, escondendo atrás de si as feições de Yasmin. Naquele momento, não se tratava mais apenas de uma jovem em choque pela perda do amado de 20 anos. Era o Rio Grande do Sul inteiro que estava ali, debaixo daquele chapéu, em pranto por mais de 230 de seus filhos.

Antes de ser um símbolo do luto, o Cury encouraçado preto foi um marco na história de um casal. Lucas namorou o acessório durante três meses do segundo semestre de 2012, quando trabalhava na Casa do Gaúcho, uma loja de artefatos gaudérios do centro de Santa Maria. Indeciso, ele experimentou modelos variados, alimentou dúvidas sobre a cor mais adequada e viu o preço da peça subir e descer até que Yasmin aparecesse em sua vida, na condição de nova recepcionista da loja.

As regras da casa vetavam relacionamentos entre funcionários, mas Yasmin não resistiu ao ginete canhoto de vasta cabeleira, que dedilhava o violão como se fosse destro e cantava com voz imponente sob a parreira de casa. No dia 19 de setembro, véspera do Desfile Farroupilha, ela viu o namorado provar pela milésima vez os chapéus e decidiu dar um empurrão:

— Fica com o preto, que combina com tudo.

— Gostei mais do cinza — respondeu Lucas.

— Então pega o cinza.

Mas prevaleceu o gosto da namorada. No 20 de Setembro, pilchado e com o Cury como arremate sobre a cabeça, Lucas subiu no cavalo para desfilar seu orgulho gaúcho pelas ruas de Santa Maria.

Foto: Fernanda Ramos

O chapéu que comoveu o Brasil ao cobrir o caixão do ginete acompanhou toda a rotina do casal na véspera da tragédia. Eles haviam combinado comemorar o aniversário de Yasmin na festa marcada para a noite do dia 26 na boate Kiss, mas antes passaram o sábado ensolarado em uma gineteada. Lucas queria treinar para um rodeio do qual participaria no fim de semana seguinte, em Júlio de Castilhos.

Os mais chegados sabiam que Lucas era "pachola" — todo vaidoso e perfeccionista. Naquela tarde de sábado, ele se demorou em um longo ritual até montar o cavalo. Fez questão de amarrar bem o chapéu na cabeça. Quando finalmente subiu no bagual, Yasmin gravou sua última performance com a câmera digital. O vídeo mostra Lucas resistir por alguns momentos no animal corcoveante, até ser jogado ao chão. Mas o chapéu permanece firme na cabeça.

Um instante antes da tragédia, o casal troca a última jura de amor 

À noite, de volta à cidade, Lucas e Yasmin dedicaram-se aos preparativos para o show do grupo Gurizada Fandangueira. Enquanto ela pintava as unhas de vermelho e maquiava o rosto, ele separava a pilcha. Na última hora, mudou de ideia. Dobrou a bombacha, pendurou as botas na parede do quarto e pousou o chapéu negro sobre a cama — como quem separasse a roupa a vestir no dia seguinte. Para a Kiss, foi de "magrão". Dentro da boate, diante do namorado de calça jeans, camiseta branca e cabelo alinhado, Yasmin derramou-se numa jura apaixonada.

— Amor, nunca me deixa, tá? — respondeu o rapaz.

Foram as últimas palavras que trocaram. Lucas afastou-se em direção ao banheiro da casa noturna. Depois de ele virar as costas, o fogo eclodiu, a fumaça preta se espalhou. Em meio aos empurrões e ao desespero, Yasmin correu em busca do namorado, mas acabou sendo puxada por um amigo. Descobriu-se do lado de fora, salva, mas sem seu companheiro. Tentou voltar para dentro da boate e trazê-lo, forcejou, mas foi contida. Passou as horas seguintes peregrinando de hospital em hospital, à procura dele, agarrada à esperança. Então soube que seu corpo havia sido identificado, no meio de tantos outros, no ginásio municipal.

Lucas havia determinado que apenas duas pessoas podiam tocar em seu chapéu: a afilhada Isadora, de quatro anos, e a amada, Yasmim. O acessório havia se convertido para ele em um objeto sagrado, a ser tratado com zelo e veneração. Quase não saía de sua cabeça. Havia se transformado em um prolongamento de seu corpo e de seu ser.

Por isso, antes de seguir para o ginásio, Yasmin foi à casa do namorado, entrou no quarto dele e recolheu o chapéu do local onde ele havia sido deixado horas antes, sobre a cama. Queria levá-lo ao velório como uma homenagem — e para que Lucas se despedisse dele.

