sábado, 31 de março de 2012

Fabríco Vargas de olhos marejados

Declamar é uma arte que poucos sabem fazer bem feito, embora muitas vezes o poema seja simples, mas a interpretação faz com que versos de pouca expressão se tornem num grande poema. Fabrício Vargas é um desses declamadores que se alimenta de poesia e faz cama de um verso, transformando a simplicidade numa obra universal.
Esse poema, A Lágrima, que fala da dor, numa linguagem simples e de fácil assimilação, para muitos poetas de academia, talvez ate´nem seja considerado poema, mas a bela interpretação rendeu a Fabrício Vargas uma bela interpretação, forte, eficaz e com gana de vencedor.

Origens...de onde vim!

Que sabe de onde vem, também não sabe para onde vai!
Estive buscando, pela internet conhecer melhor a minha história e a certamente a história de muitos dos meus,e cheguei à essa ilustre cidadão e acho que começa aqui um pouco de mim!
É minha a tradução do espanhol, se conter algum erro, perdona-me!

Juan Moreira (-? Abril, 1874) é uma figura bem conhecida na história da Argentina , um bandido, gaúcho e herói popular, era de fato um dos mais renomados argentinos bandidos rurais.

Moreira nasceu na área administrativa de La Matanza , na Província de Buenos Aires , Argentina . Os primeiros trinta anos de sua vida eram relativamente tranquila, trabalhando nas áreas rurais, até que ele poderia comprar sua própria fazenda, algumas cabeças de gado e terras para a agricultura. Uma característica que o distinguia dos outros era que ele raramente bebia. Moreira dedicou o seu tempo livre para aperfeiçoar sua habilidade na guitarra, o que atraiu a atenção de Vicenta, a filha de um fazendeiro local. Ela se apaixonou por Moreira e, eventualmente, se casou com ele, com o pleno consentimento de seu pai.
Pouco depois de Moreira ter casado com Vicenta, seus problemas começaram. O vice-prefeito da região, conhecido como Don Francisco, também havia se apaixonado por La Vicenta, assim como uma forma de vingança, ele começou a cobrar multas a Moreira, por tudo que ele poderia pensar, real ou imaginário. A primeira coisa que fez foi responsabilizá-lo em 500 pesos por ter sua festa de casamento sem a devida autorização.
Naquela época, Moreira tinha emprestado o Sr. Sardetti, proprietário de uma mercearia, a soma de 10.000 pesos para comprar mercadorias. Farto de pedir seu dinheiro de volta, Moreira foi para o vice-prefeito, sem qualquer documentação, como era costume na época, entre os homens de sua palavra, e relatou o que havia acontecido na esperança de que o vice-prefeito insistia que Sardetti pagar-lhe de volta. Não está claro se Sardetti e Don Francisco estavam conspirando contra Moreira, mas Sardetti negou a história, e Moreira foi jogado na prisão por 48 horas para uma forma de tentativa de assalto.
Esta situação fez com que Moreira com tanta raiva, jurou que iria esfaquear Sardetti para cada peso único que havia perdido. Moreira cumpriu seu juramento quando e matou o Sr. Sardetti. Voltando para casa após uma noite de errante, encontrou Don Francisco e outros quatro soldados esperando para prendê-lo. Ele resistiu e durante a luta, Don Francisco e dois soldados foram mortos.
Ali começou a parte infeliz da vida Moreira. Extremamente capaz, Moreira venceu todos eles, mesmo contra mais de uma pessoa. Ele ganhou tal fama por isso que os homens olharam para ele e arrumava brigas com ele para ganhar a glória de derrotá-lo, mas ele nunca perdeu. Ele evitou brigas, sempre que podia e só matou após provocação repetida ou em auto-defesa. Eventualmente, ele serviu como guarda-costas de políticos poderosos que prometeram limpar a reputação Moreira, mas eles nunca o fizeram.
Ele passou muito dessa parte de sua vida vagando por diferentes cidades e cidades da Província de Buenos Aires, Argentina, incluindo Navarro , Las Heras , Lobos , de Veinticinco de Mayo e as terras do índio Cacique Coliqueo .

Morte
Em abril de 1874, Casimiro Villamayor, o juiz de paz em Lobos, foi ordenada por Mariano Acosta , governador da Província de Buenos Aires , para enviar um pelotão liderado pelo Comandante Bosch do departamento de polícia de Buenos Aires para prender Moreira. Eles cercaram a mercearia e salão ( pulpería ) chamado La Estrella Moreira, onde estava escondido. Moreira lutou como um animal selvagem contra a polícia, e ele estava a ponto de saltar sobre a parede que o separava de seu cavalo quando tinha uma baioneta no pulmão esquerdo por um dos policiais, o sargento Chirino. Moreira conseguiu atirar em Chirino, que perdeu um olho, bem como para ferir um outro policial antes de morrer. Ele foi socorrido por sua esposa e um filho, também chamado Juan. Ele foi enterrado no cemitério de Lobos.

Legado
Juan Moreira é uma das figuras mais importantes da história popular da Argentina. Sua vida estava carregada com a violência e a injustiça que caracteriza o tratamento injusto recebido pelos gaúchos, o tratamento que levou à sua morte. Seu crânio e alguns pertences pessoais pode ser visto no Museu Juan Domingo Perón. Sua vida inspirou um romance muito popular do autor Eduardo Gutiérrez, que por sua vez inspirado, pelo menos, quatro filmes biográficos direito Juan Moreira. O mais importante desses filmes, Juan Moreira (1973 filme) foi dirigida por Leonardo Favio , estrelado por Rodolfo Bebán como o personagem-título. A noite de sua morte foi ficcionada por Jorge Luis Borges em uma história curta, La noche de los Dones .

sexta-feira, 30 de março de 2012

Gauchada - mais um promoção de Gadea Produções

GAUCHADA - é um gesto de gratidão aos que fazem arte, contribuindo constantemente com nosso crescimento espiritual, através de versos, melodias e interpretações. Este ano vamos celebrar os 20 anos da arte de Gujo Teixeira no Theatro Treze de Maio em Santa Maria - RS. 

Nilton Ferreira de Site novo


NILTON FERREIRA completou 24 anos de carreira musical e MAIS de 500 músicas gravadas entre festivais e grupos musicais tais como OS MONARCAS, OS MATEADORES, OS SERRANOS, WALTHER MORAIS e GRUPO LEGENDAS, grupo este que integrou por 9 anos e participou de 4 discos gravados pelo grupo. Em 2003 foi o maior vencedor de festivais do estado do Rio Grande do Sul fato este que tornou a repetir em 2005 e em 2006. Diretor responsável pelo NVR Estúdio na cidade de Jaguari onde reside desde 1991.
Possui CINCO cds gravados sendo que um independente e os outros POR GRAVADORA.
USA DISCOS:
- PRA ALMA E PRA HORA DO MATE
- PRA QUEM ESCORA NO BRAÇO