Yasmin também apanhou a bombacha preferida do rapaz, a camisa azul claro recém-comprada, o lenço vermelho, a boina cinza. Essas seriam as vestes com que ele seria sepultado. Em meio aos soluços, a jovem partiu para o ginásio sem lembrar de limpar a maquiagem da véspera ou de remover o esmalte rubro. Depois daquele dia, o que ela nunca mais lembrou foi de voltar a se maquiar ou pintar as unhas.

Lucas foi sepultado com a pilcha que sintetizava seus valores e seu modo de vida. Mas o chapéu ficou, representando sua ausência e sua presença. Yasmin voltou à casa e devolveu-o à cama, colocando-o no local exato onde o rapaz o havia deixado — uma forma de amansar a saudade dos que ele deixou.

Em algumas noites, em uma tentativa de aplacar a dor, ela tentou dormir no quarto do namorado. A casa dele ficou vazia quase um mês, até a semana passada, porque os pais ainda não tinham força para suportar o vazio deixado pelo filho único perdido. Entre as quatro paredes, Yasmin examinou as fotos dele espalhadas pelo ambiente, encarou as botas, sentiu o cheiro de queimado da carteira recuperada na boate, leu a frase que escrevera com batom no espelho ("Se eu morrer, que seja de amor e que o meu amor seja todo teu"), sentiu nos dedos o couro do chapéu de abas largas. Não teve como adormecer.

No próximo verão, o casal prestaria junto o vestibular para Medicina Veterinária na UFSM. Haviam encontrado, um no outro, o apreço pela vida no campo, e queriam fazer disso profissão. Agora, Yasmin já não sabe se manterá o projeto. É difícil para ela pensar no futuro, porque Lucas não está lá. Os planos que consegue fazer estão ligados a ele. Vai tatuar no corpo uma frase tirada do primeiro bilhete escrito por Lucas: "Me procurando, achei teus olhos pelos caminhos de flor e encanto". Também vai fazer uma prova de seleção para o curso de técnico em agropecuária, porque a interpreta como uma herança de Lucas. Foi ele quem a inscreveu.

Ninguém teve coragem de contar para Isadora, a afilhada do ginete, que ele não vai mais retornar. Disseram à menina que o rapaz virou um anjo e está no céu, cuidando dela. Na última vez que viu Yasmin chorar no pátio de casa, a menina perguntou:

— Quando o Lucas voltar você vai parar de ficar triste, não é, Yasmin?

Texto de bruna.scirea@zerohora.com.br 

Fonte: Zero Hora

Novo integrante do Grupo Quero Quero


Força Coração!

Agora falta muito pouco e escolhemos esse dia 27 de Fevereiro para anunciar esse projeto. Eu tive a feliz ideia e convidei meus amigos Fabrício Vargas e Moisés Menezes para me ajudarem a fazer um CD de Poesias, onde todo o valor arrecadado com a venda do CD e com alguns recitais que pretendemos fazer, seja passado para Associação da Vítimas da Boate Kiss.
Esse CD contará com grandes nomes da poesia do Rio Grande do Sul, tais como: João Sampaio, Colmar Duarte, Vaine Darde, Léo Ribeiro, Jurema Chavez, Carlos Omar Villela Gome, Bianca Bergman, Moisés Menezes, Luiz Lopes, Sílvio Genro, Guilherme Colares  já confirmados e declamadores como: Pedro Júnior da Fontoura, Anderson Fonseca, Priscilla Colchete, Fabrício Vargas, Natália Fonseca, Francisco Miguel Scaramussa, Liliana Cardoso, Romeu Weber, Salermo e alguns outros, ainda não confirmados. 
Esse CD contará com poemas que falem de vida, de sonhos, de um mundo novo, nada vai lembrar a tragédia que abalou nosso estado. Essa é a forma que achamos de fazer com que a poesia possa tocar e de certa forma, quem sabe aliviar, os corações que estão sofridos.
Esse projeto conta com a parceria da GRAVADORA VERTICAL, na pessoa do meu amigo Jean Moreira, que fará todo o CD de graça, fotografias, encartes,  além da distribuição para as rádios, pois queremos levar muito longe, uma nova vida, uma nova forma de viver e de ser social. 
Já temos confirmado para a semana do município, em maio, um recital no Theatro Treze de Maio em Santa Maria, o lançamento desse CD, com ingressos, todos revertidos à Associação das Famílias.
Contamos com todos vocês, pois se a presença de vocês nosso projeto não tem valor. Queremos vender muito CD e fazer muitos recitais, pois esse é o meio que encontramos de poder, mesmo ao longe, ajudar aqueles que ainda sofrem a perda de seus ante-queridos.
Desde já o nosso agradecimento a todos os poetas, declamadores, amadrinhadores e estúdios que estão nos dando a grata satisfação desse projeto.
Infelizmente alguns amigos poetas, declamadores, amadrinhadores focaram de fora, mas como esse Rio Grande é um manancial tivemos que optar por alguns, mas espero que todos entendam e que nos ajudem nessa empreitada.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Paullo Costa - o outro

1Paulo César dos Santos Costa ou apenas Paullo Costa, Filho de Osvaldo dos Santos Costa e Dília dos Santos Costa, nascido em 12 de setembro de 1970, Paullo Costa foi o último a nascer de oito irmãos. Nasceu na L. Salvação, que na época pertencia à cidade de Encantado, hoje pertencente à Nova Bréscia.

Com dois anos de idade, em 1972, a família foi morar no interior de São Miguel do Oeste/SC, na L. Rosário. Com sete anos sua irmã (Inês), que era professora, já o levava para cantar para as outras crianças no colégio em que lecionava. Desde cedo ouvia sua irmã cantar enquanto seu irmão (Miraldo) tocava violão.

Em 1980 a família retornou para a cidade de Carlos Barbosa na serra gaúcha, cidade que adotou Paullo Costa como filho com muito carinho.
Estudou no colégio Don Vital em Torino quando apareceram dois rapazes gêmeos (Milton e Vitor Canal), ex-seminaristas fazendo uma seleção de crianças para cantarem no coral Os Canarinhos de Torino.
Paullo foi selecionado e logo Milton e Vitor começaram a lhe ensinar a tocar teclado. Sem demora Paullo passou a tocar no Coral.
Foi seminarista em Nova Araçá, onde tocou escaleta, gaita e violão durante as missas.

Voltou para a casa da mãe, trabalhou em obras, em metalúrgica, em laticínios, em frigorífico, foi balconista de veterinária e até caminhoneiro. Participou dos festivais em Carlos Barbosa, seu amigo Jorge Ribeiro o convidou para ser vocalista de uma banda em Bento Gonçalves (Musical Veredas), depois passou pelo Grupo Família Biondo, banda onde cantava e tocava guitarra.

Participou também do Grupo Força Jovem que mais tarde virou Grupo Expressão. Passou também pela banda Alma Nova, onde tocava trompete, guitarra e contra-baixo, além de cantar. Gravou seu 1º disco de vinil com uma composição de sua autoria "Orgulho", sendo contratado então pela banda de cinema, na época Miramar Show, para cantar e tocar baixo. Nesta mesma época gravou dois discos com várias composições próprias. Em 1995 se lançou como cantor solo numa linha bastante diferente do que vinha fazendo, gravou um CD nativista. Começa então a participar de vários festivais em todo estado do Rio grande do sul. Sua escolha musical vem desde o altar das missas, dos festivais e dos palcos de bailões dando à Paullo Costa um estilo único.

Atualmente reside em Porto Alegre e sempre que pode vai á Carlos Barbosa ver sua filha e jogar um futebol com seus amigos.

Hoje Paullo Costa tem doze CDs gravados. O mais recente chama-se UM JEITO NOVO, um CD bem romântico onde o artista abre o seu coração e conta muito de sua história através de suas próprias letras.








Fonte:  blog Somos do Sul






Agenda para 2013 da 13ª RT


AGENDA DE EVENTOS TRADICIONALISTAS 2013(Atualizada em fev/2013)
 
JANEIRO
04 a 06Sex a Dom60º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO - Santa Maria - 13ª RT
06Domingo1ª Reunião do Conselho Diretor
1ª Reunião dos Coordenadores Regionais
18 a 20Sex a DomClassificatória Regional da FECARS e 8º Rodeio Crioulo Regional da 13ª RT - CTG Sincero Lemes - Vila Nova do Sul
26Sábado1ª Reunião dos Coordenadores Regionais
1ª Reunião dos Diretores Culturais, Campeiros e Esportes - Campo Bom - 30ª RT
   
FEVEREIRO
02Sábado
Encontro Regional da 13ª RT - DT Querência da Medianeira
- Elaboração do Calendário de Rodeios de Inverno
07Quinta
Reunião dos classificados para a FECARS
   
MARÇO
02Sábado
Missa 30º dia tragédia Kiss - Basílica da Medianeira - 16h
Cavalgada 30º dia tragédia Kiss - Saída: DT Querência da Medianeira - 13h30
03Domingo
Seminário Regional de Peões da 13ª RT - DTG Noel Guarany / UFSM - 13h30
04SegundaEncerramento das inscrições para a FECARS
09Sábado2ª Reunião do Conselho Diretor - MTG - Porto Alegre
10Domingo
Seminário Regional de Prendas da 13ª RT - DT Querência das Dores - 14h
14 a 17Qui a Dom25ª FECARS - Festa Campeira do Rio Grande do Sul - Campo Bom
16Sábado26º Seminário Estadual de Prendas e Peões - Campo Bom
2ª Reunião dos diretores culturais regionais - Campo Bom
17Domingo
14º Seminário da Cultura Campeira - Campo Bom
18SegundaEncerramento das inscrições para o Entrevero Cultural de Peões
   