VERTICAL:
- MARCA DO TEMPO
- 20 ANOS DE CARREIRA AO VIVO

RECENTEMENTE PELA GRAVADORA ACIT:
WALTHER MORAIS E NILTON FERREIRA – PARA O ORGULHO DO RIO GRANDE.
No cd PRA ALMA E PRA HORA DO MATE consagrou o chamamé AGUACEIRO como uma das músicas mais rodadas nas emissoras de rádio do RS e Santa Catarina. Autor de clássicos como NO IMPÉRIO DA ESTÂNCIAS, CANÇÃO PARA UM PEÃO SOLITO ambas regravadas pelo conjunto OS MONARCAS.
No cd PRA QUEM ESCORA NO BRAÇO Nilton Ferreira traz composições premiadas nos festivais, sendo este disco elogiado pela crítica especializada e pelos apreciadores da cultura gaúcha, resgatando desde a vida simples do homem do campo em seus usos e costumes até o mais alto nível de qualificação cultural.
O show de Nilton Ferreira não traz somente músicas e músicos de qualidade profissional, traz a inspiração dos poetas na magia dos seus versos, a preocupação do dia-a-dia na qualificação do ser humano, traz a interpretação e respeito a cada composição a ser transmitida ao público presente e claro o respeito cultural as nossas raízes.
Por fim Nilton Ferreira traz como lema o respeito, carinho e amizade com todos e é claro a dedicação com a cultura GAÚCHA
ESTARÁ LANÇANDO O CD O BEM DE VALOR parceria com ROMULO CHAVES.
TRAJETORIA NOS FESTIVAIS COMO VENCEDOR
- 22º COXILHA DE CRUZ ALTA
- 3º GRUTA EM CANTO - NOVA ESPERANÇA DO SUL
- 7º SENTINELA DA CANÇÃO GAUCHA - CAÇAPAVA DO SUL
- 8º ESTÂNCIA DA CANÇÃO DE SÃO GABRIEL
- 6º CANTO NATIVO - SANTO AUGUSTO
- 1º IBICUÍ DA CANÇÃO - MANUEL VIANA
- VII FESTIVAL TRADICIONALISTA DE MATA RS
- 1º QUERO-QUERO DA CANÇÃO - SANTO CRISTO
- 19º FESTIVAL DA MÚSICA CRIOULA DE SANTIAGO
- 20º GAUDERIADA DA CANÇÃO GAÚCHA - ROSÁRIO DO SUL
- 14º RONCO DO BUGIO - SÃO FRANCISCO DE PAULA
- 14º PONCHE VERDE - DOM PEDRITO
- 15º SEÁRA - CARAZINHO
- SINUELO DA CANÇÃO 3º PARTE - SÃO SEPÉ
- 1º CANTO NATIVO DE PORTO ALEGRE
- CANTO SEM FRONTEIRA 3º EDIÇÃO - BAGÉ
- QUERÊNCIA DO BUGIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS
- 21º RONDA DE SÃO PEDRO - SÃO BORJA
- 20º GRITO DO NATIVISMO GAÚCHO DE JAGUARI
- CANTE UMA CANÇÃO EM VACARIA 2006
- XVII VIGÍLHA DO CANTO GAÚCHO - CACHOEIRA DO SUL
- 2ª INVERNADA MISSIONEIRA DE SANTO ANTONIO DAS MISSÕES
- SEMEADUARA DA CANÇÃO EDIÇÃO 2007 – 1º E 2º LUGAR.
- 2º LUGAR DO FESTIVAL DO COOPERATIVISMO E MELHOR INTERPRETE
- VIOLA DE TODOS OS CANTOS EDIÇÃO 2009 –MELHOR INTERPRETE E MÚSICA MAIS POPULAR
- 24º CARIJO DA CANÇÃO GAUCHA 2009
- REPONTE DA CANÇÃO DE SÃO LOURENÇO DO SUL 2009
- FESTIVAL DA MUSICA CRIOULA DE SANTIAGO 2009
- CANTE UMA CANÇÃO EM VACARIA 2010
- 3º CANTO MISSIONEIRO 2010
- 20º GUYANUBA DA CANÇÃO NATIVA DE SAPUCAIA DO SUL
- 8º ENCONTRO DAS AGUAS 2010 FOZ DO IGUAÇU PR.
- VENCEDOR DA VIOLA DE TODOS OS CANTOS LINHA REGIONAL EM 2011
- 9º encontro das águas 2011 foz do Iguaçu
- GRITO DO NATIVISMO DE 2012

Entre e confira pois esse é de respeito: http://www.niltonferreiracantor.com.br/index.htm

quinta-feira, 29 de março de 2012

Os Mateadores estarão na Região - é imperdível


4º Rodeio de Inverno com Leilão de cavalo crioulo

Está ai mais um grande evento e dessa vez será no Índio Sepé CTG, em São Sepé, o 4º Rodeio de Inverno, nos dias 21 e 22 de abril de 2012. No Sábado haverá leilão de Cavalo Crioulo da melhor qualidade e no martelo a maestria de Marcelo Seixas Trentin, essa revelação que vem encantando com seu conhecimento e agilidade nos negócios, ainda mais agora que além de Leiloeiro é Empresário frente à frente  do escritório Santa fé, uma nova proposta de bons negócios.
Não dá para perder esse evento. Todos os olhos estarão voltados para o Índio Sepé CTG. E vamos às compras.

Morre BT Lamborguine


Morre BT Lamborguine

A raça Crioula perdeu um seus mais importantes reprodutores nos últimos anos, na manhã de quinta-feira 29 de março. O colorado bragado BT Lamborguine, de propriedade dos criadores Rubens Zogbi e Newton Giuliani, morreu aos 16 anos, em decorrência de uma lesão intestinal causada por enterólitos. Nascido em 23 de Dezembro de 1996, BT Lamborguine filho de BT Farroupilha e BT Canhada, tinha nos avós El Aromo de Pichidégua Campero e BT Ubaldina e ainda La Invernada Aniversário e BT Lambisgóia. 
Entras as premiações tinha a de Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça Expo inter 2002 e Bi-Campeão Cavalo Maior e Bi-Reservado Grande Campeão Expo inter 2001/2003.

Quando Morre um cavalo o campo chora em silêncio...

25 anos de Casados - Maíco e Viviane


Achei esse post no Facebook e não poderia de deixar de postar aqui, porque é muito bom ver nos dias de hoje um casamento perdurar por longos anos. 
Mas não é só isso, Antônio Mário Pimenta - O Maico - ele não sabe, mas ele já foi muito minha referência na música nativista e fiquei "loco de facero" de vê-lo no Palco do Festival Tropilha Crioula de São Borja ao lado do grande Miguel Bicca, onde foram vendedores com uma milonga lindíssima.
Viviane Pimenta produtora cultural, que desde os seus tempos de juventude na nossa bela São Chico de Assis, já fazia parte dos movimentos culturais e hoje é um nome consagrado na área cultural do Rio Grande do Sul, para o orgulho de todos nós.

Pois a Viviane escreveu essa bela mensagem em seu Facebook.
Fazendo 25 de casada...são tantas lembranças, que me perco nos pensamentos.
Desde sempre, acreditei que fiz uma escolha especial, que entrei no barco com uma pessoa mais que especial.
Hoje pensava: Bodas de Prata que velhice!
e, a primeira coisa que me veio à cabeça foi sobre a lembrança da observação de um amigo, quando me viu, recentemente, com o cabelo curto, que eu continuava com o meu jeito de quando era jovem, apesar dos fios de cabelos brancos. Será que pareço mesmo?!??
Segunda coisa que pensei foi que eu e o Maíco já passamos mais de dois terços das nossas vidas juntos. Ainda bem que logo em seguida tive a certeza que faria tudo igualzinho novamente.
Casei só uma vez, mas me apaixonei várias vezes e tenho dois filhos maravilhosos! Querem coisa melhor?

PARABÉNS E AINDA QUERO POSTAR AQUI AS BODAS DE OURO DESSE CASAL, QUE DEUS ILUMINE VOCÊS!

quarta-feira, 28 de março de 2012

A arte de Declamação em Santa Maria

Lindo é a arte do verso bem declamado, mas mais lindo ainda é poder ensinar essa arte aos que amam a poesia. Pois é dessa vez é o mestre Francisco Miguel Scaramussa - Tio Chico - que a partir do dia 09 de Abril, estará abrindo os trabalhos de oficina de Arte Declamatória na Sede da 13ª Região Tradicionalista, ali no Parque Itaimbé, na Casa do Gaúcho em Santa Maria.
Com certeza esse é um evento impar e todos aqueles que almejam dizer um verso com qualidade deve participar dessas oficinas, pois Tio Chico é um esteio da cultura poética que além do grande conhecimento tem a humildade de passar o adiante o manancial de conhecimento adquirido ao longo de muitos anos vencendo festivais de Poesias pelos quatro cantos do Brasil.
Os interessados é só procurá-lo pelo msn - gpcsm@hotmail.com
Certamente que eu estarei lá, até já comprei um par de luvas para aplaudí-lo e não estragar as mãos.