ABRIL
07Dom
Encontro de Avaliadores de Prendas e Peões - Porto Alegre
17Quarta
Encerramento das inscrições para a Ciranda Cultural de Prendas
18 a 20Qui a Sab25ª Entrevero Cultural de Peões - Panambi - 9ª RT
   
MAIO
04Sábado3ª Reunião do Conselho Diretor - MTG
04 e 05Sáb e Dom1ª Etapa do 2º Circuito Artístico da 13ª RT - CTG Estância do Jarau - Santa Maria
16 a 18Qui a Sab
43ª Ciranda Cultura de Prendas - Fase final - Santana do Livramento - 18ª RT
28TerçaInscrições para o Concurso Regional de Prendas e Peões da 13ª RT
 ?
FECARTMIRIM - CTG Farroupilhas -  - Santa Maria
   
JUNHO
01 e 02Sáb e Dom2ª Etapa do 2º Circuito Artístico da 13ª RT - DTG Noel Guarany - Santa Maria
15Sábado3ª Reunião dos Coordenadores Regionais - MTG
3ª Reunião dos diretores culturais regionais - MTG
22SábadoJantar de apresentação da(o)s candidata(o)s ao Concurso de Prendas e Peões da 13ª RT - CTG Sentinela da Querência - Santa Maria
??Provas Campeiras do Concurso Regional de Peões da 13ª RT -  - Santa Maria
28 e 29Sex e Sab
43ª Ciranda Cultural de Prendas - Fase Regional - DT Querência das Dores - Santa Maria
26º Entrevero Cultural de Peões - Fase Regional - DT Querência das Dores - Santa Maria
   
JULHO
06Sábado4ª Reunião do Conselho Diretor - MTG
06 e 07Sáb e DomENART - Fase Regional da 13ª RT - São Pedro do Sul
3ª Etapa do 2º Circuito Artístico da 13ª RT - CTG Rincão de São Pedro - São Pedro do Sul
??XVIII FESTMIRIM - CPF Piá do Sul - Santa Maria
25QuintaInscrições para o ENART - Prazo final
26 a 28Sex a Dom78ª Convenção Tradicionalista -
   
AGOSTO
10Sábado5ª Reunião do Conselho Diretor
4ª Reunião dos Coordenadores Regionais
4ª Reunião dos Diretores culturais regionais
10 e 11Sáb e Dom4ª Etapa do 2º Circuito Artístico da 13ª RT - DT Querência da Medianeira - Santa Maria
16 e 17Sáb e DomAcendimento da Chama Crioula - General Câmara - 2ª RT
24 e 25Sáb e Dom1ª Inter-Regional do Enart -  
31 e 01Sáb e Dom2ª Inter-Regional do Enart -
??Chegada da Chama Crioula -  - Santa Maria -
   
SETEMBRO
05QuintaDia do Jovem Tradicionalista
07 e 08Sáb e Dom5ª Etapa do 2º Circuito Artístico da 13ª RT - Grupo Caami Folclore e Arte Nativa - São Sepé
??Sessão Solene da Câmara de Vereadores - Homenagem aos Festejos Farroupilhas - Santa Maria -
14SábadoDistribuição da Chama Crioula - Abertura da Semana Farroupilha da 13ª RT -  - Santa Maria -
14 a 20Sáb a SexSEMANA FARROUPILHA
14 a 20Sáb a Sex2ª Ronda Artístico-Cultural - Praça Saldanha Marinho - Santa Maria
??7ª Cavalgada da Integração - Distrito de São Valentim -
?DomingoDesfile Tradicionalista - Distrito de Boca do Monte - Santa Maria -
??IX Mateada das Escolas do Campo -
20SextaDesfile Temático Tradicionalista - Av. Medianeira - Santa Maria -
Extinção da Chama Crioula -
Desfile Tradicionalista - São Pedro do Sul - 9h30min
Desfile Tradicionalista - São Sepé - 13h30min
??Entrega do "Troféu Sepé Tiarajú" - Câmara de Vereadores - Santa Maria -
??Entrega do Troféu "Sentinela da Cultura" e demais troféus referentes ao Desfile Temático Tradicionalista e Festejos Farroupilhas de Santa Maria - DT Querência das Dores - Santa Maria - 20h
??Desfile Tradicionalista - Dilermando de Aguiar
??Desfile Tradicionalista - Itaára
??Desfile Tradicionalista - São Martinho da Serra -
??Desfile Tradicionalista - Restinga Seca -
28 e 29Sáb e Dom3ª Inter-Regional do Enart - 25ª RT
   
OUTUBRO
05 e 06Sáb e Dom6ª Etapa do 2º Circuito Artístico da 13ª RT - CTG Os Vaqueanos - Restinga Seca
12 e 13Sab e DomAberto de Esportes -
12 e 13Sáb e Dom4ª Inter-Regional do Enart - São Jerônimo - 2ª RT
19Sábado5ª Reunião dos Coordenadores Regionais
5ª Reunião dos diretores culturais regionais -
26Sábado23º TcheEncontro da Juventude Tradicionalista
6ª Reunião do Conselho Diretor
27Domingo47º Aniversário do MTG
Entrega dos Títulos da Orcav
28Segunda
Data de Fundação do MTG (28/10/1966)
29Terça
Sorteio da Ordem de apresentação da Final do ENART - MTG
   
NOVEMBRO
02 e 03Sáb e Dom7ª Etapa do 2º Circuito Artístico da 13ª RT - AT Poncho Branco - Santa Maria
12 a 15Ter a Sex5ª Cavalgada de Nossa Senhora Medianeira - Santa Maria/Santa Cruz do Sul - ENART
15 a 17Sex a DomFINAL DO ENART - Santa Cruz do Sul
16Sábado14ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha - Santa Cruz do Sul
16Sábado6ª Reunião dos diretores culturais regionais -
   
DEZEMBRO
10TerçaPrazo final para eleições dos Coordenadores Regionais
Prazo final de entrega de proposições para o 61º Congresso
14Sábado7ª Reunião do  Conselho Diretor -
6ª Reunião doCoordenadores Regionais -
   
Fonte: Site 13ª RT

2º CIRCUITO ARTÍSTICO DA 13ª RT

Essa é uma das mais belas iniciativas da Coordenadoria da 13ª RT quando esteve à frente Carlinhos Lima e Dulce Lima, que foi a criação de um Circuíto artístico como preparação para o evento maior do Movimento Tradicionalista que é o Enart.
E o novo Coordenador Ildo Vagner continuará com esse evento que traz muito da arte da dança, da poesia, da musica, da interpretação vocal, fazendo com que jovens possam apresentar o que mais gostam e o que mais sabem.
Veja o calendário desses eventos para 2013.
 1ª ETAPA
DATA: 04 E 05 DE MAIO
CIDADE: SANTA MARIA
ENTIDADE SEDE: CTG ESTÂNCIA DO JARAU 2ª ETAPA

DATA: 01 E 02 DE JUNHO
CIDADE: SANTA MARIA
ENTIDADE SEDE: DTG NOEL GUARANY 3ª ETAPA (FASE REGIONAL DO ENART)

DATA: 06 E 07 DE JULHO
CIDADE: SÃO PEDRO DO SUL 
ENTIDADE SEDE: CTG RINCÃO DE SÃO PEDRO 4ª ETAPA

DATA: 10 E 11 DE AGOSTO
CIDADE: SANTA MARIA 
ENTIDADE SEDE: DT QUERÊNCIA DA MEDIANEIRA 5ª ETAPA

DATA: 07 E 08 DE SETEMBRO
CIDADE: SÃO SEPÉ 
ENTIDADE SEDE: GRUPO CAAMI FOLCLORE E ARTE NATIVA 6ª ETAPA

DATA: 05 E 06 DE OUTUBRO
CIDADE: RESTINGA SECA 
ENTIDADE SEDE: CTG OS VAQUEANOS 7ª ETAPA

DATA: 02 E 03 DE NOVEMBRO
CIDADE: SANTA MARIA 
ENTIDADE SEDE: AT PONCHO BRANCO

Cavalgada da solidariedade

Coração do Rio Grande ainda está sangrando pelos jovens que tiveram a sua trajetória de sucesso interrompida tragicamente naquela fatídica tragédia do dia 27 de janeiro.
A Coordenadoria da 13ª Região Tradicionalista, juntamente com as entidades filiadas, se solidariza com todos os envolvidos e convida para uma missa em homenagem ao 30º dia do trágico acidente, a realizar-se no dia 2 de março de 2013, às 16h, no Altar Monumento da Basílica de Nossa Senhora Medianeira. 
Convidamos, ainda, para participação na cavalgada que antecede à missa, com concentração dos cavaleiros no Departamento Tradicionalista Querência da Medianeira, Avenida Mauricio Siroski Sobrinho, junto a Empresa Expresso Medianeira, às 13h30min, passando pelas ruas de Santa Maria, com ato religioso em frente ao local da tragédia.
INFORMAÇÕES:
- Coordenador Regional, Ildo Wagner – 9979 2539 ou 9145 2539.
- Diretor da Cavalgada, Aldoir da Rocha – 9707 2984