Oficina de Declamação

           Inscrições pelo e-mail: danioliveira_qsm@hotmail.com e beatrizcarvalhomtg@yahoo.com.br
Participem, vale à pena, com a participação de três grandes nomes da Poesia do Rio Grande do Sul. Bianca Bergman, Carlos Omar Vilela Gomes e Pedro Junior da Fontoura, trazem a poesia na alma com o sentimento maior que é o amor pelo verso, sempre preocupados com a grandeza da poesia na sua forma maior.
Aproveitem por que juntar três ícones da poesia novamente não será fácil.  
Inscrições pelo e-mail: danioliveira_qsm@hotmail.com e beatrizcarvalhomtg@yahoo.com.br

O porquê desses versos

Não faço versos por farra,
Tão pouco buscando plata,
É o coração que me pede...
Quando a ocasião maltrata,
Pois a vida só tem sentido,
"Tando" acavalo na verdade,
Embora saiba que valores,
Não são rédeas da sociedade;

Não importa a circunstância,
Se ando estrivado na razão...
Pra mim a Pátria é o campo,
E rezo na fé de um galpão,
Não bebo de outra crença,
E nem desfaço de um igual,
Não peleio por mixaria...
Ando em busca de ideal;


Sei que sou d'outro tempo,
Onde a verdade tinha voz...
Era a palavra e a vergonha,
Gritando dentro de nós...
Depois de saltar da boca,
Valiam mais que uma bala...
E se conheciam os homens,
Só pelo timbre da fala;

A vida muda com o tempo,
E a falsidade ganha trono...
Morem-se os homes de fé,
E a verdade cai no abandono,
Mas tudo aquilo que passa,
É verbo no tempo passado...
Para isso a força dos versos,
Pra sempre serem lembrados;

terça-feira, 27 de março de 2012

Vem ai a Querência do Bugio


Agora está confirmado, vem ai a mais uma edição da Querência do Bugio de São Francisco de Assis, no dias 11, 12 e 13 de Outubro de 2012, como sempre com duas linhas, uma de bugio e outra de músicas campeiras nativistas.
Já com tudo pronto, Lei da Incentivo à Cultura aprovada, comissão avaliadora já organizada, shows, bailes, muito trabalho, mas enfim mais uma Edição da Querência do Bugio, esse festival que tenho o orgulho de dizer um dia eu fiz parte, pequena parte, na verdade diante do tamanho e da importância desse evento para a Cultura do Rui Grande do Sul.
Com certeza esse será mais um evento para não ser esquecido, visto a hospitalidade do povo de São Chico, com certeza esse angustiante espera será recompensada quando abrirem as gaitas ao roncar dos bugios, tanto no palco do festival, quanto nas praças da CAPITAL MUNDIAL DO BUGIO - São Francisco de Assis, minha terra!

Rádio Alma Gaúcha - de São Chico pra o mundo!


Está ai uma nova proposta de rádio, com uma qualidade musical impar e uma programação variada com o objetivo de levar a cultura a todas as casas. São fatos como esse que orgulham aso que vivem longe da terrinha, saber que há pessoas em São Chico com a preocupação de levar a boa música e a cultura a todos os ranchos, através desse galpão virtual.
Parabéns aos criadores e fomentores dessa idéia, que perdure por muito tempo.
Entre e escute a boa música do Rio Grande do Sul http://www.radioalmagaucha.com/

Inscrições 6º festival do Cooperativismo

Chega o regulamento do 6.º festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, com ótimas e polpudas novidades. A premiação e ajuda de custo sempre foram das melhores mas, neste ano, os organizadores abusaram - no bom sentido, de valorização dos músicos e compositores, e oferecerão a melhor premiação e ajuda de custo de todos os tempos nos festivais nativistas: ajuda de custo por música pode chegar a R$ 7,5 mil, pra quem chegar na final e, as 12 finalistas (sim, as 12) receberão premiação, do 1.º lugar (R$ 8 mil) ao 12º (R$ 3,5 mil), em uma soma de R$ R$ 65,5 mil só de prêmios. Que beleza hein?
O tema: “COOPERATIVAS CONSTROEM UM MUNDO MELHOR”, slogan escolhido para nortear as ações relativas ao ANO INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO, instituído pela ONU – Organização das Nações Unidas
As inscrições começam dia 30 de março e seguem até 11 de maio. As eliminatórias ocorrem em Três de Maio, dia 7 de junho; em Alegrete, dia 18 de agosto; em Paraí, dia 19 de outubro e, a final, será dia 16 de novembro, em Espumoso. Lembrando que o festival é aberto a TODOS os estilos musicais! Então vamos lá gurizada, muita criatividade, sensibilidade e talento, pra criar belos trabalhos pro festival!

FESTIVAL O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO, oferecerá as doze obras classificadas para a final, a título de premiação, os seguintes valores:
I. 1º LUGAR R$ 8.000,00 (oito mil reais) e troféu;
II. 2º LUGAR R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais) e troféu;
III. 3º LUGAR R$ 7.000,00 (sete mil reais) e troféu;
IV. 4º LUGAR R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais) e troféu;
V. 5° LUGAR R$ 6.000,00. 00 (cinco mil, duzentos e cinquenta reais) e troféu;
VI. 6º LUGAR R$ 5.500.00 (cinco mil e quinhentos reais) e troféu;
VII. 7º LUGAR R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e troféu;
VIII. 8º LUGAR R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais) e troféu;
IX. 9º LUGAR R$ 4.250,00 (quatro mil, duzentos e cinquenta reais) e troféu;
X. 10º LUGAR R$ 4.000,00 (quatro mil reais) e troféu;
XI. 11º LUGAR R$ 3.750,00 (três mil, setecentos e cinquenta) e troféu;
XII. 12º LUGAR R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) e troféu;
Parágrafo Primeiro: O primeiro lugar será definido pelo público presente, através de votação em cédula fornecida pelo SESCOOP/RS durante o evento, sendo que a obra que receber maior quantidade de votos será declarada “Primeiro Lugar”;
Parágrafo Segundo: A colocação entre, segundo e décimo segundo lugar, serão em conformidade com as notas atribuídas pelo corpo de jurados, da maior para a menor consecutivamente;
Parágrafo Terceiro: Para a classificação do primeiro lugar, prevalecerá o número de votos atribuídos pelo público presente, em detrimento das notas dos jurados;


Fonte: www.jornalnh.com.br/blogs/abc-do-gaucho por Tânia Goulart

Opinião minha!

Mais um festival adiado. O que era para ser exceção está se transformando em regra. 
Acho que está na hora dos músicos, compositores, organizadores de festivais darem-se por conta que a coisa tem que mudar. Não é possível uma empresa investir num evento para 80 pessoas, como é coso de alguns festivais que aconteceram recentemente, com músicas que não chamam a atenção do povo, o verdadeiro adquiridor do produto final, o CD.
Estou acompanhando de perto as dificuldades que o Eri está tendo para fazer a Querência do Bugio em São Francisco de Assis e o Marco Antônio com o Festival da Música Crioula de Santiago, ambos que já foram adiados por duas vezes, onde a LIC (Lei de Incentivo a Cultura) ao invés de facilitar, pede coisas quase que impossíveis para que os Produtores desistam, mas depois de uma "década" para aprovar o projeto, a dificuldade maior de buscar investidores.
Quando tudo isso dá certo, o Presidente do festival chama a comissão avaliadora, confiando na realização de um bom evento e essa mesma comissão, muitas vezes sem caráter, faz uma junção de amigos, colocando ao palco sempre os mesmos, numa troca de favores. Sei que o que estou falando aqui não é novidade para ninguém.
Portanto, amigos, vamos tomar vergonha na cara e olhar o que é melhor para cada cidade, para cada região e deixar essa "panelagem" de lado. 
Sei que serei condenado por pensar assim, mas quero deixar bem claro  que  não vivo de música e não preciso dos "caraminguados" dos festivais, mas sei que tem muita gente que precisa e se sustenta com esses eventos que estão ficando banais.
Mas o mais importante é que, repeitem o povo, verdadeiros consumidores desse produto, que quer receber um CD de qualidade, mas acima de tudo, com músicas que estejam na linguagem que eles entendam e que sejam de fácil consumo.
Espero que o recado esteja dado, para que não morram esses eventos tão importantes para os municípios pequenos e para os novos valores da música nativista, pois se há essa geração de ótimos músicos pelos palcos dos festivais, é porque alguém, no passado fez com que isso acontecesse e temos a obrigação de deixar isso para as gerações futuras.