1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE VIOLÃO DO MERCOSUL


Foto: Jean Carlos Moreira

Aconteceu nesse final de semana na cidade de Rio Grande, zona sul do RS, o 1º Festival Internacional de Violão do Mercosul, reunindo grandes nomes da arte do violão. A proposta do festival foi de promover debates, troca de informações e experiências sobre as diversas identidades culturais e musicais entre estudantes e músicos do Brasil e dos demais países do Mercosul. 
Os três dias do evento forma de intensa atividade, com concertos, mesas redondas, palestras e workshops. 
Nesta primeira edição do festival, Lucio Yanel, nascido em Corrientes (Argentina) e radicado no Rio Grande do Sul há mais de 30 anos, foi o grande homenageado e fez o show de encerramento do encontro. 
Além de Lucio Yanel, passaram pelo palco, Juan Falú, Gilson Antunes, Thiago Colombo, Maurício Marques, Marcello Caminha e Quinteto Guitarreria. 
O 1º Festival Internacional de Violão do Mercosul aconteceu no Teatro Municipal da cidade de Rio Grande e teve um público extraordinário, a entrada era franca.

Fonte: Gravadora Vertical

Parentte - Gauchadas


Gilmar Silva da Rosa, conhecido como Parentte, lança seu mais novo trabalho pela Gravadora ACIT, Gauchadas I. 
Nascido na cidade de Porto Xavier (RS), desde muito cedo, já tinha uma convivência com a música, pois seu pai fazia parte do Conjunto Irmãos Marques, então com 13 anos já se apresentava em festivais até ser convidado para tocar e cantar em seu primeiro grupo, Porteira do Rio Grande, juntamente com seu pai e irmãos. Após esse período passou por diversos grupos, como Os Marques, Força Gaúcha, Portal Gaúcho, Grupo Rodeio e Os Mateadores. 
Todos os grupos contribuíram para o seu amadurecimento musical e com mais de quarenta composições próprias o artista decidiu lançar seu primeiro trabalho solo. 
Com 14 faixas, a maioria de autoria própria, este novo trabalho de Parentte fala da lida do campo, do orgulho de ser gaúcho e relata histórias vividas com bom humor. 
Vale a pena ouvir este trabalho que traz como diretor artístico Regis Marques e Guilherme Marques.

Fonte: Gravadora Acit

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Os Monarcas no 5° Festchê

O grupo Os Monarcas já estão se preparando para participar da gravação do DVD da quinta edição do Festchê. O evento é um festival de música gaúcha, organizado pela gravadora Acit, e será realizado no dia 7 de março, na abertura do 18º Rodeio Crioulo e 2º Rodeio Internacional Campo dos Bugres, às 20h30, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. 

Além d´Os Monarcas participarão também: Adelar Bertussi, Buenas e M´Espalho, César Oliveira e Rogério Melo, Elton Saldanha, Gabriel Ortaça, Gilberto Monteiro, Grupo Rodeio, Joca Martins, Os Bertussi, Os Filhos do Rio Grande, Pedro Ortaça, Tchê Barbaridade e Walther Morais. O Festchê contará ainda com a participação especial do grupo de danças Os Gaúdérios. Mais informações sobre o Festchê com a gravadora Acit pelo telefone (54) 3223.3588.

SERVIÇO
O quê: Gravação do DVD Festchê 5
Quando: 7 de março de 2013
Horário: 20h30
Onde: Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, RS
Organização e informações: Gravadora Acit / (54) 3223.3588


ASSESSORIA DE IMPRENSA
Daiana Silva - Jornalista
imprensa@osmonarcas.com.br
(51) 8187.0085 (Claro)

Com os olhos do coração!


Paulo Ricardo Costa

A luz que a vida me tirou,
Porque o destino assim quis,
Não me fez um ser infeliz...
Tão pouco menos do que sou,
Se foi o tempo que determinou,
Sem luz por toda a existência...
Ganhei de Deus a dolência...
Bem mais que a própria razão,
E tenho os olhos do coração...
Dando-me luz pra consciência;

Teu rosto que ainda não vejo,
Por esta ausência de visão...
Enxergo ao toque das mãos,
Ou pela carícia dos teus beijos,
Que se avizinham aos desejos,
Ardendo em chama e calor...
Para um coração sonhador,
Pouco importa a tua imagem,
Pois mais belo que a paisagem,
É este universo do amor!