Paulo Ricardo Costa


10º Sentinela da Canção Nativa foi adiada para junho

Um dos maiores eventos musicais da região que é 10º Sentinela da Canção Nativa de Caçapava do Sul, que iria acontecer no segundo final de semana de abril, foi adiada pela Comissão Organizadora do evento, para os dias 21, 22, 23 e 24 de junho, no Clube União Caçapavana.
Segundo o produtor da Sentinela, Joaquim Oliveira, Vavá, o evento foi adiado devido a burocracia na liberação dos recursos para o festival, por parte das empresas patrocinadoras, onde não seria possível captar os recursos completos até o dia 12 de abril, data inicial da Sentinela. “ Por este motivo que resolvemos adiar para junho e também para termos um pouco mais de tempo em organizar este grande festival”, disse Vavá.
Mas apesar do adiamento do evento a triagem nas musicas que irão participar do festival já foram realizadas pelo corpo de jurados na última semana.
Ao total foram 718 musicas inscritas, 53 de Caçapava do Sul e 665 para a fase Estadual, onde tiveram 20 músicas inscritas de Santa Catarina, do Paraná e também do Uruguay.
Foram classificadas 9 musicas para a fase local e 18 para a fase Estadual. Os jurados que fizeram a seleção das canções foram: Gujo Teixeira, de Lavras do Sul, Paulo Ricardo Saavedra, de São Gabriel, Fabio Prates, de Santa Maria, Luiz Carlos Ranoff “ITHI”, de Santa Maria e Zauri Tiaraju de Castro, de Caçapava do Sul. A triagem foi acompanhada também por membros da comissão organizadora da Sentinela.
“A participação dos músicos na inscrição de suas canções já superou a última sentinela, isso demonstra a força do festival”, disse Vava Oliveira.
Na primeira parte da seleção das musicas da fase local, foram escolhidas pelos jurados 10 canções, mas a musica, Destino de Guitarreiro, foi desclassificada porque o seu autor, Domingos Tormes, não é natural de Caçapava do Sul e também não está residindo no município. “ Para participar da fase local, o autor precisa ser natural da cidade, ou estar residindo nela, como Domingos Tormes não é natural daqui e está residindo atualmente em Rio Grande, a Comissão resolveu desclassificar a canção e deixar apenas 9, porque não ficou nenhuma musica da fase local na suplência”, disse Vavá.
As musicas classificadas foram divulgadas oficialmente nesta sexta-feira, dia 23, no site vavaproducoes.com.br.

domingo, 25 de março de 2012

MORRE O CANTOR SERTANEJO JOÃO MINEIRO, NO INTERIOR DE SÃO PAULO

O cantor João Sant'Angelo, que adotou o nome artístico João Mineiro e fazia dupla sertaneja com Marciano, morreu na noite de sábado, em Jundiaí, São Paulo, aos 76 anos. O artista estava internado no Hospital Dr. Paulo Sacramento, onde sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ele tinha diabete e foi vítima de complicações por causa de uma infecção na vesícula.
Em mais de 40 anos de carreira musical, ficou conhecido na dupla João Mineiro e Marciano, iniciada na década de 1970. Nos últimos anos, porém, estava trabalhando ao lado de outro cantor sertanejo, Mariano.
Pode-se destacar como sucessos de sua trajetória canções como Ainda Ontem Chorei de Saudade e Viola Está Chorando, incluídas nos mais de 20 milhões de discos vendidos em sua carreira.
O sucesso de João Mineiro e Marciano foi tão grande, que eles apresentaram, na década de 1980, um programa matinal no SBT com o nome da dupla. Separaram-se em 1993. João Sant'ángelo, natural de Andradas, Minas Gerais, ainda, é pai da cantora Celina Sant'Angelo, que formou a dupla sertaneja As Marcianas, nos anos 80, com a amiga Adriana.
O sepultamento está marcado para as 16h30min deste domingo.

sábado, 24 de março de 2012

Pedro Raymundo

Pedro Raymundo (Imaruí, SC , 29 de junho de 1906 - Rio de Janeiro, 9 de julho de 1973 ) foi um acordeonista , compositor e cantor regionalista brasileiro .
Em evidência nos anos 40 e 50, principalmente com a música Adeus, Mariana. Iniciou-se com música gauchesca, e, transladando-se para o Rio de Janeiro ficou conhecido como o gaúcho alegre do rádio. Mas, com o tempo, na esteira do sucesso de Luiz Gonzaga, e por influência deste, passou a apresentar-se com trajes nordestinos e acrescentou o baião e outros ritmos populares na época a seu repertório.Biografia

Obra musical
Adeus, Mariana, xótis, 1943; Adeus, moçada, polca, 1944; Chico da roda, chorinho, 1947; Escadaria, choro, 1944; Gaúcho largado, toada, 1944; Mágoas de amor, tango, 1945; Meu coração te fala, valsa, 1945; Na casa do Zé Bedeu, polquinha, 1947; Oriental, baião, 1954; Prece, tango, 1950; Sanfoninha, velha amiga, polca, 1961; Saudade de Laguna, valsa, 1943; Se Deus quiser, xótis, 1943; Tá tudo errado (c/Jeová Rodrigues Portela.); polca, 1948; Tico-tico no terreiro, choro, 1943.
Cinema
Uma Luz na Estrada, de Alberto Pieralise, em 1948.
Natureza Gaúcha de Rafael Mancini, em 1958.
Nobreza Gaúcha de Rafael Mancini, em 1958. (não comercial)

Este xote abriu as portas do sucesso para Pedro Raimundo, e fez parte de seu 78 rpm de estreia, lançado pela Columbia em setembro de 1943. Aqui está a regravação que ele fez na Odeon em 19 de março de 1956, matriz 11057, lançada em outubro do mesmo ano no 78 rpm 14100-A. Mais tarde, Sérgio Reis também o gravaria, renovando-lhe o sucesso. 
Pedro Raymundo morou também na cidade de Lauro Müller, Santa Catarina, onde tinha uma casa na rua Dr.Valdir Cotrin e onde Possui uma rua com em seu nome, no bairro sumaré, da mesma cidade.  A cidade de Lauro Muller fica próximo à Criciúma entre essa cidade e a Serra do Rio do Rastro, isso na bela Santa Catarina.

‎2º Concurso Literário “CAUSOS DE PIRATINI”

A literatura oral precisa ser preservada para as futuras gerações. Por isso, foi criado o Concurso Literário “Causos de Piratini” que teve como ganhador da primeira edição, em 2011, o jovem DIÉLISON MORAES DA SILVEIRA, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Reinaldo, que entrevistou os seus avós paternos Jurema Gomes Silveira e Jonathas Garcia Silveira, ambos com mais de sessenta anos de idade, e que relataram quatro causos: um de assombração, acontecido na estrada do atalho do Atalaia, situada no 1º Distrito de Piratini; o da “Maldição da Cigana”, o “conto da Lagoa Negra” e “A Maldição do Padre”.

PARTICIPE, AGORA, DO 2º CONCURSO LITERÁRIO “CAUSOS DE PIRATINI”!
Escreva um causo acontecido em Piratini, de preferência, ocorrido há muito tempo, relatado por um idoso. 
NÃO SERÃO ACEITOS CAUSOS QUE CONTENHAM RELATOS DE VIOLÊNCIAS CONTRA ANIMAIS OU PESSOAS, PALAVRAS CHULAS E DISCRIMINATÓRIAS ACERCA DE ETNIAS, PENSAMENTO FILOSÓFICO OU RELIGIOSO E ORIENTAÇÃO SEXUAL. 
Use letra bem legível ou digite o texto. Coloque seu nome, endereço e número de telefone em um envelope menor, bem lacrado. 
Coloque ao final do causo o nome completo, a idade e o local onde reside a pessoa idosa que fez o relato do causo.
Atrás do envelope, colocar somente “PROMOÇÃO CAUSOS DE PIRATINI – PROGRAMA BUENOS DIAS”. 
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 20 DE MAIO DE 2012.
ENVIAR PARA: 
1) RÁDIO COM PIRATINIENSE.
AVENIDA SEIS DE JULHO nº 37, CENTRO, CEP 96490-000 – PIRATINI – RS
ou para 
2) e-mail: juarez.piratini@yahoo.com.br
Uma comissão julgadora selecionará o melhor causo.
A DIVULGAÇÃO DO GANHADOR SERÁ NA PRIMEIRA SEMANA DE JUNHO no programa “Buenos Dias”, de 2ª à 6ª feira, das 06h às 08h, Rádio Com Piratiniense – FM 87.9www.radiocomfm.com
PREMIAÇÃO: uma MALA-DE-GARUPA cheia de surpresas.

Além do meu viver!

                                Mauro Nardes e Paulo Ricardo Costa

Pelos caminhos que me levam mundo afora,
Fiz-me andejo sem encontrar o fim...
Será que a vida que busquei foi incerta,
...ou os caminhos não foram abertos para mim?

Trago no peito as fagulhas da incerteza...
Quanto tempo ainda tenho para viver?
São angústias aprisionadas nas masmorras,
Talvez escravas, nas senzalas do meu ser:

Sim, eu quero andar livre neste mundo...
Sem ter cancelas ou tapumes ao passar,
Talvez perdido no meu mundo de quimeras,
Escolher o rumo e o destino para andar:


Tenho a alma “peregrina dos caminhos”...
Essas distâncias que aumentam minhas dores,
Pois se o tempo é ilusão pr'essas lonjuras,
Só quero os sonhos que deixei nos corredores;

Parto sorrindo para "além do meu viver"...
Qual peregrino que não tem morada certa,
Talvez um dia encontre o céu da minha vida,
Quando a vida não ter mais as descobertas;

MAIS UMA PARCERIA QUE NASCE, OBRIGADO MAURO POR ME DEIXAR FAZER PARTE DOS TEUS BELOS VERSOS. SÓ ESPERO NÃO TER ESTRAGADO.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Mais uma grande festa campeira na Estância do Minuano em Santa Maria

Ai Está SANTA MARIA E REGIÂO: é na Estância do Minuano nos dia 27, 28 e 29 de Abril de 2012, grande festa com:
*Final Regional do Crioulaço;
*Festa Show de Despedida da Dupla Pedrinho e Léo e muita Cumbia com La Noche Latina - Dj Rafa Brandão;
*Lançamento do Piquete que vai assombrar na Semana Farroupilha...PIQUETE no PALANQUE
* Mais de 80 montarias em Pêlo;
* Rodeio de Despedida do maior ginete brasileiro da história das Gineteadas...RENÔ FREIRE VILLAGRAN JUNIOR;
* Show com Cesar Oliveira e Rogério Mello ;
*Remate de cavalos Crioulos para Laço e muito mais.
Aguardem:

Fonte: Roberson Furquim Seco

Comissão Avaliadora da 22ª Tafona da Canção

22ª TAFONA DA CANÇÃO NATIVA
25 E 26 DE MAIO/2012
INSCRIÇÕES: 23/01/2012 A 30/04/2012

Buenas, já foram definidos os avaliadores da 22ª edição da Tafona. São eles:

Cristiano Quevedo
Gilberto Carvalho
Jaime Brum Carlos
Juarez Fonseca
Zulmar Benitez

22ª Tafona da Canção Nativa, em Osório/RS. Inscrições até 30 de abril de 2012. As inscrições também poderão ser feitas através do e-mail: tafonaosorio@brturbo.com.br


Regulamento disponível para download aqui.

2ª Coruja da Canção de Capão da Canoa/RS



O festival “II CORUJA DA CANÇÃO – CAPÃO DA CANOA - RS” será promovido pela Prefeitura municipal de Capão da Canoa – RS, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura e realizado nos dias 20, 21 e 22 de abril de 2012, no Ginásio Municipal Otto Birlen (Centro).

As INSCRIÇÕES deverão estar em poder Secretaria de Turismo, Industria e Comércio da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa – RS, Av. Paraguassú , 1881 – 4º. Andar – Centro – CEP: 95.555.000 até o dia 09/04/2012, às 17 HORAS, impreterivelmente.

Cada música selecionada receberá uma ajuda de custo como premiação de classificação no valor de R$ 1.300,00 (hum mil e trezentos reais) e, para cada uma das 12 composições finalistas mais R$ 200,00 (duzentos reais) referente aos direitos autorais e de imagem.

Os prêmios instituídos pela comissão organizadora do festival “II Coruja da Canção” são de troféus e os seguintes valores:

- 1º Lugar: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais);
- 2º Lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais);
- 3º Lugar: R$ 1.000,00 (hum mil reais);
- Melhor Intérprete: R$ 1.000,00 (hum mil reais);
- Música Mais Popular: R$ 1.000,00 (hum mil reais);
- Melhor Arranjo Instrumental: R$ 500,00 (quinhentos reais);

Regulamento - Ficha de Inscrição

quinta-feira, 22 de março de 2012

Músicas Classificadas para 10ª Sentinela da canção Nativa


 Por ordem alfabética
1- A Flor do Cabo da Faca
Ritmo: Chamarra
Letra: Filipe Corso/ Rafael Ferreira
Música: Filipe C. Corso
Cidade: Canoas / Vacaria

2- Armada
Ritmo: Milonga
Letra: Alex Cabral/ Diego Müller / Rafael Ferreira
Música: Marcelinho de Carvalho
Cidade: Canoas/ Vacaria/ Cruz Alta

3- Cinzas
Ritmo : Milonga
Letra: Silvio Genro
Música: Penna Flores
Cidade:Uruguaiana/ Santa Maria

4- Daquele Jeito
Ritmo: Polca
Letra: Leonardo Borges
Música: Marcelinho Nunes / Fabricio Ocaña
Cidade: Santana do Livramento

5- De Vento e Cruz
Ritmo: Milonga

6- Depois dos Campos Abertos
Ritmo: Aire de Chacarera
Letra: Fabrício Marques / Fábio Maciel
Música:Fabiano Bacchieri
Cidade : Pelotas

7- Do Coração à Razão
Ritmo: Milonga
Letra: Mário Eleú e Eloisa M. Silva
Música: Eduardo Monteiro/ Frederico Monteiro
Cidade: Santa Maria

8- Essa Menina
Ritmo: Milonga
Letra: Juca Moraes
Música: Geovani Silveira
Cidade: Cruz Alta

9- Florêncio Tinha um Sonho
Ritmo: Milonga
Letra: Mario Amaral
Música: Tuny Brum
Cidade: Santa Maria/ Porto Alegre

10- José e Maria
Ritmo: Milonga
Letra: Marcelo D’avila / Telmo Vasconcelos
Música: Volmir Coelho
Cidade: Santana do Livramento/ Santo Angêlo

11- Maria
Letra: Rafael Chiappeta
Música: Cristian Camargo
Cidade: Cachoeira do Sul

12- Milonga
Ritmo: Milonga
Música: Luiz Cardoso

13- O Poema Rabiscado
Ritmo: Canção
Letra e Música: Volmir Coelho
Cidade: Santana do Livramento

14- Punhal de Pluma
Ritmo: Milonga
Letra: Silvio Genro
Música: Penna Flores
Cidade: Uruguaiana / Santa Maria

15- Sobre a Roda da Carreta
Ritmo: Toada
Letra: Mateus Neves da Fontoura
Música: Paulo Fleck e Juliano Moreno
Cidade: Porto Alegre / Santna do Livramento