Quando a teu corpo me entrego,
Mergulhado em tenro espaço,
Meu mundo é entre teus braços,
Tu és, a minha dona, não nego...
E pouco importa, se sou cego,
A luz que me falta à retinas...
Como a noite negra descortina,
Ungido a paz de um momento,
Onde só basta um sentimento,
(É tudo que o amor, nos ensina);

Quando quero ver as flores...
O campo vasto, as coxilhas,
Caminho entre as maçanilhas,
E vou imaginando, suas cores,
Criei imagem dos corredores...
De rios, de matas e de estradas,
Como se fossem formadas...
Num mundo dentro de mim,
Aonde o tempo não tem fim...
E tudo é parte de um nada!

Para muitos, isso é a dor...
É parte dura. É sofrimento!
Mas ninguém enxerga o vento,
E todos sabem do seu valor...
Ninguém pode ver o calor,
E tantas coisas que existem,
Enquanto muitos insistem,
Na pior cegueira da vida...
Que é ter a imagem distorcida,
Que a tantos olhos, persistem;

Não precisa ter pena de mim!
Nem tão pouco ficar condoído,
Me restam os outros sentidos,
E foi Deus que me quis assim,
Sem ter a luz, não é o fim...
Quando há, amor verdadeiro,
Os sonhos são derradeiros...
E em cada toque dos dedos,
Tateando à luz dos segredos,
Te busco apenas com o cheiro;

Há tantos, que tentam ver...
O que os olhos jamais verão,
Pois o belo não está na visão,
Mas no interior de cada ser!
Só os olhos não conseguem ter,
Quando a alma ressente na dor,
E a vida vai perdendo o valor,
A  cada um que anda sozinho...
Carregando apenas espinhos,
Sem nunca conhecer a flor!

Se o amor que trago é infinito,
(E o meu coração é quem diz)
O mundo em que vivo é feliz,
Por certo, também, é bonito!
Onde cada ser é bendito...
Se, crer na luz do perdão,
No simples toque das mãos,
Sinto o teu corpo, teus beijos,
E são por elas que te vejo...
Com os olhos do coração!

Fim

Resultado das Vacarias

  Esse final de semana, foi mais um daqueles memoráveis, que serão eternizados na alma e nas retianas da gente. 
Estivemos na fria, mas calorosa Vacaria, no parque dos Pinheiros em mais um encontro de arte, cultura e verdadeira tradição, que foi a  IIIª Tropeada do Poema Gauchesco.
Lá encontramos gente que já fazem parte da vida da gente e conhecemos outros que certamente ficarão enraizados na memória, na alma e no coração de todos nós. Estivemos com Moisés Menezes, Marlei Stein, Francisco Miguel Scaramussa, Fabrício Vargas, Pedro Luis Lemos, Kayke Mello, Juliano Moreno, Henrique Bahil, Pedro Júnior da Fontoura e ainda podemos encontrar, conversar e conhecer "baloartes" do bom verso e da declamação, como: Vilson Araújo, Priscila Colchete, Jair Silveira, Joseti Gomes, João Fontoura, Alessandro Martins, Texo Cabral e em especial meu amigo Léo Ribeiro, que dessa vez podemos prosear por um bom tempo e que logo me conheceu, não precisou me apresentar, além da Joseti Gomes, uma pessoa incrível, bela quais as seus poemas.
Portanto só posso agradecer pela amizade, pelo carinho e pelo aprendizado, pois essa é a função de quem faz e recebe cultura.
Quanto ao resultado, isso é o que menos importa, pois certamente todos são vencedores, principalmente o Rio Grande do Sul que recebe maus um CD de Poesia, distribuído por uma grande Gravadora. 
Parabéns os mentores desse evento e que possa ter todos os anos, pois assim é a arte, assim é a cultura, assim é forma de se fazer verso.

PREMIAÇÃO:

MELHOR POESIA
OS VENTOS DO CAIBOATÉ
Autor: Moisés Silveira de Menezes
Declamador: Francisco Miguel Scaramussa
Amadrinhador: Juliano Moreno