16- Tempera
Ritmo: Chamarra
Letra: Ângelo Franco
Música: Felipe Barreto
Cidade: Porto Alegre

17- Tropilha Morta
Ritmo: Rasguido Doble
Letra: Leandro Teixeira
Música: Manoel Souza
Cidade: Guaiba

18- Valencio Também sou eu
Ritmo: Milonga
Letra: Mateus Neves da Fontoura
Música: Zulmar Benitez
Cidade:Santa Maria / Cachoeira

Suplentes
Na Ponta do Pala
Ritmo: Chamamé
Letra: Juca Morais/ Carlos Omar Villela Gomes
Música: Marcelo Olivera
Cidade: Cruz Alta

Pela voz da Magangava
Letra: Leonardo Borges
Música: Jovane Gonzales

Sabores da Infância
Ritmo: Milonga
Letra: Carlos Alberto
Música: Luis Carlos
Cidade: Ijuí

Classificadas Fase Local
1- À Procura de mim
Letra e Música: Muacir Freitas

2- Destino de Guitarreiro
Letra e Música: Domingos Tormes

3- De Parceria
Letra: Mauro Dias
Música: Derli Trindade

4- De Volta
Letra e Música: Ivanoí Brito

5- De tempo Vida
Letra: Cesar Tiarajú
Música Renata Bairros / Mano Paz

6- Entre Sonhos e Guerras
Letra e Música: Johnathan Garcia

7- Mate da Vida
Letra e Música : Ivanoí Brito

8- O revolver e as Galinhas
Letra e Música: Pedrinho Porto

9- Semeando Sonhos e Versos
Letra: Matheus Pereira de Rosso
Música: Rogério Silva

10- Se a vida convida
Letra: Cleber Brito / Mauro Dias
Música: Cleber Brito

Rádio Alma Gaúcha - de São Chico pra o mundo!

Sou um dos mais terrunhos defensores da arte e da cultura desta Pátria Grande do Sul, e estou sempre tentando encontrar coisas boas para deixá-los, pois é e hoje quero recomendá-los essa Rádio Web, lá da minha terra amada, São Chico de Assis, o melhor lugar do mundo, Capital Mundial do Bugio, Rádio Alma Gaúcha que tem na direção do grande músico Luiz Carlos Costa. 
Para quem não lembra Luiz Carlos já fez parte dos maiores grupos do Rio Grande do Sul como os Caranchos, Os Muripás e é dono de uma centena de sucessos que marcou a vida de muitos de nós.
Entre e confira a bela programação que o Luiz Carlos vem trazendo para nós, amantes da boa e verdadeira música Gaúcha
ENTRE AQUI E ESCUTE: Rádio Alma Gaúcha - http://www.radioalmagaucha.com/

Os Mateadores - Agenda em Santa Catarina


Quem sabe, opina!

O conhecimento não é estanque e nunca foi... por nada que nosso meio é chamado de MOVIMENTO! As pessoas devem se dar conta deste fato. Nossa cultura não é apenas e muito menos somente ser vivido de passado. Todos os modos de aprendizado se somam, chegando em um denominador comum, do qual agrega e muito ao nosso conhecimento. 
Falando em folclore, a análise não é somente passada ou única, e muito menos estanque (o que seria um pecado enorme e errôneo - consultem etnologia das palavra PESQUISA, por exemplo), onde se tem que ter o maior cuidado (e a humildade de ver e rever os itens constantemente) para não passar "enganos" ou "mentiras" ao nosso povo, ou devolve-los. É algo de extrema responsabilidade para se analisar rapidamente e devolver incompleta a todos. Estar preso a somente um fato é prejudicial a todo um conhecimento e um contexto enorme, da qual o pessoal só se fixam em musicas, danças e pilchas! Elementos mínimos de um todo da qual tem muito mais importância: um todo que gerou os itens citados! ...Personalidade e valores se joga fora, pois não esta em notas de concursos ou em itens de planilhas! Não interessa! Análises e conclusões folclóricas e de povo não possuem prazos de validade, da mesma maneira como tudo o que escutamos, lemos e revemos agora é mais maduro do que o mesmo acontecido há tempos passados. 
Folclore não é estanque, e elementos se agrupam, chegando cada vez mais perto de um "fim", que esperamos NUNCA SER UM FIM! Quero aprender sempre. Não quero um manual, com normas prontas. Quero raciocinar e pensar. Evoluir o intelecto. Infelizmente as pessoas preferem MANUAIS ao CONHECIMENTO... 
Que mundo é esse? ...onde se privam do maior dom que Deus regalou a um homem, que é o pensar. O corpo enfraquece, a cabeça evolui! Devemos pensar com responsabilidade, com análise e com humildade de melhorar sempre. Folclore não é para se ter regras, muito menos para concorrer: é para ser sentido, dentro de elementos que o CARACTERIZAM (responsavelmente)! 
Regras erroneamente é o caminho mais fácil... e ao menos tempo o que menos ensina!
Boa tarde a todos e reflitam, já que os mais velhos estão ai para nos ensinar e para serem RESPEITADOS, acima de tudo!
COMPROMETIMENTO, RESPEITO e RESPONSABILIDADE!

Diego Muller

quarta-feira, 21 de março de 2012

O Arte da ruas

É com muito carinho que posto mais um vídeo com a arte da ruas, desses que são, muitas vezes discriminados e desvalorizados, mas com talento de causar inveja há muitos que se dizem artistas e que vivem se prostituindo com "refrãozinhos" sem fundamento, mas que infelizmente num Pais que não investe em cultura, sobrevivem de seu lixo musical.
Assistam a arte que fica escondida nas praças poluídas das metrópoles, enquanto a Re4de Globo mete à goela à baixo um lixo cultural.

César Passarinho, o céu está em festa!

 
César Escoto, o César Passarinho, nasceu em Uruguaiana em 21 de Março de 1949, estaria hoje completando 63 anos de idade, mas a vida lhe foi ingrata e no dia 14 de Maio de 1998, o Cantor de o Negro da Gaita, partiu para a querência eterna.
O intérprete de Guri e Negro da Gaita foi também o cantor símbolo da Califórnia da Canção Nativa. O apelido Passarinho é uma referência ao pai, que tinha a alcunha de gurrião (pardal). O filho do pássaro se transformou em passarinho.
O músico das milongas começou a carreira musical tocando nos bailes de Uruguaiana. Foi com a 3ª Califórnia, em 1973, que ele descobriu a música regionalista com a apresentação da composição Último Grito.
Com quatro Calhandras de Ouro – troféu máximo da Califórnia – e a conquista de sete prêmios de melhor intérprete, Passarinho foi o mais destacado dos vencedores do festival.
Em 1983, a música Guri subiu ao palco da Califórnia com a participação de Neto Fagundes e Renato Borghetti.
César Passarinho morreu, no Hospital Saúde, em Caxias do Sul. O cantor estava internado havia 43 dias tratando de um câncer no pulmão direito.
César Passarinho teve 7  discos gravados, todos com grandes sucessos da música nativista do Rio Grande do Sul, Pátria que ele amou e que cantou suas belezas até a hora derradeira.

Yamandú Costa -

É lindo fazer o simples, com conteúdo e a magia da arte.


Há que saudade que dá! - Jader Leal

Uma das mais belas vaneiras que eu conheço, do meu amigo Jader Leal. Os grupos de fandango que gravam tanta porcaria, poderiam olhar mais para os festivais e os cantores de festival, pois lá tem tanta obra boa para serem regravadas.


terça-feira, 20 de março de 2012

SILVANA GIOVANINI - ORIENTAÇÃO PARA DECLAMADORES:


Fotos do mural
A declamação é a arte de emprestar a voz e o sentimento para dar vida ao que o poeta escreveu...
-ORIENTAÇÃO PARA DECLAMADORES:
(Fundamentos da voz, postura cênica, mímica, interpretação escolha de poemas)
CONTATO: 53 81341690 - 53 91025812
END.: Av. Isolina Passos, 2117 
São Lourenço do Sul
Junto à Escola de Música Danilo Kuhn 

CURRÍCULO: - SILVANA GIOVANINI

PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTADORA DE DECLAMADORES PARA ENART, RODEIOS E CONCUROS DE PEÕES E PRENDAS
INSTRUTORA DE DANÇAS TRADICIONAIS GAÚCHAS
MESTRE DE CERIMÔNIAS

DECLAMADORA GAÚCHA COM MAIS DE CEM PREMIAÇÕES EM RODEIOS E FESTIVAIS DE POESIAS DENTRO E FORA DO RIO GRANDE DO SUL.
FOI AVALIADORA DO MTG-MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO, JURADA EM DIVERSOS RODEIOS E FESTIVAIS DE POESIAS.
INTEGROU, DURANTE 15 ANOS GRUPOS DE DANÇAS TRADICIONAIS GAÚCHAS, EM CENTRO DE TRADIÇÕES, DENTRE ELES, CTG O FOGÃO GAÚCHO, DA CIDADE DE TAQUARA, CTG SANGUE NATIVO, DA CIDADE DE PAROBÉ, GRUPO DE ARTES NATIVAS CIRANDA, DE TAQUARA E CTG PORTEIRA VELHA DE NOVO HAMBURGO.

DENTRE AS PRINCIPAIS PREMIAÇÕES NA MODALIDADE DE DECLAMAÇÃO ESTÃO:
-CAMPEÃ DOS SEGUINTES RODEIOS NACIONAIS:
RODEIO NACIONAL DE CANELA-10 VEZES CAMPEÃ;
RODEIO NACIONAL DE BENTO GONÇALVEZ;
RODEIO NACIONAL DE ARARANGUÁ-SANTA CATARINA;
RODEIO NACIONAL DE GRAMADO;
RODEIO NACIONAL DE NOVO HAMBURGO;
RODEIO NACIONAL DE VIAMÃO;
RODEIO NACIONAL DE CAMPO BOM;
DENTRE OUTROS

-CAMPEÃ DOS SEGUINTES RODEIOS INTERNACIONAIS;
RODEIO INTERNACIONAL DE VACARIA-BI-CAMPEÃ
RODEIO INTERNACIONAL DE OSÓRIO-CAMPEÃ DOS CAMPEÕES DE DECLAMAÇÃO-
RODEIO INTERNACIONAL DE IMBÉ
RODEIO INTERNACIONAL DE CAPÃO DA CANOA
RODEIO INTERNACIONAL DE TRAMANDAÍ
RODEIO INTERNACIONAL DO MERCOSUL-GRAVATAÍ-BI-CAMPEÃ
RODEIO INTERNACIONAL DE ROLANTE-TRI-CAMPEÃ
RODEIO INTERNACIONAL DE MONTENEGRO
RODEIO INTERNACIONAL DE PASSO FUNDO
DENTRE OUTROS

FESTIVAIS DE POESIA:
MELHOR INTÉRPRETE
SARAU DA ARTE GAÚCHA-CAMPO BOM
ALMA DE POETA-ESTÂNCIA VELHA
AÇUDES DO VERBO-BENTO GONÇALVES
DENTRE OUTROS

FOI ELEITA POR UM JURI TÉCNICO EM 2011 UMA DAS TRÊS MELHORAS DECLAMADORAS DA ÚLTIMA DÉCADA NO RIO GRANDE DO SUL
(BLOG DO POETA LÉO RIBEIRO DE SOUZA)

Fonte: Silvana Giovanini Adao Quevedo

DVD do Galpão

Que bom ver o reconhecimento da imprensa para esse trabalho que é árduo, mas com certeza muito especial. O DVD da Poesia Gaudéria tendo o merecido reconhecimento.


20/03/2012 | N° 3093

CULTURA GAÚCHA

Poesia gaudéria

Grupo de declamadores de Santa Maria cria o primeiro DVD de arte nativista declamatória do projeto Galpão da Poesia

Um grupo de amigos que não quer deixar os costumes gauchescos caírem no esquecimento. E que faz isso por meio da declamação. Esse é o Galpão da Poesia Crioula de Santa Maria, entidade que pertence à 13ª Região Tradicionalista (RT) e que lançou, recentemente, seu primeiro DVD de arte declamatória.

O trabalho, intitulado Uma Janela para a Poesia, reúne 10 artistas de Santa Maria apaixonados pela cultura gaúcha. O grupo foi criado com o objetivo de ajudar na preservação e na divulgação da arte declamatória e da poesia do Rio Grande do Sul.

– A herança tradicionalista da cultura gaúcha é muito mais verbal do que escrita. A poesia declamada foi uma das primeiras origens do culto pela tradição gaúcha. Com certeza, esse trabalho vai se somar aos outros tantos que o Galpão já apresentou ao público admirador da bela poesia. A gravação do DVD é a realização de um sonho de mais de 15 anos – explica Carlinhos Lima, coordenador da 13ª RT e ex-presidente do Galpão da Poesia.

No DVD, que contém 10 faixas, 10 artistas declamam poesias nativistas, a maioria delas de autoria dos próprios declamadores. De acordo com Aline Linhares, uma das representantes da ala feminina do Galpão, a seleção dos textos que são apresentados no DVD não foi difícil.

– Cada artista escolheu a poesia com que mais se identifica e mais gosta de interpretar – afirma.

Para produzir o DVD, desde a escolha das poesias até o processo de finalização, o grupo não mediu esforços. Conforme Francisco Miguel Scaramussa, idealizador do grupo, a gravação do vídeo foi feita em um só dia:

– Juntamos todos os integrantes que iriam participar do DVD e gravamos tudo em um dia para não haver nenhuma diferença entre uma declamação e outra, como, por exemplo, as condições climáticas.

Apesar de não ter sido lançado oficialmente, o DVD já pode ser adquirido na sede da 13ª RT, localizada no Parque Itaimbé, ou com os integrantes do grupo de declamadores.

Atividades – O Galpão da Poesia é composto por 22 integrantes e irá completar 19 anos de trabalho em setembro. A iniciativa, que foi desenvolvida a partir de uma reunião de amigos interessados em propagar a cultura gaúcha, já se espalhou pelo Brasil.

– O Galpão se expandiu por todo o país e é referência nacional. Já promovemos atividades em diferentes locais do Brasil, como Bahia, Goiás e Brasília – afirma Carlinhos.

Entre as atividades, estão as oficinas de declamação. As aulas são destinadas a pessoas que queiram desenvolver a arte de declamar ou somente conhecer um pouco sobre a cultura tradicionalista do Estado. Os participantes ainda realizam encontros quinzenais para planejarem os trabalhos que serão desenvolvidos no decorrer do ano.
ANDRESSA OLIVEIRA|ESPECIAL
EM RESUMO
Uma Janela Para a Poesia
- Artistas: Aline Martins Linhares, Bianca Bergman, Carlos Omar Villela Gomes, Fabrício dos Santos Vargas, Francisco Miguel Scaramussa, Gisele de Lima Gai, Jorge Farias Silveira, Juliano Costa dos Santos, Lurdes Morales Dallacosta e Thenaís Quinhones Maciel
- Lançamento: Ensaio Produtora, 10 faixas
- Gênero: tradicionalista gaúcho
- Preço: R$ 30

Festival Sinos da Poesia Gaúcha


 CAPÍTULO I – DOS OBJETIVOS 
Art 1º - A primeira edição do Festival Sinos da Poesia Gaúcha é uma iniciativa do CTG Tapera Velha, de São Leopoldo/ RS, e tem como objetivos: 
a) Levar ao público poemas inéditos que exaltem a cultura do Rio Grande do Sul; 
b) Oportunizar aos poetas a divulgação de seus trabalhos, visando a propagação da arte de nossa terra; 
c) Proporcionar a integração entre poetas, declamadores, tradicionalistas, críticos de arte, educadores e sociedade em geral. 