MELHOR DECLAMADOR:
ROSANA ARAÚJO
Poema: Ofício de Parteira
Autora: Joseti Gomes

MELHOR AMADRINHADOR
MARCOS MORAES
Poema: Ofício de Parteira
Autora: Joseti Gomes

Opinião do leitor

UM TAURA INJURIADO
Por Carlos Francisco Homrich dos Santos

Há muito tempo aprendi com meu velho pai, um campeiro.
Que tradicionalista não é ser agauchado.
É ter orgulho de um bom rodeio de um dia inteiro,
e ter esta alegria de montar um pingo bem abagualado,
ou cevar um bom e gostoso mate amargo.
E por isso passei minha vida movida pela saudade de meu pago.
Nós somos uma herança que os bravos heróis legaram,
mas sabemos que nem tudo que se lê tem verdade.
É necessário contenda para reaver aquilo que nos deixaram,
e assim não nos deixamos levar por alguma atividade,
imposta de cima para baixo, por pura vaidade.
Ser gaúcho não é ser grosso, é ter botas, esporas e mango, é usar lenço
atado frouxo ao pescoço.
Ser gaúcho é ser idealista, é pelear só por conquista em defesa da terra amada.
Sou gaúcho, e isso é certo, trago a chama da emoção,
o amor por este chão, honrando sua tradição.
Reconheço a beleza da nossa querência,
da minha essência gaúcha, que é a consciência de ser fiel às tradições, e disso, eu não abro mão.
Estamos falando de tradicionalismo, da regionalização,
que não é imposto por regras, mas que é a cultura regional
de um churrasco campeiro ou um gostoso chimarrão.
Nunca é ou pode ser desvalorizado por igual.
Defendo o tradicionalismo como forma de manter viva
essa historia construída por nosso ancestral.
Mas sabemos que não são com regras que fazem um bom gaúcho e sim com o seu caráter
e outros valores como respeito, humanidade e, acima de tudo, amor e apego as coisas do pago, dignidade.
A traição aos valores defendidos pelo tradicionalismo pode ser involuntária e posteriormente com atavismo, se tornar voluntária, derrubando o telurismo.
Podemos fazer algo errado se não tivermos conhecimento,
mas depois de conhecermos, manter o erro passamos a ser coniventes,
levando por água abaixo tudo o que defendemos na campanha.
Fazemos parte de uma raça que visa manter seus valores vivos e cometer erros que levem outros a repetir, rasgando nossos arquivos, é contribuir para a perda de valores de nossa cultura terrunha.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Nilton Ferreira lança o CD Bem de Valor

Pois é, chegou o CD BEM DE VALOR com poemas de Rômulo Chaves e Interpretação de Nilton Ferreira, gravano no ano de 2012 no NVR Estúdio, que traz 13 belas composições, sendo muitas delas, músicas que já conhecemos eque foram premiadas pelos festivais do Rio Grande do Sul tais como:
01. Quando o Céu chora saudade
02. De Potro, Campo e ausência
03. O Preço de Cada um
04. De Pai pra filho
05. De Mãe a Pai
06. Dos abraços que guardei
07. A flor do Poema
08. A Vida de Cabelos brancos
09. Cota gotas
10. O bem de valor
11. A voz do amor
12. Ao Olhos do meu filho
13. Um Mate por nós.
Tem algumas coisas nesse novo trabalho do Nilton Ferreira e Rômulo Chaves que me chamaram a atenção, além da bela qualidade das músicas, com a produção do Próprio Nilton Ferreira e gravado em seu estúdio, NVR Estúdio, na cidade de Jaguari, o capricho do encarte com diversas fotografias representando cada tema, além é claro da participação de seu filho Gustavo Ferreira - o Pacote numa das composições, cantando como gente grande.
A cidade de Jaguari já está se mobilizando para o lançamento desse trabalho que será logo, e com certeza com o sucesso desse trabalho. Trabalho que fala de vida, de amor, de família e com um somatório de valores que andam meio esquecidos no meio musical, mas que o Rômulo Chaves conhece muito bem e o Nilton Ferreira sabe transmitir em cada palco por onde tem andado.

Uma das maiores divulgadoras desse trabalho é a Rita Ferreira, Diretora do NVR Estúdio que disse:
"- O bem de valor é um projeto dedicado ao olhar mais amplo da arte sobre o único bem cuja perda é irreparável, A VIDA!!!

A vida em todos seus sentidos, daqueles que perdemos para a eternidade, daqueles que perdemos mesmo estando vivos, daqueles que queremos manter ao nosso redor, e, principalmente, de nós mesmos.
O bem de valor vai ao campo, volta pela cidade e invade nossa casa, nosso apartamento, nosso trabalho e principalmente nosso coração.
Nilton Ferreira foi abençoado por Deus com a emoção de um sorriso ou uma lágrima em cada canção que nos brinda, por isso, a sinceridade deste trabalho é o ponto alto de um acervo musical dedicado à família, aos amigos, à alma, ao coração, À VIDA e AO AMOR!!
Que possamos repartir sempre o BEM DE VALOR, pois a vida é também, curiosamente, o único bem que quanto mais repartimos, mais ricos ficamos!

Esse é um CD independente e que logo estará nas rádios, mas quem quiser adquirir esse belo trabalho é só entrar em contato com a Produção do Nilton Ferreira pelos fones Fones: 55- 32552113 - 55- 96115299
Email: producaoniltonferreira@hotmail.com  maiores informações no site http://niltonferreiracantor.com.br