CAPÍTULO II – DO DESENVOLVIMENTO 
Art 2º - O Festival Sinos da Poesia Gaúcha será dividido em duas categorias: 
a) Tema regional: Poemas que retratem a dinâmica social, os usos e costumes, fatos históricos e paisagens do Rio Grande do Sul; 
b) Tema especial: para esta edição, a Comissão Organizadora definiu como tema especial “imigrantes alemães”. Significado do tema: os imigrantes alemães foram os fundadores da cidade de São Leopoldo, onde está estabelecido o CTG Tapera Velha. Aportaram à margem esquerda do Rio dos Sinos, em julho de 1824. Se estabeleceram na antiga Real Feitoria do Linho Cânhamo, desenvolveram a agricultura, a industria e o comércio da região, e deixaram muitos legados, os quais são visíveis até os dias atuais. 

PARÁGRAFO 1º - Os trabalhos enviados deverão ser inéditos, e não devem ter participado de nenhum festival de poesia e que também não deve estar editado em nenhum livro ou CD. 

CAPÍTULO III – DOS PARTICIPANTES 
Art 3º - Poderão concorrer poetas de todo o território brasileiro, desde que respeitem, na íntegra, todos os quesitos deste regulamento. 
Art 4º - Os poetas poderão concorrer com qualquer número de trabalhos, mas na triagem poderão ser classificados apenas 01 (um) poema de cada autor. 
Art 5º - O acompanhamento por amadrinhador é opcional, a critério do declamador. 
Art 6º - É obrigatória a indumentária gaúcha para os declamadores e os amadrinhadores. 
Art 7º - Cada declamador deverá defender somente uma poesia, podendo o autor também defender seu trabalho. 

CAPÍTULO IV – DAS INSCRIÇÕES 
Art 8º - As inscrições podem ser feitas das seguintes formas: 
a) Via correio, para a sede do CTG Tapera Velha, na Rua Arno Schuch, 487, Bairro Vicentina, CEP 93025–410, São Leopoldo/RS; 
b) Via e-mail, para o endereço festivalpoesias@taperavelha.art.br
c) Via galpão virtual, no endereço www.taperavelha.art.br

Art 9º - Será obrigatório o preenchimento de documento contendo dados pessoais, conforme Ficha de inscrição anexa a este regulamento. 
Art 10º - Cada poema deverá ser acompanhado de uma ficha de inscrição, apresentado em 3 (três) vias, datilografadas ou digitadas, sem identificação do autor, para a Comissão Julgadora. 
Art 11 - O prazo das inscrições finda dia 1º de junho de 2012. 

PARÁGRAFO ÚNICO - Os poetas que enviarem seus trabalhos pelo correio devem observar para que os mesmos cheguem até a data limite das inscrições. 

CAPÍTULO V – DA CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO 
Art 12 - Após findar-se o prazo das inscrições, a Comissão Organizadora do evento reunirá a Comissão Julgadora por ela escolhida, para que sejam feitos os trabalhos de triagem, onde serão apartados os 11 poemas, sendo 10(dez) no Tema Regional e 01(um) no Tema Especial. 

PARÁGRAFO 1º - O poema classificado no Tema Especial já estará com sua premiação garantida nesta fase, mas estará concorrendo com os outros poemas nas categorias, intérprete e amadrinhador(es) na apresnetação a ser realizada na noite do Festival. 

PARÁGRAFO 2º – O resultado da triagem será divulgado pela imprensa falada e escrita e por telefone aos poetas classificados. 

Art 13 - A Comissão Julgadora selecionará os trabalhos levando em consideração os seguintes quesitos: CONTEÚDO, FIDELIDADE AO TEMA E ORIGINALIDADE. 
Art 14 - A Comissão Julgadora escolherá os melhores trabalhos apresentados no palco, levando em consideração o Art 13 e os quesitos abaixo, se valendo destes, também, para premiar o melhor intérprete: 

DICÇÃO – 20 pontos 
FIDELIDADE AO TEXTO – 30 pontos 
POSTURA CÊNICA – 10 pontos 
INTERPRETAÇÃO – 40 pontos 

CAPÍTULO VI – DA AJUDA DE CUSTO 

Art 15 - A Comissão Organizadora oferecerá R$ 100,00 (cem reais) a cada poema classificado, como ajuda de custos. 

CAPÍTULO VII – DA PREMIAÇÃO 
Art 16 - A premiação será assim distribuída: 
Tema Especial 200,00 + troféu 
1º Lugar poesia Regional 200,00 + troféu 
2º Lugar poesia Regional 100,00 + troféu 
3º Lugar poesia Regional 50,00 + troféu 
1º lugar Intérprete 200,00 + troféu 
2º Lugar Intérprete 100,00 + troféu 
3º Lugar Intérprete 50,00 + troféu 
1º Lugar Amadrinhador 200,00 + troféu 
2º Lugar Amadrinhador 100,00 + troféu 
3º Lugar Amadrinhador 50,00 + troféu 


COMISSÃO AVALIADORA 
Jurema Chaves 
Luiz Lopes 
Wilson Araújo 

PROGRAMAÇÃO 
Sábado - 20/10/2012 
das 14h às 17h - Passagem de som no palco 
17h - Café de chaleira 
20h - Abertura do Festival de Poesias 
20h 30min - Apresentação dos poemas selecionados 
22h – Show & Jantar 
23h – Premiação 
23h 30min – Confraternização 

COMISSÃO ORGANIZADORA 
Cláudia Ribeiro – Patroa 
Paulo & Juliana Vargas – Coordenação Geral 
Arilson Alves - Coordenador Declamação 
Rosane Costa - Coordenador Cultural 
Neusa Alves – 1ª Prenda Chinoca 
Matheus Borba – Peão Farroupilha 
Larissa da Silveira – 1ª Prenda 
Ivo Gulart – Pres. do Conselho 
Janaína Sarmento - Divulgação 

- Equipe de Aprendizes – 
Geovana Correia - declamadora Mirim 
Ana Carolina Santos – declamadora Juvenil 
Vitor Alves – declamador Mirim 
Luis Gustavo Alves – declamador Juvenil 
....... 

INFORMAÇÕES 
Secretaria do CTG Tapera Velha: 
Rua Arno Schuch, 487 Bairro Vicentina, São Leopoldo / RS. 
Galpão Virtual: www.taperavelha.art.br 
Coordenação do Festival – Paulo Vargas: (51) 92597137 

FICHA DE INSCRIÇÃO – 1ª Edição - 2012 
CATEGORIA: ( ) Tema Regional ( ) Tema Especial 
TÍTULO DO POEMA: _________________________________________________ 
___________________________________________________________________ 
AUTOR(es): ________________________________________________________ 
___________________________________________________________________ 
ENDEREÇO:________________________________________________________ 
CIDADE: __________________________________ CEP: __________-______ 
E-MAIL: _________________________________ TELEFONE: (__) __________ 
RG:____________________________ CPF: _____________________________ 
DECLAMADOR (a): __________________________________________________ 
AMADRINHADOR (es): _______________________________________________ 
___________________________________________________________________ 
Favor indicar, a seguir, o nome da pessoa autorizada a receber os valores relativos à Ajuda de Custo do Festival Sinos da Poesia Gaúcha. Cabe salientar que a pessoa indicada deverá estar presente na FASE FINAL do Festival, em 20/10/2012. 
RESPONSÁVEL: ____________________________________________________ 
ENDEREÇO: ________________________________________________________ 
CIDADE: ___________________________________ CEP: _________________ 
E-MAIL: ___________________________________ FONE:__________________ 
RG: _____________________________ CPF: ____________________________ 
AUTORIZAÇÃO: Autorizo a Comissão Organizadora do Festival Sinos da Poesia Gaúcha a promover a edição de livro e gravação de CD/DVD com conteúdo exclusivo do evento, reservando-se, contudo, os Direitos Autorais, nos termos legais. 

DECLARAÇÃO: Declaro, sob minha responsabilidade, que as informações contidas na Ficha de Inscrição são verdadeiras e que aceito as condições estabelecidas no Regulamento do Festival Sinos da Poesia Gaúcha. 

____________________ / RS, ___ de ______________ de 2012. 

______________________________________________________________ 

______________________________________________________________ 

Assinatura do(s) autor(es)